Quase lá... Só mais um pouco.
Quase lá... Só mais um pouco.
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez".
Minnhas Redes Sociais
https://linktr.ee/juniorsoaresporai
https://www.youtube.com/watch?v=mes8...Lra4Fw&index=2
Valente Fazedor de Chuva-MS (30/07/2022)
Valente Fazedor de Chuva-RR (21/09/2023)
O Desafio está quase no final.
Ribas do Rio Pardo (66/79)
![]()
Ribas do Rio Pardo é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Dista 102 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e a sede do município localiza-se às margens da rodovia BR-262 e da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.[9][10] Às margens da rodovia, também encontram-se grandes áreas destinadas para instalação de empresas e indústrias, onde encontram-se instaladas empresas de reflorestamento, serrarias, mínero-siderúrgico, entre outras empresas.
Fonte: Wikipedia
Brasilândia (67/79)
![]()
As terras que atualmente constituem o município pertenciam a Companhia Inglesa Brasil Land Cattle Co, que foram desapropriadas e incorporadas ao Patrimônio da União, nos anos de 1947 e 1948, pelo Presidente da República General Eurico Gaspar Dutra, sendo na epóca, o Governador de Estado Arnaldo Estevão Figueiredo. Parte dessa gleba foi adquirida por Arthur Hoffg, Alberto Mad e Joaquim Cândido Da Silva sendo o fundador de Brasilândia, em 25 de abril de 1957.
Fonte: Wikipedia
Selvíria (68/79)
![]()
Em fins dos anos cinquenta estavam prontos os estudos para o início da obra de construção de uma grande usina hidroelétrica que receberia o nome da Ilha Solteira no Rio Paraná. Em 1963 as obram tem início e logo haveria grande afluxo de trabalhadores de toda a região e estados vizinhos para a cidade-dormitório que se formou no lado paulista. A CESP, construtora da usina em pouco tempo tinha 30 mil pessoas em sua vila, e estimulava o loteamento do povoado que se formava do outro lado, no então Estado de Mato Grosso. Definido o local onde seria construída a barragem de "Ilha Solteira", João Selvírio de Souza, com a colaboração de Norival Ventura da Silva e Aldo de Queiroz, resolveram implantar uma nova cidade. A locação do loteamento foi entregue a Sebastião Siqueira Júnior a qual, em dezembro de 1965 já haviam sido vendidos cerca de 600 lotes. Prova eloquente do interesse despertado pela nova cidade.
Aparecida do Taboado (69/79)
![]()
Aparecida do Taboado faz parte do estado de Mato Grosso do Sul. Está localizada na região da formação do Rio Paraná pelos rios Grande e Paranaíba, na segunda maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia do Rio Paraná.
A cidade é conhecida como "A terra dos 60 dias apaixonado" em virtude da música "60 dias apaixonado", de autoria de Darci Rossi e Constantino Mendes, gravada por Chitãozinho e Xororó. Num passado recente, antes da divisão, tinha o título de "Princesinha de Mato Grosso" (atualizado atualmente para "Princesinha de Mato Grosso do Sul"). Aparecida do Taboado também é conhecida por conta da famosa "Festa do Peão de Boiadeiro", festividade nacionalmente famosa que ocorre desde 1969, e que, além de revelar grandes ícones do rodeio também teve na figura do locutor "Zé do Prato" suas edições mais memoráveis. Outro destaque é o "Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida", que possui grande significado para os fiéis da cidade e região.
O município de está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, á leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Paranaíba) e na divisa triangular dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Encontra-se na latitude de 20º05’12” Sul e longitude de 51°05’37” Oeste.
Fonte: https://www.cidadesdomeubrasil.com.b...ida_do_taboado
Cassilândia (70/79)
![]()
Por volta de 1930, nas terras que hoje compõem o Município de Cassilândia, já se encontravam instalados diversos fazendeiros, entre os quais Antônio Paulino, Izaias Teixeira Borges Laudemiro Ferreira de Freitas e Evangelista Cândido de Oliveira, arrojados pioneiros e que se referiam àquelas paragens como Sertão dos Garcias. Em 1931, procedente de Patrocínio, Minas Gerais, chegava Joaquim Balduíno de Souza se estabelecendo em terras devolutas, junto às propriedades já existentes.
Em 1943, Joaquim Balduíno, mais conhecido pela alcunha de Cassinha, considerando a distância e as dificuldades para atingir os centros comerciais, idealizou a formação de um povoado que servisse de apoio para os fazendeiros que dia a dia se deslocavam para a região; procedendo a doação de um terreno a São José, onde seriam construídas uma praça e a igreja. A seguir procedeu a demarcação do terreno da praça e abertura da primeira rua que recebeu o seu nome. A 15 de dezembro de 1944, procedente de Bonifácio, São Paulo, chegava o libanês Amim José, em companhia de sua família, construíndo a primeira casa em terras ainda pertencentes à Fazenda Salto, de propriedade de Cassinha. No mesmo ano, surgiu um botequim e uma pensão, dando-se assim início a formação do povoado. Com a chegada de novos moradores, Cassinha, percebendo o futuro da povoação, resolveu doar parte de sua fazenda para permitir a expansão do Patrimônio, que teve a denominação de São José. Posteriormente, em homenagem a Cassinha, tomou a denominação de Cassilândia. Em março de 1946, foi instalada a primeira escola, tendo sido nomeada professora a Sra. Aidê Amin. Cassilândia se desenvolvia a largos passos, quando Cassinha, que a par de suas atividades agropecuárias, explorava um serviço de balsas para a travessia do Rio Aporé, foi barbaramente assassinado por desconhecidos. Coube então a Sebastião Leal, amigo e colaborador de Cassinha, dar continuidade à sua obra. Em 1948, foi criado o Distrito de Cassilândia sendo eleito Juiz de Paz o cidadão Eduardo Pereira da Silva. O Cartório do Registro Civil, instalado em 1949, teve como primeiro titular Hermelinda Barbosa Leal.
Em 3 de agosto de 1954 é elevado à categoria de município com a denominação de Cassilândia, por Lei Estadual nº 368, de 30 de junho de 1954, sendo desmembrado de Paranaíba.
Alcinópolis (71/79)
![]()
A região onde se encontra o município era de propriedade do Sr. Pio Martins de Almeida, no início as principais famílias da região eram vindos de Goiás (Mineiros), São Paulo e de Minas Gerais. O fundador do município Sr Alcino Fernandes Carneiro adquiriu o quinhão terras e o município de Alcinópolis começou a ser povoado em 8 de outubro de 1975 com o intuito de facilitar as condições de vida das pessoas que moravam nas fazendas. Para tanto a maior prioridade estava na educação, onde fazendeiros com ideias de estudar seus filhos, numa região com grandes dificuldades de acesso ao progresso contratavam professores particulares. A educação foi neste sistema nas décadas de 40, 50, 60 e 70. Em 1977, o sul de Mato Grosso é desmembrado para dar origem ao atual estado de Mato Grosso do Sul, a qual Alcinópolis faz parte atualmente.
Última edição por Silvia Designer; 20-06-23 às 16:44.
Depois de algum tempo, foi possível retomar o Desafio de conhecer as cidades de Mato Grosso do Sul.
Itaporã (72/77)
Itaporã é um município do estado de Mato Grosso do Sul. É conhecida como "Cidade do Peixe", pois possui a maior lâmina d'água do estado em matéria de criação e produção de peixes.
História
Na terceira década do século XX, o então presidente do estado de Mato Grosso, Pedro Celestino da Costa, destinou, para fins de colonização, uma área de 50 000 hectares compreendida entre os Rios Brilhante e Panambi, pertencentes ao município de Ponta Porã.
O prefeito de Dourados deu início aos trabalhos de colonização e criou a denominação "Colônia Municipal de Dourados", procedendo, a seguir, à distribuição dos primeiros lotes do novo povoado, atualmente Itaporã. O município foi criado pela Lei 659, de 10 de dezembro de 1953.
Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
Fonte: https://www.itapora.ms.gov.br/institucional/historia
Laguna Carapã (73/79)
![]()
![]()
Laguna Carapã é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. O municipio de Laguna Carapã é bastante destacado tanto na parte de agricultura, quanto na parte comercial.
Distrito criado com a denominação de Laguna Carapã (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 1163, de 20 de novembro de 1958, subordinado ao município de Ponta Porã. Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. O município foi criado através da Lei nº 1261 de 22 de Abril de 1992, desmembrado do Município de Ponta Porã, sendo instalado em 1 de janeiro de 1993.
O municipio de Laguna Carapã teve somente 4 prefeitos desde sua fundação até 2020, José Evaldo de Oliveira, Luiz Carlos Rocha Lima, Oscar Luiz Pereira Brandão e Itamar Bilibio.
Nas eleições de 2020 a população de Laguna Carapã - MS elegeu Ademar Dalbosco (MDB), para exercer seu Mandato de 2021 a 2024.
Em Fevereiro de 2013, a Cidade teve seu nome Jurídico alterado junto a Receita Federal, de Prefeitura Municipal de Laguna Carapã para Município de Laguna Carapã, pois o nome anterior era redundante porque os nomes "prefeitura municipal" ambos podem ter mesmo significado.
LAGUNA CARAPÃ: Significa "Lagoa Torta", nome guarani, dado pela grande lagoa que existe na região, que agora não está tão grande como era.
Fonte: https://www.lagunacarapa.ms.gov.br/pagina/1
Paranhos (74/79)
![]()
![]()
História
A região da atual cidade era formada por duas vertentes de pequenos rios e índios e paraguaios exploravam o erva-mate, planta nativa da região. Na década de 1910 a Companhia Matte Laranjeira iniciou o processo de povoamento da região com migrantes de vários estados do Brasil. Na década de 1940, recebeu a denominação de Paranhos, em homenagem a José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco. Em 20 de novembro de 1958 foi criado o distrito de Paranhos subordinado ao município de Amambai e em 1977, passou a integrar o estado de Mato Grosso do Sul. Em 17 de novembro de 1987, foi elevado a categoria de município, sendo instalado em 1 de janeiro de 1989.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paranh...Grosso_do_Sul)
Aral Moreira (75/79)
![]()
![]()
Aral Moreira é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. A história de Aral Moreira foi muito rápida, com curto de desenvolvimento de agropecuária e agricultura, e transformou-se de Distrito em Município dentro de poucos anos, mas sabe-se que o seu primeiro nome foi Rio Verde do Sul tendo como sede a Vila Caú passando a Município a ex-Vila Fronteira Rica com sede do atual Município de Aral Moreira, local do maior centro populacional. Foi distrito do município de Ponta Porã até 1976, ano o qual foi elevado a categoria de cidade.
História
Na década de 40, em terreno previamente definido, foi criada a Colónia General Dutra, implantando-se, também, os alicerces de uma nova povoação, com a denominação de Vila Fronteira Rica, que atraiu levas de gaúchos e paulistas. Foi elevada a distrito pela Lei N.°702, de 15.12.1953 e o município foi criado pela Lei N.° 3.686, de 13.05.1976. Comemora-se sua emancipação política no dia 13 de maio.
Significado do Nome
O nome deve-se em homenagem póstuma ao deputado estadual Aral Moreira.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aral_Moreira
Última edição por Silvia Designer; 20-06-23 às 16:54.
Falta pouco agora. Contagem regressiva...
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez".
Minnhas Redes Sociais
https://linktr.ee/juniorsoaresporai
https://www.youtube.com/watch?v=mes8...Lra4Fw&index=2
Valente Fazedor de Chuva-MS (30/07/2022)
Valente Fazedor de Chuva-RR (21/09/2023)
Bela Vista (76/79)
![]()
![]()
Bela Vista está localizada na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 320 quilômetros de Campo Grande, capital do estado, faz fronteira com a cidade paraguaia de Bella Vista Norte (PY). As duas cidades são separadas geograficamente pelo rio Apa e unidas pela Ponte Internacional.
A região foi palco da Retirada da Laguna, um dos episódios que marcou a Guerra da Tríplice Aliança – Guerra do Paraguai (1864-1870). Liderados pelo Coronel Carlos de Moraes Camisão e os paraguaios pela tropa de Solano Lopes comandados pelo Major Martinho Urbieta. Após a guerra, o rio Apa passou a ser símbolo de paz entre as duas nações.
O processo de colonização têm registros de terem sido iniciados por volta de 1531, a também conhecida como Princesa do Apa, foi explorada por sertanistas portugueses, que implantaram o primeiro marco de uma civilização que hoje se reflete majestosa nas águas do histórico Rio Apa, um dos mais piscosos do Mato Grosso do Sul.
Com o fim da guerra, por necessidade de um ponto de apoio comercial e de comunicação, numa pequena colina as margens do Rio Apa, foram lançados os alicerces de uma nova povoação, cuja área já se encontrava edificada a residência de José Lemes Bugre, que foi assim seu primeiro morador.
Novas correntes migratórias, vindas principalmente do Rio Grande do Sul, encarregaram-se de complementar o povoamento de Bela Vista. As migrações gaúchas que aí aportaram, vieram atraídas pela exploração da erva-mate nativa, qual monopólio era mantido pela Companhia Mate Laranjeira, que lhes permitia arrancharem nas terras sob sua jurisdição. O município de Bela Vista foi oficialmente criado em 1908 e elevado à categoria de cidade em 20 de julho de 1908, após divisões com as regiões de Jardim, Caracol e Antônio João.
Atualmente com 114 anos de história e beleza, Bela Vista abriga em seu solo uma grande riqueza cultural, seus visitantes irão se deslumbrar com a história de um Brasil que muitos não conhecem visitando o Museu do 10º RC Mec. Hoje, em tempos de Paz, o Monumento Nhandipá (em guarani “Nós acabamos”) homenageia os brasileiros e paraguaios, que foram mortos em combate na história da Retirada da Laguna.
Sua fauna e a flora são verdadeiras obras de arte da natureza, são cachoeiras, quedas d’águas, bosques e rios como: Rio Apa, Praia do Pompílio, Cachoeira do Ita, Lago Azul, Nhandejara Puente, construções históricas como: Igreja Matriz de Santo Afonso, Igreja de Pedra São Geraldo, Igreja São Patrício, Prédios Históricos da Policia Militar, 10º RC Mec, Paço Municipal e outros atrativos que vão proporcionar com certeza, uma Bela Vista.
Fonte: https://www.belavista.ms.gov.br/port...1001/historia/
Caracol (77/79)
![]()
![]()
Acredita-se que a cidade de Caracol implantou seus alicerces, por volta de 1884, em terras doadas por Corrêa da Costa, pecuarista já radicado havia anos naquelas paragens.
Foi elevada a distrito pela Lei nº 659, de 20.06.1914 e o município criado pela Lei nº 1.971, de 14.11.1963. Comemora-se no dia 1º de maio o aniversário da cidade e a data da instalação do município.
Formação Administrativa
Em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937, figura no município de Bela Vista o distrito de Caracol.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1960.
Elevado á categoria de município com a denominação de Caracol, pela lei estadual nº 1971, de 14-11-1963, desmembrado do município de Bela Vista.
Sede no antigo distrito de Caracol. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-05-1965.
Em divisão territorial datada de 31-12-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: https://pmcaracol.ms.gov.br/historia-de-caracol-ms/
Porto Murtinho (78/79)
![]()
![]()
Estrategicamente localizado na fronteira com o Paraguai, Porto Murtinho foi criado em 1911 e emancipado em 13 de junho de 1912, tendo como cenário principal, a exuberância do Rio Paraguai. Com mais de 100 anos, o município se destaca por ter sido palco de uma série de acontecimentos marcantes na história do nosso País, como a Guerra da Tríplice Aliança e a Revolução de Getúlio Vargas de 1932.
Foi também um dos municípios mais importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, pois, devido ao Porto de exportações, passou por ciclos econômicos importantes que à época impulsionaram a economia do Estado.
As construções arquitetônicas e monumentos históricos espalhados por toda a cidade são verdadeiros museus a céu aberto e se tornaram um dos principais atrativos turísticos. Uma volta pela cidade expõe a riqueza vivida pela população no auge dos ciclos erva-mate, tanino e charque.
Outro fator marcante é a cultura murtinhense, que se destaca por agregar os usos e costumes do país vizinho Paraguai, preservados com orgulho pela população que carrega em suas raízes o talento para a música, a dança, o teatro e também a culinária revelando atrações que enaltecem e valorizam as tradições do povo murtinhense.
Nesse cenário charmoso, conhecer Porto Murtinho significa encontrar num mesmo lugar lindas paisagens e ter contato com a diversidade da fauna e flora pantaneira, além de enriquecer seu conhecimento apreciando as manifestações artísticas e culturais da cidade. Tenho certeza que você vai se encantar com essa experiência!
Fonte: https://portomurtinho.ms.gov.br/historia/
Última edição por Silvia Designer; 20-06-23 às 16:51.
Campo Grande (79/79)
![]()
![]()
Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul e foi escolhida para ser a última a ser fotografada pela sua importância, não só pelo fato de ser a capital, ser a maior cidade, estar no centro geográfico e geopolítico do estado, mas, principalmente, por ser a Cidade Morena que abraça a todos os que aqui vivem, não importa de qual parte do mundo seja a origem do morador, quer seja de cada uma das outras 78 cidades sul-mato-grossenses, quer seja de outros estados, como também de outros países, com suas manifestações culturais, seus costumes, sua culinária, enfim, suas tradições.
Tem seu jeito tímido, talvez conservador, mas é pujante, antenada, tecnológica, e possui a tranquilidade de uma cidade do interior do Brasil e muitos recursos que uma grande cidade oferece, se desenvolvendo paulatinamente.
Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada por mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas e com diversos jardins por entre as suas vias, é uma das cidades mais arborizadas do Brasil[11] sendo que 96,3% das casas contam com a sombra de um arvoredo.
A cidade foi fundada em 21 de junho de 1872, quando José Antônio Pereira chegou e se alojou em terras férteis e completamente desabitadas da Serra de Maracaju, na confluência de dois córregos - mais tarde denominados Prosa e Segredo - e que atualmente é o Horto Florestal. No dia 14 de agosto de 1875, Pereira enfim retorna com sua família (esposa e oito filhos), escravos, além de outros (num total de 62 pessoas) e deixou para João Nepomuceno a responsabilidade pelo seu rancho.[12] Apresenta, ainda nos dias de hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas. Por causa da cor de sua terra (roxa ou vermelha), recebeu a alcunha de Cidade Morena. A cidade está localizada em uma região de planalto, em que é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem. A cidade tem uma população de cerca de 910 mil habitantes (ou 31,77% do total estadual) e cerca de 104 hab/km², sendo o terceiro maior e mais desenvolvido centro urbano da Região Centro-Oeste do Brasil e a 19º município mais populoso do Brasil, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), data-base 1º de julho de 2020.
Entre seus moradores é possível encontrar descendentes de espanhóis, italianos, portugueses, japoneses, sírio-libaneses, armênios, paraguaios e bolivianos. A qualidade de vida de Campo Grande acabou atraindo também muitas pessoas de outros estados do Brasil, especialmente dos estados vizinhos (São Paulo, Paraná e Minas Gerais) e do Rio Grande do Sul. Segundo pesquisa feita em 2006 pela revista Exame, Campo Grande é a 28ª melhor cidade do país em infraestrutura,[13] fator decisivo na atração de investimentos. A cidade também ficou com a 107ª colocação entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em mortes por agressão (homicídios) e em mortes violentas por causas indeterminadas (MVCI) onde registrou no estudo 200 assassinatos (23,4 mortes por 100 mil habitantes), segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_...Grosso_do_Sul)
Última edição por Silvia Designer; 20-06-23 às 16:46.
Boa noite FC Silvia,
Seguem informações para o caso de você desejar adquirir o kit de certificação:
Procedimentos para certificação de desafios.
Os custos compreendem o kit (R$ 200,00) + despesas de envio (de acordo com o CEP e forma de envio).
São os seguintes passos:
a) postar todas as fotos conforme as regras do desafio;
b) informar o CEP de destino;
c) após receber a cotação definir qual será a forma de envio (PAC ou Sedex);
d) pagar o custo total (kit + envio);
e) enviar comprovante do pagamento para (27) 98117.0089 via WhatsApp;
f) aguardar conferência e eventual homologação;
g) informar dados complementares (serão solicitados no devido tempo);
h) aguardar chegada do kit pelos Correios.
Não existe mais homologação automática ao final do desafio, ela só é feita após o pagamento do kit + envio.
Agora sim... Parabéns pela conclusão do desafio!
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez".
Minnhas Redes Sociais
https://linktr.ee/juniorsoaresporai
https://www.youtube.com/watch?v=mes8...Lra4Fw&index=2
Valente Fazedor de Chuva-MS (30/07/2022)
Valente Fazedor de Chuva-RR (21/09/2023)
Boa tarde, agora, Valente Fazedora de Chuva Mato Grosso do Sul Silvia Design,
Coragem, determinação, competência, foco, ousadia, resiliência e uma dose imensa de insanidade foram os ingredientes utilizados nessa mistura que resultou em uma conquista memorável. Parabéns!!!
Deixou a segurança e conforto do lar para se lançar estradas afora em busca de momentos ímpares e conseguiu lograr êxito de forma plena e insofismável, provando todo o seu valor como pessoa e como motociclista ao realizar sobre duas rodas com motor o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...".
Nas fotos pudemos ver diversas versões suas, de acordo com cada situação assim como o cuidado e respeito às regras do desafio. Fenomenal!!!
A feição séria fez provar como encarou a jornada, pois não é fácil realizar tal façanha, tendo ainda que enfrentar uma pandemia em grande parte do tempo. Espetacular!!!
Insere de forma peremptória o seu nome na Elite do Motociclismo Mundial, esse grupo de Adoráveis Insanos que viajam mundo afora em busca de viver a vida com toda a plenitude que ela pode oferecer. Maravilha!!!!
Deixa seu exemplo e legado para que outras pessoas sigam seus passos e nos brindem com conquistas memoráveis como essa.
Desta forma, só nos resta colocar a foto que marcará para sempre esse momento da homologação:
E sob o seu nome o selo alusivo à sua conquista.
Pode comemorar, essa vitória é todo sua e jamais lhe será tirada.
Agora que já sabemos de que metal é feita, ficamos na expectativa de ainda mais ousadas jornadas, pois sabemos que é capaz.
Muito obrigado por compartilhar conosco suas aventuras.
Mais uma vez PA-RA-BÉNS!!!!
Abração e bon voyage!!!!
Controle: Homologação nº 064/2023