-
Bode Valente Fazedor de Chuva - Mato Grosso
Saudações! Hoje tirei um tempo para fazer as postagens do início deste desafio, vou relatar entre tópicos meus trajetos, colocar o roteiro feito e falar das facilidades e dificuldades, também estou postando no Instagram caso queiram acompanhar(@ikarofachin), inicialmente eu olhei para isso tudo e pensei: "é tranquilo, dá para fazer, nem é tanto desafio assim, é só rodar". Grande engano meu, e a vida vem e nos ensina isso, hahahaha, explico:
Planejei entre o Natal e o Ano Novo que iria fazer todos os municípios este ano, e hoje chamo de fato de Desafio, está nos planos a continuidade e a execução, mas com certeza o meu planejamento inicial vai ser remanejado.
Moro em Sorriso, e meu planejamento para o primeiro dia era passar por 9 Municípios, pegar um pouco de chão, mas no final do dia chegar em casa, descansar tomando aquela gelada. Todo o período da manhã até que foi tranquilo, dentro do esperado, até chegar em Santa Rita do Trivelato, passando por Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, até aqui só asfalto, sol, tranquilo, mas as coisas mudariam.
Segui pela marcação do Mapa para seguir até Nova Ubiratã, mas o mapa me enviou pro caminho errado, na verdade, é o caminho certo, mas a estrada ainda está sendo feito, asfaltando e a ponte para atravessar o Rio ainda não está concluída, peguei aquele chão, terra, liso, bom de andar, mas tive que voltar até santa Rita e remanejar a rota, depois de questionar alguns moradores, segui pela estrada antiga até Boa esperança, aqui a chuva começou e a estrada já estava mais surrada, buracos e agora começava o barro. Estava aproveitando o trajeto e curtindo, a estrada não estava tão feia, dava para manter o planejamento ainda, pensei.
Cheguei em Boa esperança e segui para Nova Ubiratã, asfalto neste trajeto, tudo bem por aqui, ainda era cedo no dia, daqui planejava ir até Feliz Natal> Vera> Marcelândia> Sinop e retornar a Sorriso. Depois de Nova Ubiratã, iniciei o trajeto e aqui a estrada ficou realmente ruim, a velocidade caiu, e a ansiedade de chegar em algum lugar aumentou, a estrada ficou menos movimentada, e a lição da vida veio, no meio do nada, pneu furou. Andava a uns 60km/h quando aconteceu, na lama, estrada bem ruim, não deu para controlar, fui com a cara arrastando no chão, se não fosse o capacete estaria agora sem dentes, levantei e olhei o estrago, protetor da moto e baús protegeram a moto, ela ficou intacta, já o pneu ficou no chão.
Estava eu, sozinho, no meio do nada, sem sinal de celular, quando um cara em uma estradinha para e me avisa que um caminhão guincho estava vindo logo em seguida (que sorte a minha, não? Mais sorte que juízo hehehe) ele ficou comigo até o caminhão chegar, e me ajudou a subir com a moto, o caminhão estava indo para uma chacra passar o fim de semana e como faltava uns km até Novo Mato Grosso, ele poderia me levar até ali, em uma borracharia. Fiquei animado, e fomos até lá, era cedo ainda, talvez daria para concluir o trajeto planejado, pensei comigo.
Detalhe, o furo do pneu, na verdade era um rasgo, o macarrão não resolvia, então o borracheiro vulcanizou o pneu, mas ali no meio do nada, o equipamento dele, não era muito bom e foi conseguir me liberar já umas 17h com a garantia que eu poderia ficar pelo meio do caminho. Resolvi voltar para Nova Ubiratã, neste trecho andei a 20km por hora, e quando cheguei no asfalto o pneu já estava quase no chão, o ar vazando do local da vulcanização e ainda faltava 20km para chegar em Nova Ubiratã, gastei toda a bateria do meu compressor enchendo bem o pneu e segui, a 60km/h, consegui chegar até a cidade em uma nova borracharia.
