-
The Long and Winding Road
Apresentação
Inicialmente faremos a apresentação do Márcio de Souza Silveira, segundo o próprio:
Brasileiro, solteiro, nascido no dia 27 de agosto de 1982, em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, especialista em Direito, filho de motociclistas.
Aos 13 anos adquiriu sua primeira motocicleta e já aos 16 anos fez uma viagem pilotando. Depois da experiência, seguiu unindo o motociclismo as aventuras e viagens.
Já empreendeu aventuras de moto pela Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, e no Brasil pelos estados do RS, SC, PR, SP, MS, RJ, ES, DF, MG, TO, GO, BA, PI, MA, PA, CE, RN, PE, AL, SE e PB.
Participou de diversos encontros de motociclistas pelo Brasil, freqüentou cursos sobre técnicas de pilotagem de motocicletas, participou da Copa Mercosul e Campeonato Gaúcho de Motovelocidade.
Está constantemente interagindo em diversos grupos, encontros, fóruns, redes sociais, revistas e sites sobre motociclismo.
Já rodou mais de 600.000 km de motocicleta, levou mais de 60 tombos e já teve a oportunidade de testar, experimentar os seguintes modelos de motocicletas:
1.Yamaha AXIS 90
2.Yamaha Jog 50
3.Suzuki AE 50
4.Suzuki Bandit 600N
5.Sundown Palio 50
6.Kymco djw 50
7.Hyosung cab 100
8.Yamaha BW´s 50
9.Suzuki RM 80
10.Suzuki Gsx 750 F
11.Sundown Akros 90
12.Suzuki Katana 125
13.Honda cbx200 strada
14.Honda c100 biz
15.Honda xlr 125
16.Suzuki gs 500
17.Yamaha Dt 200
18.Sundown super fifty
19.Suzuki Intruder 250
20.Yamaha DT200R
21.Honda XR200
22.Honda NX350 Sahara
23.Suzuki Hayabusa
24.Honda Cg 125 Titan
25.Honda Cb 500
26.Suzuki TL 1000s
27.Honda NX4 falcon
28.BMW F 650 gs
29.Suzuki Freewind 650
30.Suzuki Intruder vs 800
31.Kawasaki Vulcan 500
32.Honda Cg titan 125 ks
33.Suzuki GSX-R 750
34.Suzuki Savage 650
35.Yamaha YZF R1
36.Kawasaki ZX-11
37.Honda CBR 600
38.Honda CBR 1100 XX
39.Kawasaki ZX-6R
40.Yamaha VMax 1200
41.Kawazaki ER-500
42.Yamaha 750 S. Tenéré
43.Yamaha XT 600
44.Honda CBR 450
45.Suzuki marauder 800
46.Kawazaki ZX-7R
47.Husqwarna Wr 250
48.Suzuki GSx 1100W
49.Suzuki DR 800
50.Suzuki GSX 750 W
51.Triumph Daytona 955i
52.Suzuki GSXR 1000
53.Honda tornado 250
54.Yamaha xtz 125
55.Kasinski prima 50
56.Honda twister 250
57.Suzuki Burgman 400
58.Yamaha XT660R
59.Suzuki Burgman 125
60.Yamaha neo at 115 
61.Yamaha ys 250 fazer
62.Honda CBR 1000RR
63.Honda CRF 250
64.Honda CRF 400
65.BMW R 1200 GS
66.BMW HP2
67.BMW K 1200 S
68.BMW K 1200 R
69.Quad yamaha 350R
70.Quad yamaha Grizzly
71.Yamaha 250 Lander
72.Yamaha YBR 125 ed
73.BMW F650GS Dakar
74.Ducati 999
75.BMW R1100GS
76.BMW R1200GS adventure
77.BMW G650X-trail
78.Honda CB 450 DX
79.BMW R 1150 GS
80.Yamaha YBR Factor ED
81.Suzuki yes 125
82.BMW F 800 GS
83.Honda XRE 300
84.BMW R 1100 RT
85.BMW F800 R
86.Suzuki DL1000 Vstrom
87.BMW F650GS(bi)
88.BMW G650GS
89.BMW R1200C
90.Honda CB600 Hornet
91.Kawasaki ZX12R
92.BMW K 1200RS
93.Suzuki Boulevard LC1.5
94.BMW K 1300GT
95.Yamaha XJ6N
96.BMW K1200LT
97.Kawasaki ER6N
98.Suzuki GSX650F
99.BMW R1150RT
100.BMW S1000RR
101.HD XL883R Sportster
102.Honda Varadero
103.HD Night ROD ED
104.Honda LEAD 110
105.HD Softail Deuce 1450
106.Dafra Citycom 300i
107.YAMAHA MT-03
108.YAMAHA XJ6F
109.YAMAHA XT1200Z ST
110.HONDA XL700Transalp
111.Kawasaki Ninja250R
112.Kawasaki Ninja650R
113.YAMAHA TDM 850
114.HD Road King Classic
115. Suzuki Dr350
116.Ducati Multistrada ST
117.Dafra Riva 150
Com este currículo admirável gostaríamos de registrar os nossos sentimentos e conceito sobre aqueles que tem o espírito da aventura no coração, especialmente sobre duas rodas, que são reconhecidos como Fazedores de Chuva.
Diferentes a cada quilômetro rodado.
Em alguns de nós há essa centelha comum, que nos propõe o praticamente impossível como se estivesse a nossos pés. É inexplicável esse sentimento que ora nos empurra, ora nos puxa - mas sempre nos move.
Seguimos com a certeza de que uma hora chegaremos e de que em outra hora regressaremos ao que nos é confortável e familiar.
Há outras certezas que carregamos, de que os segundos não voltam e de que, tampouco volta o que éramos no exato segundo anterior.
E voando sobre as motos, estas certezas são as mesmas.
Mudamos a cada quilômetro que vencemos, a cada paisagem que nos envolve, a cada pessoa que nos saúda.
Carregamos a certeza de que todo amanhecer é diferente e belo, pois é o único que se tem já que todos os outros não são mais nossos - no máximo, nos integram.
Almas inquietas
Eternos viajantes e sempre de passagem, assim nos definimos.
Almas inquietas que buscam apenas vencer os próprios desafios sem travar uma luta contra os desafios alheios.
Afinal, porque a competição se há espaço para todos nas estradas desta vida?
Sigamos lado a lado, pois ao final a luta é sempre com a gente mesmo, com os nossos anseios, com as nossas expectativas, com os nossos medos, com o nosso vigor.
Aos amantes do mundo, da cultura, das gentes, do sublime, do absurdamente belo, dos adjetivos e dos nomes, da fantasia e do realismo, eis um espaço raro de se sentir em casa.
Almas inquietas, aprocheguem-se para uma boa prosa em volta de nossa fogueira.
Há taças de bom vinho para todos e sorrisos sinceros!
Boa viagem e estamos na torcida para que o Márcio consiga, em percorrendo os extremos da terra aqui pelo lado das Américas, uma vez que já foi batizado no Sul, ser certificado como um Grande Cacique Fazedor de Chuva, quando do seu batismo em Prudhoe Bay, no Alasca, Estados Unidos, vindo a fazer parte desta Elite do Motociclismo Mundial, cumprindo o slogan dos FC, quando dizemos:
"Qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."
Abraços
Dolor
www.fazedoresdechuva.com
Presidente
Última edição por Dolor; 20-06-12 às 00:51.
-
O Início e o Motivo
Publicado em 18 de abril de 2012

“Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor – e o oposto. Sentir a distância.” (Amyr Klink)

Realizar novamente o sonho de sair para uma aventura de motocicleta, mas desta vez, percorrer a maior distância, visitar o maior número de cidades e países, experimentar diversos climas, estradas, povos, culturas, sem muito planejamento, sem a necessidade de uma data de retorno, sem GPS, sem carro de apoio e telefone de longo alcance, sem recursos financeiros próprios e de forma racionada, buscando registrar as principais localidades, vilas e cidades, destacando os diferentes tipos de estradas, solos, vegetações, diversidades climáticas, altitudes e diferenças culturais.
Esta não é uma viagem de férias. Ela é a própria vida e seu sucesso cresce junto com seu tempo de duração, com a distância percorrida, as culturas, costumes e pessoas conhecidas. Cresce junto com o quanto de curiosidades, conformismos, medos e limitações forem vencidas. Cresce junto com o horizonte e a consciência de quem nela vai viver.
Para isso, decidiu-se iniciar a aventura percorrendo um dos lugares mais inóspitos da América do Sul, uma das estradas mais difíceis, em razão do tipo de pavimento, do clima frio e chuvoso e da falta de estrutura. Mas proporcionando paisagens incríveis, e possibilitando testar tanto o piloto como a motocicleta e os equipamentos em situações adversas. Trata-se da Carretera Austral e seus arredores, incluindo o Parque Torres Del Paine.
As informações colhidas, as fotos registradas, as experiências vividas e o apoio recebido serão divulgados em diversos grupos, encontros, fóruns, redes sociais, revistas e sites sobre motociclismo, de forma que possam estimular pessoas que compartilhem do mesmo desejo e o sonho de viajar pela região e de empreender uma grande aventura de motocicleta, independente dos recursos e do valor do equipamento que possuam. Acredita-se que as informações postadas servirão de orientação para que outras pessoas possam se espelhar e acreditar na possibilidade de realizar aventuras sobre duas rodas.
-
Roteiro – Parte 1
Publicado em 19 de abril de 2012
O roteiro serve como um norte, como um guia, mas sem engessar a viagem, podendo ser alterado durante o percurso, sempre com a finalidade de aprimorar, de reduzir riscos e de buscar os objetivos. A distância total contabiliza apenas o trecho cidade a cidade, mas existirão os percursos até as atrações, pontos de interesse, locais de parada, eventuais desvios, erros de trajeto e etc., estimado em aproximadamente 1.500km.
A saída será em Florianópolis no dia 1 maio de 2012, tendo essa primeira parte um tempo estimado de 30 dias para ser terminado.

DIA 1 – Florianópolis – Porto Alegre = 500 km
DIA 2 – Porto Alegre - São Gabriel – Santana do Livramento = 500 km
DIA 3 – Santana do Livramento 340 Salto 300 Santa Fé = 640 km
DIA 4 – Santa Fé – Córdoba = 350 km
DIA 5 – Córdoba – Mendoza = 670km
Ver: Curvas de Villavicencio pela Rp52 até Upsallata, Puente Del Inca, Cristo Redentor em Las Cuevas (4000m Altitude) à 188km de Mendoza, Parque Aconcágua – Mirador Laguna Horcones
DIA 6 – Mendoza 105 Upsallata 70 Puente Del Inca 4 Parque Aconcágua 70 Los Andes 150 Val Paraíso = 395 km (Vina Del Mar + 9 KM)
Ver Valparaiso: Mirador Portales, Mirador Esperanza, Mirador O’Higgins e Mirador Marina Mercante, Paseo 21 de Mayo, Paseo Yugoslavo, Paseo Gervasoni, Paseo Atkinson e Paseo Dimalow, Balneário Rocas de Santo Domingo.
Ver Vina del mar: Praia Reñaca, Morro La Campana, Antartic Ice Bar.
DIA 7 – Val paraíso – Algaborro = 76 km
Algarrobo ver: maior piscina do mundo (Resort San Alfonso Del Mar)
DIA 8 – Algarrobo – Santiago = 120 km
Santiago Ver: Cerro Santa Lúcia (Av. Bernardo O Higgins, 499), Cerro São Cristóbal. Jazz nos bares do bairro Bellavista e noite no Providência e Universitário. Vale Nevado (46km – verificar hora de subida e descida)
DIA 10 – Santiago 194 Curico 216 Chillan = 410 km
DIA 11 – Chillan110 Los Angeles 162 Temuco 112 Pucón = 389 km
Ver: Parque Nacional Villarica, Vulcão Pucón, Cuevas Vulcânicas (prox. vulcão Villarica)
DIA 13 – Pucón - Puerto Varas = 380 km
Ver: Parque Nacional Vicente Pérez Rosales (64km), vulcão El Tronador e Osorno
DIA 14 – Puerto Varas 103 Ancud 85 Castro 92 Quellón = 280 km

DIA 15 – Quellón – Chaiten = 6h de Ferry
DIA 16 – Chaiten – Puyuhuapi = 217 km
Ver: Parque Nacional Queulat – Ventisquero Colgante
DIA 17 – Puyuhuapi - Coihaique = 183 km
DIA 18 – Coihaique – Chile Chico = 380 km
DIA 19 – Chile Chico - Caleta Oliva = 364 km
DIA 20 – Puerto – San Julián = 350 km
DIA 21 - Puerto San Julián 360 Rio Gallegos 260 Punta Arenas = 620
Ver: Pinguinera Seno Otway (65km)

Rio Gallegos 260 Punta Arenas = 620
Ver: Pinguinera Seno Otway (65km)
DIA 22 - Punta Arenas – Puerto Natales = 260 km
Ver: Parque nacional Bernardo O´higgins (Glaciar Pio XI), Torres Del Paine a 112 km (Macizo del Paine, Lago Grey, Salto Grande e Laguna Amarga)
Ir a Torres Del Paine por Cerro Castillo

DIA 24 – Torres del Paine 300 Rio Gallegos 360 Puerto San Julián = 660 km
DIA 25 – Puerto San Julián 350 Caleta Oliva 79 Comodoro Rivadavia = 429 km
DIA 26 – Comodoro Rivadavia - Puerto Madryn = 441 km
DIA 27 - Puerto Madryn 240 San Antonio Oeste 171 Viedma 275 Bahía Blanca = 686 km

DIA 28 - Bahía Blanca - Rosário = 793 km
DIA 29 – Rosário 180 Santa Fé 28 Paraná 407 Uruguaiana = 615 km
DIA 30 - Uruguaiana – Porto Alegre = 650 km
DIA 31 - Porto Alegre – Florianópolis = 500 km
Cidade a cidade: 12.435 km
Extras: 1.500 Km
TOTAL estimado: 13.935 Km
Bolívia – Julho / Peru – Agosto / Equador – Agosto / Colômbia –Agosto / Venezuela -Setembro
-
Carretera Austral
Publicado em 20 de abril de 2012
A Carretera Austral (Ruta CH-7) é uma rodovia localizada no sul do Chile. Seu traçado atual de 1.240 quilômetros une Puerto Montt a Villa O’Higgins na comuna de O’Higgins, sendo a principal via de transporte terrestre da Região de Aisén e da Província de Palena na Região de Los Lagos, permitindo a ligação destas com o resto do território chileno.
Devido às complicadas características geográficas do território, no qual predominam os Andes Patagonicos, lagos, turbulentos rios e a presença de campos de gelo, a rodovia está em permanente manutenção. Grande parte da rodovia carece de pavimentação.
Sua construção iniciou-se em 1976 por ordem do Regime Militar, sendo um dos projectos mais caros e ambiciosos de todo o século XX no Chile. O trabalho dos membros do Exército do Chile habilitaria os diferentes trechos da rodovia ao longo dos anos 1980 permitindo a conexão da Patagônia chilena com o resto do país após anos de isolamento. A rodovia ainda não está completa e vários trechos são percorridos através de balsas, principalmente na parte setentrional da província de Palena, entre Hornopirén e Caleta Gonzalo.
-
Adversidades da Parte 1
Publicado em 21 de abril de 2012
“Se ao escalar uma montanha na direção de uma estrela, o viajante se deixa absorver demasiado pelos problemas da escalada, arrisca-se a esquecer qual é a estrela que o guia”. (Antoine Saint-Exupéry, autor de O pequeno Príncipe)
Alguns dos fatores adversos são as baixas temperaturas e o pouco tempo com luz solar, tornando menor o tempo de viagem de dia, reduzindo a temperatura e aumentando os riscos do desconhecido à noite. Isso acontecerá pelo fato de a viagem se estender até o extremo sul da América do Sul, aproximando-se do Pólo Sul, em razão da inclinação do eixo da terra, nessa época, a região sul estará recebendo pouca luz solar e entrando no inverno.
Abaixo, os registros de nascer e pôr do sol, temperatura máxima, mínima e média da cidade de Punta Arenas no Chile, um dos pontos de passagem, em maio.

Os fortes ventos que varrem a região patagônica também são um desafio a ser enfrentado. Aumentando o cansaço, o consumo, o perigo e reduzindo a velocidade. Os ventos acima de 100 km por hora são comuns e por vezes não deixam os aviões pousarem na região e fazem com que as árvores cresçam inclinadas.

Outra grande dificuldade enfrentada, é que grande parte do roteiro será através de estradas de rípio, uma mistura de terra com cascalho ou seixos. Os seixos são do tamanho de uma bola de gude até o tamanho de uma laranja, muito comuns no sul da Argentina e no Chile.
Última edição por Dolor; 20-06-12 às 13:03.
-
New Helmet
Publicado em 22 de abril de 2012
Hoje recebi a ligação do Marcão, representante da www.winner-motors.com.br em Santa Catarina, convidando para que eu fosse receber meu novo capacete! Ainda tive o prazer que escolher, o modelo, o tamanho e o grafismo. Adorei o branco perolizado com partes imitando fibra de carbono. Acredito que esse modelo seja bem prático para essa viagem, confortável e ainda muito belo. Um Zeus 3000A. Único capacete 3X1 do mercado(Articulado,integral e jet). Tecnologias: Capacete com abertura frontal. Casco de resina termoplástica injetada. Viseira de fácil remoção. Viseira solar integrada. Tecido interior antialérgico e removível. Cinta jugular com engate rápido. Ventilação multiponto com condutores de ar. Construído com alta tecnologia. Acabamento em alto padrão. Design moderno. Capacete muda de flip-up para jet. Forro multi-materiais Cool-Weave. Inovativo sistema de troca de queixeira e viseira sem o uso de ferramentas. Peso 1680 (+ 50gr ). Tudo que eu preciso para cair na estrada. Fiquei muito feliz, não vejo a hora de partir. Muito obrigado Marcão e Winner-Motors, representada também pelo Sr. Gustavo.


-
Um belo capacete, tenho problemas com a forma dos capacetes Zeus, que acabam não servindo em minha cabeça, em especial no queixo que fica de fora...
Quanto ao fato de ser o único 3 em 1 do mercado, eis ai uma propagando enganosa, meu sonho de consumo Shark Evoline II também é 3 em 1 e sem a remoção ou instalação de componentes:

Além deste também encontramos a venda a partir do final de 2011 a marca NEXX que chama muito a atenção por seu modelo 3x1:

E também um modelo articulado que mantem uma pequena proteção na base do capacete demonstrando muito mais resistência segundo o fabricante:
-
Teste da moto c/ bagagem
Publicado em 9 de maio de 2012
A revisão na moto foi finalizada.
Trocado filtro de ar e os roletes, lubrificou-se rolamentos, verificou-se correia, pastilhas, bateria, apertou-se o corpo de injeção e etc.
Hoje ela está com 16,3mil km.
Mandei fazer alguns adesivos com o nome do Blog, comprei ferramentas extras de manutenção, chave allen 5, e L sextavada 19, 17, 12,10, coloquei alguma bagagem na moto para dar umas voltas e ver como fica.
Agora falta pouco.
Estou muito ansioso e apreensivo, passo o dia pensando o que falta?
O que estou esquecendo?
-
Prévia da partida
Publicado em 10 de maio de 2012
Hoje, fazendo a prévia da prévia da saída!
Assim não da vontade de partir!!
Grandes Amigos, agradeço todas as dicas, todas as felicitações e desejos de boa viagem.
Momentos assim são tão inesquecíveis quanto toda a aventura.
Antes desse maravilhoso encontro, passei a tarde na concessionária trocando óleo de transmissão e comprando peças extras, vela, correia, lampadas, pastilhas, filtro de ar e 1 litro de óleo.
Ficaram prontos os adesivos com o nome do Blog, um já foi colado na moto.
-
Despedida
Publicado em 16 de maio de 2012
Seguindo nas despedidas, domingo à noite, 12 de maio na Lagoa da Conceição alguns amigos se reuniram para um bom bate papo e novamente felicitações e desejos de boa viagem.

Ai estavam o Thadeu Neuzi e esposa, Flavia Zapelini, Tonicão, Leão e esposa, Ruy Medeiros, Chedid, Ana Marcia de Souza e Paulo De Tarso Brandão.
Novamente obrigado…
www.mundodemoto.com
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum