-
Valentes Fazedores de Chuva - ES
Viagem realizada em 14/02/2021 - O início de um sonho!
Por grande influência dos meus Amigos e também fazedores de chuva aqui no Espiríto Santo, Luiger Lima e luiger Filho, iniciei-me neste grande e satisfatório desafio junto com minha namorada vanessa Andrade de conhecer todos os 78 munícipios do nosso querido Estado. Começamos a viagem bem cedo, às 07:00, saindo de Jardim América (Cariacica) com a minha Yamaha XTZ Crosser 150 no desafio de percorrer toda a Rota do Sol (Guarapari/Anchieta/Piúma/Itapemirim/Marataízes/Presidente Kennedy). Aproveitando a rota passamos primeiro no munícipio de Vila Velha, tendo em vista que fomos pela Rodovia do Sol. Tivemos o prazer da companhia do queridos amigos Luiger Lima e Luiger filho. Voltamos pela BR-101 e passamos também no município de Rio Novo do Sul. Foram 350km rodados, 9 horas de pilotagem, 8 municípios visitados, muito sol e paisagens radiantes.
01/78 Guarapari:
Guarapari é um município brasileiro no litoral do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Localiza-se na Região Metropolitana de Vitória e sua população em 2018 era de 122 982 habitantes. A sua distância até Vitória é de 51 quilômetros. O topônimo "Guarapari" é de origem indígena onde "Guara" se refere à ave de plumagem vermelha Guará, e "parim" se refere à arma utilizada pelos povos indígenas locais para a caça do animal, que era muito comum na região. Com o tempo, passou-se a adotar o nome "Guarapari" no lugar de "Guaraparim", pois o primeiro era mais utilizado.


02/78 Anchieta:
Anchieta é um município brasileiro no litoral do Estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Sua população em 2018 era de 28 736 habitantes.

03/78 Piúma:
Localiza-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 90 km. Ocupa uma área de 74,822 km², sendo que 2,9 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2018 era de 21 363 habitantes.

04/78 Itapemirim:
O Município de Itapemirim, anteriormente à criação do município de Cachoeiro de Itapemirim, abrangia todo o sul do Estado do Espírito Santo até a fronteira com Minas Gerais. O município ocupa justamente a região do baixo rio Itapemirim, que com seu afluente, o rio Muqui do Norte, tem importância decisiva na vida sócio econômica da região. A mais antiga referência sobre povoamento da região do atual município de Itapemirim remonta a 1539, quando Pedro da Silveira estabeleceu-se próximo a foz do Itapemirim com uma fazenda.

05/78 Marataizes:
Marataízes é um município localizado no litoral sul do Estado do Espírito Santo, no Brasil. Faz divisa com Itapemirim, Presidente Kennedy e é banhado pelo Oceano Atlântico. Segundo o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Marataízes tem uma população de 34 140 habitantes, sendo, assim, o maior município em população no litoral sul do estado do Espírito Santo.

06/78 Presidente kenedy:
Presidente Kennedy é um município brasileiro do Estado do Espírito Santo. Presidente Kennedy é uma das cidades menos populosas do Espírito Santo, porém com o maior PIB per capita do país (R$ 815.093,79), em grande parte devido a explorações em alto mar da chamada camada pré-sal no Oceano Atlântico pela Petrobras e outras empresas do ramo. Todavia, continua sendo um município com muita pobreza e desigualdade.

07/78 Rio Novo do Sul:
Rio Novo do Sul é um município brasileiro do Estado do Espírito Santo. Sua população estimada em 2006 era de 12.207 habitantes. É formada por descendentes de portugueses, africanos, italianos, holandeses, franceses, suíços, belgas e espanhóis. As Terras em que atualmente se acham o município de Rio Novo do Sul, constituíram, primitivamente, a antiga Imperial Colônia do Rio Novo. O povoamento da região deve-se à pertinácia do Major Caetano Dias da Silva, proprietário no município de Itapemirim, que, através da Associação Colonial do Rio Novo, obteve, em 1855, do governo autorização para explorar as terras devolutas que formavam toda aquela região, executadas apenas as terras pertencentes à Família Salles, hoje denominada São Domingos. No sentido de promover o desenvolvimento da região, as terras da antiga Colônia foram vendidas em pequenos lotes, aos imigrantes que o Major Caetano trouxera da Europa. Em 6 de Março de 1880, Rio Novo passou a construir distrito do município de Itapemirim. Em 1893, criado o município de Rio Novo, com território desmembrado do município de Itapemirim. Sua instalação ocorreu a 6 de Janeiro de 1894. Finalmente, em 1953, o município passou a denominar-se a Rio Novo do Sul. O rio que delimita a cidade, ao sul e sudeste, deu origem ao topônimo, Rio Novo do Sul.
Última edição por Evaldo Pina; 19-02-21 às 23:20.
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum