-
Valente RR - já que sempre emendo um desafio no outro
Tudo começou com a idéia de fazer a temida, lendária e imprevisível BR 319 que Liga Porto Velho a Manaus, com um requinte de aventura, fazer na época de chuvas, mês de fevereiro . . . Ideia comprada, vamos fazer o roteiro e daí vem aquela palavinha JAQUE . . . Eu vou para aquelas bandas, porque não esticar até Uiramutã RR e finlizar o cardeal . . . E JAQUE vou estar em Roraima porque não fazer o Valente RR . . . Enfim . . . Vms para mais um desafio . . .
-


CUIABÁ - PORTO VELHO
Nesse trecho foi só rodagem, meu amigo Eules foi fazendo algumas prefeituras para o Valente MT, almoçamos com Carlones e Thiaguinho em Lacerda, encontramos o Robertinho em uma noite em Porto Velho, que nos deu uma ajuda muito importantíssima, pedi para ele levantar os pontos de apoio na BR 319 e além disso ele conseguiu alojamento para a gente na Toca da Onça, acampamento da construtora LCM ….
BR 319 LENDÁRIA, TEMIDA E IMPREVISÍVEL …..
Partimos as 8:00 de Porto Velho, com ideia de dormir em Realidade, rodamos até Humaitá, já entrando no estado do Amazonas, saindo de Humaitá já pegamos uma chuva, ainda no pequeno trecho de asfalto, rodamos 30 km e chegamos ao entroncamento que vai para Manaus!!!! Ali começa a aventura …. Estava uma chuva fina, paramos, registramos o local e o momento e partimos para a parte bruta do negócio!!!
BR 319
Pegamos chuva até o distrito de Realidade, não tinha atoleiro, mas basicamente esquiamos pq a estrada fica muito lisa, chegamos ao destino as 13:00 ainda era cedo para parar, estava chovendo e resolvemos almoçar para depois providenciar combustível (dq em diante combustível somente a 330 km) na parada do posto encontramos um casal de biólogos a serviço da construtora LCM, puxamos conversa e conseguimos que eles levassem combustível para a gente até o alojamento ….. Foi providencial, pois não precisamos carregar os galões …. Resolvemos tocar até aonde desse, mais 50 km de chuva e esqui ….. Chegamos ao apoio do Gaúcho que fica exatamente ao lado da Toca da Onça, ainda era claro, porém o próximo ponto de apoio ficaria a 70 km a frente e como já falei …. Essa BR é imprevisível!!!!! Resolvemos pernoitar, fomos muito bem acolhidos!!!! Valeu Robertinho pelo apoio …..
BR 319
Abastecemos cedo e partimos com destino a Manaus ….. Trechos de chuva, caminhões atolados, barro, passamos pelo boteco do Raimundo (outro ponto de apoio), enfim … 319 sendo 319 na época das águas, no trajeto, por volta do km 400 nos deparamos com os restos mortais do asfalto de 1976 (sim, já foi asfaltada, daí o apelido de rodovia fantasma), existem inúmeras histórias sobre esse assunto, mas é muita coisa para contar …. Mas chegamos no tal do Igapó Açú, ponto de apoio e combustível (na garrafa pet, 12 pila o litro) é o que tem para hoje!!!! Lá tem uma balsa, uns quartinhos para alugar, enfim um refúgio nesse lugar de vida própria …. Após a balsa, seriam mais 50 km de chão e partimos, sol, estrada boa, mas muita costela de vaca …. Contando os km para acabar aquela aventura, pensei comigo, já? Nem foi tão bruta assim ….. faltando 30 km de chão ….. Chuva que Deus mandou com força ….. voltamos para o esqui …. Kkkkk…. Chegamos no asfalto, paramos debaixo de chuva agradecemos a Deus, comemoramos e tocamos …. Andamos uns 500 metros de asfalto e veio a surpresa …. Mais 10 km de chão e esqui para finalizar com chave de ouro ….. Chegamos em Careiro Castanho agora sim pelo asfalto, tocando para Manaus …. A Travessia do Rio leva 1:30 h, chegamos em Manaus, já fomos registrar o Palácio do Amazonas e a prefeitura, hotel …. PARA O NOSSO TRAJETO NÃO FOI TÃO BRUTA, PORÉM NO OUTRO DIA CAI UMA CHUVA DE 100 mm NA PIOR PARTE DA ESTRADA, POR ISSO ELA É IMPREVISÍVEL E MERECE SER RESPEITADA.
BFC MANAUS 21/27
Fomos recepcionados pelo Genghis, uma cara nota 1000 e grande motociclista do BR, nos levou para jantar no largo de São Sebastião que fica no entorno do Teatro Amazonas ….. Comemos uma banda de tambaqui e assistimos uma apresentação de dança do Boi Bumbá !!! No outro dia, fomos para o mercado ….. Lá apreciamos a riqueza dos peixes e das comidas típicas, dos sabores exóticos e tudo mais que o AM proporciona, partimos para o almoço onde encontramos o nosso amigo Agnaldo (morou em Cuiabá) e também conhecemos o Ademar, grande FC, tomamos algumas cervejas e partimos … precisamos dar um trato nas motocas, fomos na oficina do Buiati, deixamos a motoca e continuamos a tomar umas cervejas …. De lá fomos conhecer a praia de Ponta Negra e depois fomos para o boteco do MC Open Road aonde conhecemos o Coquinha e tomamos todas as cervejas do mundo e demos muita risada ….. Um agradecimento especial para a turma de Manaus!!!!
Manaus
Dia de turismo, um passeio pega turista muito legal e muito barato (R$ 100,00 com almoço incluído) ….. Saímos do Mercado Adolpho Lisboa as 9:00 com destino ao mergulho com o boto, uma experiência muito legal…… dali partimos para o encontro das águas do Rio Negro com o Solimões, as águas não se misturam por conta da diferença de densidade, pH entre outras coisas …. De lá partimos para a pescaria do Pirarucu, peixe ignorante ….. Partimos para uma aldeia indígena aonde assistimos uma apresentação da tribo …. Fomos para o almoço e depois uma pequena caminhada por uma passarela suspensa para apreciar a Vitória Régia e uma árvore de Sumaúma, conhecida com a mãe da floresta … depois voltamos para a cidade, chegando as 16:00, estávamos muito cansados, só resolvemos os negócios das motos, jantamos e fomos dormir!!! Nossa estadia aumentou em 1 dia por aqui, temos que tirar a diferença na frente … Vale ressaltar uma particularidade do Estado do Amazonas tem 62 municípios, porém, a maioria deles não tem acesso terrestre, o que torna o transporte fluvial uma necessidade básica e uma vida totalmente diferente do resto do Brasil. A BR 319 é a única estrada que liga o Estado do Amazonas e Roraima com o resto do Brasil, É UM COMPLETO ABSURDO ESSA RODOVIA NÃO SER PAVIMENTADA ATÉ HOJE.
-


