Este Tópico será para o desafio LENDÁRIO FAZEDOR DE CHUVA, na Região SUL do Brasil, a LENDA AMETISTA
![]()
Região Sul - 1.191 cidades, simbolizadas pela Ametista, concedendo ao FC o terceiro olho, aquele que tudo vê, com modéstia, como convêm a um guerreiro vitorioso.
Conquista uma Lenda e uma Conta.
Onde irei em busca da LENDA AMETISTA do LENDÁRIO FC.
As Postagens serão adicionadas ao SITE da seguinte forma:
- Como estou fazendo outros desafios, como exemplo o VALENTE FC em outros estados, irei postar as fotos de forma cronológica, ou seja, na sequência em que foi realizado.
- Postarei no Tópico do desafio VALENTE FC no referido estado da Região SUL e após, postarei aqui também, com o intuito de separar os desafios e manter atualizado o cumprimento de cada um.
- As fotos serão as mesmas que consta no referido desafio VALENTE FC do referido estado, com a mesma edição, sem nenhuma alteração na foto. A alteração estará no texto, onde constará a sequência para Conquista da LENDA AMETISTA.
A numeração seguirá desta forma:
001/ 1.191 para LFC AMETISTA - MUNICÍPIO - UF
Região Sul do Brasil
A Região Sul do Brasil é a menor das cinco regiões do país, com área territorial de 576 774,31 km², sendo maior que a área da França metropolitana e menor que o estado brasileiro de Minas Gerais. Faz parte da Região Centro-Sul do Brasil. Divide-se em três unidades federativas: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo limitada ao norte pelos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, ao sul pelo Uruguai, a oeste pelo Paraguai e pela Argentina, além de ser banhada a leste pelas águas do Oceano Atlântico. É única região brasileira localizada na porção sul abaixo da zona tropical, com as estações do ano variando nitidamente; contudo, a parte norte situa-se acima do Trópico de Capricórnio. No inverno, ocorrem geadas e, com maior raridade, há queda de neve. O relevo da Região Sul tem uma pequena quantidade de acidentes geográficos, predominando um grande planalto, geralmente, de pequena elevação.
Sua maior característica é o modo de colonização e o tipo de colonizadores recebidos. A Região Sul começou a ser colonizada durante os séculos XVII e XVIII. Em 1648, os portugueses foram os fundadores da vila de Paranaguá, a mais antiga cidade da Região Sul e do Paraná. As populações alóctones recebidas pela região foram uma pequena quantidade de escravos africanos, porém, uma grande quantidade de imigrantes vieram do Uruguai, da Argentina, dos Açores, da Espanha, da Alemanha, da Itália, da Polônia, da Ucrânia, dos Países Baixos, entre outros. A característica populacional dada pelos europeus que contribuíram para o processo de formação da sociedade brasileira do século XIX foi a predominante etnia caucasiana, sendo deixadas na paisagem características dos países de onde originaram (casas, transportes, uso do solo). Os europeus foram os introdutores do sistema de pequenas e médias fazendas. A ciência agrícola trazida da Europa para o Sul do Brasil foi a viticultura, adaptada à Serra Gaúcha.
História
O território da atual Região Sul do Brasil foi habitado originalmente pelos povos indígenas, principalmente os guaranis (mbyás), os kaingangs e os carijós. Posteriormente, ocorreu a chegada dos padres espanhóis da Companhia de Jesus para a catequização dos indígenas. Os padres jesuítas foram os fundadores de aldeias que chamavam-se missões ou reduções. Os indígenas que passavam a sua vida nas missões eram criadores de gado, agricultores e aprendizes de ofícios.
Os bandeirantes da Capitania de São Paulo chegaram a atacar as missões jesuíticas para o aprisionamento dos indígenas. Por essa razão, o local de residência dos jesuítas e dos indígenas foi abandonado. Pouco a pouco, uma grande quantidade de paulistas foram se fixando à costa catarinense. Os paulistas foram os fundadores dos municípios mais antigos do litoral, como Paranaguá, Florianópolis, Laguna e São Francisco do Sul.
Povoamento
O crescimento populacional foi grande depois que os imigrantes chegaram, vindos principalmente da Europa. Os primeiros imigrantes vieram dos Açores. Após a imigração açoriana em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, ocorreu a chegada de imigrantes da Alemanha (1824, São Leopoldo, Rio Grande do Sul) e da Itália. Demais agrupamentos buscavam a região para passar a sua vida. Os imigrantes foram os fundadores de colônias transformadas em cidades de importância como, por exemplo, Caxias do Sul.
Os solos de terra roxa do norte do Paraná e do oeste de Santa Catarina foram as regiões de povoamento mais recente. O povoamento do norte do Paraná apareceu depois que foram criadas colônias agrícolas. Migrantes de demais unidades federativas e de mais de 40 nações estrangeiras chegaram na região para serem colonos trabalhadores no cultivo de café e de cereais. No oeste de Santa Catarina, foi desenvolvida a pecuária, além de serem exploradas a erva-mate e a madeira.