-
Valente Fazedor de Chuva - MS
Quando tomei conhecimento do Desafio Valente Fazedores de Chuva, fiquei empolgada com a ideia de conhecer o Estado de Mato Grosso do Sul que, para quem não sabe, é dividido nas seguintes Microrregiões: Bolsão, Campo Grande, Conesul, Grande Dourados, Leste, Norte, Pantanal, Sudoeste e Sul-fronteira.
As referências aos dados dos municípios tem como fonte a Wikipedia, dentre outras.
O início do Desafio Valente Fazedores de Chuva no Mato Grosso do Sul foi pela região Sul-fronteira, com a visita às cidades de Sete Quedas, Tacuru, Amambai e Caarapó.
Sete Quedas (01/79)

Como consequência da implantação do projeto integrado de colonização, surgiu o Distrito de Sete Quedas vinculado ao Município de Amambai.
Emancipado em 13 de maio de 1980, seu nome provavelmente foi uma homenagem ao Salto de Sete Quedas, situado no Rio Paraná, que foi desintegrado para dar lugar a Hidrelétrica de Itaipu na mesma época.
Fonte: www.prefeiturasetequedas.ms.gov.br
Tacuru (02/79)
Amambai (03/79)

O atual Município de Amambai teve seu primeiro devassamento realizado pelo bandeirante Aleixo Garcia. Entretanto seu povoamento se iniciou por volta de 1580 com o estabelecimento das missões jesuítas espanholas. A reunião de Portugal e Espanha sob o governo de uma só coroa, além de invalidar o Tratado de Tordesilhas, permitiu que as missões jesuítas ampliassem sua zona de influência em direção ao nascente, buscando uma saída para o litoral; situação que não agradava aos habitantes coloniais do Brasil. Por este motivo, em agosto de 1628, Antônio Raposo Tavares organizou uma bandeira e partiu em direção às missões jesuítas sediadas em Guaíra, destruindo-as completamente. Houve revanche por parte dos adversários e por isso, os embates bélicos entre bandeirantes e castelhanos se prolongaram por muitos anos, na região sul da província, agravando-se com o rompimento dos Tratados de 1750. Em vista da situação, D. Luiz de Souza, Capitão-General de São Paulo fundou uma fortaleza em Iguatemi, denominando-a de Colônia Militar de Iguatemi, a qual se manteve até 1777, quando foi atacada por forças castelhanas a mando de Agostinho Fernandes de Pinedo, Governador do Paraguai. O Tratado de Santo Ildefonso, em 1777, veio por fim aos choques armados.
A partir de 1882, Thomas Laranjeira conseguiu, por intermédio do Barão de Maracaju, uma concessão do Governo Imperial para colher erva-mate nos terrenos devolutos da fronteira com o Paraguai. Os trabalhos da Cia. Mate Laranjeira começaram em 25-07-1833, quando fincaram-se os esteios do primeiro arranchamento à margem do Rio Verde. Com o monopólio da extração da erva-mate, Laranjeira firmava o povoamento da região do Amambai, ligando seu nome à sua história.
A sede das atividades da empresa, na zona do Amambai, instalou-se num local que mais tarde tomou a denominação de Nhu-verá (Campo que brilha), atualmente Vila de Coronel Sapucaia.
A área que hoje constitui a cidade de Amambai, teve seu povoamento iniciado em 03-08-1903, quando ali se fixaram Januário Lima, Marcelino Lima, José Garibaldi Rosa, Oscar trindade e outros.
Em 1913, o Governo do Estado, por solicitação do Cel. Valêncio de Brum, líder político na região, concedeu uma gleba de terras para a formação do povoado, que tomou inicialmente a denominação de Patrimônio da União, posteriormente Vila União, atualmente cidade de Amambai.
Fonte: <https://www.cidadesdomeubrasil.com.br/ms/amambai>
Caarapó (04/79)
Última edição por Silvia Designer; 28-03-23 às 19:02.
-
O Desafio continua...
Dessa vez, as cidades visitadas foram: Bandeirantes, Jaraguari e Terenos, na região de Campo Grande e Aquidauana e Anastácio, na região do Pantanal.
Bandeirantes (05/79)

Jaraguari (06/79)

Terenos (07/79)

Aquidauana (08/79)

Anastácio (09/79)
Última edição por Silvia Designer; 27-03-23 às 19:03.
-
Continua o desafio de conhecer as lindas cidades de Mato Grosso do Sul, passeando em duas rodas pela Região da Grande Dourados, do Cone Sul e da Sul-Fronteira:
Nova Alvorada do Sul (21/79)

Rio Brilhante (22/79)

Dourados (23/79)

Fátima do Sul (24/79)

Vicentina (25/79)

Jateí (26/79)

Glória de Dourados (27/79)

Deodápolis (28/79)

Ponta Porã (29/79)

Antônio João (30/79)

Maracaju (31/79)
Última edição por Silvia Designer; 27-03-23 às 17:57.
-
O prosseguimento do desafio foi pelos municípios das Regiões Cone-Sul e Grande Dourados:
Mundo Novo (51/79)

Japorã (52/79)

Iguatemi (53/79)

Eldorado (54/79)

Itaquiraí (55/79)

Naviraí (56/79)

Juti (57/79)

Douradina (58/79)
Última edição por Silvia Designer; 27-03-23 às 19:14.
-
Boa tarde, agora, Valente Fazedora de Chuva Mato Grosso do Sul Silvia Design,
Coragem, determinação, competência, foco, ousadia, resiliência e uma dose imensa de insanidade foram os ingredientes utilizados nessa mistura que resultou em uma conquista memorável. Parabéns!!!
Deixou a segurança e conforto do lar para se lançar estradas afora em busca de momentos ímpares e conseguiu lograr êxito de forma plena e insofismável, provando todo o seu valor como pessoa e como motociclista ao realizar sobre duas rodas com motor o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...".
Nas fotos pudemos ver diversas versões suas, de acordo com cada situação assim como o cuidado e respeito às regras do desafio. Fenomenal!!!
A feição séria fez provar como encarou a jornada, pois não é fácil realizar tal façanha, tendo ainda que enfrentar uma pandemia em grande parte do tempo. Espetacular!!!
Insere de forma peremptória o seu nome na Elite do Motociclismo Mundial, esse grupo de Adoráveis Insanos que viajam mundo afora em busca de viver a vida com toda a plenitude que ela pode oferecer. Maravilha!!!!
Deixa seu exemplo e legado para que outras pessoas sigam seus passos e nos brindem com conquistas memoráveis como essa.
Desta forma, só nos resta colocar a foto que marcará para sempre esse momento da homologação:

E sob o seu nome o selo alusivo à sua conquista.
Pode comemorar, essa vitória é todo sua e jamais lhe será tirada.
Agora que já sabemos de que metal é feita, ficamos na expectativa de ainda mais ousadas jornadas, pois sabemos que é capaz.
Muito obrigado por compartilhar conosco suas aventuras.
Mais uma vez PA-RA-BÉNS!!!!
Abração e bon voyage!!!!
Controle: Homologação nº 064/2023
-
Na sequência do Desafio, foram percorridos os seguintes municípios:
Dois Irmãos do Buriti (10/79)

Sidrolândia (11/79)

Três Lagoas (12/79)

Água Clara (13/79)

Camapuã (14/79)
Última edição por Silvia Designer; 27-03-23 às 17:01.
-
Cidades da Região do Bolsão:
Santa Rita do Pardo (32/79)

Bataguassu (33/79)
Última edição por Silvia Designer; 27-03-23 às 19:22.
-
Depois de algum tempo, foi possível retomar o Desafio de conhecer as cidades de Mato Grosso do Sul.
Itaporã (72/77)


Itaporã é um município do estado de Mato Grosso do Sul. É conhecida como "Cidade do Peixe", pois possui a maior lâmina d'água do estado em matéria de criação e produção de peixes.
História
Na terceira década do século XX, o então presidente do estado de Mato Grosso, Pedro Celestino da Costa, destinou, para fins de colonização, uma área de 50 000 hectares compreendida entre os Rios Brilhante e Panambi, pertencentes ao município de Ponta Porã.
O prefeito de Dourados deu início aos trabalhos de colonização e criou a denominação "Colônia Municipal de Dourados", procedendo, a seguir, à distribuição dos primeiros lotes do novo povoado, atualmente Itaporã. O município foi criado pela Lei 659, de 10 de dezembro de 1953.
Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
Fonte: https://www.itapora.ms.gov.br/institucional/historia
Laguna Carapã (73/79)
Laguna Carapã é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. O municipio de Laguna Carapã é bastante destacado tanto na parte de agricultura, quanto na parte comercial.
Distrito criado com a denominação de Laguna Carapã (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 1163, de 20 de novembro de 1958, subordinado ao município de Ponta Porã. Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. O município foi criado através da Lei nº 1261 de 22 de Abril de 1992, desmembrado do Município de Ponta Porã, sendo instalado em 1 de janeiro de 1993.
O municipio de Laguna Carapã teve somente 4 prefeitos desde sua fundação até 2020, José Evaldo de Oliveira, Luiz Carlos Rocha Lima, Oscar Luiz Pereira Brandão e Itamar Bilibio.
Nas eleições de 2020 a população de Laguna Carapã - MS elegeu Ademar Dalbosco (MDB), para exercer seu Mandato de 2021 a 2024.
Em Fevereiro de 2013, a Cidade teve seu nome Jurídico alterado junto a Receita Federal, de Prefeitura Municipal de Laguna Carapã para Município de Laguna Carapã, pois o nome anterior era redundante porque os nomes "prefeitura municipal" ambos podem ter mesmo significado.
LAGUNA CARAPÃ: Significa "Lagoa Torta", nome guarani, dado pela grande lagoa que existe na região, que agora não está tão grande como era.
Fonte: https://www.lagunacarapa.ms.gov.br/pagina/1
Paranhos (74/79)

História
A região da atual cidade era formada por duas vertentes de pequenos rios e índios e paraguaios exploravam o erva-mate, planta nativa da região. Na década de 1910 a Companhia Matte Laranjeira iniciou o processo de povoamento da região com migrantes de vários estados do Brasil. Na década de 1940, recebeu a denominação de Paranhos, em homenagem a José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco. Em 20 de novembro de 1958 foi criado o distrito de Paranhos subordinado ao município de Amambai e em 1977, passou a integrar o estado de Mato Grosso do Sul. Em 17 de novembro de 1987, foi elevado a categoria de município, sendo instalado em 1 de janeiro de 1989.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paranh...Grosso_do_Sul)
Aral Moreira (75/79)

Aral Moreira é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. A história de Aral Moreira foi muito rápida, com curto de desenvolvimento de agropecuária e agricultura, e transformou-se de Distrito em Município dentro de poucos anos, mas sabe-se que o seu primeiro nome foi Rio Verde do Sul tendo como sede a Vila Caú passando a Município a ex-Vila Fronteira Rica com sede do atual Município de Aral Moreira, local do maior centro populacional. Foi distrito do município de Ponta Porã até 1976, ano o qual foi elevado a categoria de cidade.
História
Na década de 40, em terreno previamente definido, foi criada a Colónia General Dutra, implantando-se, também, os alicerces de uma nova povoação, com a denominação de Vila Fronteira Rica, que atraiu levas de gaúchos e paulistas. Foi elevada a distrito pela Lei N.°702, de 15.12.1953 e o município foi criado pela Lei N.° 3.686, de 13.05.1976. Comemora-se sua emancipação política no dia 13 de maio.
Significado do Nome
O nome deve-se em homenagem póstuma ao deputado estadual Aral Moreira.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aral_Moreira
Última edição por Silvia Designer; 20-06-23 às 16:54.
-
Corumbá, cidade pantaneira, fronteira oeste do Brasil com a Bolívia, integra a Região do Pantanal Sul-Mato-Grossense, com suas belezas naturais e ricas fauna e flora.
Corumbá (15/79)

Última edição por Silvia Designer; 27-03-23 às 17:40.
-
Cidades da Região do Bolsão:
Inocência (34/79)

Paranaíba (35/79)
Última edição por Silvia Designer; 27-03-23 às 19:21.
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum