Aqui estamos para informar o que imaginei quando postei lá no dia 10/08/21, e que está se concretizando. E assim me referi naquela oportunidade:
“Hoje estou dando início a mais um desafio dos Fazedores de Chuva. Iniciaremos pela BR 153, mas também nesse curso da trip, poderemos agregar a BR 116 ou BR 101, o Bandeirante e o Cardeal. O projeto é realizar por etapas. Vamos ver o que se apresenta pelo caminho. A vontade de pegar a estrada está insuportável e preciso partir, me movimentar, para mostrar a minha alma que estou muito vivo. Desde já agradeço ao Supremo Criador e Anjos de Guarda que estarão comigo, e a todos que quiserem espiar por aqui. Fraterno motoabraço.”
Quando estava realizando o Rodoviário FC BR 153, ao me aproximar de Goiânia, onde tenho grandes amigos, resolvi fazer uma parada para um abraço nos amigos, e um bom papo, esse sempre garantido! A partir dessa decisão da visita, surgiu outra, vamos refazer a visita as capitais dos Estados (só não conhecia duas, Teresina e São Luiz), e abrir o Desafio Bandeirante!
Isso ocorreu dia 02/09/21 quando fui recebido pelo irmão motociclista Scorpion na BR 153, próximo a Hidrolândia, GO. Para minha surpresa o irmão Scorpion após alguma troca de informação, me identificou, pois era meu leitor. A partir daí a conversa fluiu como se já nos conhecêssemos a bom tempo, pois o amigo começou a relembrar inúmeras passagens de um dos meus livros, o que me deixou muito feliz, pois além de realmente ter lido, parece ter gostado.
Após almoçarmos uma comida goiana, da roça, simples, mas muito saborosa, nos acompanhou até o Palácio do Governo Estadual em Goiânia. Ele já havia me alertado que todo o entorno estava em obras e praticamente isolado para o trânsito. Chegando no local, realmente foi difícil capturar uma foto, mas conversando com o pessoal da PM que fazia a segurança do Palácio, nos permitiu fazer algumas fotos, ao menos do que foi possível.
Nos instalamos no Hotel Plaza Inn Executive e descansar um pouco, e à noite fomos a casa do amigo Rodrigo, onde também foi convidado outro grande amigo, o Alcioni e sua esposa Magali. Foi muito bacana, pois tinha um bom tempo que não os encontrava. O papo rolou solto e foi revigorante para fortalecer a minha alegria em tê-los como amigos.
Como nós tínhamos um encontro com um grupo de amigos motociclistas em Brasília entre os dias 3 e 7/09/21, (Amigos & Motos), após bater o ponto em Anápolis, onde interrompi temporariamente o desafio Rodoviário BR 153, segui para Brasília. A intenção era aproveitar a estada em Brasília para fazer os registros no Palácio do Governador e do Presidente da República, todavia em razão das manifestações pela defesa do Brasil, da liberdade e da democracia real, o acesso a Praça dos Três Poderes foi fechado ao tráfego ainda no dia 05/09. Tentei acessar para fazer a foto em frente ao Palácio do Planalto no dia 06/09, mas não me foi permitido. Me restou fazer o registro do Palácio do Buriti, do Governo do DF.
No dia 10/09 ao retomar o desafio Rodoviário BR 153, ao passar por Paraiso do Tocantins, já no dia 11/09, fiz uma incursão para fazer o registro fotográfico do Palácio do Governo do Estado em Palmas, onde fui acompanhado por irmãos motociclistas. Como era um sábado o tráfego em Palmas estava sossegado, e após um bom papo com os um grupo de irmãos Bodes do Asfalto fomos até o Palácio e foi relativamente fácil posicionar as motos para a foto na Praça em frente ao Palácio. A seguir fomos fazer um lanche em uma cervejaria muito bacana. Antes de voltar para a ruta, ainda fui fazer uma visita ao irmão de longa data, gaúcho de Santiago que hoje reside em Palmas e tinha mais de 12 anos que não nos encontrávamos. O irmão Delcio me acompanhou até a casa do irmão Alexandre Bolchi. Apesar de rápida, a visita foi um momento muito esperado, pois temos ótimas histórias de boas viagens e tempos de fraternidade.
Após chegar em Marabá, PA, onde concluí o Rodoviário BR 153, segui no dia 13/09 para Belém.
Alguns km após a travessia da ponte sobre o Rio Araguaia, pela BR 150, a estrada começou a mostrar que trecho seria de surpresas. Por vezes a estrada parecia estar perfeita, mas logo após um acentuado aclive, eu estava com uma velocidade talvez acima da permitida para a via, me deparei quando iniciou o declive daquela elevação, várias crateras no pavimento. Consegui desviar das maiores, mas foi inevitável cair nas menores, já no acostamento, que se confundia com toda aquela buraqueira. Depois do susto, foi prudente diminuir a velocidade.
Ao passar por Castanhal fui dar um abraço no irmão Boni, onde tomamos um café e rolou ótimas histórias enquanto aguardava a chuva tradicional de final de tarde passar. Logo que diminuiu, segui viagem, mas poucos km adiante a chuva retornou e me acompanhou até a chegada de Belém. Fui direto a Monaco MotoCenter, Concessionária da Honda, onde os Bodes do Asfalto possuem da cedência de um ótimo espaço para seus encontros. Fiz uma rápida visita as instalações e o irmão Medeiros, muito atencioso, me guiou até o Palácio do Governador para eu realizar o registro da foto. Já era noite, por volta das 19:30 h, com o trânsito intenso e sem local para estacionar a moto, o jeito foi colocar a moto na calçada e rapidamente fazer a foto antes que algum guarda surgisse. Tudo acabou bem, e após jantar na companhia do irmão Medeiros, me instalei em um hotel na BR 010, próximo a Ananindeua, com o objetivo de no dia seguinte escapar do tráfego, que via de regra é caótico na saída ou chegada de Belém.
Em 14/09 parti antes das 6 h, em direção a São Luiz, MA, e fui tomar café na beira da estrada, já em São Francisco do Pará, chamado O Celeiro, DNAAGRO, um local muito aprazível e sofisticado. Até Capanema a BR 316 está em muito bom estado de conservação, mas ao adentrar no Estado do MA não se pode dizer o mesmo. Perto de Governador Nunes Freire a estrada apesar de nova, é uma “casca” de asfalto, com vários pontos de risco, pois ao longo da estrada surgem aquelas panelas isoladas que é um risco para os motoristas desatentos. Nessa região o tempo estava nublado e foi inevitável enfrentar uma “pancada” de chuva. De certa forma consegui minimizar, adentrando em um portal da Fazenda CAJUCOCO, que tinha um ponto de venda direto ao consumidor, e abriguei a moto em uma área coberta ao lado das mesas que recebia o público. Isso já passava das 12 h, tomei um suco, após algum tempo esperando ser atendido, pois a pessoa responsável não estava. Em seu lugar uma senhoria que nasceu naquele lugar e na conversa que provoquei, me contou que nunca havia saído da micro-região, não conhecia nada, mal sabia fazer conta para troco, senhora bem simples, da lida de fazenda. Como não tinha o troco, deixei a ela. Acabou me deixando preocupado quando se referiu que a região é bem perigosa, notadamente depois que instalaram um presídio bem próximo da Fazenda, a uns 500 metros, no meio do campo, onde os roubos e assaltos passaram a ser uma rotina para os produtores e motoristas.
Logo passou a chuva e segui, avistando o presídio bem próximo do local, e não dei trégua para atenção a tudo que se movia na estrada ou nos muitos vilarejos ao longo da estrada, sempre com velocidade superior a todos os demais veículos. Passei ileso por aquela região que tem pouco tráfego e em alguns momentos pode assustar ao viajante solitário. Por volta das 16 h cheguei ao Ferry Boat que faz a travessia da Bahia de São Marcos, entre Cujupe e Ponta da Espera. O tempo é de pouco mais de uma hora para percorrer os 20 km da Bahia.
Do lado da Bahia, em Ponta Espera, ao desembarcar, dois irmãos me aguardavam com suas motos. O Vicente que eu já conhecia, de um encontro especial na travessia do Estreito de Magalhães, na Tierra del Fuego em 2016, e mais recentemente no EBAN em 2019, na cidade de Itajaí, SC, e o Emilio atual Coordenador dos Bodes do Asfalto, que foi muito atencioso desde nossa apresentação. Após o registro fotográfico, me conduziram até o centro de São Luiz onde eu havia reservado o hotel, e combinamos de jantarmos mais tarde.
O Vicente e esposa me buscaram no hotel antes do jantar e fomos até o centro histórico, onde estava ocorrendo shows em comemoração à semana de aniversário de São Luiz. Magnifico! A seguir fomos encontrar o Emilio e esposa no restaurante Cabana do Sol, muito bom, onde degustei a melhor carne de sol até os dias de hoje, muito top! Recomendo. Aí a conversa fluiu com muita leveza e fraternidade.
Na manhã do dia seguinte após o café e colocar minhas coisas mais ou menos em ordem, com a moto, parti para conhecer um pouco de São Luiz na companhia do irmão Ricardo Chaves, ele com sua Super Teneré. Para começar fomos fazer a foto em frente ao Palácio do Governo do Estado, um prédio do início do século XVII, bem conservado, localizado na parte histórica da cidade, que segundo meus guias de São Luiz, foi onde nasceu a cidade. Depois rodamos um pouco pela parte histórica, mercado, feira do artesanato e conversamos um pouco tomando uma água de coco. Após um rolê pela beira mar, acabamos parando em um restaurante de um gaúcho, muito frequentado, que tem sua especialidade o caranguejo. Quando saímos havia fila de espera para adentrar ao restaurante. Muito bom.
Continua na Parte I-A
Fotos de Goiânia:
Fotos de Brasília:
Última edição por Renato Lopes; 28-10-21 às 19:35.
Meu reencontro com a Wilma foi no dia seguinte em Teresina, PI. Parti muito cedo, pois estava previsto uns 430 km em uma estrada que não conhecia e pelas informações obtidas, não era das melhores. De fato, boa parte da estrada requer cuidado do motociclista, além dos muitos redutores de velocidade. Postos de serviço são muito modestos. A Wilma chegaria no aeroporto por volta do meio dia, e eu já havia orientado para não esperar a minha chegada, e buscar um taxi para ir para o hotel.
Acabei chegando em Timon, MA, cidade a beira do Rio Parnaíba, que divide os Estados do MA e PI, por volta das 13 h, já sentindo a força do astro rei, o Sol. É atravessar uma das pontes e se está em Teresina, PI. Em Timon fui recebido pelo irmão Clenilson me aguardava com sua motocicleta. Após as apresentações, que para motociclistas são dispensáveis, basta um abraço e já estávamos em sintonia. Como naquele horário o tráfego é intenso, ele me conduziu por caminhos seguros até chegarmos no Palácio do Governo do Estado para que eu fizesse o registro fotográfico. Uma bela construção, embora pequena, mas muito interessante pela inspiração de um templo egípcio e seu ótimo estado de conservação. A seguir me deixou no hotel, onde a Wilma já havia realizado o check in. A tarde saímos para conhecer um pouco do centro e tomarmos um café. No entardecer, a convite do irmão Jorge Vera, que nos buscou no hotel, fomos até o point onde motociclistas de todas as “cores” se reúnem para um bate papo e tomar uma “gelada”, localizado embaixo da ponte estaiada. É notadamente impossível resistir a uma cerveja gelada com todo aquele calor. Lá encontramos vários irmãos, Cláudio Leite e esposa, Norbelino e esposa, Jorge e esposa e Clenilson. Mas mal sabia eu que seria só o aperitivo, pois não tardou e fomos para um ótimo restaurante indicado pelo irmão Jorge. E o papo se estendeu até perto da meia noite e foi onde experimentamos uma bebida local muito deliciosa, a cajuína.
