-
28/05/2011 - Sábado - 36o diaDedico este Post à minha irma Cida, empresária do ramo alimentício de Goiatuba. Restaurante Fogao a Lenha. Um abraco ao cunhado Divino e minha sobrinha Beatriz.
Se nao fosse por causa das péssimas condicoes de conservacao das estradas da Colombia, o dia teria sido maravilhoso. A estrada alem de emburacada, tem enormes quedas de barrancos: ora cai-se de cima para a pista, ora cai de baixo da pista. Nao consegui fazer média superior a 40 km/h. Os desbarracados vao acontecendo ao longo dos anos e vao ficando. Mas pedra caindo na pista tem muito. Estávamos num posto de gasolina descancando, quando de frente, na pista, um monte de terra desceu barranco abaixo até a pista.

Choveu mansamente durante toda a noite e dormimos maravilhosamente bem com um pequeno frio que ajudou no sono. O dia amanheceu com ela caindo. Como a barraca estava instalada em céu aberto, tivemos que esperar ela passar para podermos levantar acampamento. Assim fizemos o leite com chocolate dentro da barraca e comemos uns paes que sempre carregamos. A nossa barraca tem uma área e é nela que cozinhamos e guardamos as botas e outros materiais nao muito cheirosos. Eventualmente essa área serve de banheiro para o xixi da Edivania, quando nao há banheiro fácil para ela. Devido o vento e o frio, frequentes por essa regiäo, quase sempre fazemos a sopa noturna dentro dessa área. Nossa alimentacao funciona mais ou menos assim: de manha comemos o que provisionamos no dia anterior; lá para 10 horas procuramos um supermercado para comprar o almoco (quase sempre pao, presunto, queijo, maionese e ketchup) e suprir de alimentos para o lanche vespertino. Depois das 15 hs procuramos um acougue e compramos umas 200 gramas de carne e ovo se já estiver precisando (aqui vendem uma cartela com 6 ovos). A noite fritamos a carne, misturamos a sopa semi-preparada e jogamos dois ovos lá dentro. Assim está pronto nosso jantar.
Continuando com o dia de hoje, depois do desgejum, e considerando que a chuva nao parava e era sábado, aproveitei para a Edivania dar uma lixada nas minhas unhas. Terminado o servico de manicure, a chuva terminou também e levantamos acampamento.
Para cumprir a rotina de compras matinal já citados, entramos numa cidade de nome Pasto. Cidade grande. Nela queria comprar um mapa da Colombia que nao achei na primeira cidade na divisa com o Equador. Vale ressaltar que atualmente, depois dos GPS e do Google Maps, näo se encontra mais mapas em papel. No Peru tive trabalho para encontrar e na Colombia ainda nao consegui.

Foi em Pasto que descobri que ainda exitem muita gente boa nesse mundo. Perguntei para um homem que estava entrando em uma camionete, sobre onde encontrar uma papelaria para eu comprar o referido mapa. O cara tentou me explicar, mais depois resolveu, dizendo-me: "siga-me". Para encurtar a historia, andamos o centro da cidade todoinho parando em cada uma das 5 papelarias, até que encontramos um mapa em forma de quebra cabeca. Ele pagou o mapa para mim dizendo que era presente. Depois disso me levou ao centro histórico da cidade e depois me deixou na Rodovia para eu seguir rumo a Bogotá. A foto do casal está acima, junto comigo e os funcionários da papelaria olhando. O nome dele Montenegro e o da esposa Cládia Urbano. Ele parece o Carlos que joga peteca comigo no lago municipal.

Diáriamente, a partir das 17 hs comecamos olhar algum posto que ofereca boas condicoes para dormir. Hoje, já era 18 hs e nao tínhamos encontrado nenhum. Parei em um dentro da cidade para abastecer, mas nem ia perguntar sobre o poso devido o aperto das instalacoes. Mas mudei de ideia e perguntei. Resultado, ganhamos uma área excelente para dormir, conforme foto da barraca acima.
-
29/05/2011 - Sexta-feira - 37o diaDedico este Post à minha amiga Helencimone, ex-colega do Hospital Municipal e eterna amiga. Sempre torce por mim e exagera nos elogios.

