-
General Câmara é um município do RS. A cidade fica a 76 km de Porto Alegre (capital gaúcha)e conta com cerca de 8.500 habitantes. É uma importante e histórica cidade do RS. Possui Arsenal de Guerra que conta com os mais variados e necessários suportes para eventuais guerras. A sesmaria doada à Antônio de Brito Leme em 1754 teria sido o núcleo inicial do atual município de General Câmara. A agricultura de subsistência e a pecuária garantiram prosperidade da área povoada. Sua população estimada em 2004 era de 8 655 habitantes.
-
Em outras épocas, esse município denominava-se "Passo das Tropas". Atualmente liga-se ao fato de ter sido encontrada a Imagem de São Jerônimo numa embarcação ancorada na praia da povoação. As atividades pecuária e mineradora foram o berço da riqueza de São Jerônimo. A emancipação definitiva de São Jerônimo aconteceu em 02 de março de 1938, após atingir um grande desenvolvimento econômico. Na nossa visita registramos a prefeitura atual e a antiga.
-
A origem de Charqueadas está ligada ao charque (carne bovina seca e salgada). Charqueadas eram os locais onde se fazia o charque, a partir do final do século XIX. Ali o gado era abatido a a carne transformada em charque. Um novo ciclo econômico iniciou com a perfuração do primeiro poço para a extração de carvão mineral, na década de 1950, o poço Octávio Reis, o mais profundo do País. Em 1995, o município passa a integrar a Região Metropolitana de Porto Alegre, é o município mais populoso da Região Carbonífera, com uma população estimada em 41.705 habitantes. Em nossa visita à Charqueadas, participamos do encontro de moto, no qual teve a escolha das soberanas da AMO (Associação dos Motociclistas do RS).

Última edição por Moto Casal Lobo e Bita; 16-11-24 às 00:04.
-
Triunfo possui muita história para contar. Terra de Bento Gonçalves e cenário das mais importantes batalhas da Revolução Farroupilha, Triunfo foi habitada, antes da colonização, pelos índios Patos. Completando 256 anos de uma rica história que vai desde uma vasta arquitetura luso-açoriana, fartamente vislumbrada em seus casarios históricos, até uma das mais lembradas batalhas da Guerra dos Farrapos, a da Ilha do Fanfa, que resultou na prisão do mártir da Revolução Farroupilha e filho ilustre de Triunfo, o general Bento Gonçalves da Silva, quando foi transferido para o Forte do Mar, em Salvador.A região teve como primeira denominação Forquilha, nome proveniente do encontro dos rios Taquari e Jacuí. As empresas que compõem o Polo Petroquímico de Triunfo são responsáveis por 80% da arrecadação do município, salientando que a produção primária também se destaca no expressivo cultivo de melancia, acácia e arroz. Atravessamos a balsa de São jerônimo à triunfo
-
O início da colonização ocorreu por volta de 1887, por açorianos. A comunidade era dividida em fazendas, uma delas pertencente à família Azambuja e duas à família Vilanova, sendo que dessa últimas originou-se o nome do município. Em 1984 a localidade é oficializada como 2º distrito do município mãe: Bom Retiro do Sul. Em 26 de dezembro de 1995 foi criado o município de Fazenda Vilanova. Sua população estimada em 2004 era de 3.098 habitantes. Quando fomos a cidade de fazenda Vilanova, havia programação de trânsito próximo a prefeitura, liberaram para nós para fotografar e tiraram foto junto.
-
Reconhecido por suas belezas naturais e pela hospitalidade de seus habitantes, o município tem como principal destaque a barragem eclusa, construída na década de 1970. Ela possui seis comportas duplas do tipo vagão, com 17 metros de largura de descarga de fundo, apresentando cota de represamento de 13,00 metros. Chamado de "O pesqueiro do Vale", Bom Retiro do Sul é reconhecido pela pesca artesanal, pois é banhado pelo Rio Taquari que atraí inúmeros turistas apaixonados pela pescaria. Outro destaque fica por conta das figueiras centenárias, que estão espalhadas por todo território do município. O ramo calçadista tem sido por anos, o mais forte na cidade, dando emprego e renda fixa a muitas famílias.
-
Estrela é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localizado na mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na microrregião de Lajeado-Estrela, no Vale do Taquari. É banhado pelo Rio Taquari, sendo um dos poucos municípios no estado que contam com um entroncamento rodo-hidro-ferroviário, devido à presença do Porto de Estrela, de uma ferrovia ligada à Ferrovia do Trigo e das rodovias BR-386 e RST 453 (Rota do Sol). A colonização alemã, predominante na cidade, é percebida através de suas festividades típicas, como o FESTIVAL DO CHUCRUTE e o KERB, com gastronomia e música típica.
-
Lajeado pertence à região geográfica intermediária Santa Cruz do Sul-Lajeado e à região imediata de Lajeado, sendo sua cidade mais populosa. A população a partir do Censo de 2022 era de 92.951 habitantes, o que torna Lajeado uma das dez cidades com maior densidade populacional do estado. De acordo com o ranking da Firjan de cidades mais desenvolvidas do Brasil, Lajeado ocupa a 13ª posição, sendo a primeira do Rio Grande do Sul. O nome Lajeado vem do ponto de referência que se dava às sesmarias. No Rio Taquari e no Arroio do Engenho, as águas formavam cascatas sobre lajeiros, daí o nome da cidade. Ao passarmos pela cidade, fizemos visita a minha irmã e cunhado, que nos mostraram a cidade.
-
Marques de Souza é atravessada pela BR-386 e banhada pelos rios Forqueta e Fão, cujas margens compostas por campings e áreas de lazer condicionaram ao município o título de "capital gaúcha dos campings". Dentre as principais atividades econômicas, destacam-se a produção primária - com avicultura, suinocultura e bovinocultura - e as agroindústrias, bem como um crescente número de empreendimentos turísticos. Sua população estimada em 2022 era de 3.969 habitantes.
-
A região foi nomeada Pouso Novo por um morador conhecido popularmente como João Brasileiro, cujo nome real era João de Souza Leite, que residiu nestas terras no início do século XX. Sua residência localizava-se no local que hoje está a Igreja Matriz, e servia como pousada para viajante e tropeiros que levavam suas mercadorias de Soledade a Lajeado, e vice-versa, e assim a cidade se tornou uma "pousada". Inicialmente, a economia se baseava na agricultura de trigo, feijão, milho e parreira.
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum