-
Valente Fazedor de Chuva Rio de Janeiro
Olá irmãos, me chamo Leandro Xavier, tenho 52 anos, moro em Petrópolis - RJ. Há tempos fiz minha inscrição na plataforma, e confesso que já até havia feito visitas de moto à algumas cidades do meu Estado, mas sem registro ou efetividade. Entretanto foram estas visitas, que me motivaram a aceitar o desafio dos Fazedores de Chuvas. Finalmente chegou o dia e o momento de registrar aqui o meu sonho. É uma honra para mim estar compartilhando meu projeto com vocês, na esperança de me tornar em breve: um Valente Fazedor de Chuva! Estou iniciando meu projeto neste Dezembro/2023, em companhia de minha esposa Patricia, e de minha HD Road Glide Limited 2022/2023 preta. Em mais alguns dias, inicio minha jornada pelas diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro.
Última edição por Leandro Xavier; 26-12-23 às 21:49.
Razão: Inclui o nome de minha esposa e uma foto.
-
São João de Meriti - RJ
REGIÃO METROPOLITANA (VERDE)
Fundação em 21 de agosto de 1947 (76 anos em 2023),
População no último censo 2022: 440.962 pessoas,
No passado foi um distrito de Nova Iguaçu, que veio a se emancipar no ano de 1947.
Começamos nossa jornada (para quem sabe nos tornar Valentes Fazedores de Chuva), pelo município de São João de Meriti, Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.
A data: 25 de Dezembro de 2023.
Um dia de muito calor já no inicio da manhã.
São João (como ele é chamada por muitos da região), fica as margens da Via Dutra, como boa parte das cidades das demais cidades que compõem a Baixada Fluminense.

Imagem Google
Nosso ponto de partida foi a cidade de Petrópolis - RJ, onde residimos.
Escolhemos começar nossa trajetória pela Baixada Fluminense (também conhecida como Região Metropolitana do Rio de Janeiro), por se tratar de uma área ou região que requer um pouco de cuidado com a segurança.
Por isso, a manhã do dia de Natal, nos pareceu uma oportunidade de encontrar a região "mais calma".

Imagem Google
Encontramos a Prefeitura em obras, e talvez por isto, não havia uma placa ou letreiro informando que ali é o local correto!
Desta forma, fizemos imagens da entrada do prédio em obras, onde uma das portas identifica e confirma que ali é a prefeitura de São João de Meriti - RJ

Abaixo então nossas primeiras fotos iniciando o desafio

Vamos em frente!!!!!
Última edição por Leandro Xavier; 26-05-24 às 23:34.
-
Seropédica
REGIÃO METROPOLITANA (VERDE)
Fundação em 21 de agosto de 1947 (76 anos em 2023),
População (2020): 83.092 pessoas,
Por que se chama Seropédica?
"Seropédica" é um neologismo formado por duas palavras: uma de origem latina, "sericeo" ou "serico", que significa "seda";
e outra grega, παιδεία, ας, translit. paideía, as, que significa "nutrição, criação, cultivo". Portanto, "Seropédica" significa "local onde se cultiva seda".
Para Seropédica, seguimos em direção a via Dutra.

Imagem retirada da Internet
Refeitos do momento de uma quase desidratação, encontramos a prefeitura em Seropédica, fizemos as fotografias e seguimos viagem.

Última edição por Leandro Xavier; 26-05-24 às 23:30.
-
Metropolitana: VERDE (16 Municípios)
13. São Gonçalo
14. São João de Meriti
15. Seropédica
16. Tanguá
São Gonçalo

São João de Meriti

Seropédica

Tanguá
Última edição por Leandro Xavier; 28-05-24 às 20:15.
-
MÉDIO PARAÍBA: ROXO (15)
9. Porto Real
10. Quatis
11. Resende
12. Rio Claro
Porto Real

Quatis

Resende

Rio Claro
Última edição por Leandro Xavier; 28-05-24 às 00:52.
-
NOROESTE: ROSA (13)
9. Natividade
10. Porciúncula
11. Santo Antônio de Pádua
12. São José de Ubá
Natividade

Porciúncula

Santo Antônio de Pádua

São José de Ubá
-
ANDAMENTO DO PROJETO VALENTE FAZEDOR DE CHUVA
Avançamos bastante com o projeto nesta primeira incursão.
Completamos quase todos os municípios da Baixada Fluminense.
Municípios:
• São João de Meriti (ok)
• Belford Roxo (ok)
• Nova Iguaçu (ok)
• Mesquita (ok)
• Nilópolis (ok)
• Queimados (ok)
• Japeri (ok)
• Paracambi (ok)
• Seropédica (ok)
• Itaguaí (ok)
• Duque de Caxias (ok) Maio/2024
• Guapimirim(ok)
• Magé(ok) Maio/2024
Em primeiro de maio 2024, concluímos os visita aos dois municípios que estavam em aberto.
Por motivo de força maior (uma tempestade que caiu na região no meio da tarde), tivemos que abortar o projeto.
Deixamos para outro momento a visita aos municípios de: Duque de Caxias (passamos próximos a ele), Guapimirim
Magé.
Última edição por Leandro Xavier; 26-05-24 às 22:49.
Razão: Correção do texto
-
CENTRO SUL: LARANJA (11)
5. Miguel Pereira
6. Paracambi
7. Paraíba do Sul
8. Paty do Alferes
Miguel Pereira

Paracambi

Paraíba do Sul

Paty do Alferes
Última edição por Leandro Xavier; 28-05-24 às 20:14.
-
LAGOS: VERMELHO (12)
1. Araruama
2. Armação dos Búzios
3. Arraial do Cabo
4. Cabo Frio
Araruama

Armação dos Búzios

Arraial do Cabo

Cabo Frio
-
Desafio Os Fazedores de Chuva: Transformamos o sonho em realidade.
Desafio Os Fazedores de Chuva: Transformando o SONHO em realidade.

O sonho surgiu após fazermos um desafio pelas serras do Estado do Rio de Janeiro.
Durante a cerimonia de certificação, notamos que os lideres daquele desafio "ostentavam" um Patch dos Fazedores.
Em conversa com eles, nos interessamos pelo desafio naquele momento (apesar do receio de ter que circular pela Baixada Fluminense do Rio de Janeiro).
Naquele momento, aceitamos e começamos o SONHO de ser FAZEDORES DE CHUVA.
Foram alguns meses de planejamento, visando os feriados nacionais de Natal e Ano Novo, um breve período de férias que teríamos em janeiro de 2024,
e o carnaval que seria a data de conclusão e/ou completar alguma etapa faltante.
Mas a meteorologia tinha outros planos, e nossa programação relâmpago* precisou de mais tempo.
Nosso plano era visitar todas as cidades em até 30 dias:
* Semana 01: Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro,
* Semana 02: Região dos Lagos e Serrana,
* Semana 03: Região Centro Sul e Médio Paraíba,
* Semana 04: Metropolitana.

Com as chuvas de verão e o nosso tempo de férias terminando, revimos o planejamento e estendemos as datas para alguns dias dos feriados de Carnaval,
Pascoa e dia do Trabalhador. Então, após rodarmos entre 3500 a 4000 km entre asfalto muito bom, médio, ruim e trechos Off Road (de Harley Davidson),
concluímos o projeto no dia 01/05/2024.
Aí começou para nós o maior dos desafios: fazer o backup de todo aquele material, separar por cidade, região e cores e começar a subir no site dos Fazedores de Chuva.
É uma tarefa árdua que requer disciplina, organização, porque até aqui não terminamos o desafio.
Ainda não fomos homologados.
E já estamos no final do mês de maio.
Por conta disso, tive que mudar a minha estratégia.
Inicialmente eu tinha a ideia de contar a história de cada cidade que visitamos, de forma lúdica e geográfica.
Mas o tempo é um inimigo, então resolvi fazer a postagem de forma cartesiana e deixar a opção lúdica para um outro momento.
Como no Iron Butt, a organização do material é decisiva.
Quanto mais deixar o tempo passar mais difícil fica para terminar e pedir a certificação.
Se vale uma dica, para quem sonha em fazer essa prova inicial dos Fazedores de Chuva, aqui vai:
1. Comece pelos lugares mais complicados do seu desafio. Isso irá motivá-lo a concluir quando os trechos que faltarem forem mais fáceis e/ou próximos da sua região.
2. Quando visitar as cidades e fizer as fotos, faça cópia delas e do roteiro mesmo que você já tenha postado no site.
3. O tempo pode querer te desanimar. Então mesmo que você não consiga fazer muitas viagens, cobrir muitos municípios de uma só vez, tente visitar uma cidade
ou outra para um café, um almoço, para "turistar". Isso deixará a chama acesa até que você possa concluir o desafio.
Turistar:
* Almoçar,
* Tomar um café,
* Jantar,
* Ver a cidade.
Este é o espírito desse desafio!
*Em tempo: Não recomendamos aos interessados em fazer o desafio de forma relâmpago.
Nosso caso, entendemos que nossa agenda é bem complicada, e por entendermos que somos piloto e garupa experientes,
com certificação IRON BUTT entre outros, teremos as credenciais para seguir desta forma.
Última edição por Leandro Xavier; 28-05-24 às 23:03.
Permissões de Postagem