O preço real de uma moto zero, isto é, o preço praticado no mercado, caiu 0,28% neste ano. Os dados foram publicados pela agência de notícias AutoInforme/Molicar, que analisa o comportamento dos preços de todas as marcas – nacionais e importadas – vendidas no Brasil.
A queda veio junto com a retração nas vendas, causada pela restrição do crédito no setor. A Honda e a Kasinski foram as únicas marcas que seguiram o caminho inverso: aumentaram os preços.
A queda no valor do restante das marcas, como foi alegado, é causada pela diminuição do número de motos vendidas. No último balanço referente ao fechamento da primeira quinzena de junho houve uma redução de 25% em emplacamentos comparado ao mesmo período do ano passado. Isto representa 21.028 unidades a menos de motos nas ruas.
A Harley Davidson não teve variação. A única moto que teve evolução constante do número de vendas de janeiro a maio deste ano no Brasil foi a H-D Iron 883. A moto teve o impressionante aumento de 290% nas vendas em atacado e passou a ser o modelo mais comercializado pela marca americana.