
- Fórum
- Almas Inquietas
- VFC Amazonas. Expedição Complexo Amazônico, uma viagem por todos os municípios do AM.
-
VFC Amazonas. Expedição Complexo Amazônico, uma viagem por todos os municípios do AM.
Expedição Complexo Amazônico, uma viagem por todos os municípios do Amazonas.
Tudo começa com um sonho, depois um planejamento e por último e talvez o mais difícil do processo: a execução. Se tratando de conhecer os 62 municípios do Estado do Amazonas, onde apenas 20% é possível chegar via terrestre e o restante por meios de barcos, lanchas e aviões. Esses fatores aumentam muito a dificuldade de um desafio como esse, mas, como diz um velho amigo: “são as dificuldades que dão o tempero nas empreitadas que decidimos encarar”.
Sendo assim, o que resta é nos apegarmos a esse instinto aventureiro que ronda o sentimento humano desde os primórdios dos tempos, sair de casa e se lançar pela utópica selva e rios da Amazônia, desbravando suas entranhas e confins cercados de beleza, riqueza, perigos e particularidades só encontradas aqui, no famigerado pulmão do mundo.
Pra gente, toda essa história tem um sentimento diferente e uma importância ímpar, pois somos professores de Geografia atuantes, buscando e levando todos os dias conhecimentos sobre esse universo amazônico pra sala de aula. Agora, muito mais que teoria, levaremos dados práticos, vivenciados por nós mesmos e transmitidos por nossas impressões obtidas de forma empírica.
Nosso Instagram: @nosdoisdemotobr
01/62: Iranduba, 30/09/2023.
Essa cidade fica a 57 km de Manaus, fomos tomar café na estrada e decidimos dar um “pulo” em Iranduba e fizemos o registro na prefeitura, naquele momento foi só por brincadeira, mas já começou a dar “pilha” pra irmos em outras cidades próximas, e foi assim que iniciamos esse desafio.

-
02/62: Presidente Figueiredo, 11/10/2023.
Conhecida como Terra das cachoeiras, Presidente Figueiredo fica a 107 km de Manaus, via BR 174.

-
03/62: Novo Airão, 21/10/2023.
Essa cidade fica a 190 km de Manaus, conhecida por suas belezas naturais, Novo Airão possui o 2° maior arquipélago fluvial do mundo: Anavilhanas. Nesse dia uma coisa inusitada aconteceu: uma caba entrou no meu capacete, por pouco não caímos, ferrou minha boca e provocou um inchaço descomunal que perdurou por aproximadamente 2 dias. Na hora a gente fica com muita raiva, mas depois, tudo vira história gerando boas risadas.

-
04/62: Careiro da Várzea, 23/10/2023.
Essa cidade se localiza no “paraná do Solimões”, de lancha demora 40 minutos, passando pelo encontro das águas entre o Rio Negro e Solimões, acesso apenas fluvial, mas também visitamos amigos que moram em comunidades próximas à BR 319, comunidades essas que pertencem ao município.



-
05/62: Autazes, 30/10/2023.
Conhecida como Terra do Leite, fica a 150 km de Manaus de estrada mais 2 horas de balsas, 1 sobre o encontro das águas do rio Negro e Solimões e outra sobre o rio Madeirinha.

-
06/62: Nova Olinda do Norte. 30/10/2023.
Essa cidade fica a 1 hora de lancha sobre o rio Madeira, saindo de Autazes. Tendo acesso apenas fluvial. Tudo isso negociando com as lanchas que fazem poucas viagens por dia, nesse caso. Pra frente, descobrimos que ficaríamos presos em cidades por dias, esperando a disponibilidade de lanchas.

-
07/62: Careiro, 31/10/2023.
Nessa mesma incursão saímos de Autazes e fomos até a cidade de Careiro, a 170 km da primeira. Essa cidade fica na margem da BR 319, sendo passagem obrigatória para abastecimento antes de pegar trechos isolados da mesma. A cidade é também conhecida como Careiro Castanho por ser banhada pelo rio Castanho, este que permite a conexão entre os moradores desta região.

-
08/62: Manaquiri, 31/10/2023.
Essa cidade fica a 50 km de careiro, e 150 km de Manaus. Se destaca pela pesca e agricultura familiar. Lembramos o calor escaldante e as intensas queimadas que afetavam a região na época, foi bem desgastante, mas nos impulsionou a pensar nos demais municípios que viriam pela frente.

-
09/62: Itacoatiara, 11/11/2023.
Essa cidade fica a 250 km de Manaus via AM 070, estando ainda na região metropolitana da mesma, se situa à margem esquerda do Rio Amazonas. Saímos as 3h da manhã de casa, preocupados com o horário da lancha que sai de Itacoatiara com destino a um município próximo de lá. Itacoatiara é conhecida como a terra da música, o FECANI, o festival que movimenta a cidade no mês de Setembro, dando espaço para artistas nortistas e nacionais.
Itacoatiara na língua Tupi significa "pedra pintada".

-
10/62: Urucurituba, 11/11/2023.
De Itacoatiara, pegamos uma lancha de aproximadamente 1 hora de viagem sobre o Rio Amazonas em direção a Urucurituba. Cidade esta, muito charmosa, com uma orla muito organizada e cores vibrantes. Nesse dia estava quente demais, ficamos cerca de 3 horas na cidade e aproveitamos pra conhecer a mesma e almoçar um delicioso pirarucu frito (peixe típico da região) até dar a hora de retornarmos a Itacoatiara.

Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum