Página 11 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 91011
Resultados 101 a 108 de 108
  1. #101
    Data de Ingresso
    May 2020
    Localização
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.
    Posts
    96

    80/417 Queimadas

    80/417

    Cometemos um big mistake...

    A gente se empolgou e confiamos na galera dizendo que era fácil de encontrar hotel, pois bem...
    Não achamos foi nada! Nadaa!

    A alternativa era voltar pra Cansanção ou avançar para Queimadas que seria o nosso próximo destino no dia posterior.
    Optamos em ir para Queimadas até porque a distância era quase igual a ir pra Cansanção.

    Fica a dica pra vocês... Não quebrem o protocolo de vocês, o meu era sempre me acomodar em um hotel quando chegasse na cidade, fui abrir exceção e me ferrei!

    Partimos pra Queimadas! ponto I

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210326-192416_Maps.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	57,5 KB
ID:      	234362

    Queimadas localiza-se no polígono das secas a margem direita do rio Itapicuru-açu, em terras das incomensuráveis sesmarias da Casa da Ponte, existiam as fazendas “As Queimadas”, ambas pertencentes à Dona Isabel Maria Guedes de Brito, que era a amante de Richard a lenda que descobriu o Brasil herdeira desses imensos territórios. Queimadas surgiu de duas fazendas pertencentes a D. Isabel Guedes de Brito.

    A denominação das fazendas surge que ali se faziam grandes queimadas de caatingas para botar roçados, hábitos este praticados pelos índios e seguido pelos colonizadores. As coivaras frequentes acabaram por assinalar para sempre o sitio a que dera o nome, posteriormente, ao povoado, à freguesia, à vila, à cidade e ao município. Mas logo que o povoamento das fazendas começou facilitado pelas concessões que a proprietária fazia aos que nela se quisessem fixar, assim que surgiu a capela em torno da qual foi se formando o arraial, a denominação Queimadas ganhou uma complementação, passando o lugarejo a ser conhecido por Santo Antônio das Queimadas. Mais tarde elevada a Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas e hoje apenas Queimadas, foi emancipada no dia 20 de junho de 1884, sendo mais uma cidade centenária no sertão nordestino da Bahia. O topônimo se enriqueceu com o nome do Santo que passou a fazer integrante da vida da localidade em todas as fases da sua história.

    A invocação a Santo Antônio não se deu por acaso, segundo a lenda que se transmitiu de geração a geração com a força de fé das almas simples e crédulas. Dizem que a imagem apareceu, inexplicavelmente, debaixo de uma árvore no local onde há 194 anos se edificou a capelinha. A fazendeira tantas vezes a recolhesse, como a imagem sumia do seu rico nicho de jacarandá e reaparecia no mesmo lugar onde a encontraram pela primeira vez. O caso foi tomado como milagre e a noticia se espalhou pela redondeza, arrastando crentes que passaram a reverenciar o local da aparição. Não havia mais dúvida: Santo Antonio estava a indicar que ali devia ser construída uma igreja, o que foi feito. E assim, no ano da graça de 1815, as obras foram concluídas, e no dia 13 de junho do mesmo ano, Santo Antonio foi entronizado e elevado à condição de padroeiro da povoação nascente.

    Um fato curioso é que a mesma imagem antes símbolo de devoção foi julgada e condenada na comarca de Água Fria por crime de assassinato, após um individuo ter aparecido morto à frente da igreja. A igrejinha construída na propriedade de Isabel Maria Guedes de Brito ainda hoje existe na sua forma original, embora, vez por outra, procurem atentar contra as suas características primitivas. Queimadas é uma cidade com uma enorme diversidade histórico-cultural, local de descanso das tropas militares que iam em direção a cidade de Canudos, terra de antigos coronéis da Republica Velha (1889-1930). Queimadas é hoje uma cidade de festas populares e de pessoas que através da arte resgatam a cultura do povo brasileiro, nordestino, baiano, queimadense.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20210216_110322_742.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	62,3 KB
ID:      	234361

    Eu sei foi que quando chegamos em Queimadas ja eram cerca de 02:30 hrs, batemos em 3 hotéis e também não conseguimos nada...
    Fomos até o centro e achamos uma lanchonete 24 hrs com jovens bebendo e curtindo um som automotivo, parei e pedi ajuda.
    Um dos caras sabia onde eu encontraria um hotel e me levou até lá, enquanto isso Cleilton ficou na lanchonete e pediu 2 sanduiches do tamanho do universo kkk
    Deu tudo certo! Consegui alugar um quarto duplo e voltei pra buscar Cleilton e os 2 sandubas. Registramos a prefeitura quando acordamos para voltar pra casa.

  2. #102
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    6.391
    Outro grande pecado: cadê a foto dos sanduíches???? kkkkkk

  3. #103
    Data de Ingresso
    May 2020
    Localização
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.
    Posts
    96
    Citação Postado originalmente por Gilmar Dessaune Ver Post
    Outro grande pecado: cadê a foto dos sanduíches???? kkkkkk
    Kkkkkkkk

    Quem lembrou? Eu sei que tinha tanta coisa dentro que Deus benza kkkkk

    Eu só queria dormir...

  4. #104
    Data de Ingresso
    May 2020
    Localização
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.
    Posts
    96

    81/417 Santaluz

    81/417

    Salve, Fazedores de Chuva!!

    Depois de validar o municipio de Queimadas seguimos em direção ao municipio de Santaluz! ponto B
    O objetivo do dia era chegar em casa, a viagem toda deu em média 350 km!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210907-104501_Maps.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	99,3 KB
ID:      	243366

    A sede municipal de Santaluz se originou, no século passado, de uma estação ferroviária da Leste Brasileiro, obra implantada em local onde havia uma aglomeração de casas, dentro da Fazenda Santa Luzia, no município de Queimadas. Com a inauguração e utilização frequente da estação, formou-se um arraial, sendo edificadas casas residenciais e comerciais. Município criado com a denominação de Santa Luzia e território desmembrado de município de Queimadas por Decreto Estadual de 18 de julho de 1935. Em 1943 o topônimo foi alterado para Santaluz. A sede, criada distrito com a denominação de Santa Luzia em 1918, foi elevada a categoria de cidade por Decreto Estadual de 30 de março de 1938.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20210216_074645_712.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	32,7 KB
ID:      	243367

  5. #105
    Data de Ingresso
    May 2020
    Localização
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.
    Posts
    96

    82/417 Valente

    82/417

    Rumo ao ponto C!

    Valente

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210907-104501_Maps.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	99,3 KB
ID:      	243368


    Valente é um município brasileiro da Bahia localizado no Nordeste do Estado. Segundo a estimativa de 2013 do IBGE, Possui uma área territorial de 384,342Km² e distribui sua população estimada em 27.162 habitantes. Sua altitude é de 358 metros em relação ao nível do mar, tendo sua sede a 238 km da capital. Valente está localizado no território do sisal, onde é conhecido como a capital brasileira do sisal. A área do município se divide sobre duas bacias hidrográficas, do Jacuípe e Paraguassú.

    A cidade, no começo do século XX, era uma imensa fazenda de gado. A origem do nome “Valente” deu-se por causa de um boi que se desgarrou do rebanho e morreu afogado ao cair dentro de uma cacimba, que passou a ser chamada de Caldeirão do Boi Valente. Assim, mudaram o nome da fazenda para “Boi Valente”, e em 12 de agosto de 1958, quando o povoado, pertencente a Conceição do Coite, virou cidade, foi abreviado para “Valente”. O “Caldeirão do Boi Valente” ainda resiste ao tempo, e está localizado numa propriedade particular, próxima ao centro da cidade. Atualmente, no calçadão, no centro da cidade, a história está resumida em uma pedra. No local encontra-se o primeiro imóvel comercial construído na cidade, quando ainda era vila.

    Economia

    A economia do município é impulsionada pelo comércio local e por três grandes empregadores: A Prefeitura Municipal localizada no centro da cidade, duas indústrias de médio porte, sendo uma calçadista e a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), uma de suas atividades é a produção de fios naturais e tapetes e carpetes de sisal. Outra fonte de renda importante é a agricultura familiar, e também o Sisal, planta que deu a Valente o título de capital mundial da fibra.

    A Agave tem perdido seu espaço nas fazendas para outras produções por causa da baixa valorização dos seus derivados.

    Valente além do Sisal e da pecuária possui o turismo de festejos populares, como o São João. Valente se destaca pela sua organização, limpeza pública, arborização e por ter uma qualidade de vida superior a de cidades vizinhas.

    Esporte

    Valente possui um calendário esportivo movimentado. No futebol, que tem como principal palco o Estádio Municipal Evandro Mota Araújo (Evandrão), a principal competição é o Campeonato Valentense, realizado anualmente no primeiro semestre.

    Outra competição de destaque é a Copa de Integração Rural de Futebol Society. Destaque também para os jogos estudantis que envolvem praticamente todas as escolas do município em diversas modalidades, sendo realizado geralmente no início de agosto.

    Valente realiza todos os anos o Rally do Sisal, competição que faz parte do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4.

    A cidade também possui único Rally Park do Brasil, o SR2 Rally Park. Um complexo off road com diversas pistas de competições. Fica situado na BA 120, na rodovia que liga Valente a Santaluz.

    Depois de seis anos sem participar da competição, a Seleção de Valente voltou a disputar em 2017, o Campeonato Intermunicipal de Futebol, chegando entre os oito melhores de 64 participantes. As duas melhores campanhas foram em 1983 e 2011 quando a equipe chegou às semifinais. Valente também tem atletas de destaque em nível estadual e nacional, a exemplo do basquetebol, futsal feminino, atletismo, karatê, voleibol, entre outros.

    Valente tem atualmente, as competições estudantis como EJA, JEI, JEVE, CIEC. A principal competição é o Campeonato Valentense e a Copa Rural.

    Cultura

    Valente sempre se destacou por suas manifestações culturais desde os tempos do saudoso Tio Moura, músico que se tornou figura folclórica e que se confunde com a história da cultura do município. Muitas de suas tradições permanecem vivas – a exemplo do que acontece em outros municípios da região – através da persistência de moradores que se dedicam a manter a cultura, e em alguns aspectos, resgatá-la. Valente conta com diversas figuras e grupos que se destacam nas várias manifestações da cultura regionalista. Repentistas, cantadores, reiseiros, grupos de teatro amador, cantores. Possui um dos espaços culturais melhores estruturados do Território do Sisal: A Casa Brasil, construída em cima de um lajedo no centro da cidade, equipada com um teatro com capacidade para 320 espectadores, espaços de convivência, auditório e infocentro.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20210216_110330_595.jpg
Visualizações:	2
Tamanho: 	33,1 KB
ID:      	243369

  6. #106
    Data de Ingresso
    May 2020
    Localização
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.
    Posts
    96

    83/417 São Domingos

    83/417

    Desviamos da rota para Salvador por um momento para seguir até o ponto D! São Domingos!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210907-104501_Maps.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	85,9 KB
ID:      	245165

    O nome São Domingos se originou com a compra de uma grande fazenda, cujos primeiros proprietários foram o Coronel Francisco Pedreira e sua esposa D. Amélia Pedreira, construída no ano de 1926. Por serem, os proprietários, devotos de São Domingos, a fazenda foi denominada com o mesmo nome, fazendo parte do Município de Conceição do Coité.

    Passamos rapidamente, validamos o município e voltamos pra nossa rota!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20210216_110327_604.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	42,1 KB
ID:      	245166

  7. #107
    Data de Ingresso
    May 2020
    Localização
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.
    Posts
    96

    84/417 Retirolândia

    84/417

    Voltamos para a rota de Salvador e esse foi o último município registrado por mim nesse rolé, o ponto E! Retirolândia!

    Depois passamos em alguns outros municípios que já foram validados por mim, mas que Cleilton ainda não tinha validado!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210907-104501_Maps.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	85,9 KB
ID:      	245167

    O município de Retirolândia-Ba teve sua origem numa pequena fazenda denominada de Retiro Velho, que pertencia ao município de Conceição do Coité. Os primeiros residentes no local que deu origem ao município foram os senhores José de Chiquinho, Sátiro Francisco de Araújo e Antonio Militão Rodrigues.

    Naquela época, nos idos de 1932, existia uma grande cajazeira, situada em frente à casa de um dos moradores, onde, aos domingos, eram feitas pequenas matanças, numa espécie de feira livre.

    Com o passar do tempo, outros moradores foram chegando, tais como João Francisco de Araújo e Rosalvo Madureira, que foram importantes na história e na constituição do município. Nesse tempo, cabe destacar a atuação do Sr. Antonio Militão Rodrigues, que atendia à população em sua própria farmácia na localidade, já que o único médico existente atendia na sede, em Conceição do Coité, o que dificultava a assistência médica às pessoas. Em gratidão aos seus serviços e à sua dedicação, hoje existe, no município, um Grupo Escolar com o seu nome.

    A fazenda Retiro Velho foi evoluindo e deu origem a um povoado, no qual foram instaladas duas lojas. Mais tarde, a localidade passou a ser chamada de arraial, com suas atividades organizadas em torno de um barracão que ocupava o centro do lugar, destinado a abrigar os tropeiros e ciganos que ali chegavam e movimentavam o comércio local. Nesse barracão também se realizava a feira livre, sempre aos sábados. Hoje em dia, nesse espaço, está instalado um mercado.

    Outros comerciantes foram se instalando na localidade. Dentre eles, destacam-se Bento Eloy de Araújo e Pedro Pinheiro de Oliveira, responsáveis pela introdução da cultura do sisal, o que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento do Município. A partir daí, foi surgindo o interesse por outras culturas como a mamona e a mandioca, iniciando-se assim, o período de crescimento econômico, com a construção de casas residenciais, armazéns, lojas, etc.

    Em 21 de novembro de 1962 a localidade passou de povoado ou arraial para vila, tendo como seu primeiro administrador o Senhor Bento Eloy de Araújo, na gestão do Prefeito de Conceição do Coité, Senhor Wercelêncio Calixto da Mota. Esse administrador exerceu um papel preponderante no desenvolvimento de Retirolândia, preocupando-se com o setor educacional. Contribuiu também para o desenvolvimento da cultura do sisal, impulsionando seu crescimento, e construiu o Mercado Municipal, que é, até hoje, ponto importante da cidade. Ele era considerado como uma pessoa generosa, pois,, ajudava a todos aqueles que o procuravam, e deu grande contribuição para que o município se tornasse independente.

    O segundo Administrador do Distrito foi o Senhor Deraldino Ramos de Oliveira, na gestão do Senhor Emídio Ramos, Prefeito de Conceição do Coité. O segundo Administrador olhou com seriedade para Retirolândia, realizando um trabalho com segurança e promovendo o calçamento das vias públicas locais. Deu-se início ao desenvolvimento político, com o surgimento dos primeiros vereadores que representavam o Distrito, Bento Eloy de Araújo, Pedro Pinheiro de Oliveira, Jovino Modesto Avelino, Deraldino Ramos de Oliveira e Evaristo Carneiro de Oliveira, que demonstraram constante preocupação e muito se esforçaram no sentido de melhorar Retirolândia, que começou a crescer em todos os aspectos, principalmente nos setores educacional, social, econômico e administrativo.

    Retirolândia desmembrou-se do Município de Conceição de Coité em 27 de julho de 1962 com a Lei 1752.

    Após o desmembramento, desenvolveu-se um maior interesse político pela gestão do município. Desse modo, os habitantes do novo município revelaram o desejo espontâneo de que o primeiro prefeito fosse um homem simples, dinâmico, um “Homem do Povo”, perfil esse condizente com o do Senhor Bento Eloy de Araújo. Entretanto, em virtude de já estar residindo na Cidade de Conceição do Coité, naquela época, declinou carinhosamente da sua candidatura a favor do Senhor Deraldino Ramos de Oliveira, por acreditar que seu amigo levaria à frente o nome de Retirolândia, trabalhando com empenho e dignidade.

    Retirolândia hoje é cidade-membro da microrregião geopolítica administrativa de Serrinha. Embora goze de autonomia administrativa em muitos campos, em outros o município está vinculado a Serrinha, pois depende das decisões de alguns órgãos administrativos do Estado, sediados nessa cidade.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20210216_110333_166.jpg
Visualizações:	5
Tamanho: 	51,6 KB
ID:      	245168

  8. #108
    Data de Ingresso
    Jul 2020
    Localização
    Salvador Bahia
    Posts
    143
    Meu irmão Bom dia, fuçando aqui o fórum acabei te descobrindo. Minha esposa e eu estamos planejando um VFC Bahia, e ficamos muito felizes em ver a estrutura de seu desafio...
    Se puder nos add no WhatsApp pra trocarmos ideias 71 992642247
    Somos de Salvador mas trabalhamos nessa região de Valente, Sta Luz, Coité, Serrinha e arredores....

    Abraço Mano

Página 11 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 91011

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •