-
Salve amigos FCs!
E ontem, mais um passo dado! 48 cidades em 3 meses! Diante disso, readaptei minhas metas por uma mais agressiva: ao invés das 70 cidades até o fim do ano, pretendo fazer 50 a cada 3 meses (ou chegar próximo disso). Assim, espero até o fim do ano que vem já concluir o desafio. Será que consigo? Só o tempo dirá hehehehe
Vamos aos registros:
43/295 - Governador Celso Ramos

Depois de mais uma semana intensa, não via a hora de chegar o final de semana e colocar a pretinha na estrada. Sendo assim, não foi sacrifício nenhum levantar as 06:30 em pleno sábado, apesar de acordar esse horário todos os dias da semana, e pegar a estrada.
Saí de Balneário e tomei o rumo da BR-101 Sul, fazendo a primeira parada em Governador Celso Ramos. Primeira cidade do dia, e também a grande surpresa. Que paisagens incríveis existem ao longo da SC-410, principalmente aquelas das casas postas ladeira abaixo com o mar ao fundo, tais como esta:

Depois dessas e outras, este é um lugar que merece uma visita com mais calma.
Colonizada por açorianos, a população da cidade mantém velhas tradições de sua origem. E convenhamos, com belas paisagens este lugar é muito convidativo para passeios.
De volta à BR-101, desvio o caminho na SC-407 para chegar ao próximo destino:
44/295 - Antônio Carlos


A rodovia que liga a BR-101 à cidade está bem castigada, então o cuidado deve ser redobrado.
Pacata cidade de origem alemã localizada na Grande Florianópolis, seu nome é uma homenagem ao político brasileiro Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.
Poucos minutos separam Antônio Carlos da próxima cidade, já de volta à BR-101:
45/295 - Biguaçu

Biguaçu é uma das cidades mais antigas de Santa Catarina. Consta nos registros históricos que a sua povoação se iniciou em 1747, com a chegada dos primeiros colonizadores açorianos. Posteriormente também recebeu imigrantes de outros locais, como madeirenses, alemães, italianos, libaneses e holandeses. Além disso, foi capital da província de Santa Catarina por um tempo em 1777, qual a capital Desterro (atual Florianópolis) foi invadida por espanhóis.

Igreja Matriz
Seguindo pela BR-101, e sigo em direção ao Sul do estado. Passo direto por São José, e quando estou passando por Palhoça as nuvens adiante me avisavam que nosso sobrenome estava por aparecer: chuva. E ela surge justamente no Morro dos Cavalos, um dos gargalos da BR-101 Sul por não ser totalmente duplicada neste trecho. E me acompanha até o próximo destino.
46/295 - Paulo Lopes



Quando cheguei à prefeitura da cidade, surgiu a dúvida: é este mesmo o prédio da prefeitura local? Confirmei com um senhor de um comércio próximo, e era isso mesmo. Achei estranho, um prédio com essas aparências ser a sede do governo local. Não tanto pelas aparências, mas a dúvida que ficou na cabeça foi: será que a prefeitura consegue manter um atendimento digno a seus habitantes com essa estrutura?

Rua Santa Catarina (principal da cidade)
Com mais da metade de seu território situado dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Paulo Lopes teve seu nome em homenagem a Paulo Lopes Falcão, médico cirurgião que foi o primeiro dono das terras onde hoje fica o município. Assim como as outras cidades da região, foi colonizada primordialmente por açorianos.
Volto à BR-101, desta vez no sentido norte, e com ela, a chuva me acompanhando. Por este motivo, paradas obrigatórias como a Guarda do Embaú, a Enseada de Brito e a Praia da Pinheira ficam para trás. Porém a viagem continua, Valente que é Valente não pode se intimidar por conta da chuva hehehe. Chegando em Palhoça, entro na BR-282, e sigo debaixo de água até o destino seguinte:
47/295 - Águas Mornas

Como o próprio nome da cidade sugere, Águas Mornas é conhecida por suas águas termominerais, que atingem a temperatura de 39 ºC durante o ano todo. Porém com o frio e a chuva de hoje, sinceramente não quis comprovar este fato heheheh. A colonização alemã está presente por todo o lado, como por exemplo nesta estrutura com vários brasões situada em frente a prefeitura:

Deixo esta bela cidadezinha para trás e retorno alguns poucos kms em direção ao litoral.
48/295 - Santo Amaro da Imperatriz

Também conhecida por suas águas termais, em especial na localidade de Caldas da Imperatriz, o Imperatriz inserido no nome da cidade ocorre em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, que, após a descoberta das fontes termais na localidade no início do século 19, visitou a cidade e mandou construir um hospital no local. A visita da Imperatriz está retratada na praça central da cidade:

Esta cidade também é conhecida pela práticas de esportes radicais, entre eles o rafting no rio Cubatão do Sul, e também por conter em seu município a Serra do Tabuleiro, local cujo topo proporciona uma vista incrível de toda Florianópolis e seus arredores.
Saindo da cidade, como a chuva apertava e dificultava até mesmo a visibilidade, resolvi abortar a missão das cidades seguintes. Além das dificuldades, não conseguiria fazer os registros da forma que queria, porque fotografar Palhoça, São José e Florianópolis sem um céu azul ao fundo seria muita irresponsabilidade hehehehe. E logicamente, abortando esta missão eu teria uma justificativa para retornar a estas cidades, em especial Floripa, onde já listou vários motivos para retornar (registro do Valente, registro do Bandeirante, conhecê-la de cabo a rabo - uma espécie de Cardeal Floripa heheheh, entre muitos outros).
Sendo assim, retornei à minha base em Balneário Camboriú, e, para azar dos habitantes de minha cidade que pretendiam aproveitar um final de semana com tempo bom, trouxe comigo esta chuva, que durou a tarde inteira...
Última edição por Allan Gustavo; 29-09-13 às 12:58.
-
E vamos ao balanço final do dia:

Foto do dia: Governador Celso Ramos (SC-410), sensacional!

Km do dia, 370,5 kms rodados

Trajeto realizado no dia

E bota mais algumas cidades na conta!!
48 cidades visitadas.
2009,8 km rodados.
-
E pra terminar o dia, uma homenagem à primeira cidade visitada!
Ontem fez exatamente um ano do primeiro momento em que coloquei os pés nesta região. Foi uma visita rápida a Itajaí, apenas um dia, e a pretinha havia ficado em Marília, mas este único dia foi motivação suficiente para que, 6 meses depois, como o que estava certo de ser o primeiro destino (Curitiba) acabou não dando certo, e tendo que escolher entre Curitiba e Itajaí, eu, a Pretinha, e uma mala nas costas partimos em definitivo para cá, local o qual ainda estamos em lua-de-mel hahahaha tanto pelas belezas, quanto pelo acolhimento deste povo, e também pelo crescimento pessoal e profissional que estou tendo, e que foi o motivo para mudança de cidade:




E, como já disse anteriormente, oficialmente moro em Balneário, mas para mim na questão de gosto as duas cidades são como uma só. Além disso, caminhando cerca de 5 quarteirões já estou em Itajaí, então posso dizer que moro nas duas cidades hahaha. Concluindo, é muito bom morar aqui, assim como ter a oportunidade de conhecer todo o estado, através deste desafio, fazendo o que "Qualquer um pode fazer, mas poucos fazem..."
Abraços!
Última edição por Allan Gustavo; 29-09-13 às 13:21.
-
Salve Fazedores!
E neste final de semana, faltou pouco para a conquista da primeira Mesorregião do Estado (segundo o IBGE). Das três que quero terminar até o fim do ano (Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis), faltam apenas duas cidades de uma delas, a Grande Florianópolis (Alfredo Wágner e Leoberto Leal). Terminando-a na próxima viagem, hora de voltar para a conquista das outras duas, antes de focar as atenções para o Oeste, o Sul, e a Região Serrana. Vamos aos registros:
49/256 - São Pedro de Alcântara


Tomando o rumo da BR-101 Sul neste sábado de tempo limpo, e após passar pela área central de São José tomei o rumo do interior do estado na altura do shopping Continente. Cerca de 20 kms adiante, chego a São Pedro de Alcântara, a primeira colônia alemã de Santa Catarina.
Para quem não conhece-a bem, como eu, quando se ouvia falar no nome da cidade já me lembrava da penitenciária onde estão os chefões do PGC, porém a cidade que conheci foi uma excelente surpresa, já deixando um gostinho de saudade. Nunca imaginaria que, a poucos kms da muvuqueira que é o conglomerado Florianópolis-São José-Palhoça, encontraria uma ilha de paz, tranquilidade, e belas paisagens.

Igreja Matriz
Melhor ainda foi o caminho até Angelina, conhecido como Caminho de Fé, onde alguns peregrinos o percorrem a pé até o santuário existente na cidade vizinha. São 27 kms de estrada de chão, bem compactada (porém com alguns poucos buracos), e um cenário deslumbrante ao redor. Várias subidas, descidas, a estrada sinuosa vai serpenteando o vale. Em um momento, chego ao distrito de Santa Filomena, onde, de dentro do Casarão Kretzer, o som de uma música clássica dá as boas-vindas. Realmente um momento que trouxe muita paz para esta alma inquieta, uma paz diferente daquela que nós Fazedores buscamos de outra forma, através do asfalto.

Casarão Kretzer

Mapa Turístico no distrito de Santa Filomena
Deixando o distrito para trás, sigo pelo caminho pensando na loucura que é executar o desafio, mas também nos momentos que deixaria de vivenciar caso não o estivesse fazendo. E pensar que há 6 meses atrás eu teria a notícia que ficaria 3 meses sem dirigir. Coisas da vida.
50/295 - Angelina

Chegar a Angelina pelo caminho da Fé é bem bacana, pois a estrada de chão termina de forma bem sinuosa descendo uma ladeira de onde se tem uma vista de boa parte da cidade.
Situada no chamado Vale das Graças, é destino de peregrinos que procuram renovar sua fé no santuário da cidade, que possui também a gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Igreja Matriz
Na saída da cidade, uma cachoeira refresca o dia de quem passa pela também sinuosa SC-108, bem próxima à rodovia:

51/295 - Rancho Queimado


Situada à beira da BR-282, Rancho Queimado é conhecida como a Capital Catarinense do Morango. A cidade também surpreende, assim como as outras visitadas na região, pela organização e limpeza, imagino que são realmente bons lugares para se viver.
52/295 - Anitápolis


Situada nas cercanias da Serra Geral catarinense, o caminho para se chegar a Anitápolis também é muito legal. A SC-108 está muito bem sinalizada (descobri olhando na internet que fora asfaltada recentemente), e o caminho percorrido de subidas e descidas também está presente aqui, sendo que a cada subida paisagens bucólicas surgem através dos vales. O nome da cidade é uma homenagem a Anita Garibaldi, heroína catarina, e assim como as outras cidades da região, possui bastante apelo turístico rural.
-
53/295 - São Bonifácio



No caminho para São Bonifácio, algumas peculiaridades aconteceram. No trajeto também sinuoso entre a BR-282 e a cidade, uma guria com uma Fazer dividiu a tranquila estrada comigo por uns 20 km. E não pensem que ela comeu poeira....seguiu firme e forte durante todo o caminho...quase que parei a moto e a pedi em casamento ali mesmo, depois desse feito hahaha digo isso pois confesso que não conheço muitas gurias que também gostam de comer asfalto.
Chegando na cidade, paro para abastecer a moto em um posto Ipiranga, e quando olho no vidro da conveniência:

Foi um prazer ver que algum Fazedor de Chuva já passou e deixou sua marca por aqui.
São Bonifácio é conhecida como a Capital Catarinense da Cachoeira, e boa parte de seu território está situado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Além disso é a cidade catarinense que possui mais construções no estilo enxaimel, herança da colonização alemã.
Na volta à BR-282, já no território de Águas Mornas, um mirante proporciona mais uma belíssima vista dos arredores da cidade:

Voltando a rodar novamente na BR-282, ela está em obras para recapeamento do asfalto entre Águas Mornas e Santo Amaro do Imperatriz, portanto é bom ter um pouco mais de atenção neste trecho.
54/295 - Palhoça


Já de volta à BR-101, a próxima parada é Palhoça, cidade cujo slogan é "A cidade que mais cresce em Santa Catarina". De origem açoriana, além do crescimento que obteve nos últimos anos, é conhecida por abrigar belíssimas praias, com destaque para a Praia da Pinheira e a Guarda do Embaú, e também pelo ecoturismo no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, com destaque para o Morro do Cambirela, cujo cume ficou coberto de neve na ocorrência de neve que tomou o estado em meados de Julho.
Voltando à muvuca da BR-101, em poucos kms chego à próxima cidade:
55/295 - São José

Cidade histórica, e também de colonização açoriana, São José se destaca por ser o quarto município mais populoso do estado (atrás de Joinville, Florianópolis e Blumenau), e também por ser uma das cidades mais verticalizadas do país.

Neste reencontro com o litoral, mais precisamente em frente à prefeitura na Av. Beira-Mar, o vento estava muito forte, como podemos notar nas bandeiras na foto. Aliás a Av. Beira-Mar é um destaque a parte na cidade, assim como o seu centro histórico. Da avenida, já podia avistar o último destino do dia...
56/295 - Florianópolis

Não é preciso muitas palavras para apresentar Floripa. Ou melhor, quaisquer palavras utilizadas nunca representarão plenamente a cidade, que é indescritível em suas belezas. Seja passeando pelo centro histórico, na Praça XV, perto do Mercado Municipal, seja na beira da Lagoa da Conceição, seja curtindo um fim de tarde na Av. Beira-Mar Norte:

Ou seja também apreciando o amanhecer na praia do Santinho, foto está tirada há cerca de um ano atrás (sim, eu estava de moto tbm hahahah):

Enfim, citei somente locais que conheço. Imagine então os outros locais que ainda não tive o prazer de conhecer. Sendo assim, reafirmo a máxima que diz que "qualquer motivo para retornar a Floripa será sempre um bom motivo"!
E, depois de todos estes caminhos percorridos neste sábado, que saciaram por um momento esta alma inquieta, hora de voltar para casa
Última edição por Allan Gustavo; 06-10-13 às 19:29.
-
E agora é hora do balanço final do dia:

Foto do dia: Em algum lugar no Caminho da Fé, entre São Pedro de Alcântara e Angelina. Depois de um turbilhão de coisas durante a semana, chegar a um local desse, desligar o motor da moto e se integrar ao ambiente....não tem preço!

Km do dia, 485,1 kms rodados

Trajeto realizado no dia

E aos poucos estou chegando lá!!
56 cidades visitadas.
2494,9 km rodados.
Bora continuar fazendo o que "Qualquer um pode fazer, porém poucos o fazem"...
Abraços!
-
Não tem preço mesmo Allan,é muito legal e por melhor que seja a foto ,muitas das vêzes ela não consegue passar aquela beleza do lugar e a Paz......só vivendo isso ....muito legal.
abração e muitas estradas
FC Jacob
-
É meu amigo FC Jacob, para esses momentos de estrada não há fotos que representem, não há palavras que descrevam, é só quem está na estrada mesmo que sabe como é, e que sabe tbm por quanto tempo demora para sair da cabeça hahahaha acho que só sai mesmo qdo caímos na estrada novamente e passamos por momentos parecidos, e aí este ciclo continua...
Valeu cara, abraço e boas estradas pra ti tbm!
FC Allan Gustavo
-
A charmosa São Bonifácio !
Saudações FC Allan !!!
Nós estamos muito felizes, pois na sua garupa estamos revisitando as nossas queridas prefeituras da Santa e Bela Catarina !!!
Quanto a demarcação da conquista do território dos Fazedores de Chuva, em São Bonifácio, que foi a nossa cidade 161/295, não posso deixar de creditar a minha amada esposa e companheira de milhares de quilômetros !!!
Confesso que esse posto foi uma grande surpresa, pela extrema limpeza dos seus banheiros, e pela gentileza de seus atendentes, parecia que era uma casa e não um posto de combustíveis !!!
Forte abraço, e continue a viver o lema dos Fazedores de Chuva... "Qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."
VFC Jackson e Ana Paola
Coração Bandeirante
Coração Catarina
-
Amigo VFC Jackson !!!
Mais uma vez obrigado pelas palavras, é bom saber que a garupa às vezes fica pesada pelo fato de nossos amigos FCs estarem nos acompanhando!!
Bah...e muito legal encontrar a demarcação do posto de combustíveis em São Bonifácio, cidade extremamente charmosa e escondida nos arredores da Serra do Tabuleiro, mais uma das belezas escondidas da Santa e Bela que somente um desafio como esse nos dá o prazer de conhecer. E o que tu diz é extremamente verdadeiro: este posto não tem cara de posto, serve até de exemplo para muitos postos que encontramos por aí, inclusive nas BR-101 da vida.
Abração!
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum