O mercado brasileiro esqueceu uma grande fatia do mercado: ou você contenta-se com uma moto 250 cm³ ou tem de passar direto para uma 600 cm³. Certamente vontade não seria um problema para os pilotos. A questão são os valores praticados. Eles passam da faixa dos R$ 15 mil para pelo menos R$ 30 mil. Ou seja, o dobro! Desta forma fica mais evidente ainda o desinteresse das marcas nesse grupo de pessoas que buscam maior cilindrada por um preço acessível.
Dafra, Harley-Davidson, Kasinski, Kawasaki, Traxx, Yamaha e Honda não possuem em sua linha 2012 nenhuma moto nesta categoria. A exceção fica por conta da Suzuki que apresenta dois modelos: o scooter Burgman 400 (R$ 26.900) e a off-road DR-Z400E (R$ 22.900). E podemos reduzir esse número para apenas um, visto que a DR é uma moto destinada apenas para as pistas de cross, onde é permitido andar sem espelhos, piscas e placa.
Vamos ver o que o mercado nos reserva para o segundo semestre deste ano. Após os recentes lançamentos da Honda CBR e Dafra Roadwin, que reforçaram o segmento das esportivas de 250 cm³, as expectativas é de que novos modelos sejam inseridos no mercado, tanto em cilindrada quanto em categoria. E essa expectativa ganha ainda mais peso quando alguns representantes das principais marcas, como o superintendente do departamento de relações públicas da Honda, Alfredo Guedes, anuncia que 2012 contará com novas surpresas.