-
O Município de Ilópolis está localizado na encosta superior nordeste do planalto meridional, nas bordaduras da serra geral, na região alta do vale do Taquari. Alguns atrativos turísticos resgatam a cultura do povo italiano e gaúcho, tais como o Museu do Pão, o Processo Histórico da Erva-Mate, a arquitetura Típica Italiana, a gastronomia, os jogos, os serões e filós, entre outros elementos.
-
O Município de Putinga foi emancipado em 26 de dezembro de 1963, porém os primeiros habitantes, que eram de origem italiana, chegaram ao local por volta de 1910. O nome da cidade originou-se de uma espécie de Taquara chamada Putingal. Putinga em tupi-guarani significa "Cara branca". A cidade está localizada a 200 km de distância da Capital do Estado e grande percentual de sua população é de origem italiana. Em 16 de Agosto de 1937, um meteorito caiu em Putinga, onde hoje são os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis, São José do Herval e Encantado. A queda dos maiores fragmentos foi presenciada na Linha Carlos Barbosa, aproximadamente a 2 km de Putinga. O maior dos fragmentos tem 45 kg e fica no museu Minerologia do Instituto Geociências da UFRGS, em Porto Alegre.
-
O município de Arvorezinha teve outros nomes. Há relatos que “Figueira” é denominado devido ao nome do primeiro morador – Lino Figueira. Também, segundo os historiadores o nome “Figueira”, tem referência a árvore Figueira, localizada ao lado da Igreja Matriz. Município este, que algumas vezes teve seu nome modificado para Alto Figueira, Figueira Alta e apenas Figueira. E num decreto do Governo Estadual, determinando que deveriam ser extintos os nomes iguais, surgiu Arvorezinha, com referência à pequena Figueira localizada ao lado da Igreja Matriz. Sua população estimada em 2010 era de 10.229 habitantes. Em 2008 recebeu o título de "Capital da Cultura do Vale do Taquari".
-
De acordo com informações populares, o antigo povoamento chama-se Itapuca devido a grande quantidade de pedras moles existentes na região, depois passou a chamar-se Maurício Cardoso, porém, com o movimento para emancipação constatou-se a existência de um município com este nome, razão pela qual novamente voltarem a adotar o antigo nome: Itapuca. Uma das versões é de que a origem do nome é indígena: Ita = Pedra, Puca = Mole. Sua população estimada em 2018 foi de 2.125 habitantes. O município de Itapuca é um grande produtor de erva-mate.
-
Inicialmente chamada de Rincão dos Toledos, Campos Borges teve seu nome atual originário de um major do mesmo nome, prefeito de Soledade no final da década de 30. Em 20 de julho de 1936, deu-se a inauguração da localidade, em seguida foi construída uma Igreja e escolhido como padroeiro São Sebastião. Em 1937 foi construída a primeira escola que recebeu o nome de Escola Municipal Castro Alves. Emancipou-se em 13 de abril de 1988.
-
O nome da comunidade surgiu em razão de ser um local bonito e aprazível, alto, e com um povo muito alegre. O município de Alto Alegre foi criado com a Lei nº 8.428, de 2 de dezembro de 1987 e sua instalação deu-se em 1º de janeiro de 1989. Contava com 21 066 habitantes no último censo. Os habitantes se chamam alto-alegrenses.
-
Não existe dados concretos quanto a origem do nome de XV de novembro. Presume-se que o nome provenha da data em que os primeiros colonizadores chegaram à localidade. Em 8 de dezembro de 1987, por força da lei estadual n.º 8.454, o então distrito de Quinze de Novembro emancipou-se. A economia de Quinze de Novembro esteve embasada na agricultura, com o desenvolvimento cresce o comércio e a indústria.
-
A origem do nome Fortaleza dos Valos tem duas versões. Um diz que o nome se originou a partir da existência de enormes valos abertos por índios em torno de uma fortaleza jesuítica. A outra versão assegura ter a fazenda Fortaleza abrigado revolucionários que abriam valos para lhe servirem de trincheiras. O Distrito de Fortaleza dos Valos foi criado em 22 de novembro de 1951. Em 18 de abril de 1982 aconteceu o plebiscito que emancipou e o município foi criado em 03 de maio de 1982. Celeiro Mecanizado do Rio Grande do Sul Além da agricultura, Fortaleza dos Valos também se destaca pelas belíssimas paisagens naturais, que com a presença da Bacia do Passo Real, complementa as atrações oferecidas aos visitantes. Nossa foto na prefeitura foi tirada pelo menino que está a cavalo.
-
Pejuçara está situada no planalto médio, sua população está próxima a 4.000 habitantes. Foram diversas as denominações dadas ao Município de Pejuçara, entre eles: Mombuca; Colônia Visconde de Rio Branco; “Visconde de Rio Branco” para “Rio Branco”; Morotim e somente no dia 29 de dezembro de 1944, a definição oficial do município, passou a ser Pejuçara. Que em tupi-guarani significa “Caminho das Palmeiras”. O município de Pejuçara é essencialmente agrícola, mantem uma cidade de culturas, com mecanização moderna e o uso de tecnologias no campo.
-
Qualquer um pode fazer, porém poucos os fazem. Parabéns ao casal.
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum