-
Incursão 8 - Região Nordeste
Mais fotos das prefeituras
Teresina de Goiás (4 fotos); Cavalcante (2)

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
-
Incursão 8 - Momentos "Goiás é demais"
Mais fotos
Trechos do Parque Estadual de Terra Ronca (2)

-
Comida local em Divinópolis

-
Monumento ao motoca que faleceu muito jovem ali (Deus o tenha); 
-
No trecho de Monte Alegre a Nova Roma (GO 576 e 241) a estrada toda é de chão, muito boa e tranquila, mas com várias pontes de madeira. O que aconteceu nessa da foto, a maior, foi que eu titubeei, errei a velocidade e na dúvida parei em cima, já com a roda da frente encaixada; não consegui retornar e acabei passando sufoco para atravessar devagar, ao lado da moto; lição aprendida: passar rápido dando um totó pra empinar um pouco e passar só com a roda de trás; nas pontes seguintes essa forma deu certo.

-
Travessia de riacho. Correu tudo bem, sem quedas ou paradas. Mas foi tenso. Cerca de 20 a 25 metros de extensão. Muitas pedras grandes no fundo, desviando a rota durante a passagem. O guidão jogava de um lado pro outro, era difícil controlar sem travar. Profundidade devia estar, talvez, em cerca de 50cm, no trecho em que passei, já que de pé na pedaleira a minha bota ficou completamente submersa, assim como as tampas de válvula do motor. Por conta do desvio das pedras, cheguei ao outro lado num areião, e dá-lhe embreagem pra desatolar. Talvez tivesse algum trecho melhor, mas não voltei pra conferir e me contentei em ter chegado bem na outra margem. Depois do riacho, foram mais 40km até Nova Roma.

-
Depois de Nova Roma, a opção seria voltar pelo mesmo caminho de onde cheguei, o que descartei. Segui então para Alto Paraíso, por uma estrada de terra, cerca de 110km de chão. Passei por vários povoados. Anoiteceu e acabei vendo dois lobos.
O melhor de todo o passeio: na saída de Cavalcante, já passava das 21:30, uns 4 ou 5km depois da cidade, na área mais ao lado do acostamento eu a vi: uma onça preta! De longe vi os faroletes esverdeados típicos dos felinos, mas quando cheguei mais perto, os faróis de milha denunciaram a nossa predadora rainha. Que coisa linda!!! Uma sensação contraditória, de encanto e ao mesmo tempo de instinto defensivo. Amarguei e amargarei por muito tempo não ter instalada uma câmera. Fica a lição para as próximas incursões.
Por estas, e outras, reafirmo: Goiás é demais! Vamos torcer por mais momentos gloriosos e especiais.

-
Balanço e evolução do Desafio: mapas das incursões
Até o momento, está cumprido 1/3 do desafio.
Nos mapas a seguir, cada uma das 8 incursões está selecionada numa cor, aplicada sobre o Mapa do Estado de Goiás em cada um dos municípios visitados.
-
Mapa da Incursão 1
Pirenópolis: 6/3/2021
-
Mapa da Incursão 2
Formosa: 11/4/2021 - 2/246
Permissões de Postagem