No estado de Roraima, passei tempo mais que suficiente para o que eu tinha ido fazer.
Além de registrar a capital para o desafio Bandeirante, percorri uma das piores estradas do Brasil para tbm registrar o desafio Cardeal.
Em contato com 2 Valentes em Boa Vista, eles me tentaram o vício para desbravar a região.
Ahh, são só 15 municípios... sim, com estradas horríveis kkkkk.
Pensei muito, muito mesmo, pois o desafio Valente requer uma permanência no estado, planejamento e custos extras em relação à minha vida na estrada, mas não resisti!
E lá fui eu, em cada teste na moto saída da oficina, eu percorria uma estrada.
Enfim, sou Valente sim!
Porque aqui só passei perrengue!
Roraima
De 07/12/2023 a 15/01/2024
De Boa Vista segui par conhecer Pacaraima e entrar um pouco na Venezuela.
De lá, peguei a estrada para Uiramutã.
14 a 18/12/2023 - Uiramutã
Chegou o dia de encarar uma das estradas mais terríveis do Brasil, Uiramutã, extremo norte do país!
No começo eu estava extremamente confiante, animada e tranquila.
Depois, recebendo algumas dicas, orientações e informações sobre a estrada, minha mente foi se rendendo ao desconforto, incomodo, medo...
Mas isso não era meu!
As informações normalmente não são passadas de forma neutra, mas carregadas de experiência pessoal e me contaminou.
O tempo amanheceu chuvoso e em Uiramutã já chovendo e sob neblina, adiei a ida e tirei o dia para transmutar os pensamentos e sentimentos gerados.
Não vi mais informações e resgatei minha vontade de concluir esse desafio, portanto, desistir NÃO era minha opção.
No dia seguinte parti determinada e tranquila, como sempre.
Não tão cedo, mas tbm não tão tarde.
A estrada estava surpreendentemente maravilhosa desde o trevo, Surumu e Contão, o que me fez continuar tranquila e devagar, tirando fotos, parando e lerdando.
E ainda encontrei um motociclista morando por lá!
Mal sabia eu que as previsões da terrível estrada estavam chegando...
Piorando cada vez, uma estrada que nunca se acaba, muita poeira, trepidação, pedras, tensão, calor, sem lugar pra parar, água fervendo, peças da moto caindo, gasolina vazando, fogo na estrada, pôr do sol chegando, serra inclinando, cansaço físico começando, mental já se irritando, noite baixou, farol não funcionou, GPS nunca reduzia a distância a percorrer, bateria acabando, esgotamento no limite da força, emocional a mil e a moto dando tudo o que ela podia nas condições que estava...
Não cai, não furou pneu, não ferveu o motor, não aconteceu absolutamente nenhuma das coisas que normalmente acontecem por essa estrada!
Eu fui EXTREMAMENTE cautelosa!
E cheguei! Cheguei à noite, no limite físico meu e da moto, mas cheguei!
E voltei com muitas peças caídas, sissybar quebrado, mochilão caindo, motor falhando, bagagem toda molhada de gasolina, descanso lateral quebrado... nem a moto ficava mais de pé!
Chegamos literalmente carregadas! Mas chegamos de volta também!
Depois de Uiramutã, pensei que iria embora e pronto.
Nada...
Na saga da oficina com a minha Menina, ainda mais depois dessa estrada, de onde voltei rebocada, tudo caindo, motor falindo, etc e tudo, comecei a fazer alguns passeios para rever lugares onde já havia conhecido na época de mochileira como o Lago do Robertinho e a Guiana Inglesa.
Assim então, eu tinha somente ido à Pacaraima e nada registrei.
Fazer Valente, não, deixa isso quieto!
Aham... o bichinho não deixou e lá fui eu de volta.
Aproveitei uma companhia para Tepequem, registrei Amajarí e retornei à Pacaraima para registrar o que tinha deixado pra lá.
Voltei pra Boa Vista.
Mais uma ida à oficina e outro teste na estrada, resolvi voltar agora à Bonfim, já que quando fui passear na Guiana, não quis registrar pra não cair na tentação, me danei e lá também tive que voltar.
30 a 31/12/2023 - Amajarí/Tepequem
Aquela serra maravilhosa que me relembra Minas...
Porém com a Menina ainda com problemas, fiquei de olho no óleo, que claro, baixou!
31/12/2023 a 03/01/2024 - Pacaraima
Chegando mais uma vez em Pacaraima, pela aquela estrada maravilhosamente esburacada, obviamente, mais alguns pedaços caíram...
Além de soltar o protetor de corrente da primeira vez, agora perdi a lente da lanterna traseira e o bico da câmara de ar do pneu traseiro que bichou, provavelmente quando entrei numa cratera; por "sorte" o pneu segurou até chegar em Boa Vista e parar num posto.
05/01/2024 - Bonfim
Até Bonfim, sem surpresas, mas ainda viria muitas pelas frente aos próximos destinos.
Afinal, na primeira ida lá eu já tinha perdido a pedaleira direita, aiaiai.
Depois de Bonfim, eu estava ali do lado de Normandia então fui ao próximo destino pegar umas trepidações extras.
Devagar e sempre, cheguei após 97km de costela.
Verificando sempre se tinha mais alguma coisa caindo, fui indo...
Aproveitei umas dicas e conheci o Lago Caracaranã e por lá acampei para descansar.
05 a 07/01/2024 - Normandia
07/01/2024 Cantá e Boa Vista
Na volta de Normandia, já passei em Cantá e de volta mais uma vez à minha base em Boa Vista, resolvi logo registrar a prefeitura da capital antes de esquecer desse "pequeno" detalhe.
E claro, voltamos também à oficina.
Bom, realmente acabei por aqui...
Fui fazer minha última visita à oficina e mais um teste na estrada.
Aproveitando que teria que esperar umas horas, lá fui eu de novo arrematar a região em Alto Alegre.
Voltei então pra oficina em Boa Vista com a lanterna dependurada e por fim, ainda o problema não foi resolvido, mas resolvi partir.
Ah sim, deixando registrado, o desafio extra de encontrar a prefeitura nesses pequenos lugares, pois algumas vezes, além delas não terem placa, estão em reforma ou por outro motivo qualquer tiveram que temporariamente se estabelecer em outra casa da cidade e as pessoas não sabem disser mais onde é a prefeitura tão procurada por essas pessoas de moto.
Enfim, me despedi de Boa Vista e parti rumo a Rorainópolis, onde eu iria parar antes de retornar à Manaus.
Até lá, teriam 3 municípios para arrematar.
11/01/2023 - Mucajaí
Tudo tranquilo até aí...
11/01/2024 - Iracema
Aqui virou meu velocímetro!
Moto 0km, só que não...
Fui escoltada pela polícia civil local e lá comemoramos essa virada!
11/01/2024 - Caracaraí
Por aqui, a busca pela prefeitura.
Sem placa, sem funcionários, tira foto de tudo o que aparece pelo caminho do que pode ser uma prefeitura, dá volta, retorna, encontra e registra, enfim.
11/01/2024 - Rorainópolis
Então, cheguei ao último destino de parada por Roraima e aqui descanso com apoio motociclístico para finalizar os últimos municípios.
Última edição por Forasteira; 09-02-24 às 14:46.
Razão: uma foto apareceu como anexo e quero ela dentro do tópico. preciso apagar esse anexo e colocar essa foto sendo a 3a de Caracaraí
Parabéns Estefânia! Bela aventura pelo Estado de Roraima, embora com poucos Municípios, não é tão fácil assim. E esses perrengues só valorizam a jornada e a sua vontade inabalada de conquistar o Valente RR. Show de relato e fotos. Fraterno motoabraço.
Em Rorainópolis fui acompanhada para os últimos 3 municípios de Roraima e concluir com sucesso e valentia esse desafio.
(mais uma vez deixo meu agradecimento ao irmão, que é um valente porém não através do site, mas sim, já percorreu cada lugarejo desse estado e facilitou minha rota imensamente me levando diretamente a cada local)
Partindo enfim desse estado e retornando ao Amazonas.
No entanto, os perrengues continuam até então e minha moto a cada mão que passa, piora.
Seguindo em frente para Rondônia foi minha decisão, já que em Manaus permaneci de mãos atadas quanto a qualquer solução.
Veremos como chegaremos e como será daqui pra frente, mas sempre digo, desistir NÃO é minha opção!
Muitos me perguntam se vou para a 319.
Respondo: Para que.
Cheia de bagagens, debaixo de chuva, com a moto no estado em que está, é caçar muita aventura né.
Pois não é o que estou procurando. Já vivo aventuras todo dia e quero apenas seguir em paz.
Bons ventos!
13/01/2024 - São Luís
13/01/2024 - São João da Baliza
13/01/2024 - Caroebe
Mais uma prefeitura disfarçada, a qual a população mesmo não tem muito conhecimento.
Fotografei a frente sem identificação, e lá dentro a foto do prefeito atual.
Boa Vista/RR, ao extremo norte do Brasil, região de cerrado.
Cara você é muito corajosa, Parabéns! Eu estou desde NOV/2023 fazendo o Desafio Valente Fazedor de Chuva, com mais 2 colegas do grupo de motoqueiros Azimute, mas está devagar, porque quando dá para ir um não dá para outro e assim vamos nos atrasando para concluir. Contudo já fizemos 8 municípios, inclusive Uiramutã que realmente é o maior perrengue. Estou registrado aqui como CAVALO DE AÇO NO LAVRADO RORAIMA.