É uma cidade e porto mexicano localizado no estado de Guerrero, ao sudoeste do país. É cabeceira do município homônimo e um dos principais destinos turísticos do mundo. Sua baía semicircular foi batizada com o nome de Santa Lúcia, correspondente ao dia de seu descobrimento por navegantes espanhóis. Acapulco se divide em três grandes zonas turísticas conhecidas como: Acapulco Tradicional, Acapulco Dourado e Acapulco Diamante.



A palavra Acapulco provem do náhuatl: ácatl (carrizo ou cana), poló (destruir o arrasar) e co (povo ou lugar), o que em conjunto quer dizer "No local foi arrasado e destruído os juncos". Também existe outra versão que indica que provávelmente provem de: ácatl (cana), pul (aumentativo) e co (lugar), "lugar de canas grandes".

Em 27 de junho de 1873, como homenagem ao então recém falecido ex presidente Benito Juárez, se rebautizou o município com o nome oficial de Acapulco de Juárez.

Após a sua descoberta pelos Espanhóis, em 1531, por Hernán Cortés, deu-se logo a sua fundação, tornando-se o porto da cidade num estaleiro das naus espanholas que navegavam entre o México e o Sudoeste Asiático.

O porto continua a ter uma grande importância, nomeadamente nas exportações de produtos como o algodão, as frutas tropicais, a cana-de-açúcar, o café, o tabaco e outros produtos que advêm do interior do país. A rede de transportes, com destaque para a estrada de ligação à cidade do México, estabelece uma complementaridade eficiente com as facilidades marítimas.



A aglomeração de Acapulco é considerado a décima sétima aglomerações do México, o agrupamento em 2005 com um total populacional de 786.830 habitantes. A cidade se torna uma estância de centro turístico mundial, a partir dos anos 10, década que começa o boom dos edifícios arranha-céus. É numa zona privilegiada economicamente, uma vez que está localizado 411 km ao sul do México, D. F.