01/15 RORAINÓPOLIS 02/15 SÃO LUIZ DO ANAUÁ 03/15 SÃO JOÃO DA BALIZA

04/15 CAROEBE 05/15 CACARAÍ 06/15 IRACEMA

07/15 MUCAJAÍ (PREF. VELHA) 07/15 MUCAJAÍ (PREF. NOVA) 08/15 BOA VISTA
MANAUS AM - BOA VISTA RR
Partimos cedo de Manaus, hoje o dia foi só rodagem e começar o desafio FC …. Chegamos a Reserva Indígena Waimiri Atroari, bem preservada e com extensão de 122 km, no meio dela fica a divisa dos estados do AM / RR … entramos em Roraima, passamos pela linha do Equador, como eu tinha vontade de conhecer esse lugar …. É impressionante como muda tudo desse lugar para frente, solo, vegetação, clima , enfim ….
VFC RR 01 a 08/15
01/15 Rorainópolis, 02/15 São Luís do Anauá, 03/15 São João da Baliza, 04/15 Caroebe …. Região de pecuária, estrada ruim de asfalto hora remendando, hora esburacado e um bate e volta até a BR novamente. Tocando para 05/15 Cacaraí, 06/15 Iracema, 07/15 Mucajaí até chegarmos em 08/15 Boa Vista, chegando fomos registrar a prefeitura e procurar hotel, rodamos bastante e estamos cansados ….
-

09/15 BONFIM

10/15 NORMANDIA

11/15 UIRAMUTÃ


BFC 22/27, CFC e VFC RR 09 a 11/15
Saímos cedo e fomos registrar o Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo de RR, partimos com destino 09/15 Bonfim , de lá entramos na Guiana, cidade e Lethen, não tem muito o que fazer lá, muitas lojas com bugigangas de qualidade duvidosa e ferramentas em geral …. Partimos para 10/15 Normandia, foram mais 95 km de estrada de chão, onde seria a nossa dormida … Almoçamos, olhamos no relógio e resolvemos partir para Uiramutã aonde eu fecho o desafio Cardeal, nesse trecho tem um lago chamado Caracaranã que nos foi recomendado, mas ficamos com receio de não dar tempo do destino final, tocamos por estrada de chão por mais 145 km até chegar a comunidade de Placas, dali pegamos a desafiado e difícil estrada para Uiramutã , foram 85 km de pedra sobre pedra, serras, curvas, sustos …. A estrada de chão mais bonita e desafiadora que eu já rodei até hoje …. Chegamos no começo da noite, registramos a prefeitura do extremo norte do Brasil e fomos atrás de hotel, as motos sofreram, raio quebrado e mais alguns detalhes …. Mas enfim, chegamos a tão esperada 11/15 Uiramutã …. CARDEAL FAZEDOR DE CHUVA !!!!
A cidade da Uiramutã é muito interessante, enquanto as motos estavam recebendo um carinho fomos especular e conhecer mais sobre o local. Um município basicamente indígena, estamos dentro da Raposa Serra do Sol, aqui existem muitas cachoeiras, porém o acesso só é possível com os nativos e os índios … daqui tbm se dá o acesso ao Monte Caburaí, ponto mais ao norte do Brasil …. Aqui também é ponto de apoio para o garimpo do lado da Guiana, existem muitos quadriciclos que partem carregados com todo tipo de mercadoria para abastecer os garimpos, são trilhas de acesso pelo meio da mata, uma aventura que pretendo fazer um dia !!!! Enfim , um lugar muito interessante esse aqui , aonde no passado passou Marechal Rondon colocando os marcos de divisa do Brasil que segundo o pessoal do garimpo estão uns 5 km para depois do rio, mas a divisa respeitada é o rio … Tivemos um apoio na oficina do Stanley, que fica na entrada da cidade para a manutenção e troca de raios necessárias nas motocas, muito bem atendidos e um preço muito honesto, recomendo ...
-

12/15 PACARAIMA

VFC RR 12/15 Pacaraima RR
Só conseguimos sair de Uiramutã após o almoço, pois as motos demoraram para ficar prontas, com isso partimos c destino à Pacaraima, rodando mais 140 km de chão!!!! Chegamos em baixo de chuva!!!! Registramos a prefeitura, abastecemos as motos e resolvemos dormir em Santa Elena na Venezuela, chegamos na boca da noite e conseguimos um chalé em uma pousada razoável ….. Saímos para jantar e nos deparamos com um país digno de dó …. O país que já foi o mais rico da América do Sul hoje sobrevive com sua população na pobreza, precariedade e falta de tudo, só existem pequenas vendas com 1/2 dúzia de produtos, o combustível é clandestino e vendido em garrafas pet nas ruas por 10 reais o litro , vindo do Brasil …. Enfim o SOCIALISMO QUE DEU CERTO!!!! Igualou todos na merd@!!!! Em Pacaraima entram 800 Venezuelanos por dia, com um detalhe, ao entrarem no Brasil já passam em umas tendas da ONU, entram com CPF e já beneficiados com as bolsas esmolas do Brasil …. É assustador e triste ao mesmo tempo …. Na fronteira reina todo tipo de crime ….. Muito feio é triste !!!! Quem tiver tempo, vale um passeio pela Gran Sabana, existe muitas cachoeiras e belezas naturais nessa região e não é preciso nem dar entrada na Venezuela para andar por esses lugares.
-

13/15 AMAJARÍ


VFC RR 13/15 Amajarí RR
Partimos cedo de Pacaraima c destino a 13/15 Amaraji, chagamos fomos almoçar e partimos para a Tepequém , um lugar encantador , uma pequena vila localizada na serra que leva o mesmo nome e na verdade trata-se de uma cratera vulcânica datada de mais de 1 bilhão de anos … Contratamos um o Guia Amauri (@tepequem.elite) , o qual eu recomendo, muntamos em um quadriciclo e partimos para o Mirante do Paiva, depois a Cachoeira do Paiva e por fim ver o pôr do sol na Mão de Deus !!! Magnífico!!!! Dormimos por aqui, durante a semana quase não tem movimento, com isso quase tudo fechado ….
-

