-
Valente Fazedor de Chuva - Rondônia
Desafio aceito! Como um verdadeiro Valente Fazedor de Chuva, meu objetivo é visitar todos os municípios de Rondônia, explorando cada canto deste estado incrível. Serão quilômetros de estrada, novas histórias e muitas aventuras. Vamos descobrir juntos as riquezas e belezas que Rondônia tem a oferecer. O céu é o limite, e a jornada está começando!
-
Estou prestes a iniciar uma aventura amanhã, dia 14 de outubro de 2024! Convido todos a acompanhar meu trajeto através deste mapa: https://www.google.com/maps/d/edit?m...TY&usp=sharing
-
Bom dia Fazedor de Chuva,
O melhor da vida é fazer o inusitado, o diferente, sair do status quo e se lançar a desbravar e conhecer mais e mais em todos os sentidos.
Aqui no Território Fazedores de Chuva são muitas opções (vide a aba Passaporte com todos os desafios e suas regras).
Nossa máxima é: "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...".
Realmente para nós não importa qual moto vai usar, mas sim é que VAI USAR, pois qualquer moto te leva a todos os lugares.
Então é planejar, enrolar o cabo e ser feliz.
Bon voyage!!!!
-
Olá Gilmar, hoje completou 9 dias desde o início do percurso, não fiquei na monotonia das estradas de asfalto, e peguei vários trechos de chão (com costelinhas, barro, poeira, subidas que pareciam que acabaria o mundo ao fim e descidas com cascalho, entre os mais diversos desafios) e percebi que os trechos de chão tem muita coisa bonita escondida, desde então estou dando preferência pelosnttechos de chão. Mas para um iniciante após esses mais de 4.000 km, não me imagino não me aventurar ainda mais por esse mundo sem ser em duas rodas.
-
Completado - Parte 1 de 5

1 - Buritis

2 - Nova Mamoré

3 - Guajará-Mirim

4 - Porto Velho

5 - Candeias do Jamari

6 - Itapuã do Oeste

7 - Cujubim

8 - Rio Crespo

9 - Alto Paraíso

10 - Machadinho D'Oeste

11 - Vale do Anari

12 - Theobroma
-
Completo - 2 de 5

13 - Governador Jorge Teixeira

14 - Jaru

15 - Ouro Preto D'Oeste

16 - Vale do Paraíso

17 - Teixeirópolis

18 - Ji-Paraná

19 - Presidente Médici

20 - Castanheiras

21 - Cacoal

22 - Ministro Andreazza

23 - Espigão D'Oeste

24 - Pimenta Bueno
-
Completo - 3 de 5

25 - Vilhena

26 - Colorado do Oeste

27 - Cabixi

28 - Pimenteiras do Oeste

29 - Cerejeiras

30 - Corumbiara

31 - Chupinguaia

32 - Costa Marques

33 - São Francisco do Guaporé

34 - Seringueiras

35 - São Miguel do Guaporé

36 - Nova Brasilândia D'Oeste
-
Completo - 4 de 5

37 - Novo Horizonte do Oeste

38 - Alta Floresta D'Oeste

39 - Alto Alegre dos Parecis

40 - Santa Luzia D'Oeste

41 - Parecis

42 - São Felipe D'Oeste

43 - Primavera de Rondônia

44 - Rolim de Moura

45 - Alvorada D'Oeste

46 - Urupá

47 - Mirante da Serra

48 - Nova União
-
Completo - 5 de 5

49 - Cacaulandia

50 - Ariquemes

51 - Monte Negro

52 - Campo Novo de Rondônia
Aceitei o desafio Valente Fazedor de Chuva, cujo objetivo é conhecer todos os municípios de Rondônia.
Dia 1 - 14 de setembro de 2024
Iniciei minha aventura em Buritis. Essa foi a primeira prefeitura que visitei. Após isso, parti para Nova Mamoré, percorrendo aproximadamente 200 km por estrada de chão. Durante o trajeto, passei por diversos distritos e pela Reserva Estadual, que infelizmente estava devastada por incêndios. Ao final do primeiro dia, cheguei a Guajará-Mirim, onde me hospedei no Hotel Jamaica, que oferece um excelente custo-benefício comparado aos demais, com boas acomodações e um excelente café da manhã. Ainda tive a oportunidade de visitar pontos turísticos como o porto, que faz divisa com a Bolívia, e o trem de ferro.
Dia 2 - 15 de setembro de 2024
No segundo dia, segui em direção a Porto Velho, percorrendo cerca de 330 km de asfalto. Em seguida, passei por Candeias do Jamari, até chegar em Itapuã do Oeste. A jornada desse dia foi concluída em Cujubim.
Dia 3 - 16 de setembro de 2024
No terceiro dia, segui rumo a Rio Crespo. Dos 70 km percorridos, 21 foram de estrada de chão, onde admirei muitas belezas naturais ao longo do caminho. Chegando a Rio Crespo, fui calorosamente recebido pela minha amiga Nice e conheci o prefeito Evandro Epifânio de Faria. Após a visita, segui viagem até Alto Paraíso e, posteriormente, retornei em direção a Machadinho D'Oeste. Ao final do dia, cheguei em Vale do Anari, onde fui recepcionado pelo prefeito Anildo Alberton, que gentilmente me recomendou o Hotel do Manelão. O hotel era simples, mas muito aconchegante, e o café da manhã, apesar de modesto, foi de ótima qualidade.
Dia 4 - 17 de setembro de 2024
No quarto dia, passei por Theobroma, onde conversei com o pessoal da prefeitura, mas sem muita interação calorosa. Em seguida, parti para Governador Jorge Teixeira, onde fui muito bem recebido pelo pessoal da prefeitura e fiquei um bom tempo trocando ideias com os presentes. Cheguei a Jaru, mas, ao visitar a prefeitura, fui informado de que ninguém poderia me receber e que não ofereciam água ou café. Saí de lá com vontade de beber água e parti para Ouro Preto do Oeste, onde finalmente consegui ambos. Depois, segui para Vale do Paraíso, onde o pessoal foi muito acolhedor, ofereceu café e, em tom de brincadeira, pediu para eu não tirar foto da prefeitura, pois esta precisava de uma pintura.
Dia 5 - 18 de setembro de 2024
No quinto dia, resolvi passar mais tempo em Teixeirópolis. Após uma calorosa recepção pelo prefeito Toninho Barbosa, que já está há 16 anos à frente do município, aproveitei para explorar melhor a cidade e interagir com os moradores. O dia foi bastante agradável, e os munícipes me contaram muitas histórias sobre a gestão do prefeito, que é bastante elogiada. Pude também desfrutar da hospitalidade local e conhecer alguns dos pequenos comércios da cidade.
Dia 6 - 19 de setembro de 2024
Segui em direção a Ji-Paraná, onde tentei falar com o pessoal da Controladoria Geral do Município, mas após passar por vários prédios públicos (prefeitura, câmara e procuradoria), percebi que ninguém sabia da existência do órgão. Então, segui viagem.
Passei por Presidente Médici e segui em direção a Castanheiras, mas o GPS me levou por uma estrada de areia até uma balsa desativada. Retornei e refiz o caminho mais longo até chegar a Castanheiras. Continuei até Cacoal, onde planejava pernoitar, mas me deparei com uma situação digna de um episódio do Pica-Pau: onde todos os hotéis estavam com a placa "NÃO HÁ VAGAS!!!". Segui viagem até Ministro Andreazza, onde, graças à ajuda de uma atendente de hotel em Cacoal, consegui uma reserva em um hotel na cidade. Era o único hotel da cidade, localizado em cima de um posto de combustível. Apesar de simples, foi o mais confortável dado o contexto. Pedi uma porção mista na Lanchonete Prime, e recebi mais de 1 kg de comida por apenas R$40, a refeição mais barata da viagem.
Dia 7 - 20 de setembro de 2024
No dia seguinte, passei pela prefeitura de Ministro Andreazza e segui para Espigão D'Oeste, onde as pessoas foram muito receptivas. Em seguida, passei por Pimenta Bueno (prefiro não comentar) e fui até o extremo do estado, Vilhena, onde havia uma gravação em frente à prefeitura. Não hesitei em interromper para fazer minha foto e, em seguida, parti para Colorado do Oeste, onde encontrei um hotel antigo com lâmpadas nas paredes do quarto, típico de filme de terror. Apesar da aparência, o hotel era aconchegante e acolhia muitos alunos do Instituto Federal de Rondônia.
Dia 8 - 21 de setembro de 2024
No dia seguinte, iniciei a viagem por uma das regiões com a geografia mais bela da viagem. Segui para Cabixi, e depois continuei por um trecho de estrada de chão até Pimenteiras do Oeste, onde a prefeitura está localizada em frente ao Rio Guaporé. O pessoal da prefeitura trabalha com uma bela vista. Em seguida, continuei para Cerejeiras, onde conversei com alguém na prefeitura antes de partir para Corumbiara, onde almocei com os funcionários, o que me deu a chance de ouvir as fofocas da cidade.
A partir de Corumbiara, enfrentei o trecho mais complicado da viagem: 70 km em um assentamento, com subidas intermináveis, estrada cheia de costelinhas e bancos de pó escondidos. Fiz uma parada perto da usina para fugir de algumas capivaras e admirar a represa, antes de seguir até Chupinguaia.
Dia 9 - 22 de setembro de 2024
No dia seguinte, mudei a rota e segui até Costa Marques para uma pequena pausa na viagem. Muitos aventureiros com suas motos estavam na cidade para conhecer o Forte Príncipe da Beira. À noite, fui a uma lanchonete e pedi frango a passarinho por R$40. Para minha surpresa, recebi apenas 150 gramas, sem acompanhamento, o que tornou essa a refeição mais cara da viagem.
Dia 10 - 23 de setembro de 2024
No dia seguinte, visitei o Forte Príncipe da Beira. No caminho, havia muita fumaça devido a queimadas no Parque Estadual, e encontrei jiboias e macacos fracos deitados à beira da estrada. O guia Angel nos mostrou as ruínas e depois fizemos um passeio de barco pelo Rio Guaporé com o guia Cícero. Curiosamente, encontramos os aventureiros que haviam deixado suas motos na cidade para não empoeirá-las. Após a visita, seguimos para São Francisco do Guaporé, passamos por Seringueiras (onde não havia comércio aberto para comprar água) e paramos em São Miguel para reabastecer moto e motoqueiro. Seguimos então para Nova Brasilândia, passando por Novo Horizonte, até chegar em Alta Floresta. Fomos parados pelo DETRAN, mas deu tudo certo e seguimos para o hotel.
Dia 11 - 24 de setembro de 2024
No dia seguinte, tirei a foto em frente à prefeitura de Alta Floresta e seguimos viagem para Alto Alegre dos Parecis, Santa Luzia, Parecis, São Felipe, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura e, finalmente, Alvorada D'Oeste, onde encontramos um hotel com excelente preço.
Dia 12 - 25 de setembro de 2024
No dia seguinte, fizemos a tradicional foto em frente à prefeitura e seguimos para Urupá, passando por Mirante da Serra, onde reencontramos um dos motoqueiros aventureiros que conhecemos em Costa Marques. Depois, passei por Nova União e segui para Cacaulândia, onde passei por mais uma queimada. A cidade tem como ponto turístico um grande cacau na entrada. Após visitar a prefeitura, segui para Ariquemes, onde descansei e aproveitei para tomar alguns chopps muito bons na Choperia Haus Bier, acompanhados de uma excelente porção de dourado.
Dia 13 - 26 de setembro de 2024
No último dia de viagem, passei por Monte Negro e finalizei a jornada em Campo Novo de Rondônia, onde fui muito bem recepcionado por todos da prefeitura. Foi o fechamento perfeito para uma viagem cheia de aventuras e boas histórias.
Última edição por Madela; 07-10-24 às 23:08.
Razão: Adicionado informações da viagem.
-
Bom dia, agora, Valente Fazedor de Chuva Rondônia Madela,
Eis que antes de iniciar tudo seria descoberta, porém não imaginava que tipo seria.
O inusitado acabou acontecendo e você descobriu o amor por duas rodas com motor e mais, em estradas de chão com todos os elementos que isso importa num estado tão lindo quanto desconhecido pela maioria dos brasileiros.
Subidas e descidas íngremes, terra, lama, poeira, buracos, valas, brita, cascalho, calor, chuva e muita... muita disposição para encarar e vencer tudo que encontrou foram fundamentais para seu crescimento tanto como pessoa quanto como motociclista. Ao final, logrou o sucesso. Parabéns!!!
As fotos mostram que tudo valeu muito à pena, pois estava realmente desfrutando de cada etapa vencida e a farta narrativa deixa provado o quanto marcante foi viver cada momento que ficarão marcados em sua memória. Espetacular!!!
Sobre duas rodas com motor realizou o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...".
Insere de forma definitiva seu nome na Elite do Motociclismo Mundial, esse grupo de Adoráveis Insanos que viajam mundo afora em busca de emoções únicas que só as motos nos oferecem.
Sua competência, dedicação, coragem, ousadia, resiliência e uma imensa dose de insanidade foram os ingredientes que temperaram sua jornada para chegar até o final.
Nos deixa um legado e servirá de inspiração para que outros sigam seus passos e também conheçam Rondônia.
Desta forma, só nos resta colocar a foto que eternizará esse momento da homologação:

E sob o seu nome o primeiro selo alusivo a uma conquista aqui no TFC.
Pode comemorar, essa vitória é sua e jamais lhe será tirada.
Que venham muitas outras, já sabemos de que metal é feito e isso nos faz projetar grandes conquistas.
Muito obrigado por compartilhar conosco suas aventuras.
Mais uma vez PA-RA-BÉNS!!!!
Abração e bon voyage!!!!
Controle: Homologação nº 107/2024
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum