Postado originalmente por
Giovani Buzzi
De Osório a São José do Norte.
No dia seguinte, tomamos um bom café da manhã no Hotel (Big Hotel), ajeitamos as tralhas e partimos. Havia chovido à noite e o tempo estava bem carregado, mas não estava chovendo. GPS ajustado para São José do Norte e tome estrada.
De início, fiquei meio apreensivo, porque a Rodovia que era para ser a BR-101, aparecia nas placas como RSC-101, o que me fazia concluir ser uma rodovia estadual e não aquela que era meu objetivo. Só depois, pesquisando, descobri que as rodovias estaduais, quando sobrepostas às federais, recebem a denominação RSC no Rio Grande do Sul.
A estrada tinha pouco movimento. Muita e muitas retas. Sabíamos eu estávamos às margens da Lagoa dos Patos, mas a vegetação não nos deixava ver a maior lagoa (ou laguna) de água doce do Brasil.
Paramos para abastecer em Capivari do Sul e, então, pude confirmar com o frentista do Posto de Gasolina que estávamos no caminho certo. As placas de identificação da rodovia eram bem raras e, quando vimos uma indicando o km 232, paramos para tirar uma foto. Vai que não teria mais até o nosso destino...
Pro volta do km 250 perdemos um bom tempo por conta de um acidente envolvendo um caminhão e um Fiat Uno. Pelo jeito, sem vítimas. Seguimos na tocada de 120/120 até a localidade de Bojuru. Ali pegamos um trecho em obras. As máquinas estavam removendo as camada superficial do asfalto e deixavam sulcos no sentido longitudinal. Muito ruim pilotar naquela condição, com o guidão tremendo nas mãos. Para completar, vários pare-e-sigas, nem sempre bem administrados pelos operadores, nos fizeram tomar alguns sustos com carros vindo na única pista disponível, que deveria se exclusiva para um dos sentidos de direção. Assim foi até estreito. Estes cerca de 30 km foi um dos piores trechos de todo esse trajeto da primeira fase.
Chegamos a São José do Norte por volta de uma da tarde, depois de rodar 320 km. Fizemos a tradicional foto no Marco final da Rodovia 101 e formos nos informar sobre a balsa que faria a travessia para Rio Grande. Muito gratificante a sensação de chegar um dos pontos-chave do desafio. Se dividirmos o desafio das duas BRs em quatro fases, esta foi a primeira, compreendendo cerca de 2.100 km. Agora, o próximo passo seria a primeira fase da BR-116, de Jaguarão- RS até Jamapará-RJ (ao lado de Além Paraíba - MG)
Anexo 340931
Anexo 340932
Anexo 340933
Anexo 340934
Anexo 340935