Página 11 de 14 PrimeiroPrimeiro ... 910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 110 de 137
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    175/295 - Biguaçu - 28/10/2012

Tenho muita dificuldade em me desvencilhar de alguns hábitos daquela época em que era mais pobre, como este de querer almoçar, ou pelo menos tentar sentar a mesa um pouco antes do meio dia, para que o dia renda um pouco mais, ou na contra mão, adoro acordar cedo para ficar mais tempo sem fazer nada.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Biguaçú01.jpg
Visualizações:	426
Tamanho: 	93,5 KB
ID:      	8513

É um grande paradoxo que convivo em harmonia, almoçar cedo para que o dia renda mais e levantar de "madrugadinha", uma grande mentira, para sobrar mais dia sem ter o que fazer.

Dilema bom de se viver!

Bem, uma da tarde já estávamos almoçados e prontos para pegar a estrada em mais uma jornada Valente Fazedores de Chuva, direcionados para a região da Grande Florianópolis, a capital dos barrigas verdes.

Nome:	         Biguaçú07.jpg
Visualizações:	124
Tamanho: 	92,3 KB
ID:      	8514

Ir para este nosso destino de hoje seria como um mergulho no passado, que acabou não acontecendo porque voltarei lá com a minha mãe, "biguana" de nascimento, assim como o meu avô Procópio, meu querido, amado e saudoso avô, protetor incondicional deste escriba e homem de uma sensibilidade sem tamanho no trato comigo, sortudo em te-lo por perto durante tantos anos.

Grande figura aquele avô da aceitação incondicional de tudo o que o neto podia e não deveria fazer, sendo ele uma herança que acompanhou o casamento da minha mãe, e aceito sem nunca ter havido uma única ressalva, crítica ou gesto que não dignificasse o grande amor e maravilhoso relacionamento que mantinha com o meu pai, e o único que em tese, poderia me chamar a atenção e me aplicar os corretivos que nunca vinham, a não ser em forma de palmadas ou puxões de orelha que mais tinham o sabor da cumplicidade do que da penalidade.

Nome:	         Biguaçú06.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	96,5 KB
ID:      	8515

Quantas lembranças vão sendo trazidas pelo vento e colhidas pelo capacete que balança buscando lá no baú das recordações, não do seu fundo, porque tudo continua muito no raso, as histórias que foram marcando a minha vida. A Angela, lendo os meus pensamentos se manteve em silêncio e assim os quilômetros foram sendo sorvidos e quando percebemos, foi só o tempo de darmos a seta para pegarmos a marginal que nos levaria para o centro de Biguaçu.

Parece que foi num piscar de olhos que tantos anos passaram pelo visor das minhas lembranças!

A cidade continua mantendo a sua característica interiorana, claro que absurdamente movimentada nos dias de semana, haja vista o sistema viário urbano nos aparentar o mesmo há anos, com a diferença que se tornou mais do que nunca, uma cidade dormitório da capital, daí, imagino o inferno a ser enfrentado durante o horário comercial, nos dias de semana, pelos seus 59.000 biguaçuenses, que vão se espremendo como podem nos loteamentos feitos daquele jeito.

Rodamos desde a nossa saída 62 km, que não fora o relógio nos sinalizar para a realidade, a impressão nos levava a não dar mais do que um par de minutos para cumprirmos este trajeto de tantas e boa lembranças.

Para não entrarmos na briga gigantesca sobre o significado do nome biguaçu, vamos ficar como "cerca grande", uma vez que esses índios eram uns sacanas, pois nem eles mesmos sabiam o que falavam, pelo que deduzo das grandes discussões sobre os significados das palavras indígenas.

Nome:	         Biguaçú05.jpg
Visualizações:	135
Tamanho: 	100,4 KB
ID:      	8516

A registrar que um ar condicionado da prefeitura trabalhava feito doido, agora, não sei se era para refrigerar o CPD, o que não me pareceu, ou porque, o mais lógico, na sexta o pessoal na fissura de começar o fim de semana, saiu sem dar a mínima para quem paga a conta.

Pobres de nós contribuintes!

176/295 - Antonio Carlos

Nome:	         Biguaçú14.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	96,4 KB
ID:      	8520

A tarde estava relativamente abafada e este nosso próximo destino que homenageia Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, político mineiro, que desconhecia e que dizem ter tido uma grande atuação na Revolução de 30.

Nome:	         Biguaçú08.jpg
Visualizações:	125
Tamanho: 	92,9 KB
ID:      	8517
    Uma das atividades da região é a venda de grama em leiva.

Quanta revolução, e com todo o respeito aos mineiros, o que é que se tinha de dar um nome completamente estranho à uma cidade com sotaque alemão?

Vai entender?

Nome:	         Biguaçú11.jpg
Visualizações:	129
Tamanho: 	99,6 KB
ID:      	8519

Aliás, ainda se percebe nas propriedades bem cuidadas o sotaque loiro dos seus imigrantes, que guarda todas as características das pequenas cidades do interior que vão resistindo como podem ao avanço da capital que vai a cada dia que passa, encurtando a distância que as separa, com aquela sede de ocupação e descaracterização, o que aos poucos vai acontecendo.

Nome:	         Biguaçú10.jpg
Visualizações:	119
Tamanho: 	89,6 KB
ID:      	8518

Vai que estou de má vontade com a cidade!

Vivem ao redor de 7.500 antonio-carlenses, que tem na fábrica da Coca Cola, provavelmente a sua melhor fonte de renda.

O tiro foi de 17 km com o clima bem abafado e claro, com a rotina permanente da deficiência de sinalização.

177/295 - Governador Celso Ramos

Olha! Lugar lindo, distante 46 km da nossa última parada!

Nome:	         celso ramos1.jpg
Visualizações:	117
Tamanho: 	91,6 KB
ID:      	8521

Baias, encostas, mar verde esmeralda aliada à sua vocação pesqueira, marca registrada nas faces e modos dos seus 13.000 gancheiros, que durante o domingo lagarteiam pela sua praça principal e avenida beira mar, com a docilidade e simplicidade típica daquelas pessoas acostumadas a viverem num pequeno paraíso.

Nome:	         celso ramos3.jpg
Visualizações:	113
Tamanho: 	85,4 KB
ID:      	8522

Mais um lugar que deveremos voltar, aliás, já são tantos que daqui a pouco estaremos fazendo mais um Valente Fazedor de Chuva em Santa Catarina.

Mas terá valido a pena!

Rodamos 46 km de puro prazer quando contornamos todas as encostas que nos foram apresentadas, temperadas pela boa farinha de mandioca, daquela fininha, branca e torradinha, e de alguma rendas de bilro que encontramos em lugares bem específicos, guardadora de toda uma tradição açoriana que trouxemos guardadas como verdadeiras jóias.

Nome:	         celso ramos2.jpg
Visualizações:	116
Tamanho: 	95,8 KB
ID:      	8523

Claro, o nome é uma homenagem ao ex governador Celso Ramos, responsável pelo estado de 61 a 66!

Nome:	         farra-do-boi.jpg
Visualizações:	128
Tamanho: 	62,8 KB
ID:      	8524

Agora, quanto a farra do boi, "pièce de résistence" dos ditos protetores dos animais, nem vamos falar nada, pela tamanha brutalidade que particularmente entendo!

Vamos deixar assim!

Nome:	         Captura de Tela 2012-11-23 às 23.46.24.jpg
Visualizações:	126
Tamanho: 	17,0 KB
ID:      	8525

Total percorrido : 125 km - Total geral : 9.290 km
    Última edição por Dolor; 23-11-12 às 23:59.

Data de Ingresso
    Mar 2011
    178/295 - Tijucas, terra de boas energias

É como se fosse o quintal da nossa casa, pois é passagem obrigatória quando vamos para o sul do estado ou para a capital, entretanto, há muito tempo não visitávamos esta nossa vizinha.

Nome:	         tijucas02.jpg
Visualizações:	327
Tamanho: 	97,5 KB
ID:      	9440

Normalmente é assim mesmo; vamos longe e esquecemos do perto.

De Governador Celso Ramos, até este nosso ponto, foram 32 km, bem agradáveis, com algumas compras feitas na saída do último município visitado.

Nome:	         tijucas01.jpg
Tamanho: 	97,2 KB
ID:      	9441

Com uma população em torno de 31.000 tijuquenses, cuja discussão da origem do nome, como de hábito, suscita discussões, sendo que as principais correntes dizem vir de "tiyuco", lama negra, a melhor tradução, adaptada para o feminino.

Mais ou menos o samba do crioulo doido.

Nem os índios sabiam o que falavam!

179/295 - Canelinha - Cidade das Cerâmicas

Também faz parte dos nossos roteiros de passagem, quando nos dirigimos para Nova Trento, distando 17 quilômetros da nossa última parada.

Nome:	         tijucas03.jpg
Tamanho: 	94,9 KB
ID:      	9442

Assim tivemos a oportunidade de dar uma volta pela cidade, conhecida pelas suas olarias e cerâmicas, que inclusive lhe empresta o nome para o slogan, tem também a maior pista de motocross da América Latina, onde são realizadas competições, inclusive de caráter internacional.

Nome:	         tijucas04.jpg
Visualizações:	112
Tamanho: 	96,8 KB
ID:      	9443

Vivem na terra, em torno de 11.000 canelinhenses que tem a origem do nome numa árvore, provavelmente uma canela, caída no rio Tijucas, motivo de preocupação dos navegantes, que ao avistarem-na gritavam: cuidado com a canelinha!

Daí pegou!

180/295 - São João Batista - Capital Catarinense do Calçado

Continuamos em casa, agora na cidade que tem a responsabilidade de ter sido a primeira colônia italiana do Brasil.

Nome:	         tijucas05.jpg
Visualizações:	114
Tamanho: 	91,1 KB
ID:      	9444

Põe responsabilidade nisso!

Hoje vivem ao redor de 27.000 batistenses, num dos mais importantes polos calçadistas do país, e sem dúvida, o principal em Santa Catarina, que alcançamos depois de rodar somente 11 quilômetros por uma rodovia bem movimentada, inadequada pelo grande fluxo de veículos.

Como em boa parte do estado!

Nome:	         tijucas06.jpg
Visualizações:	111
Tamanho: 	90,0 KB
ID:      	9445

Vale destacar que em 2.008, por ocasião das eleições municipais , coube a esta cidade a responsabilidade de ter tido as primeiras urnas biométricas, aquelas cuja identificação é feita através de impressões digitais.

Uma cidade pioneira!

181/295 - Major Gercino

Nome:	         tijucas10.jpg
Tamanho: 	96,8 KB
ID:      	9446

Foi nossa primeira visita à esta pequena cidade de pouco mais de 3.000 majorcinenses, por rodovia muito agradável, com característica bem rural.

Nome:	         tijucas09.jpg
Tamanho: 	95,6 KB
ID:      	9449

Produtora de vinhos, poderia ir se adequando e se equipando, dando contornos bem particulares, já que tem vocação turística, de sorte a atrair visitantes curiosos e interessados em pequenas, mas bem organizadas comunidades com diferenciais em equipamentos turísticos.

Nome:	         tijucas08.jpg
Tamanho: 	90,3 KB
ID:      	9447

Nem sei para que meter a colher nesta seara, mas quando vemos o distanciamento das cidades desta indústria sem chaminé, por falta absoluta de políticas de longo prazo, nos questionamos vivamente, pois todo o trajeto, desde São João Batista até o centro da cidade é muito agradável, bordejando todo o tempo o Rio Tijucas, com a presença de algumas "pinguelas", sempre uma atração à parte.

Nome:	         tijucas07.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	98,0 KB
ID:      	9448

Será que é tão difícil assim?

Nome:	         Captura de Tela 2012-12-12 às 17.27.34.jpg
Visualizações:	119
Tamanho: 	20,6 KB
ID:      	9439

Total percorrido - 167 km - Total geral - 9.457 km
    Última edição por Dolor; 23-12-12 às 17:23.

Data de Ingresso
    Mar 2011
    182/295 - Araquari - Capital Catarinense do Maracujá

Novo dia, novos destinos e um mesmo objetivo; continuar visitando todos os municípios do estado de Santa Catarina, nosso quintal, de sorte que possamos chegar no final deste desafio, diga-se de passagem, gigantesco, com uma panorâmica sobre esta parte do Brasil, nossa quinhão natal dentro da federação.

Nome:	         Michel02.jpg
Visualizações:	298
Tamanho: 	92,8 KB
ID:      	9923

Como de hábito, as promessas antes da cama nos agasalhar para sair cedo de manhã, transformam-se em sonhos e quando o relógio marcava 10 h, estávamos subindo na Bonitona rumo ao norte, mais precisamente para Araquari, presente na minha vida desde o início ginasial posto que boa parte dos meus amigos no bairro da Vila, onde morava, em Itajaí, tinham como objetivo estudarem no Colégio Agrícola de Camboriú ou de Araquari, portanto, me era bem familiar e totalmente desconhecida apesar das centenas, quem sabe milhares de vezes que passei pela entrada da cidade e indiferente segui em frente, apesar dos 93 quilômetros distantes da minha casa.

Nome:	         Michel03.jpg
Tamanho: 	97,5 KB
ID:      	9924

Agora a cidade volta às manchetes, não só pelo seu Colégio Agrícola, pertencente a Universidade de SC, mas pela instalação de uma fábrica de automóveis BMW, a gigante alemã, com projeto para começar a construir a sua unidade nesta cidade a partir do início de 2013 e produção no final de 2014, portanto, tudo em vias de fato depois de acertadas as arestas fiscais.

Deverá ser catapultada, pois empregará alguma coisa perto de 1.500 pessoas, dentro de uma cidade onde vivem 25.000 araquarienses.

Seja bem vinda BMW!

Entretanto, muito precisa ser feito para tirar a cidade da sua vocação agrícola e lança-la na era industrial, ainda mais pela porta da frente.

Aliás, há que se fazer praticamente tudo, porque a cidade nos aparentou ser muito atrasada.

183/295 - São Francisco do Sul

A cidade mais antiga de Santa Catarina, respira algumas contradições especialmente na área econômica, uma vez que tudo orbita em função do seu porto, dando números invejáveis, como por exemplo, a de ser a 8ª economia do estado e também a primeira colocação como o maior PIB per capita, o que para mim não serve de consolo quando se olha o seu entorno e se constata que se viver de média, nem sempre é um bom negócio, porque a cidade tem características de atraso bem significativas e mesmo apesar da sua beleza natural, não reflete nem em números nem em ações urbanas este poderio.

Nome:	         Michel06.jpg
Visualizações:	106
Tamanho: 	94,5 KB
ID:      	9927

Ajudam a compor este quadro econômico destacado, a presença da gigante francesa na área siderúrgica, a ArcelorMittal além da Petrobrás.

Nome:	         Michel01.jpg
Tamanho: 	95,8 KB
ID:      	9931

Como vivo daquilo que tenho no bolso, acho bem interessante ser rico na média daquilo que não possuo, me deixo levar pelos casarios coloniais, alguns bem mantidos enquanto outros não, pelo aroma saboroso do mar e pela sensação muito agradável de passear pelo Museu Nacional do Mar, coreto na praça central onde se encontra a Igreja Matriz, Palácio da Praia do Motta, entre outras agradáveis atrações que sugerem uma simpatia muito grande por esta tetra centenária cidade.

Nome:	         Michel04.jpg
Tamanho: 	94,8 KB
ID:      	9932

Bastou um mergulho de 24 km para voltarmos tantos séculos nesta cidade cheia também das suas lendas.

Nome:	         portela-restaurant-as.jpg
Visualizações:	118
Tamanho: 	61,4 KB
ID:      	9933

Finalizamos a nossa manhã almoçando no bem localizado e para nós, caríssimo Restaurante Portela, cuja comida não fez jus ao preço cobrado. Um absurdo!

184/295 - Balneário Barra do Sul

Nome:	         Michel10.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	93,6 KB
ID:      	9936

Pouco mais de 32 km chegamos nesta pobre cidade litorânea, sem nenhum atrativo, pelo menos aparente, de nos atrair para grandes circuladas e prospecções apesar da sua antigüidade, mais pela sua proximidade com São Francisco do que pelos seus feitos, onde vivem aproximadamente 8.500 barrassulenses, envolvidos, na sua maioria, com as atividades de pesca, típica das cidades de origem portuguesa, mesclada com os indígenas, que habitavam a costa de Santa Catarina.

Nome:	         Michel08.jpg
Visualizações:	104
Tamanho: 	90,7 KB
ID:      	9934

Muito precisa ser feito e conforme já sugerimos aqui neste tópico, pecam as cidades através das suas administrações ao longo de todos os anos, de não darem uma característica para o seu contorno urbano, explorando, digamos, a temática da sua vocação, seja de colonização, da atividade comercial ou industrial principal, dos seus produtos, sejam eles, agrícolas, de artesanato, turísticos, enfim, desenvolverem as comunidades voltadas para um tema forte de forma a encantar as pessoas a virem visita-las e desta maneira, através do turismo organizado e com objetivos a médio e longo prazos, promover os seus desenvolvimentos.

Nome:	         Michel09.jpg
Visualizações:	101
Tamanho: 	93,0 KB
ID:      	9935

Acho que estou querendo muito, apesar de ser tão pouco!

185/295 - São João do Itaperiú

O tiro não foi maior do que 61 km e do pobre fomos ao mais pobre, sem acrescentar nada de diferente a não ser a descoberta pelo nosso povo de que com um pé de galinha se faz uma canja.

Nome:	         Michel11.jpg
Visualizações:	102
Tamanho: 	89,0 KB
ID:      	9937

Tremendo "cachaçal" na entrada da cidade, bem perto da prefeitura, celebrando sei lá o que!

É muito riso e pouco siso, como dizia a minha avó, há mais de cinqüenta anos quando nos via, as crianças, muito "fogueteiras"!

Se salário mínimo de R$620 é motivo de festa...bem vamos mudar o rumo da prosa porque estou me sentindo meio ácido.

186/295 - Piçarras - Namorada do Atlântico

Decididamente falta sotaque, daquele tipo mais arrastado, nesta região tipicamente portuguesa, com acento bem açoriano.

Não muda nada e tudo vai se ajeitando da maneira como a corrente vai levando, pois nem a prefeitura escapou, pelo visto, da falta de carinho, pois se a casa onde moramos ou trabalhamos é desleixada, o que esperar de cuidado para com a casa dos outros?

