Página 7 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 56789 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 70 de 119
    Data de Ingresso
    Jul 2016
    Vivo no Paraná , em Ponta Grossa, capital dos campos gerais, aqui é aonde estão as famosas formações de rocha calcária, a Vila Velha, um lugar muito bonito, a região em si é muito bonita com Cânions e riachos com fundo de pedras.
    Mais um município para o projeto !

Cheguei no meu 46° município, estou em TIJUCAS DO SUL , a cidade tornou-se município em 14 de novembro de 1951.
    A cidade é famosa pelos haras e pelas pousadas que atraem turistas durante todo o ano. Foi colonizada , na sua maioria por Poloneses, que vieram substituir a mão de obra escrava.
    Tijucas do Sul foi palco da Revolução Federalista de 1893, entre os pica-paus (legalistas) e maragatos (revolucionários gaúchos) considerada a guerra civil mais violenta do Brasil os combates duraram oito dias consecutivos, até a retirada dos pica-paus. As resistências em Tijucas juntamente com a da cidade da Lapa foram decisivas para a vitória dos legalistas e a consolidação da República recém instalada.
    A economia do cidade baseia-se na agricultura.
    O nome Tijucas do Sul , tem origem tupi , lugar de lameiro, e tijuca é um tipo de argila cinza escuro , e do sul , por que em Santa Catarina já existe uma cidade com o nome de Tijucas. O gentílico de quem nasce em Tijucas do Sul é Tijucano-do-Sul.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         046-399 TIJUCAS DO SUL.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	82,2 KB
ID:      	304019Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20221225_112653158_HDR.jpg
Tamanho: 	58,5 KB
ID:      	304020Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Tijucas_do_Sul-brasão-900x600.jpg
Tamanho: 	39,8 KB
ID:      	304021Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cidades Visitadas.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	94,7 KB
ID:      	304022

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Vivo no Paraná , em Ponta Grossa, capital dos campos gerais, aqui é aonde estão as famosas formações de rocha calcária, a Vila Velha, um lugar muito bonito, a região em si é muito bonita com Cânions e riachos com fundo de pedras.
    Seguindo minha viagem desse etapa do desafio, passei por AGUDOS DO SUL , meu 47° município .

Na história da cidade , conta que, por causa dos grandes ervais existentes na região , começou a se formar um povoado dessas famílias que vinham trabalhar na colheita. Em 1903 esse povoado passou à categoria de Vila ,
    Vila de Agudos, em 1943 mudou o seu nome para Carijó , mas isso durou muito pouco , em 15 de outubro de 1944 , o novo povoado voltou a se chamar Agudos , só que agora Agudos do Sul, por existia uma cidade em São Paulo de nome Agudos.
    A vila de Agudos do Sul , se tornou município em 25 de Julho de 1960, e foi instalada oficialmente em 18 de Novembro de 1961.
    O gentílico do município ( como é chamada quem nasce em tal local) é agudense-do-sul ou simplesmente agudense.

A sua economia é movida pela agricultura familiar, porém são as paisagens do campo o grande atrativo local.

Nome:	         047-399 AGUDOS DO SUL.jpg
Tamanho: 	71,3 KB
ID:      	304123 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Agudos-do-Sul-286x300.png
Visualizações:	19
Tamanho: 	55,4 KB
ID:      	304124 Clique na imagem para uma versão maior

ID:      	304125Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20221225_115102427_HDR.jpg
Tamanho: 	57,1 KB
ID:      	304126

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Estou em terras Pieneses , meu 48° município, PIÊN , município que foi colonizado por portugueses, mais precisamente pela Família Vieira, não se tem uma data correta da chegada dessa família à região , mas graças a eles outras famílias fixaram residência na região, somente no ano de 1890, foi estabelecido o Distrito Policial de Piên e em 1905 foi promovido a condição de Distrito , subordinado a Rio Negro. Tornou-se município em 25 de Janeiro de 1961, graças a uma Lei aprovada pelo Governo de Moisés Lupion.
    O Município se destaca pela agricultura , também em seus limites está implantada a Indústria Arauco e a Famossul , ambas processam e beneficiam madeira da região, tornando-se o carro chefe da economia.

O seu nome pitoresco tem duas vertentes, a primeira que diz que o nome Piên , na origem Tupi-Guarani , significa coração, e a segunda diz que o nome provém do piar de um Gavião muito comum na região.

Nome:	         048-399 PIÊN.jpg
Tamanho: 	83,8 KB
ID:      	304193 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         80px-Brasão_de_Armas_do_Município_de_Piên.jpg
Visualizações:	23
Tamanho: 	5,2 KB
ID:      	304196 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20221225_122133944_HDR.jpg
Tamanho: 	56,8 KB
ID:      	304197Clique na imagem para uma versão maior

ID:      	304198

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Estou em QUITANDINHA, terra do povo Quitandenense ou Quitandinhense , meu 49° Município que eu visito no meu projeto.

Não se tem uma data certa do início do povoamento da região, alguns historiadores contam que em meado de 1850 , se tem notícias de famílias se alojando na região.
    Areia Branca foi o primeiro nome do lugar , por ela estar as margens da antiga estrada da mata , e era passagem para os povoados de Capão Alto ( atual Lapa ) e logo após ele se emancipar , o fluxo migratório aumentou em toda a região. em 1951 tornou-se distrito Administrativo de Areia Branca, em Julho de 1961 o distrito é elevado a categoria de Município.

Um fato interessante a respeito do nome da cidade , por estar às margens da BR116 , os donos do primeiro restaurante da localidade , foram a passeio em Petrópolis e se hospedaram no famoso Hotel Cassino Quitandinha, e se impressionaram tanto, que resolveram colocar o nome do restaurante como Restaurante Quitandinha , e de tão tradicional e um ponto de referência , que o nome Quitandinha , suplantou o de Areia Branca, assim a cidade passou a se chamar Quitandinha.

Nome:	         049-399 QUITANDINHA.jpg
Tamanho: 	78,4 KB
ID:      	304247 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         80px-Brasão_Quitandinha.png
Visualizações:	25
Tamanho: 	15,8 KB
ID:      	304248Clique na imagem para uma versão maior

ID:      	304249Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Bandeira_de_Quitandinha.png
Tamanho: 	7,8 KB
ID:      	304250

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Huuhuuu !!! Este município do meu projeto merece uma comemoração , este é o meu 50° município visitado , CRUZ MACHADO, como diz o lema dos Fazedores de Chuva " Qualquer um pode fazer, porém , poucos o fazem..." , realmente poucos o fazem, não é fácil chegar até aqui, mas para quem gosta de andar de moto , é um tirinho de garrucha , como dizem aqui na minha região, hahahaha.

Voltemos ao município, tem-se notícias dos primeiros povoadores da região data de 1880 , a cidade leva o nome do Senador da República Antônio Cruz Machado , uma das grandes figuras para a emancipação política do Paraná.
    O primeiro morador de Cruz Machado foi o Polonês Jeromin Durski ( sim , também liguei o nome com aquela famosa hamburgueria ) foi um dos incentivadores para a colonização Polonesa na
    região e no Paraná , além do poloneses , também os alemães e ucranianos colonizaram a região.

Tornou-se município em 1951 , sendo empossado o primeiro prefeito em 1952.
    A economia gira em torno da extração da erva mate , madeira e da agricultura. Também conhecida como a capital da erva mate.

Nome:	         050-399 CRUZ MACHADO.jpg
Tamanho: 	88,2 KB
ID:      	304252 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         brasão cruz machado.jpg
Visualizações:	27
Tamanho: 	8,2 KB
ID:      	304253

Nome:	         cruz machado.jpg
Visualizações:	27
Tamanho: 	6,0 KB
ID:      	304254 Clique na imagem para uma versão maior

Tamanho: 	94,5 KB
ID:      	304255
    Última edição por JeanCarlo; 14-03-23 às 22:42.

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Estou no meu 51° município, estou em PORTO VITÓRIA , cidade colonizada por Alemães que chegaram na região por volta de 1909. Tem esse nome por ser um porto e estar ao lado do rio iguaçu. Nesse local existe a corredeira do Iguaçu, uma barreira natural para se seguir navegando pelo rio , assim , se criou o porto central , onde se reunia os produtos agrícolas e madeiras das regiões vizinhas que eram levadas a Porto Amazonas , esse era o único meio de transporte existente.

Em 1951, Porto Vitória foi elevada a categoria de Distrito, pertencente ao Município de União da Vitória.

Já em 1963, foi elevado a Município desmembrando-se do Município de União da Vitória e foi instalado em 08 de dezembro de 1964.

A economia do município está baseada na produção de leite e da indústria madeireira.

O gentílico de Porto Vitória é Portovitoriense.

Nome:	         051-399 PORTO VITÓRIA.jpg
Tamanho: 	80,8 KB
ID:      	304278Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BANDEIRA porto vitória.jpg
Tamanho: 	32,0 KB
ID:      	304280

Nome:	         BRASAO porto vitoria.jpg
Visualizações:	28
Tamanho: 	27,0 KB
ID:      	304281 Clique na imagem para uma versão maior

ID:      	304282

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Estou no meu 52° município dessa minha aventura, cheguei em BITURUNA cidade que teve seu inicío em 1924. Naquela época a Empresa Colonizadora Santa Barbara Ltda, havia comprada a fazenda Santa Barbara e a Fazenda Santo Antonio do Iratim, a empresa dividiu em lotes de 10 alqueires que foram vendidos para os imigrantes italianos vindos principalmente do Rio Grande do Sul. Com as primeiras família estabelecidas , vieram outras e assim se formou a vila de Santa Barbára, como as maioria das famílias eram italianas , trouxeram o plantio de uvas , onde até hoje contribuiu para o desenvolvimento do município , aleém da industria madeireira e a erva mate.
    Passou a categoria de município em 1954, tendo a sua instalação em 1955. O nome Bituruna é de origem tupi , "bitur" monte ou montanha, "una" negro, Bituruna - Serra negra em tupi guarani.
    O cidadão nascido em Bituruna é chamado Biturinense.

Nome:	         052-399 BITURUNA.jpg
Tamanho: 	96,8 KB
ID:      	304421 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         120px-Bandeirabituruna.png
Visualizações:	28
Tamanho: 	3,5 KB
ID:      	304422Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20230218_122754349_HDR.jpg
Tamanho: 	74,2 KB
ID:      	304423Clique na imagem para uma versão maior

ID:      	304425

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Estou passando agora pelo meu 53° município, GENERAL CARNEIRO, cidade colonizada por poloneses e ucranianos. a colonia teve início em 1901 , quando foi criado o distrito policial na Colônia General Carneiro. Cujo nome, foi em homenagem ao General Antonio Ernesto Gomes Carneiro, morto em 1894, em confronto armado no cerco da Lapa durante a Revolução Federalista.
    Tornou-se município em novembro de 1961. A economia do município está centrada no extrativismo da madeira , atividade agrícola e pecuária.

O cidadão que nasce em General Carneiro é chamado de carneirense.

Nome:	         053-399 GENERAL CARNEIRO.jpg
Tamanho: 	84,8 KB
ID:      	304713 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20230218_131944867_HDR.jpg
Tamanho: 	52,4 KB
ID:      	304716 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bandeira genral carneiro.png
Visualizações:	32
Tamanho: 	3,6 KB
ID:      	304717 Clique na imagem para uma versão maior

Tamanho: 	78,2 KB
ID:      	304718
    Última edição por JeanCarlo; 09-03-23 às 22:20.

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Prezados amigos, estou chegando agora em PALMAS , meu 54° município. A descoberta dos chamados Campos de Palmas se deu na década de 1720, por obra do Bandeirante curitibano Zacaria Dias Côrtez,(nada a ver com a Praça Zacarias de Curitiba, hehehe) . A denominação de Campos de Palmas é por conta do Major Atanagildo Pinto Martins, que comandou , a expedição de conquista dos campos de Guarapuava, entre 1814 a 1819, que por sinal foi a mesma expedição que desbravou a região de Bituruna ( bem próximas por sinal).
    A chegada dos primeiros pioneiros na região de Palmas aconteceu de 1836 a 1839, as expedições aos campos de Palmas , partiam de Guarapuava. Em fevereiro de 1855 , foi elevada a Fregesia , dando origem a Freguesia Paróquia de Palmas, em 1868 , iniciou-se a abertura da estrada de Palmas a Guarapuava, passou a vila em 1877, tornou-se município em abril de 1879. Palmas foi o ponto de partida para a colonização do Sudoeste do Paraná.
    A economia de Palmas está baseada na extração da madeira , agricultura, pecuária , agroindustria e comercio.
    Palmas também é considerada a cidade mais fria do Paraná e uma das mais frias do sul do Brasil.

Nome:	         054-399 PALMAS.jpg
Tamanho: 	60,7 KB
ID:      	304807 Clique na imagem para uma versão maior

Tamanho: 	78,2 KB
ID:      	304808 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Bandeira_palmaspr.png
Visualizações:	37
Tamanho: 	4,5 KB
ID:      	304809Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20230218_144836217.jpg
Tamanho: 	41,0 KB
ID:      	304810

Se eu for escolher a melhor foto , essa está em primeiro lugar, pelo sol , céu de brigadeiro e a posição da moto! Ficou muito boa!

Data de Ingresso
    Jul 2016
    Estou passando agora pelo meu 55° município do meu querido Paraná. Estou em CORONEL DOMINGOS SOARES, o nome já subentende-se que vem da homenagem ao Coronel Domingos Soares, que foi Deputado estadual pelo Paraná e duas vezes prefeito de Palmas , o qual, a cidade foi distrito.
    A sua origem contas dos idos de 1954, onde se formou pequeno núcleo habitacional e passou a ser distrito de Palmas, em 1964 , tornou-se distrito Judiciário do Município de Palmas e finalmente em 21 de Dezembro de 1995, tornou-se Município de Coronel Domingos Soares, e teve a primeira eleição em 1997.

Quem é natural da cidade é chamado de domingosoarense.

Nome:	         055-399 CEL DOMINGOS SOARES.jpg
Tamanho: 	80,1 KB
ID:      	305269 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20230218_153800645.jpg
Tamanho: 	52,2 KB
ID:      	305270

Nome:	         IMG_20230218_153841667_HDR.jpg