Tiramos poucas fotos dessa etapa da viagem. A estrada està muito ruim e o percurso foi muito cansativo. Demos uma enrolada no dia porque nao querìamos entrar em Cali durante a noite. Por isso entramos em diversas cidadezinhas sò para chegar a hora de procurar o pouso. Enncontramos um posto de gasolina na entrada de Cali, no qual uma atendente foi muito atenciosa conosco. Fornecendo-nos inclusive o cafè da manha, composto de um copo de leite e uns biscoitos frito. Mesmo tendo comido o nosso, degustamos o dela que foi feito com muito carinho. Com certeza!
Aos futuros motociclistas que viajarem por essas bandas, tragam um modem da Claro, porque por aqui, a Claro è a empresa de telefonia mais forte em termos de propaganda.
-
30/05/2011 - Segunda-feira - 38o diaDedico este Post ao Josè de Freitas que como Diretor da Radio Integracao News FM facilitou a divulgacao da minha viagem. E sua esposa Marlene, muito alegre, curtiu com risos meu projeto.

Nao demoramos muito dentro de Cali. Fomos atè o centro e tentei encongtrar meu amigo Jorge que tambem faz a viagem ao Alaska. Mas, quando cheguei a seu hotel ele jà tinha saido rumo a Bogotà. Entao demos uma volta pelo centro e, como de praxe, procuramos um supermercado e nos abastecemos de suprimentos e partimos rumo a Bogotà.
O inicio da viagem, uns 100 km, a pista era dupla e a viagem sò nao rendeu mais por causa das nossas bundas. Nossas bundas estao com um prazo de validade muito curto; de 70 em 70 km temos que parar por causa de dores nas mesmas. Depois entramos numa estrada simples e cheia de remendos que me obrigava a diminuir a velocidade. Posteriormente iniciamos a subida de uma serra com curvas extremamente perigosas. Tao perigosas que garotos ficam orientado os caminhoes dando sinais se podem ou nao entrar fazendo a curva abertamente e invadindo a outra pista. Depois tem um placa "fim da sierra" entao inicia-se a descida. As curvas continuam e para piorar comeca a chover intermitentemente. Chovia num local depois noutro e assim por diante.

Num desses intervalos da chuva um grupo de policiais me parou. O guarda me pediu seguro e eu disse que a Aduana me tinha liberado somente com o seguro obrigatorio do Brasil. Entao ele me levou para o chefe dele. Entao eu pensei:"là vem propina!". O chefe dele voltou a perguntar pelo seguro e eu apresentei a mesma resposta. Entao ele disse: "tenho que te multar por ultrapassagem indevida!". Levei uns 5 minutos tentando dizer que nao ele dizendo que sim.
Como a Edivania tinha ficado muito brava comigo por eu ter pago a propina no Peru, dizendo insistemente que se eu tivesse a chamado nao haveria tal pagamento, entao tive a ideia de colocà-la na jogada. Pedi o guarda para eu ir no mato fazer um xixi e fiz um sinal para a Edivania ir atè os guardas. Là no xixi eu escondia o dinheiro da carteira, porque no caso de uma propina eu teria somente uns R$ 20.00 na carteira. Quando voltei encontrei a Edivania brava com o chefe dos guardas. Falava alto:"entao porque voces nao multaram os outros carros que desceram junto com a gente?". Saì de fininho e fui sentar numa pedra mais longe. Cada soldado empunhava um metralhadora do tamanho do meu braco esticado e eu nao queria correr o risco de ser um acidentado por uma bala.
Passado alguns minutos chega a Edivania com os documentos na mao e sem pagar nada. Doravante ela sera minha interlocutora nesses assuntos.
-
31/05/2011 - Terca-feira - 39o diaDedico este Post à Lila, Diretora da Radio Integracao News Fm, que nos ajudou na divulgacao da minha viagem.
Chegamos em Bogotà por volta das 10 horas. Acordamos cedo e rodamos muito porque meu amigo de viagem Jorge Geovani estava me esperando para assertarmos o embarque das motos via aviao para o Panamà. Resolvi deixar a viagem de barco pelo caribe para a volta, porque senao teria que refazer o mesmo caminho entre Bobotà e Cartagena, algo em torno de 1.000 km cada uma (2.000 km no total). Ou seja iria agora atè Cartagena e depois pegaria barco. Na volta nao justificaria eu votar via mar entao pegaria aviao e desceria em Bogotà. Entao novamente teria que ir rumo ao litoral norte da Colombia tendo edm vista que precisarei entrar pela Venuzuela e Guianas.
Fomos na empresa aèrea para acertar os detalhes, mas em cada voo so podem ir 2 pessoas. Assim o Jorge vai amanha. Eu terei que ir na sexta-feira. Mas amanha de manha ficarei sabendo se havera um voo extra para amanha a noite. Estou no mesmo hotel em que o Jorge estava.

O Jorge foi um amigo que arrumei durante o planejamento da viagem. Trocamos dezenas de e-mails mas nao nos conhecìamos pessoalmente. Infelizmente nosso tempo junto serà somente amanha, tendo em vista que a moto dele è muito mais ràpida que a minha e o roteiro dele um pouco diferente do meu, alèm do aspecto financeiro. Prometemos nos encontrar no Canadà.
-
Continuamos reproduzindo as passagens do nosso amigo Sinomar e de sua companheira Edivânia por este continente. Neste último post, eles estavam seguindo de avião de Bogotá ao Panamá, pois não há trecho por terra. Vamos acompanhar.
---

Dedico este Post ao Pastor Etelney, diretor da Radio Boas Novas. Quando jogávamos bola, apesar da nossa amizade, nunca jogamos no mesmo time: o time ficava muito desiquilibrado.
Logo cedo partimos rumo ao setor de carga do aeroporto de Bogota, para enbarcarmos as motos, contando com a possibilidade do voo extra que a gerente da loja havia aventado. Ao chegar fomos informados que haveria o voo extra e poderíamos embarcar as duas motos juntas.
Porém, depois das motos embarcadas, informaram que o voo extra seria no dia seguinte. Ficamos chateados, mas como a gerente nao tinha dado certeza, resignamos e voltamos para o hotel. Negociamos uma reducao no preco da diária e ficamos.
Para melhor entendimento do leitor é preciso explicar que o aviao de carga só transporta dois passageiros e, como éramos três (Jorge, Edivania e Eu) ficou acertado que nós dois ficaríamos para o dia seguinte e o Jorge iria no primeiro voo. O voo dele estava marcado para as 21 horas.

O Jorge saiu do hotel por volta das 16 hs rumo ao aeroporto já que sua diária do hotel expirou as 15:00 horas. Por volta das 18:30 o telefone do apartamento toca e era o Jorge dizendo: "corre e venha para o aeroporto agora! consegui autorizacao para irmos os três no mesmo aviao!". Peguei um taxi e enfrentamos um trânsito de final de dia e conseguimos chegar a tempo.
A autorizacao teve que ser obtida porque um de nós teríamos que viajar na cabine da tripulacao. Considerando que a Edivânia nunca tinha andado de aviäo, deixamos para ela o privilégio de ir junto com os pilotos. Que sorte, hem! A primeira vez que viaja, já obtem um privilégio desse.

O Jorge e eu ficamos numa cadeirinha olhando para uma parede sem nada, num corredor que mal cabia nossas pernas, como aqueles castigos que nossos pais e professores nos sibmetiam. A sorte que a viagem durou apenas uma hora.
Chegamos no Panamá por volta das 23 horas, muito cansados, pricipalmente para mim que fiquei o dia todo sem comber.
Ontem saímos para almocar com o Jorge e comi um Peixe frito. Resultado: Até duas horas da manhä o peixe estava no meu estômago. O pior, foi que nao trouxe Sonrrisal. Na parte da manhä, enquanto arrumávamos a documentacao para exportacao das motos, a vontade vomitar era enorme. O problema estomacal ocorreu na terca-feira e somente na quinta, na hora do almoco, foi que voltei a comer. Portanto fiquei muito debilitado, principalmente porque, tivemos que andar muito.
-
01/06/2011 - Quarta-feira - 40o diaDedico este Post ao Pastor Etelney, diretor da Radio Boas Novas. Quando jogávamos bola, apesar da nossa amizade, nunca jogamos no mesmo time: o time ficava muito desiquilibrado.

Logo cedo partimos rumo ao setor de carga do aeroporto de Bogota, para enbarcarmos as motos, contando com a possibilidade do voo extra que a gerente da loja havia aventado. Ao chegar fomos informados que haveria o voo extra e poderíamos embarcar as duas motos juntas.
Porém, depois das motos embarcadas, informaram que o voo extra seria no dia seguinte. Ficamos chateados, mas como a gerente nao tinha dado certeza, resignamos e voltamos para o hotel. Negociamos uma reducao no preco da diária e ficamos.
Para melhor entendimento do leitor é preciso explicar que o aviao de carga só transporta dois passageiros e, como éramos três (Jorge, Edivania e Eu) ficou acertado que nós dois ficaríamos para o dia seguinte e o Jorge iria no primeiro voo. O voo dele estava marcado para as 21 horas.
O Jorge saiu do hotel por volta das 16 hs rumo ao aeroporto já que sua diária do hotel expirou as 15:00 horas. Por volta das 18:30 o telefone do apartamento toca e era o Jorge dizendo: "corre e venha para o aeroporto agora! consegui autorizacao para irmos os três no mesmo aviao!". Peguei um taxi e enfrentamos um trânsito de final de dia e conseguimos chegar a tempo.

A autorizacao teve que ser obtida porque um de nós teríamos que viajar na cabine da tripulacao. Considerando que a Edivânia nunca tinha andado de aviäo, deixamos para ela o privilégio de ir junto com os pilotos. Que sorte, hem! A primeira vez que viaja, já obtem um privilégio desse.
O Jorge e eu ficamos numa cadeirinha olhando para uma parede sem nada, num corredor que mal cabia nossas pernas, como aqueles castigos que nossos pais e professores nos sibmetiam. A sorte que a viagem durou apenas uma hora.
Chegamos no Panamá por volta das 23 horas, muito cansados, pricipalmente para mim que fiquei o dia todo sem comber.
Ontem saímos para almocar com o Jorge e comi um Peixe frito. Resultado: Até duas horas da manhä o peixe estava no meu estômago. O pior, foi que nao trouxe Sonrrisal. Na parte da manhä, enquanto arrumávamos a documentacao para exportacao das motos, a vontade vomitar era enorme. O problema estomacal ocorreu na terca-feira e somente na quinta, na hora do almoco, foi que voltei a comer. Portanto fiquei muito debilitado, principalmente porque, tivemos que andar muito.
-
02/06/2011 - quinta-feira - 41o diaDedico este Post ao Erly Gaspar, comentarista jornalistico da Rádio Boas Novas, pelos elogios feitos à minha viagem no seu programa.

Estamos no Panamá. Saimos do hotel as 7 horas para buscar as motos no terminal de carga. O processo foi muito lento e saimos de lá mais de 11 horas. Depois, fomos abastecer as motos, já que tivemos que tirar quase toda a gasolina para embarcar a moto e depois fomos almocar.

Resolvemos dar uma volta pelo ponto rico da cidade, onde há bonitos e enormes prédios. Depois fomos visitar o centro, onde está o lado pobre. Infelizmente, quando estávamos no centro a moto do Jorge deu um problema: queimou um fusível e tivemos que arrumar um hotel e aguardarmos para amanhä para consertá-la.

