Bora conquistar o MS... Estou fazendo também este desafio no MS... Sucesso na jornada.
Bora conquistar o MS... Estou fazendo também este desafio no MS... Sucesso na jornada.
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez".
Minnhas Redes Sociais
https://linktr.ee/juniorsoaresporai
https://www.youtube.com/watch?v=mes8...Lra4Fw&index=2
Valente Fazedor de Chuva-MS (30/07/2022)
Valente Fazedor de Chuva-RR (21/09/2023)
Sucesso pra vc também! Bora rodar que MS nos espera.
Última edição por Silvia Designer; 27-03-23 às 19:17.
Recentemente, o desafio foi retomado. Dessa vez, foi percorrida a Região Leste do Mato Grosso do Sul com visita aos seguintes municípios: Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Batayporã, e Anaurilândia.
Nova Andradina (44/79)
Município situado na região sudeste de Mato Grosso do Sul, fundado em 20 de dezembro de 1958 e instalado em 30 de abril de 1959.
Limita-se aos municípios de Ribas do Rio Pardo, Batayporã, Bataguassu, Anaurilândia, Nova Alvorada do Sul, Angélica, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, todos no Mato Grosso do Sul.
Seu nome é uma homenagem ao seu fundador, pecuarista paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade, que colonizou também a cidade de Andradina, no interior de São Paulo.
Ivinhema (45/79)
Angélica (46/79)
No ano de 1957 vieram Manoel Isidoro Martins, Messias Garcia Duarte, Ovídio Gomes de Oliveira e Ediberto Celestino de Oliveira, então os primeiros a chegar ao território. E depois chegou a família Wolff (Benigno Wolff e Ricardo Wolff).
Dizem os desbravadores que, em virtude dos préstimos e atenção que uma senhora do nome Angélica dispensava aos forasteiros que passavam nas margens do rio Ivinhema, dando lhes comida e hospedagem, o lugar ficou conhecido como Porto Angélica, mais tarde quando o vilarejo se torna município deu-se então o nome de Angélica, em homenagem à referida senhora.
Novo Horizonte do Sul (47/79)
Fundação: 30 de abril de 1992.
Emancipação: 1 de janeiro de 1993.
Taquarussu (48/79)
No final da década de 50, atraídos pelas terras férteis, pioneiros de diversas etnias como nordestinos, paulistas e paranaenses chegaram em busca de melhores oportunidades de vida. A existência de grande número de propriedades rurais com pequenas demarcações, na região, levaram seus moradores a erguer um povoado. Benedito Machado, Manoel Antônio Marciano Cordeiro, Agenor Francisco dos Anjos, Miguel Araújo, lotearam suas propriedades para a implantação do novo povoado. Com a colaboração de Valero Nunes de Souza que elaborou a planta da nova comunidade. Em 1963, Antônio Rodrigues, estabeleceu a primeira casa comercial.
Distrito criado com a denominação de Taquarussu, pela Lei Estadual nº 3708, de 24 de maio de 1976, subordinado ao município de Batayporã. Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Foi elevado à categoria município com a denominação de Taquarussu, pela Lei Estadual nº 77, de 12 de maio de 1980, desmembrado do município de Batayporã e instalado em 16 de junho de 1981.
Batayporã (49/79)
Batayporã, fruto de um projeto de colonização do industrial checo Jan Antonín Baťa (fundador e idealizador de mais de oitenta cidades em todo o mundo); situa-se em terras que pertenciam à Companhia Viação São Paulo-Mato Grosso, então de propriedade de Jan Bata, que as adquirira em 1921.
O nome faz referência às indústrias de calçado Bata, do checoslovaco Jan Antonín Baťa, o rei dos calçados, o qual estabeleceu-se no Brasil em 1932 fugido do partido nazista. Bata já havia fundado as localidades de Batatuba, em 1941, e Bataguassu, em 1942.
Anaurilândia (50/79)
Em 1916 vieram para a região Ciriaco Gonzáles e o Major Cecílio Manoel da Costa Lima, ambos se radicaram às margens do Riacho Quiteroizinho. Ciriaco Gonzáles foi influenciado por seu cunhado Deocleciano Paes (então irmão da esposa de Ciriaco Gonzáles, Anaurelíssia Gonzáles) a lotear parte da fazenda Água Amarela, onde foi edificado um povoado, dando origem a Vila Água Amarela. Luciano da Costa Lima, outro pioneiro e desbravador, foi o fundador do Distrito Quebracho.
Em 11 de Novembro de 1963 ocorre o desmembramento da Vila Água Amarela que passa a se chamar Município de Anaurilândia, sendo uma homenagem a esposa de Ciriaco Gonzáles, Anaurelíssia Gonzáles. Foi instalado em 25 de abril de 1965. Em 1977 o sul de Mato Grosso se emancipa formando o atual estado de Mato Grosso do Sul, a qual Anaurilandia faz parte atualmente.
Última edição por Silvia Designer; 27-03-23 às 19:15.