Aqui o pessoal aparentemente estava encerrando os trabalhos já era umas 19h, mas ficaram para me ajudar e fazer uma nova vulcanização, enquanto esperava, prestei atenção na canção que vinha do rádio, nesta hora o cansaço batendo, o pensamento já era de ficar em um hotel e no outro dia guinchar a moto de volta para Sorriso, a musica no rádio, era gospel e o refrão repetia durante uns 10 minutos: "socorro, meu deus, socorro" achei bem propicio para o momento, só agradeci, por estar tudo bem, estar conseguindo resolver tudo, o guincho na hora certa, enfim, como agente amadurece em algumas horas andando de moto hehehehe.
Feito a vulcanização, avisei minha esposa que chegaria tarde e que iria em um ritmo bem devagar até Sorriso, sai de Nova Ubiratã e a 60km/h cheguei em Sorriso para um belo banho gelado e cama para relaxar o corpo, já era passado das 23h quando cheguei. A velocidade baixa é por causa da vulcanização, o pneu ficou com aquele caroço de borracha se tornando perigoso uma velocidade maior.
Então para o primeiro dia de desafio, a conclusão é que realmente é um Desafio, com D maiúsculo, e vai ter muitos municípios pela frente que a situação poderá ser semelhante, a moto está na oficina esperando o pneu chegar neste momento, e a vontade de rodar de novo já esta grande, depois eu posto os próximos trajetos.
A recomendação que eu deixo é que, vale a pena fazer o desafio, sempre leve ferramentas, se prepare para o pior e conte com a ajuda divina, essa é uma força que sempre está lá, para nos ensinar as lições da vida.
Quando eu for seguir novamente estes trajetos no meio do nada, vou fazer a aquisição do SPOT, assim, se precisar de qualquer coisa, via satélite me ajudará, percebi que é um item muito importante, para nossa segurança.

Última edição por Ikaro Fachin; 19-01-23 às 12:11.
-
1º Dia - Sorriso 1/141
-
1º Dia - Lucas do Rio Verde 2/141
-
3/141 - 1º Dia - Nova Mutum
-
4/141 - 1º Dia - Santa Rita do Trivelato
-
5/141 - 1º Dia - Nova Ubiratã
-
Boa tarde FC Ikaro,
Parabéns por ter iniciado o desafio.
Agora seu tópico está em definitivo no Almas Inquietas, siga postando nele até o final do desafio.
Sua narrativa, além de provocar sua revisão do conceito de "desafio" ou "não desafio", serve perfeitamente para justificar nosso slogan: "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...".
Só para você ter uma ideia, 34 já deram iniciaram o Mato Grosso, mas apenas 8 terminaram até o momento. Não é fácil, mas quem desejar realmente vai concluir.
Uma dica é não confiar fielmente em gps, pode te levar a lugares errados ou pelo pior caminho (mesmo que seja o mais curto).
Assim como para localizar as prefeituras, também não confie 100%, pois todos os prédios que pertencer às prefeituras podem ser sinalizados como se fosse a sede do governo.
No mais é repor as energias e enrolar o cabo.
Bon voyage!!!
-
Demorou mas voltei!
Ontem dei sequência ao Desafio, Segundo dia, após algum tempo parado, correria do dia a dia somado ao tempo de um pneu novo chegar e fazer a troca, me deixou de fora das estradas.
Dessa vez não fui sozinho, Irmão do Clube, Betanin, me acompanhou.
Saímos por volta das 08h da manhã, dia Nublado, no meio da estrada pegamos um pouco de chuva, nada muito forte, estava bom para rodar, pois assim, não ficava muito calor.
Este trajeto foi mais leve, apenas asfalto, estrada boa, pouco movimento devido ao feriado, foi um passeio agradável, por volta de 330 km Rodados.
2º Dia - Sorriso > Vera > Feliz Natal > Santa Carmem > Sinop > Sorriso
-
6/141 - 2º Dia - Vera
-
7/141 - 2º Dia - Feliz Natal

Tags para este Tópico
Permissões de Postagem