Devido ao defeito na moto dele, deixamos para conhecer o ¨Estreito do Panamá", manhä de manhä.
-
Darien Gap - Transportando moto de aviao de Bogotá para Panamá
Este post está sendo feito por mim e pelo Jorge (www.skoladosdoasfalto.com/javali) para ajudar no planejamento de outros motociclistas que vierem a fazer a mesma viagem.
1 - Embarque da moto:
1.1 - Empresa: Nós optamos pela empresa AIR Aerolines Cargo Park, com a gerente Comercial Diana Marcela Mendieta, cujo e-mail é o seguinte: comercial@aircargopack.com. Endereco: Av. Eldorado no. 103-22. Entrada 2, Int. 7. Of. 101-201.
1.2 - Documentacao: A empresa já inclui no preco o custo de um despachante que cuida de tudo, mas a gente tem que andar com ele para resolver as questoes da aduana, porque temos que assinar. Mas ele preenche tudo e tem privilegio no atendimento por onde andamos. Na hora do embarque, junto com os tripulantes, somos levados ao setor de imigracao.
1.3 - Valores: Pagamos U$ 900,00 pela moto e U$ 150,00 por cada passageiro. Nao aceitam cartao; o pagamento tem que ser em dólar. Nao sei porque, mas paguei apenas U$ 150,00 para eu e a Edivänia. Nao sei se é padrao ou se erraram. Só podem ser transportados dois passageiros por cada voo. Importante: esse transporte é considerado cortesia por eles, tendo em vista que a tripulacao nao tem interesse de transportar passageiros. Mas fomos muito bem tratados. Na hora de embarcar tem que pagar uma taxa de U$ 35.00 por pessoa. Para liberar as motos no Panamá tem que pagar U$ 28.20. No nosso caso como as motos vieram juntas o valor foi dividido entre eu e o jorge. Mas se vier uma só moto o valor é o mesmo. Cobram U$ 5.00 para detizar a moto, tínhamos U$ 4,00 e eles aceitaram, porém eles nao fazem nada; pegam o dinheiro e vao embora.
1.4 - Taxi no Panamá: O aeroporto é muito grande e o terminal de carga fica distante 29 km do centro da cidade. Pagamos U$ 32.00 para cada sentido da viagem. Sugerimos o viajante pesquisar outras opcoes de hotel. Nós viemos para o centro porque um amigo do Jorge tinha indicado um hotel. Mas pode haver hotel para outro lado da cidade.
1.5 - Documentacao da moto no Panamá: Recomendaram para chegarmos bem cedo devido a quantidade de pessoas que procuram o setor. Mas nao encontramos muita gente, mas a lentidäo dos funcionários e a burocracia, alem de um sistema arcaico e que cai a todo momento.
-
CONTROLE DIARIO DOS ACESSOS NO BLOG DO SINOMAR
NA VIAGEM MORRINHOS AO ALASKA DE MOTO.
05/05..............1.967 - Noite
06/05..............1.973 - Manhã
06/05..............2.036 - Noite
08/05..............2.108 - Manhã (Domingo)
08/05..............2.126 - Tarde
10/05..............2.246 - Noite (terça)
11/05..............2.257 - Manhã
11/05..............2.244 - Noite
12/05..............2.361 - Manhã
12/05..............2.404 - Noite
13/05..............2.410 - Manhã
13/05..............2.492 - Noite
14/05..............2.505 - Manhã
14/05..............2.519 - Noite
15/05..............2.541 - Manhã (Domingo)
15/05..............2.580 - Noite ( " " )
16/05..............2.607 - Manhã
17/05..............2.848 - Noite
18/05..............2.878 - Manhã
18/05..............2.919 - Noite
19/05..............2.984 - Manhã
19/05..............3.030 - Noite
20/05..............3.038 - Manhã
20/05..............3.086 - Noite
21/05..............3.021 - Manhã
21/05..............3.220 - Noite
23/05..............3.327 - Manhã (Segunda Feira)
24/05..............3.476 - Manhã
26/05..............3.594 - Manhã
27/05..............3.650 - Manhã
27/05..............3.715 - Noite
29/05..............3.841 - Noite (Domingo)
30/05..............3.949 - Tarde
01/06..............4.147 - Cedo
01/06..............4.337 - Noite
04/06..............4.599 - Noite
Vejam a evolução dos acessos que estou anotando, toda postagem nova que meu irmão Sinomar coloca, espalho para mais de 1.000 e-mails. Graças a estes amigos que tem acessado o Blog. Agradeço de coração a todos.
-
03/06/2011 - Sexta-feira - 42o diaDedico este post ao amigo Júnior do Posto Pit Stop, também motociclista. Espero que com meus relatos ele tenha coragem de colocar sua Harley na poeira. Rss
Depois de trës dias de hotel, hoje foi dia de retornar a rotina de pobre. Foi um dia meio triste porque tivemos de nos separar do meu novo amigo Jorge. Foram 4 dias de uma convivëncia muito proveitosa. O cara é muito alto astral. Durante dodo tempo que ficamos juntos e apesar de todos problemas com relacäo ao embarque das motos ele sempre estava com um sorriso no rosto.

Outro aprendizado, porém difícil para eu colocar em prática, foi com relacao à comunicacao do cara. Ele sai puxando conversa com todo mundo; para todos pergunta o nome e leva a mao para cumprimentar dizendo o seu acompanhado de uma expressäo :"muitcho gosto". Nesse ponto atá achei bom separar, porque agora sou obrigado a conversar; antes eu me acomodava e empurrava tudo para ele.

Mas infelizmente, ele nao está estruturado para acampar e nem precisa e eu nao estou estruturado financeiramente para dormir todo dia em hotel. Mas com certeza ele é um cara que ficou no meu coracao.
Depois de nos despedirmos, a Edivänia e eu fomos visitar o Canal. a despedida foi na entrada do ponto de visita. Ele nao pode subir porque sua moto nao podia apagar: estava sem bateria. Aliás foi a desculpa dele ter que deixar sua bateria carregando 12 horas consecutivas que serviu de desculpa e amenizou a despedida.
O Canal do Panamá é uma obra monumental que, sozinho deve manter a economia do Panamá. Tudo gera em torno do Canal, inclusive um turismo muito forte que recebe gente do mundo todo. Além das taxas cobradas para passar cada navio o país utiliza o transporte de trem e caminhao para levar produtos entre um oceano e outro. No restante do país näo notei nada que gere divisa para o país. Nem agricultura é bem explorada.
As fotos doravante näo vao ficarem muito boas porque minha máquina comecou a dar uns problemas. Foi difícil encontrar fotos boas para este post.
Permissões de Postagem