Agora as motos importadas de até 250 cm³ ficarão mais caras, graças a medida do governo federal tomada no dia 31 de aumentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 25% para 35% para o segmento.*
Conforme a assessoria da Abraciclo (associação de montadores de motos), a importação de modelos de até 250 cm³ cresceu 1.600% de 2006 a 2011. Passou de 8 mil para 146 mil vendas no ano passado.*Mas esse número ainda parece ínfimo comparado com o total de vendas registrado pela própria Abraciclo. Conforme o balanço, em 2011 foram comercializadas 2.044.532 unidades. As importações dentre este segmento representam 6,6% do total das vendas no Brasil.
Marcas como as chinesas Shineray e a italiana Italika terão seus modelos reajustados. As duas juntas alcançaram 1% do total de emplacamentos nos primeiros quatro meses deste ano (1.327 unidades importadas). Mas da mesma forma, alguns modelos de marcas tradicionais aumentarão de preço. Esse é o caso do mais recente lançamento da Honda. A esportiva CBR 250 R é fabricada na Tailândia e é o único modelo da marca japonesa a se enquadrar com a mudança do IPI.
Conforme a assessoria de imprensa, a Honda ainda não tem posição se vai reajustar o valor da moto, que atualmente é comercializada por R$ 15.490 (versão standard) e R$ 17.990 (C-ABS).*Já a Yamaha, segunda montadora em volume de vendas no Brasil, conta com oito modelos importados. Destes, quatro se enquadram no reajuste do imposto: YZ 85 LW, YZ 250, YZ 250F, WR 250 F. E o que chama a atenção é que todas essas motos pertencem a um segmento exclusivo (off-road) e não de uso urbano.
A KTM, marca austríaca de modelos de competição, tem pelo menos nove motos que se enquadram no novo reajuste. Entre elas, as enduro 250 EXC, 250 EXC-F, 250 EXC-F Factory Edition; as motocross 250 SX-F e 250 SX-F Muskin Replica e as minimotos 85 SX, 65 SX e 50 SX.
O brand manager da marca, Carlãozinho Coachman, conta que parte dessas motos já está sendo comercializada com base no novo imposto. Segundo ele, a medida obviamente foi tomada com o intuito de proteger o mercado da Zona Franca de Manaus do ingresso de modelos chineses no mercado nacional.
“Venham fabricar e não montar simplesmente”, diz o representante da marca.
Nenhum modelo da Suzuki, Harley-Davidson, Dafra, Kasinski e Kawasaki se enquadram no reajuste. Isso porque tem maior potência ou porque são fabricados em território nacional.