14/15 ALTO ALEGRE - PREFEITURA VELHA E/OU EM REFORMA

14/15 ALTO ALEGRE - PREFEITURA ATUAL

15/15 CANTÁ
VFC RR 14/15 Alto Alegre e 15/15 Cantá RR
Acordamos “cedo” café da manhã por aqui só após as 8:00 h ….. É a vibe do lugar ….. Partimos para finalizar o nosso desafio …. Chegando ao município de 14/15 Alto Alegre na hora do almoço, fizemos a nossa tarefa e partimos para finalizar o desafio na cidade de 15/15 Cantá, pois esquecemos de passar por lá no início da viagem …. Desafio concluído, partimos para Boa Vista …..
-

Boa Vista RR
Chegando em Boa Vista, fomos direto para a oficina do Mastorel, encontrar com o grande motociclista Cezar Riva que nos aguardava no local …. Lá decidimos que só iríamos lavar as motos para hospeda-las (hibernarão por um tempo lá) na casa do Cezar Riva. Assunto motor resolvido, fomos atrás de lavanderia para lavar as roupas …. Depois saímos para jantar e bater papo com o nosso anfitrião!!!!! Conversa top, o cara é espetacular e um mito no motociclismo tbm …. No outro dia pegamos as motos, levamos para a casa dele junto com as traias de motoca e partimos para nos arrumar e pegar o voo de madrugada …. E assim termina mais uma Trip de 5.000 km, sendo 1.000 de chão …. Valeu cada km, cada risada, cada susto, cada medo, enfim ….. que venha a próxima !!!!!
-
Boa noite, agora, Valente Fazedor de Chuva Roraima Paolomonte,
Emendar desafios é uma atitude inteligente e bastante ousada, haja vista que por um lado você aproveita parte de um desafio para adiantar o segundo, por outro lado dobra o esforço físico e mental para concluir a ambos numa "foiçada" só. Espetacular!!!
Melhor ainda quando os dois desafios estão inseridos em uma das regiões mais inóspitas e selvagens do país com riscos adicionais de terras indígenas e até eventual conflito internacional na fronteira. A dose de insanidade precisa ser ainda mais voluptuosa.
Mas, para quem dificuldade pouca é bobagem, foi lá e mandou ver. Parabéns!!!
Os relatos riquíssimos e as fotos para além do desafio, fazem prova de que ao final tudo valeu muito à pena e certamente servirá de mola propulsora para mais e mais jornadas tão incríveis como essa que te eleva ainda mais na Elite do Motociclismo Mundial vivendo de forma ímpar com muita adrenalina e momentos marcantes para sempre em sua vida. Fenomenal!!!
Diante de tudo que enfrentou fez, mais uma vez, prova cabal de sua competência, dedicação, resiliência, foco, atitude, ousadia e a insanidade em nível máximo possível.
Nos deixou um belíssimo desafio registrado que servirá de exemplo e inspiração para outros sigam seus passos e vão além do desafio em si, mas que também desfrutem de toda a jornada com tudo que a Natureza oferece.
Desta forma, só nos resta colocar a foto que eternizará esse momento da homologação e a escolhida foi a da fronteira onde tudo está muito tenso com a lide internacional ora vivida.

Pode comemorar, essa vitória é sua e jamais lhe será tirada.
Que venham muitas outras, já sabemos de seu potencial e isso nos faz visualizar grandes conquistas.
Muito obrigado por compartilhar conosco suas aventuras.
Mais uma vez PA-RA-BÉNS!!!
Abração e bon voyage!!!!
Controle: Homologação nº 013/2025
-
Parabéns caro amigo Paolo! Um desafio que possuí elevado grau de dificuldades, não só pelas distâncias, mas especialmente pelas estradas desafiadoras. Show o seu relato, vai auxiliar muitos amigos na decisão de ir ou não ir .... Nos vemos nas rutas! Fraterno motoabraço.
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum