O MUNICÍPIO teve origem no sítio Pedra do Fumo, pertencente aos descendentes de Raimundo Epaminondas de Souza e Cândido Gambarra. O local da Sede foi um campo para o cultivo do algodão, sendo as primeiras construções iniciadas pelos agricultores Raimundo de Araújo Souza e Joaquim de Oliveira entre outros.
Elevado à categoria de município com a denominação de Pedra Branca, pela lei estadual nº 3152, de 30-03-1964, desmembrado de Itaporanga. Sede no atual distrito de Pedra Branca ex-Pedra de Fumo. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-05-1964.
Mãe d'Água é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Patos, estado da Paraíba. Sua população em 2019 foi estimada pelo IBGE em 4.009 habitantes.
Breve Histórico da fundação, a Instalação do município de Mãe d'Água. Desde os tempos antes da fundação da cidade, a localidade já chamava-se Mãe d'Água, devido a grande quantidades de olhos d'água existentes na fazenda do Sr. Leonardo Alves Cambuim.
Tudo começou por volta de 1840, com chegada à região do Sr. LOURENÇO ALVES CAMBUIM (falecido em 1877) e sua esposa ANTONIA MARIA do ESPIRITO SANTO CAMBUIM. Casal idealizador da cidade de Mãe d'Água juntamente com seus 9 filhos, 6 homens e 3 mulheres
município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Patos e integrante da Região Metropolitana de Patos. De acordo com o IBGE no ano 2017 sua população foi estimada em 3.566 habitantes.
A localidade surgiu como um ponto de descanso para tropeiros e vaqueiros que passavam pela região. O povoado recebeu o nome de Jerimum, em referência à uma lagoa de mesmo nome que existia no local.
Com o tempo e o crescimento observado, Jerimum tornou-se distrito de Patos, através da Lei Estadual Nº 2.825 de 14 de abril de 1962.
A Lei Estadual Nº 3.156 de 31 de março de 1964, alterou a denominação da localidade de Jerimum para São José do Bonfim, bem como, elevou o distrito à condição de município, instalado em 28 de junho do mesmo ano, desmembrado de Patos
Aparecida, localizado às margens da BR-230, teve a sua fundação como povoado no ano de 1926, ao lado do Rio do Peixe e bifurcação do Rio Piranhas, na fazenda denominada “Canto”.
O município foi criado pela lei nº 5.896 de 29 de abril de 1994,106º da Proclamação da República,e no dia 3 de outubro de 1996 realizou-se a sua primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores.
São Francisco é um município brasileiro localizado na Região Geográfica Imediata de Sousa, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 3.349 habitantes
As origens de Santa Cruz retrocedem a 1918, quando, foi instalado no lugar chamado Tabuleiro Formoso um Posto Fiscal do estado, que teve como primeiro chefe o senhor João Antunes de Oliveira, mais tarde, veio a ser o fundador de Santa Cruz.
Fundado em 1783, o povoado de Lastro passou a município por força da Lei Estadual número 2048, de 17 de junho de 1963. A divisão territorial só se deu a 31 de julho de 1963 e a instalação do município aconteceu em 31 de agosto do mesmo ano.
A origem do topônimo Lastro está em milhares de moedas de Rublos e Kopeikas vindas com a expedição russa de 1783, com o objetivo de explorar a costa brasileira; e cujas moedas eram lastro para o navio mor e lastro para a empreitada.
Quando fizer novas postagens, não apague nem mexa no código da foto que aparece após você clicar pra carregar foto, assim ela abrirá normalmente quando você postar e não como miniatura como tem ocorrido.
No dia 4 de junho de 1800, o Ouvidor Geral José da Silva Coutinho, instala oficialmente, a Vila Nova de Sousa através da Resolução do então Governador de Pernambuco, data de 26 de março de 1800 após pleito da comunidade através de requerimento encabeçado por Patrício José de Almeida, Matias de Figueiredo Rocha e Pe. Manoel Vieira da Silva. Um dia antes, o Capitão Alexandre Pereira de Sousa fez uma doação de terras para o patrimônio do crescente povoado. Foi através da Lei Provincial de nº 28, de 10 de julho de 1854 que a Vila de Sousa foi elevada à categoria de cidade passando, na oportunidade, a denominar-se Sousa, conhecida hoje por "Cidade Sorriso".