-
A Oportunidade faz o Valente - Amapá
A Oportunidade faz o Valente - Amapá
A alguns anos que desejo rodar de moto o “ Arco Norte” circuito que envolve três países no Norte da América do Sul.
Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Por duas vezes tentei chegar ou por roraima ou pelo Amapá.
Mas nas duas tentativas minha moto não quis ajudar.
Na primerira ela quebrou em Belem- PA, tive que transportar ela para São Paulo e retornar de avião.
E na segunda ela quebrou em Porto Velho, e a solução foi idem com batatas fritas.
No começo de 2024 apareceu a alternativa de ir novamente, mas o risco de conflito entre a Guiana e a Venezuela pela disputa do território de Essequipo, adiou a jornada.
Mas o tempo passou e a situação se acomodou.
Meu amigo Tagino que opera uma agencia de Moto Turismo em Porto Velho ofertou um Tour das três Guianas para o mês de Junho.

Prontamente me candidatei a participar, uma oportunidade que me surgiu.
E como essa oportunidade a ideia de realizar o Valente Fazedor de Chuva do Estado do Amapá.
De qualquer maneira iria atravessar o estado de Norte a Sul, alguns desvios para achar uma prefeitura ou outra e pronto.
“ A oportunidade faz o Valente”
No pacote de viajem como Tagino incluía uma Honda XRE Saara, ótima moto para esse trecho.
Porém o tempo no Estado do Amapá com a moto era de um dia.
Mas contando com a amizade e ajuda do Tagino, consegui mais uns três dias com a menina XRE para procurar e fotografar prefeituras no Amapá
Leonel
GCFC NFC BFC CFC RFC
-
Eu diria diferente: o Valente faz a oportunidade.... kkkkk bon voyage
-
Imitei do ditado: A oportunidade faz o Ladrão kkkkkkkkk
-
Dia 26 de junho de 2024
Chego ao estado do Amapá pela porta dos fundos , cheguei da Guiana Francesa na Cidade do Oiapoque.
Estava acompanhado dos amigos Bruno, Heverton e Ronald, que me acompanharam na travessia das três Guianas.
Aqui eu me despeço deles e sigo parando cidade por cidade que esteja no caminho até Macapá.
E que se inicie o desafio:
- Oiapoque

- Calçoene
Os municípios as vezes tem só uma casinha como prefeitura, mas os portais de entrada da cidade tem que ser majestosos.
Prioridades que eu não entendo

- Amapá
Cidade com o mesmo nome do Estado é não é a capital, curioso.

- Pracuúba

- Tartarugalzinho
Nome interessante para se dar a uma cidade, tem uma Tartaruga gigante na entrada da cidade.
Perguntei a um morador sobre a origem do nome da cidade, a explicação foi simples, o local e área de alagamento e brejo,
Onde habitavam muitas tartarugas no início da fundação da cidade.

Estava no final do dia, tinha iniciado o dia em Cayena na Guiana, já tinha rodado bastante.
Nessa noite vai ter a festa junina da cidade, é aqui que fico essa noite.
Com cinco cidades conquistadas!
Leonel
GCFC NFC BFC CFC RFC
-
Dia 27 de junho de 2024
E ai repetimos o dia, como estava sozinho e o calor desse estado que está em cima da linha do Equador é muito
Acordei antes do sol nascer para o dia reder bastante prefeituras.
O Amapá não é conhecido pelas boas estradas.
- Ferreira Gomes
Deveria ter esticado até aqui ontem, a cidade é ao lado do Rio Araguari.
Uma cidade linda, fora dos padrões das visitadas até agora, parece uma cidade onde vamos para tirar férias na Praia.

- Porto Grande
Lembra do lance dos portais ?
Aqui é a Terra do Abacaxi!
Acordei tão cedo que foi nessa cidade que achei os primeiros lugares abertos para poder tomar café da manhã.

- Pedra Branca do Amapari
Para chegar aqui de Porto Grande são 75 km de terra, duas horas rodando, buraco e lama reduzem o avanço.

- Serra do Navio
Mais 20 km ( também na terra) chego a Serra do Navio.
Nesse local você sente a selva amazônica envolvendo todo o local.

Ai é só voltar 90 km de estrada até Porto Grande novamente.
Já conhecia todos os buracos e atoleiros, ai é só idem com batatas fritas mesmo.
Para sair de Porto Grande e ir até as cidades de Cutias e Itaubal, a duas opções.
- Primeira: 58 km no sentido sul, na BR 156, depois que deixe a cidade de Porto Grande
Tem a AP- 340, a esquerda, rodando 34 km nessa estrada chega a bifurcação que acessamos as duas cidades.
- Segunda: Desce pela BR 156 até Macapá e depois sobe pela AP-070 até o mesmo ponto da bifurcação que acessamos as duas cidades.
Vai dar uns 140 km a mais.
Optei pela primeira opção, opção errada.
Quase me lasquei todo, essa estrada AP- 340 é um trecho abandonado do que um dia foi uma estrada.
A estrada foi afunilando até virar uma picada no meio do mato, mas não retornei, segundo erro.
Atravessei uns cinco pequenos lagos que se formaram no trecho, uma ponte com as madeiras quase totalmente podres.
Se acontecesse alguma coisa comigo estava frito, ninguém passa por lá.
ALERTA : NÃO usem a primeira opção descrita.
- Cutias do Araguari
22km antes de chegar em Cutias a estrada de terra retornou, porem nesse trecho para que a estrada foi bombardeada, crateras enormes e muita lama.

Bom depois das fotos na Prefeitura, é respirar fundo e encarar o trecho novamente.
O dia continua no próximo post, excedi o limite de fotos nesse, rsrsrs
Leonel
GCFC NFC BFC CFC RFC
-
Continuação do post anterior.........
- Itaunal
Aproveitem a fotos da Prefeitura atual, estão construindo uma grande sede nova ao lado.

- Macapá
E antes de ir para o hotel em Macapá, finalizo o dia a Prefeitura da Capital do estado.

Apesar das estradas consegui sete cidades hoje, somando com as cinco de ontem tenho um crédito de 12 em 16.
Leonel
GCFC NFC BFC CFC RFC
-
Dia 28 de junho de 2024
Terceiro dia do desafio.
Laranjal do Jari fica a 280 km de Macapá, mas desses 280 , 240 são de terra.
Estou com sorte até agora, não pequei muita chuva e quando tomei chuva estava no asfalto.
Rezo sempre para proteção da minha padroeira Nosso Senhora de Aparecida para que me acompanhe e proteja toda a jornada.
E como de costume, dispenso o café da manhã do hotel para assistir o nascer do sol na estrada.
Isso me dá pelo menos duas horas de vantagem e menor exposição aos horários mais quentes do dia.
E café você toma em qualquer lugar no trecho.
Vamos começar pelas Prefeituras mais próximas.
- Santana
É onde fica o porto fluvial mais famoso e movimentado do Amapá.
Vou deixar a moto aqui no porto quando terminar o desfio para embarcar ela de volta para Porto Velho, Rondônia.

- Mazagão
Cidade de interior a beira do Rio, lugar bom para viver.
Os estabelecimentos já estavam abrindo, um bom lugar para um café com tapioca.

De Mazagão tem um atalho para pegar a BR 156 que economiza uns 120 km
Bora pegar o atalho pela AP-020, estrada ruim, muitas valas de erosão no meio da estrada.
Mas 120 km de desvio valeu.
Só faltam duas cidades , as duas cidades mais a Oeste do Amapá e muito desafiadoras.
No caminho atravessamos a linha do Equador.
Novamente estou no meio do mundo

- Laranjal do Jari
O legal que a estrada de terra só acaba mesmo embaixo do portal de entrada da cidade.

- Vitoria do Jari
Duas opções para chegar a Vitoria do Jari.
Tem uma estrada de uns 40 kms que chega lá, essa estrada tem a topografia muito hostil, ribanceiras, bifurcações sem indicação e está no meio de uma plantação de eucalipto. Todos com quem falei na cidade me desaconselharam de ir por esse caminho.
A segunda opção é através de duas balsas que atravessam o Rio Jari duas vezes e entra e sai no estado do Pará, cidade de Monte Dourado.
É foi por ai que fui, prima vez que acertei nas opções.

Foram 16 cidades, 1.700 km rodados dos quais aproximadamente 1.000 km em estradas de terra.
Três dias , agora é voltar até Macapá ainda hoje.
Comecei a rodar hoje as 05:00hs e retornei ao hotel em Macapá as 19:30 hs
Amanhã devolvo a guerreira Sahara 300 que me acompanhou nesse desafio no porto de Santana.
Missão dada, missão cumprida!
Leonel
GCFC NFC BFC CFC RFC
Última edição por Leonel Crisostenes; 24-09-24 às 16:45.
-
Boa tarde, agora, Valente Fazedor de Chuva Amapá Leonel Crisostenes,
Nos tempos antigos se dizia: você é doido de deixar as estradas de São Paulo para ir sofrer nos buracos, no barro, na poeira do Amapá!!!
Mas é isso que lhe faz feliz e cria um imenso repertório de histórias pra contar, afinal a vida é pra ser BEM vivida num é mesmo???
Então lá foi o intrépido e irrequieto desbravador sobre duas rodas com motor a trilhar todos os caminhos do Norte do país sobre terra e sobre as águas que circundam boa parte do território amapaense. Espetacular!!!
Uma aventura épica e repleta de emoções a cada km rodado, pois o inusitado se faz presente o tempo todo requerendo total atenção na pilotagem.
Se for pra ser fácil ele nem quer. O histórico de vida faz prova disso em várias ocasiões sucessivas, mas a persistência, dedicação, ousadia, competência, irreverência, desprendimento, resiliência, superação e aquela dose cavalar de insanidade se fazem presentes e nos brindam com uma conquistas espetacular. Parabéns!!!!
Tudo feito e narrado aos detalhes para que possamos "sentir" um pouco do que foi essa jornada e servirá para nos fazer cair o queixo, por um lado, e desejar seguir seus passos, por outro.
Realizou o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...." e ainda mais sendo sobre duas rodas com motor.
Seu nome é destaque na Elite do Motociclismo Mundial, esse grupo de Adoráveis Insanos que viajam mundo afora realizando feitos fantásticos que deixam legados maravilhosos por onde passam.
Assim, só nos resta colocar a foto que marcará para sempre esse momento da homologação:

Pode comemorar, essa vitória é sua e jamais lhe será tirada.
Que venham muitas outras, já sabemos de que metal é feito e isso nos faz acreditar em grandes conquistas.
Muito obrigado por compartilhar conosco sua aventuras.
Mais uma vez PA-RA-BÉNS!!!!
Abração e bon voyage!!!!
Controle: Homologação nº 093/2024
Permissões de Postagem