Retomamos a viagem com garupa a partir de Teresina, seguindo para Jericoacoara, CE. O dia já começa com temperatura na casa dos 26 a 27 graus, o que nos obrigava a paradas constantes para hidratação. Minha ideia de passar pela cidade de Viçosa do Ceará coincidiu com o horário do almoço, mas antes fizemos um pequeno passeio no centro, para conhecer uma pouco da arquitetura histórica e fazer algumas fotos. Achamos um restaurante de comida bem típica, Pão da Vida, em um prédio antigo, bem conservado e muito aconchegante. Recomendo!
Relaxamos um pouco enquanto tomávamos um cafezinho e seguimos para Jijoca, onde deixamos a moto em um estacionamento e contratamos uma camioneta 4x4 para nos levar até a pousada em Jericoacoara. Por lá curtimos os passeios e praias durante o dia e a “muvuca” do final de tarde até a noite.
Depois de conhecer Jericoacoara foi a vez de conhecer mais uma ótima praia na costa do Ceará, Flecheiras que fica 140 km antes de Fortaleza.
Nossa chegada em Fortaleza foi de exagerada alegria. Nos esperavam na estrada, no Restaurante Galinha Caipira, o irmão Castilho, grande parceiro de longas e boas viagens, o amigo Marquinhos e os irmãos Philippe e Freitas. O saudoso e bom papo foi animado enquanto aproveitávamos para nos hidratar.
Do restaurante fomos direto para o Palácio do Governador do Estado, guiado pelo amigo Marquinhos e seguido pelos demais. O local para foto é bem complicado, pois está localizado em uma via de muito tráfego, mas com o conhecimento do Marquinhos, conseguimos inclusive o apoio de uma guarnição com viatura da PM para fazer nossa segurança, enquanto posicionamos as motos para a foto em frente ao Palácio.
Depois de fazer o check in no hotel, o irmão Castilho me acompanhou de caro, até a Concessionária da BMW, onde eu deixei a moto para revisão. O período de quatro dias em Fortaleza foi de intensa atividade com os amigos Castilho e Nara, praia, jantares, happy hour e muito convívio fraterno.
Ainda tive a oportunidade de conhecer um amigo cearense virtual, o Luiz Almeida, motociclista e escritor. Foi muito bacana e só fortaleceu aquela longa amizade virtual, que teve remada de uma hora na orla da praia e peixe frito, na companhia de amigos motociclistas.
No domingo partimos para São Miguel do Gostoso, RN, mas em razão do calor decidi fazer em duas partes, com pernoite em Mossoró, uma importante cidade do CE. O irmão Castilho que estava com muita saudade de pilotar sua moto que chegara de Santa Maria, RS, a poucos dias via transportadora, não resistiu e nos acompanhou por 200 km até a praia Redonda para comer uma lagosta na Barraca do Carlinhos, onde nos despedimos.
Já na BR 101, antes do acesso a RN 222, que nos levaria a São Miguel do Gostoso, decidi seguir mais alguns poucos km em frente e fui até o Marco Zero da BR 101 para fazer o registro fotográfico no Município de Touros. Acabou sendo rápido, pois o tempo estava nublado e iniciou mais uma pancada de chuva daquela tarde.
Passamos dois dias agradáveis em São Miguel do Gostoso, percorrendo as praias e lugares de quadriciclo, curtindo o sol e as praias durante o dia, e a noite vivenciando os hábitos, os costumes, a cultura e a ótima culinária dos bons restaurantes que o “Number One” havia nos indicados. É perceptível que o local que está com o turismo em crescimento, a observar pelo número de construções novas.
Já estávamos no dia 29/09/21 quando partimos para Natal. Mas bom registrar que antes disso, eu já havia cogitado realizar o Rodoviário FC BR 101, pois já estava no extremo do Estado do RN, onde inicia a BR no Munícipio de Touros. Como na nossa chegada a Touros foi com chuva, voltei até o extremo do município para fazer o registro do Farol de Calcanhar, na chamada “esquina do continente” brasileiro. Como o tempo estava melhor que o dia da chegada refiz os registros para o início do desafio da BR 101.
Como a distância até Fortaleza era em torno de 100 km, chegamos rapidamente pela estrada em ótimo estado de conservação e um dia relativamente agradável para motocar. Chegamos no Restaurante do Irmão distante uns 15 km de Natal, onde não tardou chegou o Brother Jânio para nos recepcionar de forma muito atenciosa. Após um rápido papo e apresentações, seguimos até Natal para fazer o registro na sede do Governo Estadual do Rio Grande do Norte. Como o Jânio reside na região da saída de Natal para João Pessoa, nos acompanhou até a PRF da BR 101, onde nos despedimos.
Na mesma data chegamos a João Pessoa e fomos direto para o Palácio do Governo da Paraíba. Efetuamos os devidos registros do desafio Bandeirantes FC e seguimos para o Littoral Hotel Express, onde havíamos feito a reserva. Lá pelas 19 h o irmão Frank dos Bodes do Asfalto foi nos visitar, e aproveitamos para uma caminhada até uma feira de artesanato na orla, para um bate papo.
Na manhã seguinte seguimos para Recife e já na entrada da cidade formos recepcionados pelos irmãos José, Fernando, Jurandir e Rubens. Juntos seguimos para o Palácio do Governo de Pernambuco, onde realizamos o registro fotográfico pertinente por volta das 11 h. Nessa maravilhosa recepção o irmão Fernando me presenteou com o “Chocalho Guardião”, similar o Sino Guardião muito utilizado por motociclistas nos EUA.
A convite dos irmãos fomos até um restaurante para confraternizar. O papo foi tão descontraído e a conversa se estendeu até por volta das 14 h e 20 min, quando tomamos rumo a Maceió.
No final da tarde fomos recebidos pelos irmãos Pedro e Reginaldo ainda no Município de Messias as margens da BR 101. Depois de rápido papo, abastecer a moto e nos hidratarmos, segui direto para a Praia do Francês onde eu ficaria por dois dias. O irmão Pedro me acompanhou até bem próximo, pois começou uma chuva mansa e a noite chegou muito rápido. É digno registrar a forma calorosa que o irmão Pedro nos recepcionou, demonstrando o verdadeiro espírito de motoviajante e Motociclista com “M” maiúsculo.
Como o irmão Pedro teria de ir a Maceió na manhã seguinte para participar de uma reunião, combinamos de nos encontrarmos em frente ao Palácio do Governo de Alagoas na primeira hora da tarde.
E assim nos encontramos, conversamos um pouco mais, e me acompanhou no registro das fotos.
Eu havia conhecido a Praia do Francês no final dos anos 80 quando ainda muito nativa, onde predominava moradia de pescadores. Hoje completamente transformada, moderna, com ótima infraestrutura de rodovias, vias urbanas, hotelaria, restaurantes e tudo mais. Uma grata surpresa!
Depois de curtir a aconchegante Praia do Francês, retomamos a BR 101 com destino a Aracaju. Na entrada da cidade, em frente a PRF, fomos agraciados com a recepção de um grupo de irmãos muitos queridos e atenciosos.
A ideia era fazer o registro fotográfico do Palácio do Governo e seguir para Feira de Santana, onde o irmão Edinho nos aguardava, mas acabamos cedendo ao convite dos queridos irmãos Alfredo, Sandrin, Pablo e Orniran, que demonstraram imensa alegria e interesse para que conhecêssemos a capital de Sergipe.
A atenção e o entusiasmo de receber um aprendiz de motoviajante, me contagiou pelo carinho dos irmãos, e seguimos para um tour em Aracaju. E foi uma das melhores decisões que tomei, pois havia recebido alguns alertas negativos sobre a cidade. Ao final do passeio eu e Wilma ficamos encantados pela cidade e com a fidalguia dos irmãos, e prometemos retornar para conhecer melhor as praias e belezas do Estado. Na despedida dos irmãos em Aracaju eu já estava com saudade daqueles momentos agradabilíssimos que havíamos acabado de viver. Uma experiência renovadora ao nosso espírito.
O tour por Aracaju acabou por nos atrasar um pouco para que chegássemos ainda durante o dia em Feira de Santana, mas creio que foi mais em razão das muitas obras, desvios e trechos ruins da BR 101, o que me obrigou a fazer uma tocada mais forte na viagem, com poucas paradas, tornando mais cansativa para a Wilma. Chegamos na boca da noite em Feira de Santana, mas como era sábado, o tráfego estava sossegado.
Depois de instalados no hotel, fomos visitar a sede nacional dos Bodes do Asfalto e depois jantarmos na companhia do irmão Edinho e sua filha. Uma deferência especial do irmão Edinho, pois transferiu um compromisso em Salvador para nos receber de forma tão atenciosa e carinhosa.
Na manhã seguinte pegamos a estrada novamente, com o tempo nublado e não tardou muito fomos agraciados com uma chuva leve. Chegamos na capital da Bahia e fomos recebidos com muito carinho pelos irmãos Mario Augusto e esposa, Roberval e esposa, e Marcus, no Rei da Pamonha, na entrada da cidade. Depois de um papo rápido e hidratarmos, fomos fazer o registro fotográfico no Palácio do Governo da BA, guiados pelos Brothers.
Fomos recebidos com enorme atenção e carinho pelos irmãos e acabamos cedendo mais uma vez aos insistentes convites para confraternizarmos com um almoço. Nos deslocamos até o Quartel da Marinha onde deixamos as motos no estacionamento e fomos almoçar no Mercado Público de Salvador, que fica ao lado.
Foi uma reunião maravilhosa, muita conversa e troca de experiência, dicas e conhecimento mútuos, acompanhado da boa comida baiana, que acabamos saindo para voltar a BR 101 com atraso, só conseguindo chegar a Gandu no início da noite. O tráfego entre Feira de Santana e Gandu é muito travado, estrada ruim, boa parte sem acostamento, infinitas ondulações, muitas sem sinalização, como de resto boa parte da pista, e para completar muitos povoados as margens da rodovia.
No dia seguinte chegamos no meio da trade em Arraial a’Djuda, onde também ficamos dois dias. Mais uma indicação do Number One, que aprovamos totalmente. Ótima pousada, praia, boa culinária e passeio a Porto Seguro.
De Arraial d’Ajuda voltamos até Eunápolis para retornarmos a BR 101 e no final da tarde chegamos em Linhares, já no ES, para pernoitar no Hotel BHS. Ótimo hotel, mas com muitas restrições, sem utilização da piscina e restaurante. Cardápio era bem razoável e servido no apartamento, que possui boa estrutura.
No dia 07/10 por volta das 11 h chegamos em Vitória e seguimos para o Palácio do Governo Estadual para o registro. Ainda estava buscando local para estacionar a moto quando o irmão Wilson chegou para nos dar um abraço e acabamos fazendo as fotos junto em frente ao Palácio do Governo. Depois rodamos um trecho junto até antes da travessia da ponte para Vila Velha, onde realizamos um pit stop para um lanche.
De Vila Velha partimos para a Praia de Piúma, onde pernoitamos, para na manhã seguinte chegar antes do almoço em Campos dos Goitacazes, para rever dois amigos motociclistas. Na entrada da cidade o amigo Marcos nos aguardava e nos conduziu para ficarmos em sua casa. Logo fomos almoçar em uma churrascaria com o Marcos e a esposa Regina, e o Sérgio e a esposa Vera. Colocamos a conversa em dia, viagens e últimas experiências. Esses dois amigos conheci nas rutas, no ano de 2011 na saída da Colômbia, entrando no Equador. Desde então mantemos contato e visitas mutuas, o que forjou uma amizade muito bacana.
À noite fomos jantar na sede do Moto Clube Campos, fundado em 1932, o mais antigo em atividade no país. A turma é muito receptiva e a noite foi muito agradável, pois já havia estado por lá em outras oportunidades e conhecia vários dos seus integrantes.
É sempre uma alegria encontra os motociclistas e grandes viajantes Marcos e Sérgio, que possuem duas esposas e parceiras que pilotam suas próprias motos. E o carinho e a atenção dessa turma é marca registrada.
No dia seguinte, sábado, com ótimas dicas dos amigos de Campos, seguimos para cruzar o Rio de Janeiro, que nos dias atuais me soa quase como um desafio. Chegamos no Kiosque do Alemão, na entrada de Itaboraí, onde o irmão Fernando (Elite) nos aguardava. Depois do café e um pequeno lanche seguimos para a cidade do Rio de Janeiro fazer o registro em frente ao Palácio do Governador. Como era um sábado o tráfego estava manso e nos propiciou boa segurança. O “bicho pegou” depois das fotos no Palácio até retomarmos a BR 101 e chegarmos a Itaguaí, onde fizemos novo pit stop para abastecer e fazer um lanche.
Terminamos o dia em Angra dos Reis no final da tarde, onde pernoitamos, com uma chuva mansa, mas persistente.
Em breve retornaremos a fazer o registro das capitais dos Estados, embora eu já tenha tido a oportunidade de conhecer todas, mas sem o registro de foto em frente aos Palácios dos Governos. Até lá, até lá...
Total km rodados: 11.330 km, em 42 dias.
Fotos de Aracaju:
Fotos de Salvador:
Fotos de Vitória:
Fotos do Rio de Janeiro:
Última edição por Renato Lopes; 16-01-22 às 14:07.
Passando para registrar mais uma capital, dessa vez foi a do meu Estado onde nasci e vivi por 62 anos. Após concluir o desafio FC Rodoviário BR 101, no dia 04/11/2021 em São José do Norte, RS, atravessei pelo Ferry para Rio Grande, onde pernoitei. Na sexta-feira parti temprano para Chuí, extremo Sul do Brasil, para registrar mais um ponto para o FC Cardeal. Depois do registro peguei o azimute de Charqueadas, RS para prestigiar o Encontro dos Bodes do Asfalto e visitar o Irmão Renato Severo.
Sábado no final da tarde, acompanhado dos irmãos Severo e Lasa, fomos até Porto Alegre para fazer o registro em frente ao Palácio Piratini. Chegamos na boca da noite e na passagem pela Av. Mauá, fizemos uma rápida incursão para registrar a Prefeitura Municipal da Capital do RS. Por volta das 18 h e 40 min estávamos com as motos estacionadas em frente ao Palácio, conforme os registros a seguir.
Total km rodados: 2.358 km, em 4 dias.
Fotos Palácio Piratini - Porto Alegre - RS:
Última edição por Renato Lopes; 16-01-22 às 14:07.
Em razão do site ter enfrentado problemas e eu estar nas rutas, só agora voltando para publicar alguns registros de fiz desde o mês março.
No dia 19/03/22 iniciei viagem para São Paulo para dar continuidade ao Desafio FC Bandeirantes. Como fui solo, e com as informações de irmãos motociclistas de SP, preferi ir num final de semana e com uma moto de baixa cilindrada, para diminuir os riscos. Vale registrar que no final de semana anterior, um motociclista de São José do Pinhais, PR, que fora renovar o visto americano na capital paulista, foi morto a tiros quando chegava a SP pela Marginal Pinheiros com sua moto GS 1200, uma tragédia.
Logo ao passar a divisa do Estado PR com SP, parei para abastecer e fazer um lanche. Para minha surpresa encontrei um amigo de longa data, o Ricardo, da Moto Atacama, que havia me ultrapassado poucos km antes da divisa, junto com seu amigo Felipe, retornando do RS. Aproveitamos para fazer o lanche e atualizar a notícias sobre viagens e tal. Muito bom reencontrar um bom amigo.
Pernoitei em Itapecerica da Serra, no Posto Hotel 41, para no dia seguinte pela manhã já estar na estrada. O dono do hotel, Mussi, que também é motociclista veio conversar comigo, e já aproveitou para pegar umas dicas sobre chegar a Ushuaia, um sonho que pretende realizar junto com amigos.
Logo após o café já estava na ruta para encontrar dois irmãos motociclistas que me acompanharam para registrar as fotos no Palácio dos Bandeirantes, e lógico, aproveitei e registrei a Prefeitura Municipal e visitar alguns pontos turísticos. Vale ressaltar que não é tão fácil fazer o registro do Palácio dos Bandeirantes em final de semana, quando o acesso esta fechado ao público. Depois fomos almoçar e logo a seguir já iniciei meu retorno.
Como havia retirado a moto a poucos dias, teria que fazer a revisão dos 1.000 km na viagem, a qual agendei para realizar em Registro, onde pernoitei. Logo na saída de SP começou a chover e acabei passando por alguns municípios que tinha intenção de registrar. Mesmo com chuva, consegui fotografar 9 prefeituras. Dia 21 após a revisão da moto na Concessionária Honda, onde fui muitíssimo bem atendido, voltei para a estrada e fiz mais dois registros no Estado de SP e dois no PR.
Quando passei por Curitiba também fiz o registro do Palácio do Governo do Paraná, e depois fui tomar um café e fazer um lanche com irmãos motociclistas que mesmo com chuva pegaram suas motos para me encontrar em frente ao Palácio. Sai de Curitiba no final da tarde e cheguei em casa por volta das 21 h e 30 min, levando bronca do Number One...
Não tardou para eu voltar as rutas... segue no próximo post.
Até lá, até lá...
Fraterno motoabraço.
Total km rodados: 1.246 km, em 3 dias.
Fotos de São Paulo:
Fotos de Curitiba:
Última edição por Renato Lopes; 27-06-22 às 16:58.
Não tive muito tempo para preparar a continuidade das visitas as capitais. Foi chegar de SP, juntar roupas limpas e colocar na bolsa impermeável, abastecer e calibrar os pneus da motoca, e às 6 h do dia 24/03/22 já estava nas rutas, desta vez com azimute voltado para Belo Horizonte e Brasília. Retornaria a Brasília em razão de quando estive lá no ano passado, não conseguir por dois dias, chegar ao Palácio do Planalto em razão das manifestações populares por um Brasil democrático.
Nessa viagem também aproveitei para registrar os municípios localizados ao longo do meu itinerário. Assim, a partir de Tapiraí, SP, já comecei meus registros que renderam, até chegar a Brasília mais de 40 Prefeituras.
Aproveitei minha passagem em Itu para visitar meu Brother James Cardoso, o qual me levou para confraternizar com um grupo de motociclistas, onde acabei encontrando um bom amigo do Grupo V Strom, Ricardo Mesquita. De Itu seguindo pela BR 381, Fernão Dias, fiz um pequeno desvio e fui visitar outro grande Brother, Lunard Dolabella, que está residindo em São Lourenço, MG.
Dia seguinte, 26/03, voltei a BR 381 e cheguei a Belo Horizonte no meio da tarde, e antes de ir para o hotel fui fazer o registro do Palácio do Governo de MG e depois na Prefeitura Municipal. Nessa data estava ocorrendo em BH o Encontro dos Bodes do Asfalto e acabei sendo convidado para participar, onde encontrei vários irmãos conhecidos e tendo o privilégio de conhecer outros tantos, de vários estados do país.
Dia 27/03 havia combinado de almoçar com meu grande amigo Marcelo Freire, onde a sua esposa Rosangela nos serviu um almoço espetacular, que foi degustado junto com a família, filhos e mãe do Marcelo, Dona Terezinha, mais o amigo Déo, que em 2017 foi comigo para Ushuaia. A tarde foi para colocar o papo em dia.
Dia 28/03 já estava chegando na casa de um irmão Paulo, em Brasília, o qual comemorou seus 60 anos no dia 31/03. Mas eu estava inquieto para efetuar o registro que ficou pendente no Palácio do Planalto, após pegar a moto que ficou na revisão na Concessionária da BWM, fui direto para fazer o registro no final da tarde, quando já era 17 h e 30 min. O dia estava limpo e as fotos ficaram ótimas, além de que nesse horário, o trânsito estava muito tranquilo na região e facilitou minha chegada para fazer as fotos.
Aproveitei minha estada em Brasília e acompanhei dois irmãos, Paulo, de Brasília e Alvaro, que reside na Austrália, para um tour pelo interior de Minas Gerais, visitando amigos e algumas cidade históricas.
Comecei meu retorno para casa dia 07/04, e igualmente aproveitei para fazer o registro de mais munícipios. Pernoitei em Araras, SP, e dia seguinte já estava em casa.
Nessa viagem foram mais duas capitais visitadas. A próxima fase do Bandeirantes FC já está devidamente planejada.
Até breve, até breve!
Fraterno motoabraço.
Total km rodados: 3.893 km, em 19 dias.
Fotos de Belo Horizonte:
Fotos de Brasília II: Palácio do Planalto (que ficou em falta na postagem anterior, visto os dois dias de bloqueio no trânsito em razão de manifestações populares)
Última edição por Renato Lopes; 10-07-22 às 22:23.
Ontem, dia 23/07/22, aproveitando o aniversário da Facção Terra Firme, dos Bodes do Asfalto da cidade de São José, SC, onde fui prestigiar junto com alguns irmãos de Itajaí. Partimos por volta das 9 h, e antes de ir para o local do evento, aproveitei para fazer o registro do Centro Administrativo do Governo de SC em Florianópolis, sede do Governo Estadual. Estive acompanhado pelos Brothers Ulisses, Paulinho e Adilson. Retornamos no final da tarde com o já costumeiro congestionamento na BR 101, principalmente entre Itapema e Itajaí. A pequena viagem foi ótima pela parceira, além de rever os irmãos da Facção Terra Firme e muitos outros que também estavam lá prestigiando essa data importante para o MCBDA.
Agora é finalizar o desafio com as três últimas capitais do Norte, Macapá, Manaus e Boa Vista.
Retornando para relatar a conclusão do desafio Bandeirante FC.
