-
Cheguei aqui em MANUEL RIBAS , meu 87° Município do querido Paraná !
É um município com cerca de 13.000 habitantes (estimativa recente). Sua história começou no início do século XX, com a chegada de colonizadores europeus, mas sua emancipação política ocorreu em 05 de julho de 1955 , sendo desmembrado de Pitanga.
O nome da cidade homenageia Manoel Ribas, ex-governador do Paraná.
Situada a aproximadamente 880 metros de altitude e com clima subtropical, a economia de Manoel Ribas é impulsionada pela agricultura, pecuária e indústria madeireira. Os principais cultivos incluem soja, milho, feijão, tomate e erva-mate, sendo esta última uma das mais tradicionais da região. A produção leiteira também é uma atividade importante.
Os primeiros colonizadores da cidade eram, em sua maioria, ucranianos, alemães e italianos, que se estabeleceram na zona rural e ajudaram a desenvolver a agricultura local. Até hoje, a influência dessas etnias pode ser vista na cultura, na culinária e nas festividades da cidade
Quem nasce em Manuel Ribas , é chamado de manuel-ribense!
-
Estou passandoagora por NOVA TEBAS , meu 88° município do meu Paraná!
O município de Nova Tebas, nasceu como distrito de Bela Vista, subordinado a Pitanga, em 14 de agosto de 1957. Essa configuração se manteria por cerca de trinta anos.
Sua emancipação política ocorreu em 08 de dezembro de 1987, após a desmembramento do município de Pitanga, ao qual pertenceu anteriormente.
O nome Nova Tebas foi escolhido em homenagem à cidade de Tebas, na Grécia, por Elias Papanastáscio, um grego que adquiriu terras na região para loteamento urbano.
A cidade está situada a cerca de 650 metros de altitude e possui um clima subtropical, com destaque para a agricultura em sua economia.
Os principais produtos cultivados na região são soja, milho, feijão, além de algumas culturas de frutas , a principal delas é a acerola e vegetais. A pecuária também tem relevância, especialmente a criação de gado de leite e gado de corte.
Quanto aos colonizadores, a cidade recebeu um fluxo de imigrantes italianos, poloneses, ucranianos e alemães, que se estabeleceram principalmente na zona rural. A influência desses grupos é presente nas tradições, festas e culinária da região.
Quem nasce em Nova Tebas é chamado de novatebense
-
Seguindo a viagem ! Estou passando agora por IRETAMA , meu 89° município.
Entre os anos de 1947 a 1950 deu-se o início do grande ciclo colonizador no Estado do Paraná. O café foi instituído como a principal fonte econômica, e consequentemente deu-se o surgimento de grande número de cidades paranaenses. Em 1950 o empresário da cafeicultura Jayme Watt, se interessou por uma Gleba e a comprou, com a extensão de 32.000 alqueires. Uma semana após a compra iniciou a titulação e foi a partir da visão em seu sonho, que Jayme deu o nome de Iretama para a localidade que surgia.
Jayme percebeu que a topografia das terras: montanhosas e quebradas eram semelhantes às de Minas Gerais, e tratou logo de fazer a divulgação de vendas nas alterosas. A estratégia deu certo. Assim é que a maior parte da população iretamense é composta por mineiros.
Em 30 de agosto de 1954 foi constituída a ata de fundação da cidade de Iretama.
Em 1954 Iretama já demonstrava aspectos de uma cidade em franco desenvolvimento. Paralelo ao progresso e desenvolvimento urbano, despontava com lavouras cafeeiras, cereais, principalmente o milho, como forças propulsoras da economia.
Foi elevada a Distrito Administrativo em 3 de maio de 1955. Iretama passou a essa categoria pertencendo ao município de Campo Mourão.
Iretama foi elevada a município no dia 25 de julho de 1960.
A instalação solene do município ocorreu no dia 10 de novembro de 1961, com a posse do primeiro prefeito.
Quem nasce em Iretame é chamado de iretamense.
-
Huhuuuuu !!!!! Cheguei no meu 90° município visitado , estou em LUIZIANA , cidade pequena , porém muito simpática !
Inicialmente, Luiziana foi um distrito, criado em 21 de fevereiro de 1965, subordinado ao município de Campo Mourão. Em 25 de setembro de 1987, foi elevado à condição de município e constituído apenas do distrito-sede.
O Município se destaca pela agricultura e pecuária, localizada no Noroeste do Paraná
Com população de 7.315 habitantes, segundo o IBGE, a cidade é conhecida como Terra das Cachoeiras. São mais de 20, com destaque nas cachoeiras Rio Sem Passos, São Domingos e do Rio Campina.
Luiziana é um dos municípios pertencentes da Comcam – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, que além da maior extensão territorial, é a que tem o maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural.
Com uma altitude de cerca de 520 metros e clima subtropical, Luiziana tem sua economia centrada na agricultura e pecuária.
Quanto aos colonizadores, a região de Luiziana recebeu por volta de 1912, algumas famílias vindas do sul do Paraná e do estado do Rio Grande do Sul, instalaram-se na localidade e formando o povoamento, a maioria constituída por posseiros, enfrentaram grandes dificuldades, principalmente por falta de estradas.
O município foi fundado por Adaucto da Silva Rocha, que deu o nome à cidade em homenagem a Luiza e Maria Luiza, respectivamente mãe e filha do fundador.
-
Depois da festa do 90° município , que para mim é uma vitória, estou passando pelo meu 91° município , CAMPO MOURÂO , e segue um pouco de sua história , que por sinal é bem interessante.
Em 1765 começou a ser vasculhada por milícias do governo da capitania de São Paulo, que denominaram o vale descampado entre os rios Ivaí e Piquiri, de "Campos do Mourão", em homenagem ao governador da capitania de São Paulo, Dom Luís António de Sousa Botelho e Mourão .
Em 1903 iniciou-se a povoação dos "Campos do Mourão" , com famílias de São Paulo e de Guarapuava.
Até 1943, Campo do Mourão pertencia ao município de Guarapuava e a partir desse ano passou a ser distrito do município de Pitanga. Em 10 de outubro de 1947 foi elevado a categoria de município, emancipado política e economicamente pelo governador Moysés Lupion,
A região metropolitana de Campo Mourão foi criada em 12 de janeiro de 2015
O município é predominantemente agrícola, tem no plantio de soja e milho seus principais produtos agrícolas, sendo sede da maior cooperativa do Brasil e a terceira maior do mundo; a Coamo, e outras empresas de grande porte.
Quem nasce em Campo Mourão é chamado de mourãoense.
Segue o link do video no meu canal!
https://youtu.be/GBTemXPs_WQ
Vale assistir , ficou muito bom !
-
Estou agora no meu 92° município , TUNEIRAS DO OESTE .
Tuneiras do Oeste está localizada no Terceiro Planalto Paranaense com a altitude de 600 metros do nível do mar, População total de 8.694 habitantes.
Foi desmembrado de Cianorte e Cruzeiro do Oeste elevado a categoria de Distrito em 25 de abril de 1955 e a município em 25 de julho de 1960.
Em 1946 Jorge Lopes foi nomeado guarda florestal pelo governo do estado, instalando-se na região. No inicio da década de 50, famílias de posseiros refugiados e sobreviventes do “Massacre de Porecatú” ( conflito entre posseiros e propietários de terras ) vieram a região e ocuparam as terras devolutas cedidas pelo estado. Estes foram seguidos por famílias provenientes de outras localidades.
O nome da cidade deve-se à existência de cactos, conhecidos na região por Tunas.
A produção de soja vem se transformando na principal atividade econômica da região, sendo principal produção agrícola é a cana-de-açúcar, que está perdendo o posto de principal atividade econômica.
A pecuária merece uma menção com importante produto municipal com 514 estabelecimentos produtores.
A indústria de Tuneiras do oeste não possui expressividade para a economia local. Apresenta estabelecimentos de pequeno porte no ramo de confecções, artigos de couro, doces e fios de seda.
Quem nasce em Tuneiras do Oeste é chamado de tuneirense.

Aproveite e veja o video da cidade no meu canal do youtube
https://youtu.be/CQPj6nlnWb0
-
Cheguei no meu 93° município, desse meu Paranazão , estou em CRUZEIRO DO OESTE ;
Um pouquinho da história de Cruzeiro do Oeste, criada na metade do século passado por iniciativa do Estado (gestão Bento Munhoz da Rocha Neto), teve como motivação a necessidade de se criar um polo avançado para a colonização de uma vasta região da grandiosa unidade federativa do Paraná.
Com suas terras férteis, Cruzeiro do Oeste, desde sua fundação, assentou suas bases para o desenvolvimento na exploração da terra. Daí pode-se concluir que é uma região essencialmente agrícola, foi o maior produtor de café na época, chegando a ser o município mais importante na época com 67.000 habitantes, com a geada em meados de 1975, que matou todo a raiz do café, o município foi perdendo população e muitos foram para as cidades de Umuarama e Maringá e para o estado de São Paulo, só a partir de 2007 a cidade voltou a crescer num ritmo acelerado, hoje é umas das cidades que mais cresce no estado, hoje o município é destaque na industrialização é a "Capital do Leite".
Passou a fazer parte da história do Estado do Paraná em 25 de agosto de 1952, data da fundação de Cruzeiro do Oeste, mas foi somente em 28 de novembro de 1954, que ocorreu a emancipação política. Em 3 de outubro de 1955 foi eleito o primeiro prefeito do município e a primeira Câmara Municipal. No dia 17 de novembro de 1955 ocorreu a instalação do Município.
Cruzeiro do Oeste começou a se desenvolver e de um simples lugarejo, que servia apenas de pousada, tornou-se uma cidade com a necessidade de aqui se instalar os poderes constituídos.
No dia 25 de agosto de 1960, foi instalada a Comarca de Cruzeiro do Oeste.
A denominação atual originou-se de se ter iniciado o primeiro povoado, à beira de uma encruzilhada de estradas.
Quem nasce em Cruzeiro do Oeste é chamado de cruzeirense.

Tem video lá no meu canal sobre Cruzeiro do Oeste !
https://youtu.be/8BOCUu2c0m8
-
Estou passando pelo meu 94° município , UMUARAMA , terra da amizade !
A história de Umuarama se inicia na Inglaterra, com a ansiedade de um grupo de homens por desbravar e alcançar grandes realizações e concretizada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, através de longos anos de lutas em meio às mais adversas condições. Em 1924, o técnico em agricultura e reflorestamento Lord Lovat veio de Londres ao Brasil e numa de suas viagens chegou ao Norte do Paraná. Com o intuito de desbravar os 350 km de floresta as margens do Rio Paraná, Lovat organizou a Brasil Plantations, que adquiriu fazendas e plantou algodão.
Em 1937 a empresa foi absorvida pela Paraná Plantations Ltda., fundada em Londres em 1925, e estabeleceu a subsidiária Companhia de Terras Norte do Paraná, com escritório em São Paulo.
A companhia adquiriu 515 mil alqueires de florestas no Norte do Paraná, instalou escritório nessas terras e passou a dedicar-se à exploração e estudo do povoamento, bem como os meios de acesso à região, construindo as primeiras estradas e rodovias. A empresa passou a se chamar Companhia Melhoramentos Norte do Paraná em 1951 e atingiu a região denominada “Cruzeiro” onde se processou a colonização de uma área de 30 mil alqueires.
Foi da “Gleba Cruzeiro” que surgiu Umuarama, criado como distrito de Cruzeiro do Oeste. Posteriormente o distrito vem se tornar município com o desmembramento em 25 de julho de 1960.
Os primeiros habitantes foram aventureiros atraídos pela nova região a ser explorada, vindos dos mais diversos Estados brasileiros.
A fundação de Umuarama está intimamente ligada à inauguração dos primeiros escritórios da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. No lugar onde funcionava o escritório da empresa, em 26 de junho de 1955, foi instalada a Prefeitura da recém-fundada cidade, cujo texto diz: “Aos vinte e seis dias do mês de junho de um mil novecentos e cinqüenta e cinco, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, representada por seus diretores e chefes de serviço, declara inaugurada a cidade de Umuarama, situada no Núcleo Cruzeiro, quilômetro 522, da linha ferroviária que de Ourinhos demanda a Guaíra, município de Cruzeiro do Oeste e Comarca de Peabiru. Umuarama, 26 de junho de 1955”.
O verbete “Umuarama”, significa “lugar ensolarado, alto, de bom clima, para encontro de amigos”.
Na língua xetá, tribo da nação Tupi-guarani, Umuarama significa “lugar onde os amigos se encontram” e a cidade faz valer esta definição, assumindo e reforçando sua identidade como “Capital da Amizade”.
Quem nasce em Umuarama é umuaramense.

Tem um video sobre Umuarama no meu canal :
https://youtu.be/6Bds9TMwyfA
-
Cheguei em PEROBAL , meu 95° município do desafio aqui no meu Paraná!
Perobal foi fundado na década de 1950, pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e faz parte do planejamento feito pelos ingleses da Paraná Platations para esta região do Estado, implantado no Brasil nos anos 1920 por Lord Lovat.
De sua fundação até 1996, Perobal pertenceu ao município de Umuarama. O novo município foi implantado em 19 de abril daquele ano, mas o plebiscito em que a população decidiu pelo desmembramento de Umuarama foi realizado em 24 de março de 1992.
A economia de Perobal baseia-se na agricultura e na agroindústria. As principais culturas do município são a soja, o milho e a cana-de-açúcar. Esta última foi introduzida na cidade na década de 1980 , depois da fundação da Cooperbal (Cooperativa dos Produtores Álcool e Açúcar de Perobal), que implantou na cidade uma indústria de álcool combustível, a primeira da microrregião de Umuarama.
Quem nasce em Perobal é chamado de perobalense.

Para conhercer um pouco mais de Perobal , acesse meu canal do Youtube
https://youtu.be/G2F5Wj0ng2I
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem