Página 9 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 7891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 81 a 90 de 119
    Data de Ingresso
    Jul 2016
    Vivo no Paraná , em Ponta Grossa, capital dos campos gerais, aqui é aonde estão as famosas formações de rocha calcária, a Vila Velha, um lugar muito bonito, a região em si é muito bonita com Cânions e riachos com fundo de pedras.
    Estou passando agora no meu 66° município , CERRO AZUL, a cidade teve início como colônia Assunguy, fundada em 1860, localizada ao norte de Curitiba, em meados de 1872 passou a freguesia de Serro Azul e com a invocaçõa de Nossa Senhora da Guia, pertencente a Votuverava , atual Rio Branco do Sul, já em 1882 passou a denominação de vila do Assunguy, em 1885 passou a se chamar Serro Azul, e em 1897 passou a categoria de cidade como sede do município de Serro Azul e em 1929 passou a se chamar definitivamente como Cerro Azul .
    A sua principal fonte de renda é a agricultura , tanto que a cidade é conhecida como a Terra da Laranja, sendo a festa da laranja uma das principais atrações da região.

Quem nasce em Cerro Azul é chamado de cerro-azulense.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         066-399 CERRO AZUL.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	91,2 KB
ID:      	325754 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20230708_140217312.jpg
Tamanho: 	91,4 KB
ID:      	325755 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20230708_140246490_HDR.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	53,6 KB
ID:      	325756Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         120px-Bandeira_de_Cerro_Azul.png
Visualizações:	37
Tamanho: 	5,5 KB
ID:      	325757Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Parana em Branco.jpg
Tamanho: 	77,6 KB
ID:      	325758

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Vivo no Paraná , em Ponta Grossa, capital dos campos gerais, aqui é aonde estão as famosas formações de rocha calcária, a Vila Velha, um lugar muito bonito, a região em si é muito bonita com Cânions e riachos com fundo de pedras.
    Estou na minha última cidade dessa etapa , agora passei pelo meu 67° município, DOUTOR ULYSSES, o acesso a ele é de estrada de chão ainda, até meio impensável nos dias de hoje , porém tem alguns municípios que não possuem as facilidades de seus acesso serem em asfalto.
    Tornou-se município em 1992, seu nome é em homenagem ao político Ulysses Guimarães, levando o nome de Doutor Ulysses.

Quem nasce em Dr Ulysses é chamado de ulyssense.

Nome:	         067-399 DR ULYSSES.jpg
Tamanho: 	71,1 KB
ID:      	325820 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         municipio-doutor-ulysses-bandeira-simb-brsspr1003528633.jpg
Tamanho: 	78,6 KB
ID:      	325821 Clique na imagem para uma versão maior

Tamanho: 	77,5 KB
ID:      	325822

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Continuando com essa aventura incrível que é percorrer essa Paraná abençoado por Deus, chego no meu 68° município , hoje eu estou passando por Adrianópolis .

Localizada no vale da Ribeira, região sudeste do Paraná, e pertencente a região metropolitana de Curitiba.

Seu nome é formado pelo nome pessoal masculino, Adriano, dito como o poderoso, e pólis, um sufixo grego que significa cidade, ou seja, Cidade de Adriano.

Mas até chegar nesse nome a cidade já teve outras denominações como: Epitácio Pessoa na década de 30 quando ainda era uma vila, passou a ser distrito de Bocaíuva do sul em 1937 e passou a se chamar Paranaí,
    e somente em julho de 1960 foi elevada a município e passou a se chamar Adrianópolis em homenagem ao empresário Adriano Seabra Fonseca, um dos fundadores da vila e proprietário da Companhia Plumbum S.a. de extração de chumbo.
    A População estimada no último senso de 2020 em torno de 5.957 habitantes e o principal produto do município é a extração do chumbo e da prata e o cimento.[/LEFT]

Nome:	         068-399 ADRIANOPÓLIS.jpg
Tamanho: 	98,8 KB
ID:      	346668 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Brasão_Adrianópolis.jpg
Tamanho: 	48,2 KB
ID:      	346523 Clique na imagem para uma versão maior

Tamanho: 	77,6 KB
ID:      	346524
    Última edição por JeanCarlo; 02-06-24 às 17:28.

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Estou passando agora pelo meu 69° município , Tunas do Paraná ;

Local de passagem de várias expedições do século XVII e XVIII, mas sem formar povoado definitivo. Com a construção da BR 476, que faz ligação com São Paulo ( Estrada da Ribeira), a localidade se tornou a base do acampamento do 5° Batalhão de Sapadores do Exército, responsável pela construção da rodovia isso lá pelos anos 30, porém o a localidade já era chamada de Pedra Preta, pela característica de uma pedra conhecida como Granito Tunas. uma pedra vulcânica de textura homogênea e fina. Pedra encontrada com frequência no município. E está mesma pedra dá o nome atual de Tunas do Paraná, que se emancipou de Bocaíuva do Sul em 1993.

Na economia se destaca a extração do Granito tunas e a exploração e beneficiamento da madeira entre elas o pinus e o eucalipto.

A população de tunas pelo senso de 2010 era de 6.258 habitantes.

Nome:	         069-399 TUNAS DO PARANÁ.jpg
Tamanho: 	83,8 KB
ID:      	346667 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tunas_do_parana.jpg
Visualizações:	33
Tamanho: 	26,2 KB
ID:      	346664 Clique na imagem para uma versão maior

ID:      	346665
    Última edição por JeanCarlo; 02-06-24 às 17:26.

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Olá meus amigos , estou agora no meu 70° município , BOCAÍUVA DO SUL , para mim é um número mágico esse , mais uma dezena conquistada e venham muitas mais!!!

Município localizado no vale da ribeira, tem seu nome em homenagem ao republicano Quintino Bocaíuva.

A sua história data da época da povoação dos campos de Curitiba, e em cujo planalto havia uma localidade chamada “Arraial Queimado” nome esse, devido um grande incêndio que devastou o povoado, lugar onde, anos mais tarde surgiu a cidade de Bocaíuva do sul.
    Mas a história não para por aí, em 1710, a região foi cedida em forma de sesmaria a um tal de Domingos Fernando Grosso, que na verdade essa “concessão” foi uma jogada política, ele era testa de ferro do Padre Lucas Rodrigues França, filho do Governador Sesmeiro, dono das terras. Que anos depois o tal Padre vendeu ao seu cunhado André Gonçalves Ribeiro, que morreu e deixou para a filha Bernarda Maria de França, que era casada com Manoel Gonçalves Silvestre. E finalmente em 1756 a sesmaria do Arraial Queimado foi vendida para José Rodrigues Teixeira, por 50000 contos de réis, uma fortuna para a época.
    Daí em diante a cidade se desenvolveu e em 1870 passou de povoado a freguesia e tornou-se município em 1871 com o nome de Arraial Queimado. Porém com a república passou a chamar Bocaíuva do sul, em 1890. E depois de muitas idas e vindas como município e distrito e vários nomes, passou ser município em definitivo em 1947 com o atual nome.

Nome:	         070-399 BOCAÍUVA DO SUL.jpg
Tamanho: 	46,9 KB
ID:      	346934 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bandeira.jpg
Tamanho: 	25,4 KB
ID:      	346935 Clique na imagem para uma versão maior

Visualizações:	2
ID:      	346936

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Estou começando agora pelo Norte Pioneiro do meu Paraná, estou no meu 71° município , SANTANA DO ITARARÉ . Localizada na região Nordeste do Paraná , faz divisa com o estado de São Paulo pelo município de Itaporanga.
    O município tem uma história interessante, conta que, com o fim da guerra dos farrapos , em 1845, o Imperador Dom Pedro II, criou a província do Paraná em 19 de Dezembro de 1853 , e seu primeiro governador , Zacaria Goes de Vasconcelos, incentivou o povoamento da região norte da nova província. Nessa leva de imigrantes , veio o Sr. João Barbosa, mineiro de nascença, e comprou uma grande área na região , com isso se formou a Fazenda Barbosa , e nessa fazenda ele construiu uma capela em Homenagem a Nossa Senhora Sant'anna, com a vinda de mais famílias , elas foram se alojando junto a capela , até que se formou uma vila e em 1856 , foi criada a Povoação de Nossa Senhora Sant'anna do Passo Barbosa. O nome de Santana do Itararé aparece pela primeira vez em 1893 quando o povoado passa a ser Distrito e depois de várias mudanças de comarcas , finalmente em 25 de Janeiro de 1961 o Governador Móises Lupion cria o município de Santana do Itararé , desmenbrando-se de Wensceslau Braz. Sua instalação deu-se em 22 de outubro de 1961.

O município destaca na agricultura pelo plantio de feijão , trigo, milho , soja e frutas , como morango e maracujá.

O município também é destaque na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades rurais , graças ao melhoramento genético do plantel de gado leiteiro.

Quem nasce em Santana do Itararé é chamado de Santanense.

Nome:	         071-399-SANTANA DO ITARARÉ.jpg
Tamanho: 	80,6 KB
ID:      	349496 Clique na imagem para uma versão maior

Visualizações:	3
ID:      	349497Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         120px-Bandeira-santanadoitarare.png
Visualizações:	32
Tamanho: 	6,4 KB
ID:      	349498

Nome:	         IMG_20240711_165113176_HDR.jpg
Tamanho: 	90,6 KB
ID:      	349499 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20240711_170121286_HDR~2.jpg
Tamanho: 	63,7 KB
ID:      	349500

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Estou passando pelo meu 72° município , SÃO JOSÉ DA BOA VISTA

Assim como Santana do Itararé, o município de São José da Boa Vista marcou os primórdios da colonização do norte paranaense, o norte pioneiro.
    No ano de 1848, partiu da cidade mineira de São Caetano da Vargem Grande, Domiciliano Correa Machado com sua esposa, filhos e escravos, para fundar em terras paranaenses às margens do rio itararé com pescaria, um povoado de nome São José do Cristianismo, o lugar prosperou e com a criação da província do Paraná e em 1853 já era uma vila. Em 1870 se tornou distrito. Na mesma época Manoel Bernardino da Silva doou uma área de terras duas léguas acima e fundou o povoado de São José da Boa Vista, a vila prosperou vertiginosamente e ofuscou a vila de São José do Cristianismo, causando um grande fluxo migratório de uma vila para outra, tanto que em 1875, o distrito que era em São José do Cristianismo foi transferido para são José da Boa Vista e no ano seguinte foi elevada a município. Em 1915 começa o declínio do município e em 1935 é extinto o município e passa a ser distrito de Wenceslau Braz. E finalmente em 25 de julho de 1960 se torna município em definitivo.

Nome:	         072-399-SÃO JOSÉ DA BOA VISTA.jpg
Tamanho: 	76,5 KB
ID:      	349674 Clique na imagem para uma versão maior

ID:      	349676 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         thumb_300x230_bandeira-do-municipio-sjbv.jpg
Visualizações:	32
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	349678 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20240711_174636125.jpg
Tamanho: 	72,9 KB
ID:      	349680 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20240711_173524042.jpg
Visualizações:	2
Tamanho: 	67,5 KB
ID:      	349683

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Mais uma etapa desse desafio empolgante de conhecer os municípios do meu Paraná.

Estou passando agora pelo meu 73° Município - COLOMBO . Colombo com sua história interessante de colonizadores Italianos, que começa assim :

Em 1877, parte da Itália um grupo de 40 famílias da região do Veneto, no norte da Itália, em direção ao Brasil, chegando aqui, se estabeleceram na colônia nova Itália em Morretes. E em 1878 essas mesmas famílias subiram a serra e se fixaram na recém criada colônia Alfredo chaves, na região de butiatumirim, distante 23 km de Curitiba. Assim no final do século19, nas terras aonde se originou o município de colombo, chegaram novas levas de imigrantes, em 1886 foi criada a colônia Antônio Prado, com imigrantes polacos e italianos, e no mesmo ano se fundou a colônia Presidente farias, essa só com imigrantes italianos e um ano após surgiu a colônia maria josé, hoje município de quatro barras, e finalmente em 1888, surgiu a colônia Eufrasio Correa, atual bairro Capivari. De todas essas colônias a que se destacou foi a Colônia Alfredo chaves, que assumiu o papel de sede do futuro município. Em 8 de janeiro de 1890, a colônia Alfredo chaves passa a se chamar colombo, em homenagem ao descobridor das américas, Cristóvão Colombo, em 5 de fevereiro de 1890 se tornou município. Em julho de 1932, graças a um decreto estadual, colombo passa a se chamar Capivari e é anexada ao município de bocaiuva do sul, e graças a um decreto de 1933, volta a se chamar colombo. E infelizmente em 1938 o município é extinto e anexado a Curitiba, e somente em 1943, foi restaurado o poder politico e administrativo de colombo.
    Em 2021, colombo se tornou a capital do talian no Paraná, Talian ou Taliano, também conhecido como o Veneto brasileiro, é um produto da imigração italiana no Brasil, com a fusão de várias línguas regionais italianas, com predomínio da língua veneta. A cidade de Serafina Correa é a capital nacional do Taliano.
    A economia de colombo está ligada ao extrativismo mineral, extração da pedra calcaria, a agricultura também se destaca, com o plantio de milho, feijão, batata e tomate, além de mandioca. O cultivo da uva também é destaque no município.

Nome:	         073-399-COLOMBO.jpg
Tamanho: 	93,8 KB
ID:      	362514 Clique na imagem para uma versão maior

Visualizações:	3
ID:      	362515 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Bandeira_colombense.png
Visualizações:	34
Tamanho: 	2,4 KB
ID:      	362516 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20241101_103603263_HDR.jpg
Tamanho: 	93,2 KB
ID:      	362517

Se você tiver interesse , tem um video no meu canal , mostrando um pouco da viagem , ficaria honrado com a sua visita!

https://www.youtube.com/watch?v=eB5HYCriWwA&t=70s

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Estou passando pelo meu 74° município , CAMPINA GRANDE DO SUL .

Em 1666, surgiu o povoado Campina Grande. Era uma pequena região que pertencia ao Município de Arraial Queimado (Bocaiuva do Sul). Em 1873, foi criado a freguesia (nome dado a um povoado quando ele passava a ter a presença de um padre) de Campina Grande. Em 1880, a vila de Campina Grande passou a chamar-se Vila Glycerio. Em 1881, os moradores da Vila Glycerio fizeram um movimento pedindo a mudança do nome da localidade, que voltou a ser chamada de Vila da Campina Grande. Em 1883, foi elevada à categoria de vila, desmembrando-se do município de Arraial Queimado. Em 1884, foi instalada a Câmara Municipal da Vila da Campina Grande e foram eleitos os primeiros vereadores. Em 1892 foi eleito o primeiro prefeito, Tenente José Eurípedes Gonçalves. Em 1939, o Município de Campina Grande foi extinto e a região passou a ser Distrito, em parte de Piraquara e em parte de Bocaiúva do Sul. Em 1943, o nome de Campina Grande foi mudado para Timbú, continuado a ser distrito do município de Piraquara. A partir de 1951, a região voltou a ser município, ainda com o nome de Timbú. Em 1956, por reivindicação da população, o município recebeu o nome de Campina Grande do Sul.

A região se destaca pelas belezas naturais, com diversas cachoeiras, um dos cartões postais do município é o Pico Paraná, é a montanha mais alta do Paraná e da região sul com 1877 metros de altura, a vista do seu topo alcança a baia de Paranaguá além de grande Curitiba.

Nome:	         074-399  CAMPINA GRANDE DO SUL.jpg
Tamanho: 	76,6 KB
ID:      	362872 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20241101_112850946_HDR.jpg
Tamanho: 	81,5 KB
ID:      	362873 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20241101_112759.jpg
Tamanho: 	62,0 KB
ID:      	362874 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Bandeira_de_Campina_Grande_do_Sul.jpg
Tamanho: 	10,7 KB
ID:      	362875 Clique na imagem para uma versão maior

ID:      	362876

Data de Ingresso
    Nov 2024
    Resido no município de Cambará no Paraná, cidade que faz divisa com o Estado de São Paulo.
    Top parceiro, estou aqui acompanhando sua viagem e enviando forças positivas pra vocês! você poderia me dar uma dica de como ir colorindo este mapa? um abraço

Página 9 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 7891011 ... ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem