-
Valente Fazedor de Chuva Rio de Janeiro
Olá irmãos, me chamo Leandro Xavier, tenho 52 anos, moro em Petrópolis - RJ. Há tempos fiz minha inscrição na plataforma, e confesso que já até havia feito visitas de moto à algumas cidades do meu Estado, mas sem registro ou efetividade. Entretanto foram estas visitas, que me motivaram a aceitar o desafio dos Fazedores de Chuvas. Finalmente chegou o dia e o momento de registrar aqui o meu sonho. É uma honra para mim estar compartilhando meu projeto com vocês, na esperança de me tornar em breve: um Valente Fazedor de Chuva! Estou iniciando meu projeto neste Dezembro/2023, em companhia de minha esposa Patricia, e de minha HD Road Glide Limited 2022/2023 preta. Em mais alguns dias, inicio minha jornada pelas diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro.
Última edição por Leandro Xavier; 26-12-23 às 21:49.
Razão: Inclui o nome de minha esposa e uma foto.
-
São João de Meriti - RJ
REGIÃO METROPOLITANA (VERDE)
Fundação em 21 de agosto de 1947 (76 anos em 2023),
População no último censo 2022: 440.962 pessoas,
No passado foi um distrito de Nova Iguaçu, que veio a se emancipar no ano de 1947.
Começamos nossa jornada (para quem sabe nos tornar Valentes Fazedores de Chuva), pelo município de São João de Meriti, Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.
A data: 25 de Dezembro de 2023.
Um dia de muito calor já no inicio da manhã.
São João (como ele é chamada por muitos da região), fica as margens da Via Dutra, como boa parte das cidades das demais cidades que compõem a Baixada Fluminense.

Imagem Google
Nosso ponto de partida foi a cidade de Petrópolis - RJ, onde residimos.
Escolhemos começar nossa trajetória pela Baixada Fluminense (também conhecida como Região Metropolitana do Rio de Janeiro), por se tratar de uma área ou região que requer um pouco de cuidado com a segurança.
Por isso, a manhã do dia de Natal, nos pareceu uma oportunidade de encontrar a região "mais calma".

Imagem Google
Encontramos a Prefeitura em obras, e talvez por isto, não havia uma placa ou letreiro informando que ali é o local correto!
Desta forma, fizemos imagens da entrada do prédio em obras, onde uma das portas identifica e confirma que ali é a prefeitura de São João de Meriti - RJ

Abaixo então nossas primeiras fotos iniciando o desafio

Vamos em frente!!!!!
Última edição por Leandro Xavier; 26-05-24 às 23:34.
-
O Primeiro Projeto
Para este primeiro momento do projeto, escolhemos fazer os municípios que compõem a Baixada Fluminense, região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Nossa lista de municípios e mapa foram estes[/B]:

Imagem Google Maps
Municípios Projeto Inicial:
• São João de Meriti
• Belford Roxo
• Nova Iguaçu
• Mesquita
• Nilópolis
• Queimados
Imagem Ilustrativa da Região:

Ah! Também planejamos fazer outros municípios de outra região, que estão bem próximos aos da Baixada Fluminense,
como é o caso de Mendes - RJ, Engenheiro Paulo de Frontin - RJ, por exemplo.
Última edição por Leandro Xavier; 26-12-23 às 23:44.
Razão: Ops! Faltaram as imagens.
-
Belford Roxo
Tornou-se município no ano de 1990, após emancipação da cidade de Nova Iguaçu.
População no último censo 2022: 483.087 pessoas
Por que se chama Belford Roxo?
Depois de se chamar Santo Antônio de Jacutinga, Ipueras e Calhamaço Brejo, o município foi batizado com o nome de Belford Roxo.
O nome foi uma homenagem a um dos integrante da equipe do engenheiro Paulo de Frontin (que também dá nome a uma cidade que visitaremos), responsável por um dos projetos de captação de água mais famosos do Brasil.
Belford Roxo é outra cidade que fica em uma área ou região do Rio de Janeiro, que requer muita atenção e cuidado (questão de segurança pessoal) ao transitar.
Como optamos por fazer essa etapa durante o dia de Natal, logo pela manhã, não tivemos nenhum problema.
Acessamos o município, a partir da Via Dutra, após sairmos de São João de Meriti - RJ, nossa etapa anterior.

A manhã já estava bem mais quente, por volta dos 36 graus quando chegamos em Belford Roxo, e nos dirigimos para a sede da Prefeitura Municipal.

Nosso plano é aproveitar o dia perfeito de sol, e fazermos todos os municípios da Baixada Fluminense, e alguns outros (de outra região, mas que estivessem mais próximos).
Última edição por Leandro Xavier; 26-05-24 às 23:35.
-
Nova Iguaçu - RJ
É o maior município da Baixada Fluminense e o quarto maior da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em área.
Nova Iguaçu é a cidade mais antiga da Baixada Fluminense, e detém o título de "Capital da Baixada" - já que muitos dos municípios vizinhos,
tiveram origem de parte de seu território. Sua população prévia em 2022 era de 819 134 habitantes.
Mapa da vila de Iguaçu (1837)

Reza uma lenda urbana (já analisada por cientistas e pesquisadores), que há um vulcão extinto em Nova Iguaçu.

Mapa de localidade da ocorrência de rochas vulcânicas, Município de Nova Iguaçu - RJ.
Para acessar Nova Iguaçu, seguimos por dentro de Belford Roxo (fizemos isso porque era dia claro, e um dia muito especial), até a Via Dutra.
Da via Dutra, pegamos o acesso para o município de Nova Iguaçu, e de lá até a sede da Prefeitura.

Verdadeiro ou não a existência de um Vulcão no município, posso afirmar que a temperatura no momento que chegamos a sede da prefeitura era de 38 graus, para fazer as fotos.

Pensei em parar por um instante e comprar um garrafa de agua mineral ou isotônico.
Não fizemos e o arrependimento não demorou a recair sobre nós.
Última edição por Leandro Xavier; 26-05-24 às 23:35.
Razão: Ops! Faltou o mapa
-
Mesquita
O nome "Mesquita" é uma referência ao antigo proprietário, das antigas fazendas que se localizavam na atual região: O Barão de Mesquita!
Mesquita se emancipou de Nova Iguaçu em 1999, tornando-se o município mais novo da Baixada Fluminense.
Sua população estimada pelo IBGE no ano de 2022 foi de 177.016 habitantes.
Nosso acesso a Mesquita foi por dentro de Nova Iguaçu sem maiores problemas.

Mal entramos em Mesquita, já encontramos a sede da Prefeitura.

E seguimos em frente....
Última edição por Leandro Xavier; 26-05-24 às 23:36.
-
Nilópolis
Sendo um dos treze municípios da Baixada Fluminense, é o menor município em área: apenas 19,4 km².
Emancipou-se de Nova Iguaçu em 1947. Seu nome é uma homenagem ao ex-Presidente do Brasil Nilo Peçanha.
Talvez você ainda não conheça este município, mas certamente que já ouviu falar dele.
A cidade é mundialmente conhecida por causa do Carnaval e do Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis!
A Beija-Flor, mundialmente conhecida, já conquistou quatorze títulos:
1976,
1977,
1978,
1980,
1983,
1998,
2003,
2004,
2005,
2007,
2008,
2011,
2015,
2018.

E é uma das grandes escolas do carnaval carioca e brasileiro.
Acessos Nilópolis por Mesquita.

Por conta do município ser o menor dentro os demais da baixada Fluminense, nós andamos por muitas de suas ruas e avenidas,
até encontrarmos a sede da Prefeitura.

Não foi difícil chegar ou sair.
-
Queimados - RJ
Em 2021, sua população foi estimada pelo IBGE em 152 311 habitantes.
Tornou-se município no ano de 1990, após emancipação da cidade de Nova Iguaçu.
Sua história se remonta a meados do seu XIX.
Com a expansão da economia cafeeira, foi necessário construir uma estrada de ferro. A Estrada de Ferro D. Pedro II, trouxe mais prosperidade ä região.
O projeto inicial desta ferrovia previa a extensão dos trilhos até a hoje Jacutinga (bairro do município de Mesquita), porém, operários e construtores da estrada foram vítimas de Malária.

Como a morte dos operários chineses iria impactar nos prazos das obras da via férrea, foi construída uma que levou o nome de Estação de Queimados.
Segundo a história, a origem do nome do município de Queimados (e da Estação), deve-se a este acontecimento, uma vez que os chineses tinham por costume queimar os seus mortos.
Este costume de queimar os corpos batizou o local: "vou pela estrada dos queimados".
Nosso acesso até Queimados, nos levou de volta a Mesquita, depois Nova Iguaçu até o Via Dutra (fizemos este percurso durante a manhã do dia 25 de dezembro - ruas e vias vazias).
Pela Dutra seguindo a sinalização, chegamos a Queimados por onde seguimos até encontramos a sede da Prefeitura Municipal.

O prédio não continha sinalização externa ou placa na fachada.

Consultamos a internet e moradores da região, que nos confirmaram ser este o local.
Uma região muito simples e tranquila.
Andamos pelas ruas e vias até a local da prefeitura sem nenhum problema.

P.S.: Neste momento da viagem, nos demos conta que nenhum comércio está funcionando.
Digo isto, neste momento começamos a procurar um local para comprar água e algo para um lanche e não havia.
-
UP GRADE NO PROJETO
O município de Queimados inicialmente seria o último desta primeira fase.
Mas como as ruas dos municípios estavam praticamente vazias, sem trânsito e muito seguras, resolvemos ampliar nosso projeto.
Municípios Projeto Inicial
• São João de Meriti (ok)
• Belford Roxo (ok)
• Nova Iguaçu (ok)
• Mesquita (ok)
• Nilópolis (ok)
• Queimados (ok)

Imagem Google Maps
Upgrade de Municípios do Projeto Inicial
• Japeri
• Seropédica
• Itaguaí
REGIÃO CENTRO SUL (LARANJA)
• Paracambi
• Engenheiro Paulo de Frontin
• Mendes (Região Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro),

Imagem Google Maps
E assim seguimos!
Última edição por Leandro Xavier; 26-05-24 às 23:28.
-
Japeri
Elevado à categoria de município com o nome de Japeri, após ser desmembrado de Nova Iguaçu no ano de 1991.
População em 2020: 105.548 pessoas
É conhecido, principalmente, por ser a última estação da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Para acessar Japeri, seguimos por dentro de Queimados.

O clima está quente e começamos a perceber que não havia NENHUM comércio aberto, mesmo os mais simples.
Nos demos conta que não ter levado água ou qualquer coisa para comer, havia sido um erro no projeto - que comprou um preço alto.
Chegando na prefeitura - que pelo caminho que tomamos, fica muitoooo distantes, muito afastado.

... fizemos as fotos e seguimos viagem.
Última edição por Leandro Xavier; 26-05-24 às 23:29.
Permissões de Postagem