-
Mais um município para o projeto !
Cheguei no meu 46° município, estou em TIJUCAS DO SUL , a cidade tornou-se município em 14 de novembro de 1951.
A cidade é famosa pelos haras e pelas pousadas que atraem turistas durante todo o ano. Foi colonizada , na sua maioria por Poloneses, que vieram substituir a mão de obra escrava.
Tijucas do Sul foi palco da Revolução Federalista de 1893, entre os pica-paus (legalistas) e maragatos (revolucionários gaúchos) considerada a guerra civil mais violenta do Brasil os combates duraram oito dias consecutivos, até a retirada dos pica-paus. As resistências em Tijucas juntamente com a da cidade da Lapa foram decisivas para a vitória dos legalistas e a consolidação da República recém instalada.
A economia do cidade baseia-se na agricultura.
O nome Tijucas do Sul , tem origem tupi , lugar de lameiro, e tijuca é um tipo de argila cinza escuro , e do sul , por que em Santa Catarina já existe uma cidade com o nome de Tijucas. O gentílico de quem nasce em Tijucas do Sul é Tijucano-do-Sul.

-
Seguindo minha viagem desse etapa do desafio, passei por AGUDOS DO SUL , meu 47° município .
Na história da cidade , conta que, por causa dos grandes ervais existentes na região , começou a se formar um povoado dessas famílias que vinham trabalhar na colheita. Em 1903 esse povoado passou à categoria de Vila ,
Vila de Agudos, em 1943 mudou o seu nome para Carijó , mas isso durou muito pouco , em 15 de outubro de 1944 , o novo povoado voltou a se chamar Agudos , só que agora Agudos do Sul, por existia uma cidade em São Paulo de nome Agudos.
A vila de Agudos do Sul , se tornou município em 25 de Julho de 1960, e foi instalada oficialmente em 18 de Novembro de 1961.
O gentílico do município ( como é chamada quem nasce em tal local) é agudense-do-sul ou simplesmente agudense.
A sua economia é movida pela agricultura familiar, porém são as paisagens do campo o grande atrativo local.

-
Estou em terras Pieneses , meu 48° município, PIÊN , município que foi colonizado por portugueses, mais precisamente pela Família Vieira, não se tem uma data correta da chegada dessa família à região , mas graças a eles outras famílias fixaram residência na região, somente no ano de 1890, foi estabelecido o Distrito Policial de Piên e em 1905 foi promovido a condição de Distrito , subordinado a Rio Negro. Tornou-se município em 25 de Janeiro de 1961, graças a uma Lei aprovada pelo Governo de Moisés Lupion.
O Município se destaca pela agricultura , também em seus limites está implantada a Indústria Arauco e a Famossul , ambas processam e beneficiam madeira da região, tornando-se o carro chefe da economia.
O seu nome pitoresco tem duas vertentes, a primeira que diz que o nome Piên , na origem Tupi-Guarani , significa coração, e a segunda diz que o nome provém do piar de um Gavião muito comum na região.

-
Estou em QUITANDINHA, terra do povo Quitandenense ou Quitandinhense , meu 49° Município que eu visito no meu projeto.
Não se tem uma data certa do início do povoamento da região, alguns historiadores contam que em meado de 1850 , se tem notícias de famílias se alojando na região.
Areia Branca foi o primeiro nome do lugar , por ela estar as margens da antiga estrada da mata , e era passagem para os povoados de Capão Alto ( atual Lapa ) e logo após ele se emancipar , o fluxo migratório aumentou em toda a região. em 1951 tornou-se distrito Administrativo de Areia Branca, em Julho de 1961 o distrito é elevado a categoria de Município.
Um fato interessante a respeito do nome da cidade , por estar às margens da BR116 , os donos do primeiro restaurante da localidade , foram a passeio em Petrópolis e se hospedaram no famoso Hotel Cassino Quitandinha, e se impressionaram tanto, que resolveram colocar o nome do restaurante como Restaurante Quitandinha , e de tão tradicional e um ponto de referência , que o nome Quitandinha , suplantou o de Areia Branca, assim a cidade passou a se chamar Quitandinha.

-
Huuhuuu !!! Este município do meu projeto merece uma comemoração , este é o meu 50° município visitado , CRUZ MACHADO, como diz o lema dos Fazedores de Chuva " Qualquer um pode fazer, porém , poucos o fazem..." , realmente poucos o fazem, não é fácil chegar até aqui, mas para quem gosta de andar de moto , é um tirinho de garrucha , como dizem aqui na minha região, hahahaha.
Voltemos ao município, tem-se notícias dos primeiros povoadores da região data de 1880 , a cidade leva o nome do Senador da República Antônio Cruz Machado , uma das grandes figuras para a emancipação política do Paraná.
O primeiro morador de Cruz Machado foi o Polonês Jeromin Durski ( sim , também liguei o nome com aquela famosa hamburgueria ) foi um dos incentivadores para a colonização Polonesa na
região e no Paraná , além do poloneses , também os alemães e ucranianos colonizaram a região.
Tornou-se município em 1951 , sendo empossado o primeiro prefeito em 1952.
A economia gira em torno da extração da erva mate , madeira e da agricultura. Também conhecida como a capital da erva mate.

Última edição por JeanCarlo; 14-03-23 às 22:42.
-
Estou no meu 51° município, estou em PORTO VITÓRIA , cidade colonizada por Alemães que chegaram na região por volta de 1909. Tem esse nome por ser um porto e estar ao lado do rio iguaçu. Nesse local existe a corredeira do Iguaçu, uma barreira natural para se seguir navegando pelo rio , assim , se criou o porto central , onde se reunia os produtos agrícolas e madeiras das regiões vizinhas que eram levadas a Porto Amazonas , esse era o único meio de transporte existente.
Em 1951, Porto Vitória foi elevada a categoria de Distrito, pertencente ao Município de União da Vitória.
Já em 1963, foi elevado a Município desmembrando-se do Município de União da Vitória e foi instalado em 08 de dezembro de 1964.
A economia do município está baseada na produção de leite e da indústria madeireira.
O gentílico de Porto Vitória é Portovitoriense.

-
Estou no meu 52° município dessa minha aventura, cheguei em BITURUNA cidade que teve seu inicío em 1924. Naquela época a Empresa Colonizadora Santa Barbara Ltda, havia comprada a fazenda Santa Barbara e a Fazenda Santo Antonio do Iratim, a empresa dividiu em lotes de 10 alqueires que foram vendidos para os imigrantes italianos vindos principalmente do Rio Grande do Sul. Com as primeiras família estabelecidas , vieram outras e assim se formou a vila de Santa Barbára, como as maioria das famílias eram italianas , trouxeram o plantio de uvas , onde até hoje contribuiu para o desenvolvimento do município , aleém da industria madeireira e a erva mate.
Passou a categoria de município em 1954, tendo a sua instalação em 1955. O nome Bituruna é de origem tupi , "bitur" monte ou montanha, "una" negro, Bituruna - Serra negra em tupi guarani.
O cidadão nascido em Bituruna é chamado Biturinense.

-
Estou passando agora pelo meu 53° município, GENERAL CARNEIRO, cidade colonizada por poloneses e ucranianos. a colonia teve início em 1901 , quando foi criado o distrito policial na Colônia General Carneiro. Cujo nome, foi em homenagem ao General Antonio Ernesto Gomes Carneiro, morto em 1894, em confronto armado no cerco da Lapa durante a Revolução Federalista.
Tornou-se município em novembro de 1961. A economia do município está centrada no extrativismo da madeira , atividade agrícola e pecuária.
O cidadão que nasce em General Carneiro é chamado de carneirense.
Última edição por JeanCarlo; 09-03-23 às 22:20.
-
Prezados amigos, estou chegando agora em PALMAS , meu 54° município. A descoberta dos chamados Campos de Palmas se deu na década de 1720, por obra do Bandeirante curitibano Zacaria Dias Côrtez,(nada a ver com a Praça Zacarias de Curitiba, hehehe) . A denominação de Campos de Palmas é por conta do Major Atanagildo Pinto Martins, que comandou , a expedição de conquista dos campos de Guarapuava, entre 1814 a 1819, que por sinal foi a mesma expedição que desbravou a região de Bituruna ( bem próximas por sinal).
A chegada dos primeiros pioneiros na região de Palmas aconteceu de 1836 a 1839, as expedições aos campos de Palmas , partiam de Guarapuava. Em fevereiro de 1855 , foi elevada a Fregesia , dando origem a Freguesia Paróquia de Palmas, em 1868 , iniciou-se a abertura da estrada de Palmas a Guarapuava, passou a vila em 1877, tornou-se município em abril de 1879. Palmas foi o ponto de partida para a colonização do Sudoeste do Paraná.
A economia de Palmas está baseada na extração da madeira , agricultura, pecuária , agroindustria e comercio.
Palmas também é considerada a cidade mais fria do Paraná e uma das mais frias do sul do Brasil.

Se eu for escolher a melhor foto , essa está em primeiro lugar, pelo sol , céu de brigadeiro e a posição da moto! Ficou muito boa!
-
Estou passando agora pelo meu 55° município do meu querido Paraná. Estou em CORONEL DOMINGOS SOARES, o nome já subentende-se que vem da homenagem ao Coronel Domingos Soares, que foi Deputado estadual pelo Paraná e duas vezes prefeito de Palmas , o qual, a cidade foi distrito.
A sua origem contas dos idos de 1954, onde se formou pequeno núcleo habitacional e passou a ser distrito de Palmas, em 1964 , tornou-se distrito Judiciário do Município de Palmas e finalmente em 21 de Dezembro de 1995, tornou-se Município de Coronel Domingos Soares, e teve a primeira eleição em 1997.
Quem é natural da cidade é chamado de domingosoarense.

Tags para este Tópico
Permissões de Postagem