Quem acredita que na Europa a tendência é o afrouxamento das leis de trânsito, como por exemplo rodovias sem velocidades máxima permitida está plenamente enganado. Após a Espanha colocar em funcionamento os radares que registram a média da velocidade de um veículo, a Itália deverá tornar mais rigorosa suas leis de trânsito.
O atual Código de Trânsito de 1992 deverá passar por algumas modificações que entrarão em vigor nos próximos dois anos. Conforme o site italiano motociclismo.it, as alterações visam simplificar e tornar mais clara a legislação, e também mais dura. A publicação sintetiza: multas salgadas para as infrações graves ou repetidas continuamente e desconto para o pagamento imediato.
Outra novidade deverá ser a utilização das plataformas digitais para o contato entre departamentos reguladores e condutores. A pessoa será notificada por e-mail das infrações cometidas e quem pagar em até cinco dias terá o valor da multa reduzido. Os recursos também deverão ser mais rápidos, reduzindo para no máximo 30 dias o tempo de tramitação.
Os procedimentos para renovação da habilitação também podem sofrer alterações. Entre eles, a possibilidade de pilotagem no inverno em rodovias cobertas pela neve (problema que não ocorre conosco no Brasil).