E olha que devem ter gasto um monte de dinheiro promovendo um plebiscito, há alguns anos, para a inclusão do prefixo Balneário antes do nome original Piçarras, como se isso fosse uma grande obra.

Nome:	         Michel12.jpg
Tamanho: 	93,3 KB
ID:      	9941

Quanto desperdício de tempo, dinheiro e energia para não se sair do lugar!

Possui uma população em torno de 12.000 piçarrensses que tem na pesca e no turismo a sua vocação.

O nome Piçarras vem de um tipo de argila encontrada no seu subsolo, chamada de piçarro, muito prazer.

Para aqueles que já a visitaram, seguramente devem ter voltado outras vezes tanto pela beleza da sua topografia quanto pela generosidade e hospitalidade do seu povo.

187/295 - Penha - Capital Catarinense do Turismo Temático

Sem dúvida o slogan da cidade tem tudo a ver com a presença do Beto Carrero World, famoso parque de diversões com a grande capacidade de atrair turistas de todo o país e de outros vizinhos, fundado em 1.991, quando tive o privilégio de conhecer o seu idealizador.

Sempre achei o falecido Sérgio Murad, um corajoso, pela opção por esta parte de Santa Catarina, sujeita a chuvas e trovoadas, com presença marcante do inverno nos meses a ele destinado, ocasionando longos períodos úmidos e frios, o que na minha opinião, dificultaria a vinda dos visitantes durante esta parte do ano, em detrimento ao nordeste, onde o bom tempo se faz presente o tempo todo.

Nome:	         Castelo_Beto_Carrero_World[1].jpg
Visualizações:	98
Tamanho: 	91,1 KB
ID:      	9953

De qualquer maneira deveria ser erguida uma estátua a este visionário que investiu muito dinheiro na área, conseguindo colocar o município de Penha dentro do contexto do turismo nacional.

Não sei se foi valorizado o suficiente, não sei...pelos catarinenses e os 25.000 penhenses!

Praticamente não se sabe quando estamos em Balneário Piçarras ou Penha, pois ambos fazem parte da maravilhosa topografia litorânea de Santa Catarina, tendo este último alguma coisa como 30 km de costa, formando praias de belezas ímpares.

Nome:	         Michel14.jpg
Visualizações:	95
Tamanho: 	95,4 KB
ID:      	9954

Enquanto nos preparávamos para a foto em frente da prefeitura, qual não foi a nossa surpresa ao encontrarmos com o Michelzinho Sabbagh e a sua família indo para a casa deles na Praia de Armação, uma dessas bonitas que acabamos de falar.

Nome:	         Michel05.jpg
Visualizações:	94
Tamanho: 	90,2 KB
ID:      	9955

Fizemos a foto juntos e após nos dirigimos para aquele café, como dizem os cablocos da nossa região, com mistura, na residência deles. O Habib, forma carinhosa como o trato, assim como a Dinha, sua mulher e os filhos, Neto e Monique, estão para nós como Piçarras está para a Penha, sem fronteiras e sem limites.

Fazem parte da nossa vida.

Nome:	         Captura de Tela 2012-12-29 às 13.46.51.jpg
Tamanho: 	19,4 KB
ID:      	9956

Total percorrido : 263 km - Total geral : 9.720 km
    Última edição por Dolor; 29-12-12 às 13:49.

Data de Ingresso
    Mar 2011
    188/295 - Nova Trento

Viajar com o FC Chiquinho, nosso companheiro de algumas jornadas, é uma grande alegria e um prazer renovado a cada nova tocada. Como das outras vezes o nosso ponto de encontro foi na Tutti's Pão, aquela tradicional padaria de Balneário Camboriú, SC, onde nos finais de semana, como neste, para nós por volta das oito da manhã e para os recém vindos das baladas, provavelmente, oito da madruga.

Comentamos ao ver o pessoal chegando da "night" as surpresas reveladas para ambos os apaixonados de uma noite, o quanto de dragão tem a donzela e o quanto de "mané" tem o garanhão, quando o sol tira as máscaras, deixando cada um com a sua verdade exposta.

Certamente sustos acontecem, especialmente depois de passada a ressaca com a quantidade de comida sendo devorada por todos.

Nome:	         Nova Trento02.jpg
Visualizações:	303
Tamanho: 	93,5 KB
ID:      	10010

Como não temos nada a ver com a vida de ninguém, os bonitos partem em direção à Nova Trento, uma das italianas de Santa Catarina, considerada hoje, a segunda cidade turística religiosa, pois o Santuário da Santa Paulina está localizada nesta católica cidade, local escolhido pela Madre Paulina para fundar a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, ordem cuja vocação principal está na educação, mantenedora entre outros, do Colégio São José, em Itajaí, SC, onde tivemos a Angela e eu, o privilégio de estudar.

Nome:	         Angela00001.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	95,1 KB
ID:      	10014

Como naquela época o Colégio aceitava meninos somente até o terceiro ano do primário, ao passar para o ano seguinte o meu caminho natural foi o Colégio Salesiano, administrado pelos padres seguidores de Dom Bosco, permanecendo a Angela até o final do seu curso do segundo grau, no mesmo endereço, portanto, sua única escola.

E que escola!

Nome:	         Nova Trento03.jpg
Visualizações:	129
Tamanho: 	98,2 KB
ID:      	10011

Vamos em frente e já chegando em Nova Trento, depois de rodarmos 82 km, fomos agradavelmente surpreendidos pela presença de alguns "bikeiros" vindos de Florianópolis, o Fernando, Marcelo e Rodrigo, que tem nesta saudável atividade o seu esporte preferido.

Confraternizamos por alguns minutos, fizemos as fotos de lei e desde já ficou a saudade desta turma bacana, com a promessa de acessarem o nosso site e caso seja do gosto deles, transformarem este nosso território, no deles também.

Fiquem à vontade amigos!

Nome:	         DSC03723.jpg
Tamanho: 	96,3 KB
ID:      	10025

Claro, a visita ao Santuário é obrigatória, assim como o encontro com a Irmã Adelina, por muitos anos diretora do Colégio São José, professora do primeiro ano primário da Angela, pessoa com a qual temos um relacionamento muito grande e forte, dada a admiração que temos por ela, hoje encarregada de comandar aqui, toda a obra da Madre Paulina.

Nome:	         Nova Trento05.jpg
Visualizações:	116
Tamanho: 	92,4 KB
ID:      	10013

É sempre um grande prazer encontra-la, receber além dos seus carinhos, a sua benção.

Aproveitamos e almoçamos na Cantina Italiana, apetitosa como de costume, pelo preço de R$25,00 por pessoa, onde nos esbaldamos no bom buffett com forte sotaque, claro, da terra do nono, onde vivem ao redor de 12.500 nova trentinos.

189/295 - Botuverá - Botu

Fizemos a digestão ao longo dos 49 km e chegamos nesta pequena cidade com menos de 5.000 botuverenses, cujo nome, como de hábito, pela sacanagem dos índios, há várias vertentes, sendo a mais votada, aquela onde a tradução significa: bons brilhantes, pois durante um determinado período, de lá se extraiu ouro.

Nome:	         Nova Trento09.jpg
Tamanho: 	96,0 KB
ID:      	10015

Como temos falado, perdem as cidades grandes oportunidades de darem um tema para o seu contorno urbano, como aqui por exemplo, conhecida pela grande quantidade de cavernas existentes e tão pouco divulgadas.

Nome:	         Nova Trento08.jpg
Tamanho: 	95,7 KB
ID:      	10016

Quando a cabeça não pensa o corpo paga!

190/295 - Brusque - Berço da Fiação Catarinense

Rodamos menos de 25 km para nos surpreendermos com esta pequena, quer dizer, era pequena, hoje média cidade com os seus 115.000 brusquenses, cuja origem principal tem o sotaque germânico, abrigando durante muito tempo as principais indústrias têxteis de Santa Catarina, tanto assim que originou o slogan da cidade, hoje, na condição de conturbação urbana.

Nome:	         Nova Trento10.jpg
Tamanho: 	97,9 KB
ID:      	10017

Com esta característica já faz tempo que perdeu o slogan, entretanto, é muito grande a quantidade de indústrias em geral, além, claro, daquelas de confecção, mantendo ainda nos dias de hoje, se não mais o título de berço da fiação, mas a casa das confecções. Praticamente se ouve no ar o roncar dos motores das máquinas de costura.

Nome:	         Nova Trento11.jpg
Tamanho: 	96,0 KB
ID:      	10018

Finalizando nossa passagem por esta dinâmica cidade, se fosse num dia de semana teríamos sido presos, pois levamos as motos até a entrada da prefeitura, lá em cima do morro, em caminhos exclusivamente para pedestres.

Às vezes um pouquinho de irresponsabilidade desse gênero dá uma turbinada no dia.

Foi um frisson a sessão de fotos!

191/295 - Guabiruba

Outra cidade alemã, com 18.000 guabirubenses, acostumados ao trabalho, a luta e ao orgulho, típico dos galegos.

Nome:	         Nova Trento12.jpg
Tamanho: 	90,3 KB
ID:      	10019

Pequena, porém, arrumada!

Nome:	         culinaria-do-sul-comidas-tipicas-dessa-regiao-do-pais-2.jpg
Visualizações:	110
Tamanho: 	96,5 KB
ID:      	10020

É um gosto se estar aqui, pena a hora não nos permitir comer um marreco recheado no Restaurante Schumacher, mesmo nome de um bom amigo, nosso vizinho em Balneário Camboriú.

Nome:	         Nova Trento14.jpg
Tamanho: 	97,6 KB
ID:      	10021

Lagarteamos um pouquinho, sentimos nas mãos da estátua que homenageia os imigrantes, a força do trabalho dessa gente, laborando a terra de domingo a domingo, tendo, entretanto, na indústria de confecções o seu grande pilar de sustentação econômica.

O barulho das máquinas de costura está no ar também!

Nome:	         Nova Trento13.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	99,8 KB
ID:      	10022

Assim terminamos mais um dia, voltando para casa com os corações repletos de alegria pelo que vimos, sentimos e vivemos, conhecendo um pouquinho melhor o estado onde moramos e mais, dando um norte para os nossos momentos de folga, especialmente sobre estas duas rodas, cujo prazer em pilotar somente os iniciados podem avaliar.

Obrigado FC Chiquinho pela ótima companhia e por nos permitir participar do teu Valente Fazedor de Chuva.

Aprocheguem-se Fazedores de Chuva!

Nome:	         Captura de Tela 2012-12-30 às 18.23.34.jpg
Visualizações:	120
Tamanho: 	20,7 KB
ID:      	10023

Total percorrido : 221 km - Total geral : 9.941 km
    Última edição por Dolor; 30-12-12 às 20:04.

Data de Ingresso
    Nov 2012
    Aos amigos PHDs Dolor, Ângela e Chiquinho,
    Nós também ficamos contentes em conhece-los, principalmente pela simpatia e humildade demonstrada pelos três.
    Obrigado galera!!!
    Um abraço do Grupo PEDALADAS
    www.pedaladas.com.br
    Última edição por PEDALADAS Mtb; 02-01-13 às 14:10.

Data de Ingresso
    Mar 2011
    192/295 - Morro da Fumaça

Desta feita tivemos o prazer de fazer este percurso com o GCFC Elton e Márcia, companhias pra lá de agradáveis e extremamente sintonizados com tudo ao redor.

Nome:	         GOPR1478.jpg
Visualizações:	210
Tamanho: 	98,1 KB
ID:      	11952

Quando fizemos esta parte do sul de Santa Catarina, por qualquer razão, por ela própria desconhecida, "pulamos" o Morro da Fumaça, ou seja, registramos nossa presença na vizinhança e deixamos esta para virmos com o Elton e Márcia. Assim entendemos e aceitamos até porque de outra maneira não teríamos este flagrante cuja expressão do "levado" diz tudo.

Nome:	         DSC04843.jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	97,0 KB
ID:      	11953

A origem do nome, tem duas vertentes principais; uma dizendo ser em função de neblina muito forte onde hoje se encontra o Hospital São Roque e a outra, como de hábito sempre várias explicações, originário da fumaça produzida pelas fogueiras dos tropeiros quando em viagem.

Nome:	         DSC06859.jpg
Visualizações:	102
Tamanho: 	99,3 KB
ID:      	11955

O Fazedor escolhe a que mais lhe agradar.

Nome:	         DSC04852.jpg
Visualizações:	89
Tamanho: 	95,5 KB
ID:      	11954

Pequena cidade, ao redor de 16.500 fumacenses, tipicamente estrangeira, quero dizer, italiana, do início do século XX, se mostra um lugar bem agradável para se viver, se isto ainda é possível com tanta violência se estabelecendo pelo nosso estado. Também não entendi, com tantos destinos, fora aquele a que fora proposto e infelizmente abandonado, o de ser ou continuar sendo uma estação ferroviária, destinar tal edificação para o Conselho Tutelar. Muito mais condizente para um escritório de turismo, informações ou qualquer coisa no gênero.

Para o Conselho Tutelar, faça-me o favor!

Nome:	         Captura de Tela 2013-02-09 às 21.33.50.jpg
Tamanho: 	19,9 KB
ID:      	11956

Total percorrido : 468 km - Total geral : 10.409 km

Data de Ingresso
    Mar 2011
    Espero receber a devida indenização por uso não autorizado da minha imagem.

Fora isso, que passeio mas delicioso com o casal GCFC Dolor a Ângela.
    Já estamos prontos para repetir.

Amamos vocês.

Sent from my iPad on the road to the adventure

Grande Cacique Fazedor de Chuva

Prudhoe Bay, Alaska - Ushuaia, Argentina em um mesmo ano:2010
    Nascente FC-feito em 2013 com a Marcia
    Rodoviário FC - BR-153 e BR-101, ambos feitos em 2015 com a Marcia
    Iron Butt Association member feito em 2002 nos USA
    http://www.2wheelsadventure.com

Data de Ingresso
    Mar 2011
    193/295 - Xanxerê - Capital catarinense do milho

Ufa! Finalmente conseguimos arrebentar, mesmo parcialmente, com as amarras que nos mantiveram aprisionados por algumas semanas e distantes do nosso Valente Fazedor de Chuva.

Nome:	         corrente.jpg
Visualizações:	107
Tamanho: 	78,4 KB
ID:      	14140

Mesmo com os astros conspirando positivamente, não conseguimos sair cedo, conforme os planos da noite anterior, pois fomos nos enrolando aqui e acolá até as doze batidas lembrando que as barrigas estavam vazias e após poucos quilômetros, paramos no Restaurante Engenho, em Ilhota, para aplacar as lombrigas com a promessa de um tiro até o ponto mais extremado do oeste do estado de Santa Catarina, ainda sem a nossa foto na frente da prefeitura, na cidade de São Bernardino.

Nome:	         Xanxere1.jpg
Visualizações:	59
Tamanho: 	87,5 KB
ID:      	14141

Como demoramos demais no almoço, acabamos utilizando o plano B e pernoitando em Xanxerê, a Capital Catarinense do Milho, não especificamente pela quantidade, mas pela produtividade alcançada por este povo com sotaque alemão e italiano, porém, ambas as etnias talhadas para o trabalho de qualidade, pois as informações obtidas pelos novos amigos aqui feitos, dizem haver propriedades com produção de 243 sacas de milho por hectare, acima da excelente média local de 180/190 e muito, deixando regiões como do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, longe com 120 sacas por hectare.

Nome:	         Xanxere2.jpg
Visualizações:	60
Tamanho: 	92,5 KB
ID:      	14142

Como não sou do metiê, o mínimo a fazer é me surpreender com estes números, orgulho dos locais.

Nome:	         Xanxere3.jpg
Visualizações:	60
Tamanho: 	94,7 KB
ID:      	14143

Ficamos hospedados no honesto Hotel City, por R$104, incluindo internet, muito boa, garagem coberta e café da manhã, ainda a ser avaliado.

Nome:	         Xanxere4.jpg
Visualizações:	59
Tamanho: 	92,6 KB
ID:      	14144

Por último, nos surpreendemos positivamente com a organização da cidade, onde habitam ao redor de 41.000 xanxerenses, riscada por ótimas avenidas onde ainda se respira aquele ar de tranquilidade, perdido na maioria das cidades do nosso país, por conta da banalização da vida e dos costumes.

Ainda bem que temos o oeste de Santa Catarina, como uma das peças de resitência.

Ufa! Nem tudo está perdido!

Nome:	         Captura de Tela 2013-03-29 às 23.29.57.jpg
Visualizações:	75
Tamanho: 	22,6 KB
ID:      	14145

Total percorrido : 477 km - Total geral : 10.886 km

Data de Ingresso
    Dec 2011
    Que bom ve-los na estrada !!!! E que bonito é essa Santa Catarina.....gosto muito.Parabéns pela quebra das amarras, e vamos em frente.....

Abração , amamos muito voces .....

FC Jacob....Silmara ....Fábio ...e Maria Clara

Data de Ingresso
    Sep 2011
    Confesso que tremi nas bases. Literalmente "balanceei". E por várias e justificadas razões. Pelo relato das coisas boas que o nosso estado tem, a gente trabalhadora do nosso oeste, a pujança de Xanxerê. E pela foto do City Hotel. Isto me trouxe muitas saudades, e me levou aos bons tempos, quando ainda na ativa, percorríamos nosso oeste em nosso trabalho. E sempre que possível, nos hospedávamos no City, onde éramos muito bem recebidos pelos proprietários, os Ferronato. Gente simples e trabalhadora. Anexo ao hotel, tinha uma pizzaria, que além de ótima e variada cozinha, fazia simplesmente o melhor calzone que já provei. Era bom demais! Isto para o jantar.
    O almoço era num restaurante bem no centro. Não lembro o nome, mas era da família. O bife era maravilhoso, grande, suculento, macio. Carinhosamente chamávamos de "mapa do Brasil", acho que pelo tamanho e pelo formato. Era tão grande, que o prato ficava pequeno, sumia sob ele.
    Quando estávamos com pouca fome (raramente acontecia), a pedida era um "mapa de Santa Catarina".
    Muitas saudades daquele tempo.
    Boa viagem, amigos.

Página 11 de 14 PrimeiroPrimeiro ... 910111213 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem