O Estado do Amazonas detém o título de pior trecho da BR-230... Com excessão do trecho de aproximadamente 30 km que liga Humaitá ao trevo da BR-319 quando a mesma se direciona para Manaus, todo o restante da rodovia é sem pavimentação asfáltica...
A rodovia alterna trechos com manutenção e até em boas condições, com trechos esburacados... Além de 3 balsas para se fazer a travessia, talvez até podemos dizer 4 pois na volta de Lábrea-AM para Humaitá-AM obrigatoriamente se tem que passar mais uma vez na balsa que está no trecho entre as duas cidades...
Mas o que é bom mesmo, é o fato de ser o último trecho a ser percorrido da rodovia...
Registros fotográficos
![]()
Boa noite, agora, Rodoviário Fazedor de Chuva BR-230 (Transamazônica) Luis Barros,
Tenho que confessar: impossível ver um desafio desses e não ficar emocionado, já explico...
Primeiro porque foi feito com todo carinho e respeito pelas regras e muito além, pois foi ilustrado divinamente, narrado com toda propriedade e coração, realizado com uma moto de baixa cilindrada (derrubando o mito de que precisa ser moto off road), mostrando em quase todas as fotos a real satisfação do que estava fazendo e logrando total sucesso. Deixou um belo legado para quem desejar se aventurar no futuro, pois tem todas as referências. Muito obrigado!!!!
Segundo porque fez por completo, inclusive a parte duríssima no Ceará a qual eu "percorri" toda pelo Google Street View e mesmo com ele foi difícil pois em vários trechos não haviam as imagens dos locais ermos e totalmente sem condições de se dizer pertecerem a uma "rodovia federal". Se é pra fazer, bora fazer corretamente. Fenomenal!!!!
E terceiro por ter me reavivado todo o meu sonho de um dia trilhar por essas retas e curvas, pistas, poeira e as pontes.... ahhh as pontes que tanto me seduzem e encatam, muito provavelmente porque elas "fazem ligações". Gostaria de parar no meio do "nada", desligar a moto e ouvir o ambiente. Várias de suas fotos me transportaram a essas situações, tanto que escolhi uma delas para a foto oficial da homologação, no remoto trecho cearense.
Ter que sair de Goiás para iniciar a jornada é outra tarefa que certamente não anima a muitos, mais um ponto pra você.
Desta forma, só encrava ainda mais seu nome na Elite do Motociclismo Mundial, esse grupo pequeno de Adoráveis Insanos que se lançam mundo afora sobre duas rodas com motor realizando o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...". Fantástico!!!!
Com tamanhos arroubos de insanidade, ficamos com a pergunta: qual será o próximo capítulo dessa história???
Com toda honra e mérito, receba o novo formato de homologação em reconhecimento pela ousada e intrépida jornada que certamente irá inspirar a outros insanos seguirem seus passos. Fenomenal!!!
Pode comemorar, essa conquista é sua e jamais lhe será tirada.
Muito obrigado por compartilhar conosco suas aventuras.
Mais uma vez PA-RA-BÉNS e bon voyage!!!!
Controle: Homologação nº 46/2021
Parabéns RFC (duas vezes) Luis Barros, você e sua máquina de fazer aventuras fazem sucesso, merecida a homologação....
Valeu amigo... Vindo de uma lenda como você é uma honra pra mim... Grande abraço
Grande Luis, parabéns pelo desafio!!!
Faz alguns anos que eu quero iniciar este desafio, acabei de concluir o Valente em Sergipe e estou pensando em ir em Setembro para a 230.
Só que eu so tenho 18 dias de ferias. Será que daria pra fazer neste tempo? Moro em Recife, então pra o km 0 ali na Paraíba é rapidinho.
Como foram as dormidas? tranquilo? sempre conseguia chegar em algum lugar com hospedagem antes do por do sol?