Estamos agora no 15º município deste estado encantador, Prudentópolis, cidade colonizada por Ucranianos da região da Galícia.
O nome vem em homenagem ao Presidente Prudente de Morais , na época de sua emancipação que data de 1906.
A cidade é a mais "Ucraniana" do Brasil, tanto pelos costumes como gastronomia, um dos pratos tradicionais é a pierogue, uma massinha tipo pastel
recheada com requeijão e cozida, uma delícia, e o salame de nome cracóvia, outra iguaria sem igual!
Além dessa comilança ela também é a capital das cachoeiras , uma mais linda que a outra, além de ser a capital do mel.
Como a região foi colonizada por agricultores, todo ano tem a festa do Feijão , a Fenafep , Festa Nacional do Feijão Preto, onde o município se
destaca como o maior produtor de feijão preto do País!
No mapa
A Bandeira
![]()
Estamos em Guamiranga, 16º município dessa aventura. Como é comum em várias cidades antigas ,
apesar de sua emancipação recente, o nome de origem indígena , Guamiranga
significa "Enseada Vermelha, em Tupi.
Acredito eu , desse nome, pela grande quantidade de cachoeiras na região. É um dos principais fornecedores de tijolos do Paraná,
pela grande quantidade de olarias no município representando bem o setor industrial da região.
No Mapa
A Bandeira
![]()
Estamos no 17º município. A cidade de Ivaí , tem esse nome devido ao Rio Ivaí , um importante rio da região , também de
nome indígena Ivaí = Riacho de Frutos.
A cidade foi colonizada por europeus, poloneses, alemães e holandeses , tem também na culinária , seu prato principal o "pierogi".
Na economia se destaca a extração da erva-mate.
no mapa
o brasão da cidade
![]()
Última edição por JeanCarlo; 01-07-21 às 19:33.
Chegamos agora no 18º município desse nosso estado amado , Imbituva, distante 50 km de Ponta Grossa.
A fundação da cidade se deu por intermédio dos tropeiros , como a grande maioria das cidades que estavam no caminho dos tropeiros e eram ponto de parada.
A cidade é também conhecida como a " A capital das malhas", com suas enumeras malharias e todo ano fazem uma feira de malhas, atraindo pessoas de todos os estados. Grande polo madeireiro e agrícola.
Possui uma forte industria de EPI, como calçados de proteção.
A Bandeira
No mapa
![]()
Ol JeanCarlos... eu não sei se vc sabe, mas tem um grupo no zap dos Fazedores de Chuva Parana... se vc quizer entrar, informe o celular que eu repasso para o FC Ivan administrador do grupo e mora em Arapongas...
Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
"E VAMOS QUE VAMOS MOTOCAR POR AÍ FAZENDO "CHUVA" PELO VALENTE E "POEIRA" PELO MOTOCLUBE BODES DO ASFALTO"
Opa Luiz, gostaria sim, anota aí 42 999572970
Para comemorar o 20º município desse meu Paraná , nada como estar na minha terra natal , a capital do estado do Paraná, a minha bela Curitiba.
Ela tem tantos atrativos que fica difícil enumera-los , é o município mais populoso do Paraná, com quase 2 milhões de habitantes , é o 8º mais populoso do país.
Local importante de parada dos tropeiros que faziam o caminho de Viamão a Sorocaba. A capital do estado tem vários museus, praças e parques a serem visitados, assim como o museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico o Parque Barigui , além de vários shoppings pela cidade. Realmente , Curitiba é uma cidade incrível.
A Bandeira
No mapa
![]()
Última edição por JeanCarlo; 03-11-21 às 21:01.
Estou no 21º município do meu roteiro, fiquei algumas semanas sem postar, mas vamos retornando às viagens!
Chegamos agora em Palmeira , como a maioria das cidades dos campos gerais, Palmeira foi também passagem de tropeiros , que usavam o caminho de Viamão ,que vinha do Rio Grande do Sul até Sorocaba para o comércio de Muares. Palmeira tornou-se município em 1869 , a cidade possuiu vários casarios antigos , muitos da época da emancipação política.
Hoje onde está localizada a prefeitura , cujo imóvel leva o nome de "Palácio da Viscondessa", era a residência da Dona Querubina, viúva do Barão de Tibagi, e que em cuja casa hospedou o Imperador Don Pedro II e a Imperatriz Maria Cristina em 1880 , em sua viagem ao sul do Brasil.
![]()
![]()
![]()
Última edição por JeanCarlo; 03-11-21 às 20:59.