Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 21 a 26 de 26

Tópico: Projeto Duas BRs

Data de Ingresso
    Jul 2022
    De Osório a São José do Norte.
    No dia seguinte, tomamos um bom café da manhã no Hotel (Big Hotel), ajeitamos as tralhas e partimos. Havia chovido à noite e o tempo estava bem carregado, mas não estava chovendo. GPS ajustado para São José do Norte e tome estrada.
    De início, fiquei meio apreensivo, porque a Rodovia que era para ser a BR-101, aparecia nas placas como RSC-101, o que me fazia concluir ser uma rodovia estadual e não aquela que era meu objetivo. Só depois, pesquisando, descobri que as rodovias estaduais, quando sobrepostas às federais, recebem a denominação RSC no Rio Grande do Sul.
    A estrada tinha pouco movimento. Muita e muitas retas. Sabíamos eu estávamos às margens da Lagoa dos Patos, mas a vegetação não nos deixava ver a maior lagoa (ou laguna) de água doce do Brasil.
    Paramos para abastecer em Capivari do Sul e, então, pude confirmar com o frentista do Posto de Gasolina que estávamos no caminho certo. As placas de identificação da rodovia eram bem raras e, quando vimos uma indicando o km 232, paramos para tirar uma foto. Vai que não teria mais até o nosso destino...
    Pro volta do km 250 perdemos um bom tempo por conta de um acidente envolvendo um caminhão e um Fiat Uno. Pelo jeito, sem vítimas. Seguimos na tocada de 120/120 até a localidade de Bojuru. Ali pegamos um trecho em obras. As máquinas estavam removendo as camada superficial do asfalto e deixavam sulcos no sentido longitudinal. Muito ruim pilotar naquela condição, com o guidão tremendo nas mãos. Para completar, vários pare-e-sigas, nem sempre bem administrados pelos operadores, nos fizeram tomar alguns sustos com carros vindo na única pista disponível, que deveria se exclusiva para um dos sentidos de direção. Assim foi até estreito. Estes cerca de 30 km foi um dos piores trechos de todo esse trajeto da primeira fase.
    Chegamos a São José do Norte por volta de uma da tarde, depois de rodar 320 km. Fizemos a tradicional foto no Marco final da Rodovia 101 e formos nos informar sobre a balsa que faria a travessia para Rio Grande. Muito gratificante a sensação de chegar um dos pontos-chave do desafio. Se dividirmos o desafio das duas BRs em quatro fases, esta foi a primeira, compreendendo cerca de 2.100 km. Agora, o próximo passo seria a primeira fase da BR-116, de Jaguarão- RS até Jamapará-RJ (ao lado de Além Paraíba - MG)

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         osorio - s j do norte 1.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	79,3 KB
ID:      	340972

Nome:	         osorio - s j do norte 2.jpg
Tamanho: 	79,2 KB
ID:      	340973

Nome:	         osorio - s j do norte 3.jpg
Tamanho: 	69,6 KB
ID:      	340974

Nome:	         osorio - s j do norte 4.jpg
Tamanho: 	36,7 KB
ID:      	340975

Nome:	         osorio - s j do norte 5.jpg
Tamanho: 	51,1 KB
ID:      	340976
    Última edição por Giovani Buzzi; 08-04-24 às 14:55.

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Citação Postado originalmente por Giovani Buzzi Ver Post
    De Osório a São José do Norte.
    No dia seguinte, tomamos um bom café da manhã no Hotel (Big Hotel), ajeitamos as tralhas e partimos. Havia chovido à noite e o tempo estava bem carregado, mas não estava chovendo. GPS ajustado para São José do Norte e tome estrada.
    De início, fiquei meio apreensivo, porque a Rodovia que era para ser a BR-101, aparecia nas placas como RSC-101, o que me fazia concluir ser uma rodovia estadual e não aquela que era meu objetivo. Só depois, pesquisando, descobri que as rodovias estaduais, quando sobrepostas às federais, recebem a denominação RSC no Rio Grande do Sul.
    A estrada tinha pouco movimento. Muita e muitas retas. Sabíamos eu estávamos às margens da Lagoa dos Patos, mas a vegetação não nos deixava ver a maior lagoa (ou laguna) de água doce do Brasil.
    Paramos para abastecer em Capivari do Sul e, então, pude confirmar com o frentista do Posto de Gasolina que estávamos no caminho certo. As placas de identificação da rodovia eram bem raras e, quando vimos uma indicando o km 232, paramos para tirar uma foto. Vai que não teria mais até o nosso destino...
    Pro volta do km 250 perdemos um bom tempo por conta de um acidente envolvendo um caminhão e um Fiat Uno. Pelo jeito, sem vítimas. Seguimos na tocada de 120/120 até a localidade de Bojuru. Ali pegamos um trecho em obras. As máquinas estavam removendo as camada superficial do asfalto e deixavam sulcos no sentido longitudinal. Muito ruim pilotar naquela condição, com o guidão tremendo nas mãos. Para completar, vários pare-e-sigas, nem sempre bem administrados pelos operadores, nos fizeram tomar alguns sustos com carros vindo na única pista disponível, que deveria se exclusiva para um dos sentidos de direção. Assim foi até estreito. Estes cerca de 30 km foi um dos piores trechos de todo esse trajeto da primeira fase.
    Chegamos a São José do Norte por volta de uma da tarde, depois de rodar 320 km. Fizemos a tradicional foto no Marco final da Rodovia 101 e formos nos informar sobre a balsa que faria a travessia para Rio Grande. Muito gratificante a sensação de chegar um dos pontos-chave do desafio. Se dividirmos o desafio das duas BRs em quatro fases, esta foi a primeira, compreendendo cerca de 2.100 km. Agora, o próximo passo seria a primeira fase da BR-116, de Jaguarão- RS até Jamapará-RJ (ao lado de Além Paraíba - MG)

Anexo 340931

Anexo 340932

Anexo 340933

Anexo 340934

Anexo 340935
    Boa tarde,

Essas fotos não carregaram, vai precisar repetir o processo. Espere até que cada uma termine de carregar para clicar pra carregar a próxima, senão ocorre isso. Não abrem.

Data de Ingresso
    Jul 2022
    De São José do Norte a Jaguarão / Uruguai

Depois das necessárias fotos no marco final da BR-101, tendo cumprido a primeira fase da missão, demos início ao delocamento até o início da BR-116, para iniciarmos a próxima etapa.
    Ainda em São José do Norte, fomos informados que apenas uma embarcação estava fazendo o transporte, mesmo assim, impulsionada por um rebocador. Esperamos por cerca de 25 minutos e embarcamos. Durante a travessia, pude conversar com Dejair, um motociclista que ia na sua Twister. Falei com ele sobre meu plano de ir até o Chuí e dali entrar pelo Uruguai e cruzar o país para iniciar o Desafio da BR-116 em Jaguaráo. Ele me disse que já havia morado no Chuí e também em Jaguarão. Perguntou-me se havia realmente necessidade de ir até o Chuí. Como disse que não, ele argumentou que seria mais vantajoso ir direto a Jaguarão. Justificou dizendo que esta cidade tinha uma estrutura muito melhor que o Chuí, além de a estrada ser muito melhor, com menos radares e risco de animais cruzando a pista o tempo todo. Conversei com meus companheiros de viagem e mudamos o rumo.
    Desembarcamos em Rio Grande e pudemos ver a riqueza de sua arquitetura colonial. Cidade bem movimentada, mas com trânsito bem organizado. Abastecemos a moto, fizemos um pequeno lanche e pegamos a estrada, “retornando” até Pelotas, onde pegamos a BR-116 rumo à fronteira com o Uruguai. A tarde caía rápido e o ventinho frio incomodava. Mas a estrada era um tapete e a viagem rendeu bem. Chegamos ao nosso destino ainda com um restinho de luz do dia.
    Por indicação de um motoboi, nos hospedamos no Hotel Sinuelo, por sinal muito bom, por preço justo. Bem pertinho da ponte internacional e bem no centro da cidade. Neste dia, rodamos cerca de 550 km.

Acomodados, jantamos no restaurante do hotel mesmo. Tinha cerveja artesanal e pratos da culinária uruguaia. Preço bom e ótima qualidade.
    Jaguarão é uma cidade histórica, com pouco menos de 30 mil habitantes. Casario colonial muito bem conservado. Ruas largas e limpas. Praças e espaços públicos muito agradáveis. A ponte internacional que liga à cidade uruguaia de Rio Branco é uma verdadeira obra de arte. Gostamos tanto da cidade que resolvemos mudar nossos planos. Jaguarão guarda um ar de cidade tipicamente interiorana. Ainda se vê carros de boi na rua. Gente muito simpática e acolhedora. Assim, cancelamos Punta Del Leste e decidimos ficar dois dias ali, com uma incursão pelo país vizinho.
    No dia seguinte partimos para o Uruguai. Ao para na aduana, os agentes uruguaios, por sinal muito simpáticos, nos perguntaram qual seria nosso destino. Informamos que queríamo ir até a cidade de Melo, cerca de 90 km da fronteira. Como pretendíamos voltar no mesmo dia nos disseram que não seria necessário fazer o trâmite de entrada no país. Seguimos pelo país vizinho nos deliciando com a lindas planícies do pampa uruguaio. Minha esposa, na garupa, e meu companheiro de viagem, Cacai, experimentavam a sensação de primeiro trecho internacional de moto.
    Depois de muitas fazendas de gado chegamos à cidade de Melo. Cidade muito bonita, com cerca de 50 mil habitantes. Avenidas largas e bem arborizada. Era sábado e o comércio estava bem movimentado. Me chamou a atenção a grande quantidade de barracas vendendo frango assado e carne de porco nas praças. As pessoas paravam o carro, compravam e levavam, creio que seria para fazer a refeição em casa. Almoçamos em um restaurante self service. Como das outras vezes que estive no Uruguai, fomos muito bem recebidos. Nossos vizinhos são sempre simpáticos e nos tratam com muito carinho. Depois do almoço, compramos doce de leite (especialidade dos uruguaios) e retornamos.
    De volta ao hotel, guardamos as motos e fomos dar uma volta pela cidade de Rio Branco, cruzando ao ponte. Muito eletrônicos à venda, mas os preços não eram tão convidativos. Compramos uns queijos e retornamos. À noite saímos para tomar umas cervejas e curtir uma música ao vivo em Jaguarão.

Nome:	         Balsa - 1.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	53,4 KB
ID:      	340980
    Atravessando para Rio Grande, na balsa

Nome:	         Balsa - 3.jpg
Tamanho: 	42,1 KB
ID:      	341056

Anexo 340979

Nome:	         Jaguarão 1.jpg
Tamanho: 	49,0 KB
ID:      	340981
    A arquitetura muito bem preservada de Jaguarão

Nome:	         jaguarão 2.jpg
Tamanho: 	43,4 KB
ID:      	340982

No Uruguai:

Nome:	         Jaguarão - Novo Hamburgo 1.jpg
Tamanho: 	51,5 KB
ID:      	340983

Nome:	         Melo 1.jpg
Tamanho: 	51,3 KB
ID:      	340986

Nome:	         Melo 3.jpg
Tamanho: 	46,2 KB
ID:      	340988

Nome:	         Melo 2.jpg
Tamanho: 	80,8 KB
ID:      	340989
    Lombo de porco assado. Isso tinha um cheiro delicioso
    Última edição por Giovani Buzzi; 08-04-24 às 16:59.

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Boa tarde, 2º alerta

Boa tarde,

Essas fotos abaixo não carregaram, vai precisar repetir o processo. Espere até que cada uma termine de carregar para clicar pra carregar a próxima, senão ocorre isso. Não abrem.

Data de Ingresso
    Jul 2022
    Citação Postado originalmente por Gilmar Dessaune Ver Post
    Boa tarde,

Essas fotos não carregaram, vai precisar repetir o processo. Espere até que cada uma termine de carregar para clicar pra carregar a próxima, senão ocorre isso. Não abrem.
    Já editei, enviando novamente. Para mim está aparecendo normalmente.

Data de Ingresso
    Jul 2022
    De Jaguarão a Novo Hamburgo

No dia seguinte iniciamos nosso retorno, que era o início do desafio Rodoviário Fazedor de Chuva BR-116. Depois do café, fomos até a cabeceira da ponte internacional para fazer a tradicional foto da placa que marca o final da BR-116.
    Meu celular estava com a memória cheia e não conseguia gravar mais nada até que eu apagasse alguma coisa. O celular da minha esposa de PT. O jeito foi me socorrer das fotos do meu companheiro de viagem, Cacai, a quem agradeço mais uma vez.
    Em seguida, pegamos a estrada e tomamos o rumo norte. Era uma manhã de domingo e o transito estava tranqüilo. Estrada boa, piso perfeito e retas intermináveis. Poucos trechos em obras.
    Paramos em um restaurante num posto BR em Camaquã, para almoçar e abastecer. Como já havíamos percorrido quase 300 km na 116, paramos no km 397 para registro em uma placa, logo na saída da cidade.
    A viagem rendeu e chegamos na região metropolitana de Porto Alegre no meio da tarde. Depois de Porto Alegre o transito ficou bem intenso, principalmente na pista contrário, com o pessoal descendo da Serra Gaúcha. O tempo fechou de repente e a chuva caiu quando estávamos a apenas 500 metros do nosso destino. O Hotel Ibis em Novo Hamburgo. Chegamos levemente molhados.
    À noite, saímos pra comer uma pizza. A previsão era de chuva para o dia seguinte.

Nome:	         Jaguarão 2.jpg
Tamanho: 	61,0 KB
ID:      	341383
    Final da BR-116, início da 2ª fase do desafio.

Nome:	         Jaguarão 1.jpg
Tamanho: 	58,9 KB
ID:      	341384

Nome:	         Jaguarão - Novo Hamburgo 1.jpg
Tamanho: 	51,5 KB
ID:      	341385

Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123

Permissões de Postagem