-
Gaúcho em Terras Cearenses
O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no norte da Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco ao sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 148 894,442 km², ou 9,37% da área do Nordeste e 1,74% da superfície do Brasil. A população estimada do estado para 1.° de julho de 2021 era de 9.240.580 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo o oitavo estado mais populoso do país.


Última edição por Quinhones; 06-12-21 às 20:58.
-
1/184 Fortaleza-CE
Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará, situado na região Nordeste do país. Distante 2 285 km de Brasília, capital federal, a cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, e sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, o qual deu origem ao município, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local, entre 1649 e 1654. O lema de Fortaleza, presente em seu brasão, é a palavra em latim Fortitudine, que, em português, significa "força, valor, coragem".
Está localizada no litoral Atlântico, a uma altitude média de dezesseis metros, com 34 km de praias. Fortaleza possui 313,140 km² de área e 2 703 391 habitantes estimados em 2021, além da maior densidade demográfica entre as capitais do país, com 8 390,76 hab/km². É a maior cidade do Ceará em população e a quinta do Brasil. A Região Metropolitana de Fortaleza é a sexta mais populosa do Brasil e a primeira do Norte e Nordeste, com 4.051.744 habitantes em 2017. É a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Fortaleza foi em 2018 a nona cidade mais rica do país em PIB e a 1ª mais rica do Nordeste, com 67 bilhões de reais. Possui, ainda, a terceira região metropolitana mais rica das regiões Norte e Nordeste.
-
2/184 Campos Sales-CE
Campos Sales é um município brasileiro do estado do Ceará. Está localizado na microrregião da Chapada do Araripe, mesorregião do Sul Cearense. Criado pela lei N° 530, detém de 1082,77 km², o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2021 estimou sua população em 27.513 habitantes.
O topônimo Campos Sales é uma alusão ao quarto presidente da República Federativa do Brasil, Manoel Ferraz de Campos Sales. Sua denominação original era Várzea das Vacas, depois Várzea da Vaca e Nova Roma' (em homenagem a alguns imigrantes italianos que por lá viviam na época em que era vila) e, desde 1933, Campos Sales.
Nas terras localizada ao oeste da Chapada do Araripe, viviam várias etnias tais como os índios Kariri,[6] antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII.
-
3/184 Antonina do Norte-CE
Antonina do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na microrregião Várzea Alegre, mesorregião do Centro-Sul Cearense. Sua população estimada em 2019 era de 7.353 habitantes. Área total: 260,101 km²
Localizada as terras margeantes dos Riacho Conceição e São Pedro, região que inicialmente era habitada pelos índios Jucá, surge como núcleo urbano no século XIX.
A região cearense na qual está inserida a cidade de Antonina do Norte teve seu povoamento originado do expansionismo colonial brasileiro dos séculos XVII e XVIII, através da penetração do interior nordestino à busca de verdes pastos para a criação de bovino. O município de Antonina do Norte, teve seu povoamento margeando o Rio Conceição com a criação de gado nas fazendas. Nesse período a Fazenda Várzea Nova foi uma das que mais prosperaram, nela desenvolveu o tráfico de escravo interprovincial que se realizou de forma intensa com as capitanias de Pernambuco, Paraíba e Piauí. Gerando dentre outras coisas, um acúmulo de lucros exorbitantes para os negociantes envolvidos nesse mercado, provocando na província um consequente esvaziamento do seu contingente interno de cativos.
A cidade de Antonina do Norte originou-se do antigo povoado de Mocambo. Mocambo era parte integrante do Município de Saboeiro. O espaço geográfico era um sítio que pertencia a três irmãos: Manuel da Silva Mota, Antonio da Silva Mota e Joana da Silva Mota. A origem do nome Mocambo advém do seguinte: a sede da fazenda era no sítio Riacho Fundo (a 9Km da atual sede), na beira do rio Conceição. Numa época de inverno faltaram algumas vacas no curral da fazenda; saindo-se à procura, encontraram-nas no local que hoje se encontra instalada a cidade - na época era um terreno de mata virgem. Levaram-nas de volta ao curral. Algum tempo depois mais vacas voltaram a sumir, então, começaram a comentar: “Elas estão no mocambo, estão “amuncambadas”. Daí fizeram um amansador de gado por essas bandas; logo depois construíram a primeira casa do terreno (1882) e o nome do povoado ficou sendo “Mocambo”, “por causa das vacas que se amuncambavam lá”.
-
4/184 Jucás-CE
Jucás é um município situado na região centro-sul do estado do Ceará, no Brasil. Sua população segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística era de 23 807 habitantes.
As margens do rio Jucá eram habitadas por diversas etnias Tapuias, dentre elas os Jucá, Quixelô, Quixerariú, Cariús e Candandu e outras[6][7]. Com a definitiva expansão portuguesa no interior do Ceará, a partir da segunda metade do século XVII, essas etnias são aldeadas numa missão. Com os movimentos migratórios colonizadores dos séculos XVII e XVIII, que partiram da Bahia e de Pernambuco e tinham como principal atividade a agricultura e a pecuária, essas terras foram definitivamente ocupadas por fazendeiros, através das sesmarias. A convivência dos fazendeiros com os indígenas nunca foi amena, da mesma forma entre os fazendeiros e os religiosos.
-
5/184 Iguatu-CE
Iguatu é um município brasileiro do estado do Ceará. Localizado na Região Centro-Sul do estado, configura-se como o principal pólo econômico da região. Foi, ao longo das décadas de 1960, 70 e 80, um importante centro produtor de algodão, chegando a cravar sucessivos recordes nacionais de produtividade da fibra. Hoje, as indústrias moveleiras, de calçados e de serviços são os condutores da economia da cidade. Terra natal dos músicos e compositores Eleazar de Carvalho, Humberto Teixeira e do Bispo Mário Teixeira Gurgel.
Iguatu está na lista dos 299 municípios mais populosos do Brasil e dos 9 mais populosos do Ceará. Possui o 10º PIB do Ceará, com um índice de desenvolvimento humano de 0,677. 10º IDH do estado. É a cidade do centro-sul que possui mais cursos de graduação.
Área total: 1 029,002 km² - População total (est. IBGE/2016): 102.013 habitantes.
-
6/184 Icó-CE
Icó é um município brasileiro do estado do Ceará. A cidade de Icó foi a terceira vila instalada no Ceará e possui um sítio arquitetônico datado do século XVIII.
O topônimo "Icó" pode ser uma alusão a:
uma palavra da língua tapuia, onde i (água) + kó (roça), tornando "água ou rio da roça";
uma das tribos que habitavam às margens do rio Salgado, denominada ikó;
uma planta que poderia ter existido em abundância na região, o icozeiro, da família das caparidáceas (Capparis yco), cujo fruto é o icó. O Icozeiro é uma planta do Bioma Caatinga, produz um fruto amarelo. Em certos locais, formam-se pequenas matas deste arbusto.
Sua denominação original era "Arraial do Poço", depois "Povoação do Salgado", "Arraial da Senhora do Ó", "Arraial Velho", "Ribeira dos Icós", "Arraial Novo", "Arraial da Ribeira dos Icós", "Icós" e, desde 1860, "Icó".
As terras entre as serras do Cafundó, Camará e às margens do rio Salgado eram habitadas por diversas etnias tapuias, entres elas os icó, icozinho, janduí e quixelô.
Área total: 1 871,980 km²
População total (IBGE/2014): 67.456 habitantes.
-
7/184 Jaguaribe-CE
Jaguaribe é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada, de acordo com estudo de estimativa populacional realizado pelo IBGE, em 2019, era de 34.682 habitantes. A sua área territorial é de 1877 km², o que corresponde a uma densidade de 18,4 hab/km². Cerca de 55% dos munícipes se localizam na área urbana da sede do município, o que indica que a cidade possui cerca de 19.041 habitantes. Jaguaribe é o 53º município mais populoso do Estado do Ceará.
Jaguaribe-mirim, como inicialmente se chamou o núcleo, era denominação do riacho, braço do Rio Jaguaribe (posteriormente Catingueira e Santa Rosa), transmitido ao sítio à sua margem, cuja construção é atribuída a os irmãos Francisco e Manuel Martins, vindos de Pernambuco.
As terras, devolutas, foram mais tarde concedidas em sesmaria ao capitão João da Fonseca Ferreira, possuidor do sítio Santa Rosa desde 1697, tendo sido um dos primeiros povoadores da região.
Já em princípios do século XVIII Fonseca Ferreira doou o Jaguaribe - mirim a seu genro, coronel Manuel Cabral, que o vendeu ao padre Domingos Dias da Silveira, cura da vila do Icó. Mais tarde, arrematada em leilão pelo padre João Martins de Melo, a propriedade foi doada a Francisco Eduardo Pais de Melo, por escritura de 25 de maio de 1786, para constituir seu patrimônio de ordenação. Com a morte deste, o sítio foi dividido entre 14 credores por despacho de 9 de fevereiro de 1813 do Ouvidor Antônio Manuel Galvão.
Com o desenvolvimento do povoado, que se estendeu pela margem direita do rio Jaguaribe, desapareceu de sua designação a partícula mirim, resultando o nome atual, que é o mesmo do rio.
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum