Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         capace.jpg
Visualizações:	62
Tamanho: 	87,7 KB
ID:      	4426

Mundialmente conhecido como neck brace, o protetor de pescoço foi inventado em 2001 pelo médico sul-africano Chris Leatt. Após testemunhar a morte de um piloto com o pescoço quebrado durante uma competição off-road disputada por seu filho, Leatt identificou a necessidade de um acessório específico para evitar esse tipo de lesão, principalmente entre os profissionais das duas rodas. Assim, desenhou um equipamento baseado nos colares cervicais utilizados na ortopedia para manter o pescoço dos pacientes em posição firme.

Feito de nylon reforçado e fibras de carbono, o equipamento se apoia na base do pescoço e tem estrutura que se estende até o início da coluna, onde se sobrepõe ao protetor cervical. Inicialmente desenhado para pilotos da motovelocidade, o Leatt-Brace foi adaptado para o uso nas ruas e ganhou versões de diferentes marcas e empresas. O equipamento chegou ao Brasil apenas em 2010, importado pela Silva Mattos, principal fabricante brasileira de equipamentos e acessórios para a prática off-road. Em média, o protetor custa R$ 950 e pode ser encontrado em lojas especializadas em artigos para motociclistas.

Seis anos depois, outras empresas como a EVS e a Alpinestars já apresentaram suas versões do neck brace e a própria Leatt criou outro modelo para uso nas ruas. A tendência é que o equipamento se torne cada vez mais popular em competições de diversos estilos e futuramente nas ruas. Afinal, quando o assunto é equipamento de segurança, muito nunca é o bastante, ainda mais no motociclismo.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         capacet.jpg
Visualizações:	17
Tamanho: 	63,7 KB
ID:      	4427