-
GCFN - Castilho 2024/2025
Depois da viagem ao Alaska em 2018, com minha esposa Nara, onde o contratempo da queda no Canadá me fez decidir não chegar a Prudhoe Bay, já estando em Fairbanks e ter percorrido o trecho até a placa da Dalton Highway, eu sabia que um dia iria voltar ali para terminar o desafio do GCFC.
E foi assim que, em outubro 2023, quando Mano Renato Lopes me convidou para fazer a “perna” do Alaska para o desafio do Grande Cacique Fazedor de Neve (GCFN), em 2024, dentro do primeiro mês após o término do inverno do hemisfério norte, como está previsto nas regras desse desafio, eu aceitei prontamente. Realizando essa “perna” eu teria realizado o sonho de chegar a Prudhoe Bay de moto, depois de ter ido ao Ushuaia, fazendo juz de me tornar um GCFC. Os post do Mano Renato Lopes da nossa, posso dizer, “epopéia” muito bem descrevem as dificuldades que passamos no final do inverno alaskiano porém, o Mano Renato Lopes já havia estudado, há dois anos, todas as vicicitudes que poderiam ocorrer, fomos muito bem preparados em materiais, físico e psicologicamente para o feito. Isso foi fundamental. Fundamental também foi a participação do meu amigo Sérgio Amora, motociclista de Fortaleza/CE, que topou a empreitada só para ir dirigindo o carro de apoio, o Mano Renato Lopes já detalhou a atuação do nosso experiente “MacGyver”.
Naquela época o Mano Renato Lopes me falou: “vamos comigo ao Alaska que em 2025 eu vou contigo ao Ushuaia”...... E assim está sendo. De nada adiantou, no início deste ano, eu falar para ele que eu daria conta de ir sozinho para o Ushuaia, sendo que me sentia seguro em fazê-lo, principalmente porque seria minha quarta vez na Tierra del Fuego, a resposta dele foi categórica:....... “Mano, na minha idade não tem como mudar mais. A palavra continua sendo um ativo importante para qualquer pessoa. Além disso, tenho que ir para dividirmos as despesas. E claro, testemunhar teu feito. Hehehehehe”...... Como disse o Gilmar na homologação do meu GCFC, “passarinho que acompanha morcego amanhece de cabeça pra baixo”..... e lá vou eu de novo, rsrsrsrsrsrsrs. Também fiquei muito feliz que nosso “MacGayver”, meu amigo Sergio Amora, também topou essa empreitada.
Estaremos os três juntos novamente, agora em até um mês depois do término do inverno no hemisfério sul.
Então, nossa empreitada será da seguinte forma: temos dois casais aqui de Fortaleza/CE que pensam em conhecer a Patagônia, fazer o Paso Mayer e Carreteira Austral mas, como trabalham ainda, não conseguem tempo suficiente para ir e voltar em 30 dias. Dessa forma eu e o Sergio Amora vamos descer com os dois Trollers daqui de Fortaleza/CE, vamos passar em Foz do Iguassú para pegar o Mano Renato Lopes e descer para o Ushuaia. Os casais irão depois, de avião, quando já estivermos realizado a nossa trip.
Vamos sair de Fortaleza/CE no dia 22 Set, em 28 Set passamos em Foz do Iguassú para pegar o Mano Renato Lopes e chegar em Posadas/AR. A previsão de chegar com os carros em Ushuaia é no dia 06 Out. No dia 07 Out, pegamos a moto alugada e teremos até o dia 09 Out para fazer o percurso da Tierra del Fuego. Meus amigos, donos dos carros, chegam em Ushuaia no dia 10 Out e, no dia 12 Out, retornamos ao Brasil.
Segue algumas fotos do Alaska, já amplamente divulgadas nos posts do Mano Renato Lopes.

Última edição por Castilho; 08-05-25 às 18:54.
-
O roteiro será o seguinte:
Folha Nr 01 Folha Nr 02
-
Boa noite Brother Castilho!
Que bacana ter dado o start para o GCFN aqui no TFC. E você se fazendo de engraçadinho, ao querer me deixar fora dessa... Hehehe
Será uma grande alegria estar com vocês nesse grande desafio, e testemunhar sua vitória.
Agora é arrochar, como vc costuma falar.
Fraterno motoabraço e boas rutas!
Permissões de Postagem