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  1. #131
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    24/08/2011 - quarta-feira - 124o. dia

    Dedico este Post ao Advogado Aloíso Francisco do Nascimento. Profissional atuante e eficaz, tanto na prefeitura como na área cívil. No tempo daTelegoiás éramos parceiros um ajudando ao outro. Ultimamente tomamos lados profissionais opostos, mas a amizade continua.

    Logo no inicio da viagem paramos num centro de informação ao turista, tendo em vista que deixamos o Estado de Dakota do Norte e entramos Minnesota. Na conversa com a senhora recepcionista ela me disse que a rodovia 371 que era mais bonita e com mais atrações turísticas que a 2. Então mudamos de rumo: deixamos de rodar para o Leste e tomamos a direção Sul. O objetivo final, que é Minneapolis não mudou. O que muda são as cidades intermediárias. Nunca vou saber se a troca foi boa, mas não me arrependi. Segundo informação das placas dos veículos, Minnesota tem 10.000 lagos, e muitos ficam ao lado da estrada que passei hoje. Uma região bem preparada para receber o turista, tendo, inclusive, um lindo cassino onde perdemos U$ 5 no caça-níqueis.

    A paisagem mais diversificada e o vento batendo na traseira tornaram a viagem menos cansativa que a de ontem. Desde o Canadá estávamos em estradas retas ladeadas por lavouras e pastagens que tornaram a viagem muito monótona. Agora somos surpreendidos a todo momento com um lago.

    A noite quando fomos montar a barraca, abaixei perto da Celestina para pegar algo e a surpresa: tinha vazado óleo no cardã, perto do eixo. Não fosse o cansaço da pilotagem, eu teria perdido o sono.

  2. #132
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    25/08/2011 - Quinta-feira - 125o. dia
    Hoje foi um dia parado em Minneapolis. Chegamos à oficina, antes dela abrir às 10 hs. Tinha dois motociclistas na minha frente de forma que fui rapidamente atendido. O recepcionista olhou o vazamento do cardã, pediu os dados da moto, foi ao computador, virou a tela para mim e mostrou duas ou três peças que não existiam em estoque, informando-me que não poderia abrir a moto sem ter essas peças disponíveis e elas demorariam entre 3 a 5 dias para chegar, salvo se eu pagasse U$ 60 para elas virem no “SEDEX” deles. Tentei convencê-lo a abrir, mas ele me convenceu ao contrário dizendo que uma das peças era um retentor que uma vez retirado, precisaria de um novo, independente de estar estragado ou não. Autorizei a o transporte urgente e fui para um hotel barato que o próprio recepcionista da oficina arrumou para mim.

  3. #133
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    26/08/2011 - sexta-feira - 126o. dia
    Dedico este Post ao Advogado Onofre Alexandre. Uma das pessoas mais equilibradas, emocionalmente, que já conheci. Sua paciência para escutar e explicar é monástica. Correção com a legalidade, nem se fala. Ele sim é um bom religioso: dá exemplo de amor ao próximo.

    Às 10 horas em ponto estávamos na porta da loja novamente. Porém as peças só foram chegar após as 12 hs. A loja tem uma sala bem confortável com TV, água e café quente e gostoso, além de Wi-Fi. Então me senti em casa. Depois da moto aberta o mecânico me informou que só haviam estragados um retentor e uma borracha de vedação que seguram o óleo dentro do Cardã. Informou-me, também que o problema deve ter sido causado por excesso de óleo. Engraçado que o Walter Marinheiro, meu amigo de Morrinhos, tinha-me falado dessa possibilidade. Uma vez ocorreu problema semelhante com a moto dele.
    Por volta das 16 hs veio a conta: U$ 353,16 cujo rateio foi o seguinte: Peças: U$ 80,43; Mão-de-obra U$ 267,00 e taxas: U$ 5,73.

    Apesar da conta meio salgada, para um brasileiro e, principalmente para um durão como eu, até que fiquei feliz. Tinha receio de ter rodado sem óleo no cardã e, por isso, suas engrenagens terem estragadas.
    Não concordei muito com o diagnóstico de excesso de óleo, tendo em vista que troquei o óleo no México e a colocação do óleo é feita com a moto em pé e qualquer quantidade que passar do nível derrama. Acho que o problema foi ocasionado por dois fatores: idade e peso. Afinal já são 90 mil km rodados quase todos com bastante peso e, muitas vezes, em estradas sem pavimentação e subida de serra que exige muito do sistema de transmissão. A Celestinha j[á deve ter pecorrido quase 5 mil Km em estradas não pavimentadas.
    Recolocamos toda a bagagem na Celestina e pegamos estrada novamente, antes passando pelo centro de Minneapolis e St. Paul.
    

  4. #134
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    27/08/2011 - Sábado - 127o. dia

    Dedico este Post ao meu sobrinho Alex que tornou-se pai no dia 05/08. Dedico também à mãe Nayra e à filhinha Nathalia. Parabéns ao casal.


    A viagem de hoje, apesar de ter mudado de estrada para ver se melhorava, foi muito sem graça. Na primeira estrada o transito era violento: muito carro, caminhão e muita velocidade, o que me impedia de apreciar a paisagem. Na outra, menos carros, um pouco mais longe, mas a paisagem é a mesma: lavouras e mais lavouras.

    Após pilotar no cenário descrito anteriormente, chegamos a Green Bay, cidade industrial cujos acessos, em reforma, dificultaram nossa ida ao centro. Depois passamos por Manitowoc, outra cidade industrial em decadência. Acho que o DOWSIZE da AMBEV deve ter passado por lá. Uma grande fábrica ostentando três grandes garrafas da cerveja Budweiser parece estar desativada e ao seu redor, no centro da cidade, diversos prédios comerciais e residências estão abandonados. O comércio na entrada da cidade é pujante, mas deve ser por conta dos transeuntes da rodovia muito movimentada. Nos USA e no Canadá, talvez pelo alto poder aquisitivo que motiva o consumismo, pequenas cidades ostentam dois ou três grandes supermercados, além de outros negócios.

    Mais em baixo. Continuando pela Roa 43 passamos por Sheboygan esta um pouco mais bonita, mas mal cuidada, com grama secando e jardim morrendo. O que salva nela é uma bonita praia. A invisibilidade da margem oposta devido a curvatura da terra e o tamanho do lago, trasmitem a sensação de estarmos ao lado do mar; até ondas a praia tem.

    Nesta cidade encontramos um parque e nele dormimos.

  5. #135
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    28/08/2011 - domingo - 128o dia

    Vou dedicar este Post ao Advogado Murilo Alexandre que aniversaria amanhã (hoje quando escrevo). O Murilo que, entre seus 10 e 12 anos, por volta de 1992, ia lá para casa e, juntamente com seu xará, meu filho, desenvolviam jogos para computador, num CP-500 e depois num XT. Se tivessem seguido nessa arte, hoje estariam milionários.
    Hoje fomos acordado as 6 hs da manhã por dez motociclistas, sendo uma mulher, que resolveram se encontrarem onde estávamos dormindo, para ir tomar café da manhã e rezar numa cidade próxima.
    Chegaram perto da barraca chamando “brrasileiro!!” . Aí tive que levantar. Eles estavam bem humorados. Tudo que eu falava com meu minúsculo vocabulário inglês riam absurdo. Foram uns 30 minutos de conversa e risadas.

    Chicago é simplesmente o máximo! Como diz um amigo meu: “Chicago é o bicho!”.
    Em pleno domingo peguei três congestionamento e assisti a um quarto muito grande. Este quarto, na realidade foi o primeiro. Ele formava na pista oposta à minha e era motivada por uma festa. Cerca de 10 km de fila.
    Tirando os congestionamentos, a cidade é, simplesmente, bela. Quem vier ao USA recomendo: venha visitá-la. Das grandes cidades foi a mais bonita que passei pelos Estados Unidos, até agora, inclusive Los Anges e São Francisco.
    As fotos dirão mais do que o texto que eu escreveria aqui. Centenas ou milhares de pessoas passeando pelos parques e área costeira é contagiante.

    Outro problema que notei aqui foi uma certa segregação racial. A gente veio descendo pelo lado norte e as cidades que formam a região metropolitana de Chicago não viámos pessoas negras, a não ser dirigindo carro. A população era totalmente branca. Depois que rodamos o centro da cidade, partimos para Sul com vistas a pegar a rodovia rumo a Detroit. Foi então que passamos por uma grande extensão de bairros cuja população era predominantemente negra. Paramos uma vez para abastecer e duas vezes para procurar supermercado e tivemos a oportunidade de conviver com a irreverência de alguns deles. Trata-se de uma experiência inédita. Fique com vontade de passar alguns dias alí no meio daquele povo. Os cortes e arrumação do cabelo; as roupas, sobretudo as calças caindo dos homens. Tive que pedir informação umas três vezes e quando eles vianham me responder com o peito levantado, como para intimidar. Vinha um, logo aproximavam outros. A auto-estima deles é muito boa.

  6. #136
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    29/08/2011 - segunda-feira - 129o. dia
    Dedico este Post à Edileuza, funcionária de carreira da Prefeitura Municipal de Morrinhos e ex-secretaria executiva do ex-Prefeito Rogério Troncoso. Funcionária exemplar na execução das suas atribuições.
    Ontem foi um dia que passamos por três estados americanos: Wiscosin, Illinois e Indiana. Dormimos em Indiana e, hoje rapidinho entramos no Estado do Michigan. Foi um dia de pouca estrada. Demoramos num Mac Donalds para atualizar o Blog cuja internet estava muito lenta. Depois vimos um hotel anunciando diária de U$ 39 e resolvemos parar para lavar as roupas.

    De forma que não temos muitas fotos da estrada ou das cidadezinhas pelas quais passamos. Assim vou adicionar mais algumas fotos de Chicago que não coloquei no Post de ontem, mas acho que justificam-se, pela beleza, além de duas fotos de placas.

  7. #137
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    30/08/2011 - Terça-feira - 130o. dia

    Vou dedicar este Post ao Vereador e Comerciante Aluzair Rosa dos Santos. Tenho uma gratidão muito grande por ele ter cedido seu caminhão para eu sair do aluguel e ir para minha primeira casa própria. Na época, 1982, ele nem me conhecia e, mesmo assim, não me cobrou nada.

    Hoje a atração principal foi Detroit. Fique grande parte do dia nessa cidade. Mas a metrópole não me fascinou como Chicago. Detroit é semelhante à Chicago em termos de industrias, arte, esporte e população. Mas Detroit não é tão bem cuidada como a outra.
    Notei aqui a mesma segregação racial que lá. Aqui entrei pelo norte da cidade e parei num Mac Donalds para almoçar e 100% dos funcionários e 100% dos clientes que entraram na loja, exceto nós, eram negros. Foi a primeira loja da rede onde o banheiro é trancado e, para usá-lo, precisa que os recepcionistas o abrem remotamente. Depois, por volta das 18 hs, na saída sul, paramos para abastecer e entramos no Mac Donalds para acessar à internet e verificamos o oposto: nenhum negro.

    O mais facinante da cidade para mim foi o estádio dos TIGER´s e a seda da GM. Olhando para os colossais prédios da Chevrolet nem dá para imaginar que a empresa esteve falida há dois anos.
    A sede da Ford não é tão imponente e nem deu para fotografá-la. Ela fica à beira da Rodovia e quando a vimos já estava em cima.

  8. #138
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    31/08/2011 - Quarta-feira - 131o. dia - TOLEDO
    Dedico este Post à mina Tia Luzia que é uma fortaleza de pessoa, apesar de seus 45 kg. Ela quem vem, mais uma vez, sofrendo com problema de saúde na família e se mantém firme e forte. Um abraço tia.

    Devido à internet boa que encontrei, resolvi dividir o dia de hoje em dois Posts. Um para Toledo e outro para Cleveland.

    Este é sobre Toledo. Uma cidade pequena cujo centro é bonito mas não gostei dos cuidados com os bairros.

    As duas últimas fotos mostram como o cuidado da população é importante para uma cidade. Enquanto em bairros pobres de outras cidades víamos as gramas podadas, sem lixo na rua, canteiros floridos e vasos lindos pendurados nos postes e nas sacadas, em Toledo vimos um bairro parecidos com os da América Latina. Com muitos desocupados, alguns bêbados as 9 hs da manhã e o bairro horrível.

    Viajei pensando na minha cidade de Morrinhos. Tem Blogs e contas no Facebooks para enaltecer os problemas da cidade e criticar os administradores, mas não tem Blogs e nem Facebooks para conclamar a população para ajudar a administração pública no embelezamento e cuidados com a cidade.

    Porque não se cria uma conta no Facebook para conclamar os moradores da Avenida Couto Magalhães? Poderia aproveitar o inicio da primavera, pendurar vasos nas guarirobas (sem pregos), colocar vasos nos canteiros ou mesmo o mudar os canteiros instalando flores. Se cada morador fizer um pouquinho, tenho certeza, a avenida ficará muito bonita.

    Na primeira foto, mostra nosso acampamento ao lado de um Mc Donalds. Infelizmente, não foi dessa vez que tive Wi-Fi na barraca.

  9. #139
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    31/08/2011 - Quarta-feira - 131o dia - CLEVELAND
    Cleveland é muito bonita. Embora não tenho visitados bairros. Tanto a entrada como a saída é formado por industria e comércio de grande porte.

    Hoje paguei meu primeiro Pedágio, desde que saí do México. Entre Toledo e Cleveland. Aqui é diferente. Você entra na estrada pedageada e recebe um ticket, emitido automaticamente, indicando o número da sua entrada. No cumpo tem a tabela de preços para cada uma das futuras saídas. Se seu dinheiro for pouco tem que agilizar na saída.

    Veja o blog Anterior Sobre Toledo.

  10. #140
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    01/09/2011 - Quinta-feira - 132o dia - NIAGARA FALLS

    O parque Nacional do Niágara permite circulação de carros por isso foi fácil para nós. Depois também foi fácil entremenhar a Celestina no meio de outros carros em um estacionamento Free, já que os outros queria nos cobrar entre 5 e 10 dólares.

    Na visualizalçao das cataratas tem uma free e outras opções mais caras como a vista por helicóptero. Optamos pelo passeio de barco no valor de U$ 13,50 melhor que uma descida caminhando por U$ 11. No passeio de barco já estava a visualização na torre que custa U$ 1.

    Era meu sonho visitar essa cachoeira. Lembro de vê-la nos livros de Geografia. Mas confesso, que depois de visitar Foz do Iguaçu, a emoção não foi a esperada. Em termos de volume de água aqui não tem nem comparação; mas em termos da quantidade de quedas a nossa ganha. Aqui só existem duas quedas, enquanto a nossa tem várias.

    Já escurecendo fomos enfrentar a imigração do Canadá. Não dou sorte com nenhuma. Hoje peguei uma mulher mal humorada e sem paciência com meu inglês. Pensei até que ela ia me rejeitar no seu País. Mas tudo ocorreu bem e pude dormir no Canadá,

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