Destaco que já havia estado com minha própria moto nessas capitais em outras viagens, e como minha agenda está curta e também sem muita disposição para enfrentar viagens de barco, decidi em alugar moto para fazer os três Estados do Norte.
Dia 02/08 embarquei para Macapá, onde consegui a cedência com o Irmão Gerson Santos, de uma moto XRE 300 para rodar na cidade e fazer os registros, bem como encontrar alguns Irmãos do MCBDA e FC, em uma ótima confraternização.
No dia 03 aproveitei para fazer os registros do Palácio do Governador do Amapá, da Prefeitura Municipal, que fica próxima, e de outros pontos turísticos da cidade, especialmente da Fortaleza de São José de Macapá.
Já na quinta-feira embarquei para Manaus onde loquei uma moto XRE 300 com o Tagino Adventure, de Porto Velho. Ainda no mesmo dia já estava me reunindo com alguns Irmãos dos MCBDA e FC em Manaus, onde o Irmão François Galvão me passou valiosas informações.
Combinei com o Tagino de pegar a moto na sexta-feira, pois queria deixar pronta para seguir a Boa Vista no sábado nas primeiras horas da manhã, pois as informações era que a estrada entre Presidente Figueiredo e o trecho da Reserva Indígena Wimiri Atroari, cerca de 235 km ao todo, estava muito ruim.
E assim foi, como planejado, mas me demorei um pouco para receber a moto, pois solicitei que trocassem os dois pneus, visto que ao conferir os que calçavam a moto, observei que estavam deteriorados e não suportariam os mais de 2.500 km que eu pretendia rodar.
Levei meu suporte de GPS que foi instalado rapidamente na moto, e ainda na parte da tarde eu já estava fazendo o registro no Palácio do Governo do Amazonas, e também da Prefeitura que fica bem próximo.
No retorno para o hotel, ainda fiz o registro da antiga sede do Governo, Palácio Rio Negro, que hoje me parece abrigar um centro de cultura e recepções, que fica no centro de Manaus. Lógico que retornei ao Mercado Público Municipal, local tradicional da cidade onde se come um ótimo peixe e depois podemos percorrer os vários corredores, onde pode se encontrar quase tudo, mas especialmente muito da cultura e tradições do Amazonas e seu artesanato.
Sete horas da manhã de sábado eu já estava saindo da cidade pela BR 174, pilotando com cautela, pois os pneus off road colocados na moto, dificulta pilotar no asfalto, especialmente nas mudanças de direção, curvas e ultrapassagens.
Na passada por Presidente Figueiredo, fiz um pit sotp para fazer o registro da Prefeitura, localizada bem próxima da rodovia.
Realmente depois de Presidente Figueiredo a BR 174 está bem perigosa, por conta de muitos buracos e algumas crateras, não permitindo uma pilotagem tranquila e segura. Se piloto ou motorista se empolgar, poderá ter sua viagem interrompida, como assisti vários carros com rodas amassadas na beira da estrada.
Antes da reserva tem dois postos de combustível, como o Brother François me indicara o último posto, onde também tem uma coxinha de galinha, feita com batata doce, muito gostosa. Fiz minha parada nesse posto e experimentei a tão badalada coxinha da Dona Eliete, uma goiana simpática que gostou da região e se estabeleceu por lá.
A parte da reserva do Estado do Amazonas é a mais deteriorada, tem trechos que não tem mais estrada, pedra e buracos, e com chuva lama. Já após a divisa de Estado, no trecho Roraima, a estrada melhora um pouco, embora tenha alguns buracos, tem vestígios de que estão trabalhando na recuperação.
Essa passagem pela Reserva Indígena Waimiri Atroari só é permitida entre 6 h e 18 h, para entrar, que já está dentro da reserva consegue sair sem problema, mas não é recomendado, especialmente para quem viaja solo, pois poderá pegar a noite na ruta.
Esse trecho dentro da reserva é muito cansativo em razão da buracaria e de tráfico intenso de caminhões, até porque em razão da estrada ruim, os caminhões vão virando roda e acaba congestionando nesse trecho da estrada. Acabei fazendo muita poeira, mas também “comi” muita poeira dos caminhoneiros. Resolvi parar no posto logo após a reserva para hidratar, onde conheci dois motociclistas de Boa Vista, o Montanari e o Girafa, que estavam retornando do Capital Moto Week, de Brasília.
Como eu rodei com cautela em razão dos pneus, planejei dormir em Rorainópolis. Fiquei em Hotel Amazon Palace, na BR 174 e na entrada da cidade. Como cheguei cedo, aproveitei para fazer o registro da Prefeitura. Ali comecei a pensar em fazer o Valente FC Roraima, pois são apenas 15 municípios.
Dia seguinte, domingo segui para Boa Vista e também aproveitei para registrar as Prefeitura de Caracaraí, Iracema e Mucajaí, que fica ao longo da BR 174. Ao me aproximar de Boa Vista, decidi ir até Alto Alegre, onde almocei. Já no retorno fui até Cantá, próximo uns 25 km de Boa Vista.
Só então retornei a Boa Vista para fazer o registro do Palácio do Governo e também da Prefeitura, antes de me acomodar no hotel, fechando assim o desafio Bandeirante FC.
Como tinha feito contato com o amigo Cezar Riva, também FC, nos encontramos no hotel e fomos jantar para colocar a conversa em dia, a qual estava bem atrasada, pois havíamos nos encontrado em Ushuaia em 2014. Esse sabe muito da região e é uma referência para se colher informações precisas sobre Roraima. Um amigo que está sempre disponível para orientar os motociclistas que desejam rodar pela região.
Como eu estava acompanhando o clima na região, que não chovia tinha dois dias e não havia previsão de chuvas para segunda-feira, decidi seguir para Uiramutã para fechar o Cardeal, sem esperar a chegada do Brother Valdinei, também FC, que estava em viagem para Porto Velho, e me sugeriu ir na terça-feira, para pudéssemos nos encontrar na segunda-feira.
Até o próximo desafio... pois esse já foi! Hehehe
Fraterno motoabraço
Total km rodados: 1.942 km, em 13 dias.
Fotos de Macapá:
Antigo prédio do Palácio Setentrião:
Fotos de Manaus:
Fotos de Boa Vista:
Última edição por Renato Lopes; 09-05-23 às 22:41.
Retornando ao tópico Bandeirante para repor relato e fotos, que possivelmente tenha caído da página no período do "bug" que ocorreu com o Site FC.
Assim, segue o relato anterior e registro:
Boa tarde caros irmãos FC,
Conforme minha agenda de “motocadas” vai sendo executada, os desafios pendentes vão caminhando para seu final.
Assim, dia 27/05/22 parti por voltas das 14 h, para registrar mais 4 capitais e chegar até o Munícipio de Mâncio Lima, no Acre, passando pelo MS, MT e RO.
Aproveitei para fazer o registro nas Prefeituras dos Municípios localizados ao longo do caminho. E não foram poucos... mais de 70 municípios.
Ao chegar em Campo Grande, MS, no dia 29 de maio de 2022, para fazer o registro da Sede do Governo Estadual, fui recepcionado na estrada por um grupo de irmãos motociclistas, que me davam boas-vindas a essa bela cidade e me cortejaram até a casa do Brother Gustavo, que nos brindou com um suculento churrasco.
A tarde foi curta para trocarmos experiências motociclísticas, e antes de me acomodar no hotel para descansar, fui fazer o registro para o desafio Bandeirante FC. Tanto a Sede do Governo como demais secretarias ficam no parque da cidade, onde também estão situados a Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça. Esses dois, chamam atenção pela suntuosidade e luxo das construções, em contrastes com a Sede do Poder Executivo.
Antes de chegar a Cuiabá, capital do Mato Grosso, passei pela Chapada dos Guimarães, região próxima à capital, que eu ainda não conhecia e estava na minha agenda “a fazer”!
Cheguei em Cuiabá no dia 31 de maio de 2022 e fui gentilmente recebido pelo Brother e FC Ricardo. O almoço foi no Mirante das Águas Peixaria & Restaurante, nas margens do Rio Cuiabá. Muito top! A conversa e troca de informações com o Ricardo foi ótima, e pude passar algumas dicas de última hora ao Brother que no dia seguinte estava partindo para sua grande aventura ao Alasca, logo alí...
Mesmo com a adrenalina nas alturas, em razão das preocupações de uma grande trip, o Ricardo me acompanhou de forma atenciosa e fidalga, que me senti um motociclista privilegiado em conhecê-lo.
Antes de ir fazer o registro da Sede do Governo do MS, ainda passei em uma Loja de Acessórios para Motocicleta para comprar um pneu, o qual levei até Porto Velho, onde efetivamente realizei a troca.
Feito o registro no Palácio do Governador, ainda deu tempo de fazer uma foto na Prefeitura e no Centro Geodésico da América do Sul, antes de me recolher ao hotel.
No dia 03 de junho de 2022 já estava chegando a Porto Velho, RO, e também fui recebido de forma amável pelo Brother e FC Jacob. Me hospedei no Hotel Nativo, de propriedade um Brother motociclista, por indicação do Jacob. Recomendo!
No dia seguinte fui almoçar com o Jacob na Barraca do Jair, as margens do Rio Madeira, e o peixe estava ótimo, temperado com uma prosa motociclística de fundamento, pois o Jacob tem uma vasta experiência nesse mister.
Depois me conduziu até o Palácio do Governador, um prédio moderno e atual. E para finalizar a tarde ainda registrei a Prefeitura e alguns pontos turísticos da bela cidade de Porto Velho, que já havia se passado exatos 10 anos de minha estada por lá.
Depois de várias dicas e informações sobre as condições da estrada para Rio Branco e Mâncio Lima, peguei a ruta para Rio Branco, capital do AC.
Na minha chegada a Rio Branco, AC, fui convidado a participar de uma confraternização com um magnífico Fogo de Chão, onde encontrei vários irmãos motociclistas que me passaram idênticas preocupações, inclusive com informações detalhadas da BR 364, pois alguns haviam retornado de Cruzeiro do Sul, tinha apenas dois dias.
Logo após o almoço, fui fazer o registro para o Bandeirante FC em frente ao Palácio do Governo. Local esse que eu já havia fotografado em 2012. A conservação do belo prédio que foi inaugurado em 1930, de arquitetura inspirada ao estilo grego. Hoje o Palácio Rio Branco é um ponto histórico e turístico da capital acreana, que vale uma visita.
No dia seguinte eu segui para Mâncio Lima, para fazer o registro para o Cardeal FC.
Depois de cumprido dois objetivos no Acre, e aproveitado para o registro de várias Prefeituras, foi apontar o azimute para casa e retornar, sem contudo, deixar de fazer alguns cliques em algumas Prefeituras que ficaram, estrategicamente, para a viagem de retorno.
Agora é preparar as três últimas capitais, que curiosamente eu também já conheço rodando com minha motoca.
Até lá, até lá...
Fraterno motoabraço.
Total km rodados: 10.669 km, em 21 dias.
Fotos de Campo Grande, MS:
Fotos de Cuiabá, MT:
Fotos de Porto Velho, RO:
Fotos de Rio Branco, AC:
Última edição por Renato Lopes; 09-05-23 às 22:34.