Página 7 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 56789 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 70 de 108
    Data de Ingresso
    May 2020
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.

43/417 Ouriçangas

43/417

Agora no ponto F! Ouriçangas!

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210225-214911_Maps.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	58,8 KB
ID:      	223071

Ouriçangas vem do tupi guarani, que significa "fonte de água fresca".

Nome:	         IMG_20210216_110118_383.jpg
Tamanho: 	30,8 KB
ID:      	223072

Data de Ingresso
    May 2020
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.

44/417 Aramari

44/417

Ponto G! heheeh

Nome:	         Screenshot_20210225-214911_Maps.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	58,8 KB
ID:      	223074

Aramari

Esse municipio já é bem perto de onde eu ia...
    E atualmente a prefeitura atua bem perto da represa e fica bem a beira da estrada em que eu estava!! No CAM
    Centro Administrativo Municipal

No final do século XVII, surgiram na região onde situa o município, algumas propriedades agropecuárias que, com o decorrer dos anos, transformaram-se em povoações.
    Uma delas foi denominada Olhos d´água que por volta de 1850 já se constituía num pequeno arraial. Mais tarde, tendo aumentado o número das casas comerciais e residenciais, também foi construída uma capela dedicada a nossa Senhora da Conceição.
    Dado ao elevado números de fiéis e a eficiente assistência religiosa a eles prestada por ministro da igreja católica, foi criada em 1879 a freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Olhos D´água, dando à localidade a condição de sede de distrito de paz, pertencente ao município de Alagoinhas.
    Àquela altura estava construída a estrada de ferro ligando Salvador a Juazeiro. Coube ao lugar de nome Aramari, a 8 quilômetros de Olhos D´água, um ponto de parada de trem. Formou-se aí um povoado que lhe conservou o nome.
    Como estação da estrada de ferro Leste Brasileiro, Aramari desenvolveu-se e, em 1909, foi para ele transferida de Olhos D´água.

O topônimo é de origem tupi e, segundo Teodoro Sampaio, significa “O rio das baratas ou dos lambaris”.

Nome:	         IMG_20210216_110121_169.jpg
Tamanho: 	34,7 KB
ID:      	223073

Data de Ingresso
    May 2020

Primeiro pernoite

E aqui estamos nós mais uma vez em Alagoinhas!

Fiquei hospedado na casa do meu amigo Juca
    Ele me apresentou uns amigos do MC Alagoinhas e me levou pra alguns bares e restaurantes bons da cidade pra tomar uma boa cerveja gelada e me alimentar legal.
    Inicialmente fomos a um posto de gasolina e depois partimos para um bar chamado Resenhas, muito bom! Comemos um pirão de carno do sol que estava delicioso e curtimos um som ao vivo também!

Nome:	         IMG_20210225_223748_012.jpg
Tamanho: 	49,2 KB
ID:      	223075

Nome:	         IMG_20210225_223803_923.jpg
Tamanho: 	47,7 KB
ID:      	223076

Nome:	         IMG_20210225_223813_737.jpg
Tamanho: 	51,2 KB
ID:      	223077

Um bom baiano sempre faz uma boa resenha!

Depois disso fomos descansar porque no outro dia tinha mais estrada e eu tinha que voltar no municipio de Pedrão que eu tinha passado direto!

E vamo nessa!

Data de Ingresso
    May 2020

45/417 Pedrão

45/417

Salve, Fazedores de Chuva!

Galera...
    Nesse momento eu estava em Alagoinhas.
    Peguei algumas dicas de percurso com Juca que trabalhava pela região e com amigos do MC Alagoinhas que conheci lá.
    Descobri que ia ter uma motofeijoada no município de Nordestina e que algumas pessoas de lá iriam, me comprometi em passar lá também.
    Era uma quinta-feira e meu amigo Cleilton me disse que iria pro interior dele na Sexta, Campo Formoso.
    A minha ideia inicial era validar toda região de Serrinha e pernoitar em algum municipio que fosse caminho pra Campo Formoso, queria me encontrar com Cleilton no Sábado por lá e validar as prefeituras da região. A motofeijoada era no domingo e Cleilton me disse que iria comigo.
    Só que os meus amigos de Alagoinhas me falaram que eu ia pegar algumas estradas não pavimentadas na região de Serrinha que estavam muito ruins, Juca me aconselhou a pernoitar em Serrinha e fazer com mais calma.
    Segui o conselho.
    Ele me passou o contato de uma integrante do MC da Serra, amiga dele. Era um quinta-feira do motociclista, onde acontecem encontros de motos em várias regiões da Bahia e em Serrinha não era diferente! Portanto, RUMO A SERRINHA! Vamo nessa!

Nesse dia percorri cerca de 250 km
    a rota ficou:
    Pedrão
    Santanopolis
    Tanquinho
    Candeal
    Conceição do Coité
    Ichu
    Barrocas
    Serrinha

Nome:	         Screenshot_20210225-230338_Maps.jpg
Tamanho: 	58,1 KB
ID:      	223078

Pela manhã Juca me levou pra bater um ensopadão de carne pra dar uma reforçada e depois segui viagem até o municipio de Pedrão! Ponto A

Sua história confunde-se com a história de Irará, do qual foi desmembrado através da Lei de Criação n.º 1.705, datada de 12 de julho de 1962 e publicada em 15 de julho do mesmo ano.

Nome:	         IMG_20210216_110128_276.jpg
Tamanho: 	31,4 KB
ID:      	223079

Data de Ingresso
    May 2020

46/417 Santanópolis

46/417

Partindo para Santanópolis! Ponto B

ID:      	223080

A saída de Pedrão para Santanópolis me indicaram uma pista que não era pavimentada, mas que era "tranquila"...
    Como meu tanque e o da moto estava abastecido e era cedo, resolvi passar por essa experiência.
    Pegando essa estrada eu sairia onde era pra eu ter entrado no dia anterior e chegaria até Irará pela mesma pista que fiz no dia anterior por ter errado o caminho.
    Eu já sabia que a pista tava boa porque já tinha feito, então eu fui!
    Não me arrependi, consegui ver o desempenho da moto no fora de estrada e passei por muitas fazendas bonitas e paisagens muito legais! Show de bola!

Nome:	         Screenshot_20210225-233428_Instagram.jpg
Tamanho: 	53,3 KB
ID:      	223081

O território deste município integrava o município de Irará e o seu povoamento iniciou-se no final do século XIX, por fazendeiros que ali se estabeleceram, desenvolvendo a criação de gado. Em 1910, em terreno doado no povoado que se formara, foi construída a capela do Senhor do Bonfim e iniciou-se o povoado de Quaresma, elevado à vila em 1922. O município foi criado, em 13 de julho de 1962, através da Lei Estadual Nº 1.713, sendo composto de dois distritos: Santanópolis (sede) e Boa-Espera. Segundo relatos, o nome Santanópolis foi dado por sugestão de uma professora, devota de Senhora Santana.

Nome:	         IMG_20210216_110131_980.jpg
Tamanho: 	38,6 KB
ID:      	223082

Data de Ingresso
    May 2020

47/417 Tanquinho

47/417

Seguimos em direção a Tanquinho! Ponto C

ID:      	223083

O Monte da Emancipação, nome que lhe foi batizado quando da emancipação política do município em 1958. Quando tropeiros acampavam-se junto ao “Tanque do Gonzaga”. Diziam: Vamos nos reunir no pé da serra, junto ao “tanquinho” pós teriam achado outro manancial de água doce junto ao monte, mais o tempo foi passando e começaram a surgir as primeiras casas, primeiro de taipas e depois de adobes e por volta de 1870 já haviam cerca de 15 casas em 28 de julho de 1870, o povoado começou a desenvolver passando depois a distrito de Feira de Santana, do qual se desmembrou, tornando-se Município de Tanquinho pela Lei Estadual 1019 de 14 de Agosto de 1958, indo-se instalar a 07 de Abril de 1959.

Ao se torna cidade Tanquinho começa sua jornada em busca do seu desenvolvimento, para isso seu povo necessita de cultura e educação, conhecer sua história e com isso busca seu espaço diante de outras cidades. Novas tecnologias, lideranças locais, órgãos públicos voltados ao povo daquela localidade. Aí é que a educação de Tanquinho começa a sua transformação. As escolas são ampliadas, seus alunos possuem uma identidade local, seus professores são reciclados de forma direta e especifica, sua história é reconhecida, os valores e as conquistas são feitos voltado a uma só direção o desenvolvimento administrativo, econômico, social e educacional desta cidade que à pouco tempo pertencia ao desenvolvimento de outra, tendo seus recursos repartidos.

Com a sua emancipação Tanquinho possui agora status de cidade recebendo verbas não só locais mais estaduais e federais. Todas essas mudanças só poderiam ser concebidas através do processo de emancipação dessa cidade por isso a educação de Tanquinho só veio a ganhar. Projetos de infocentros destinados ao aluno de Tanquinho são convênios e parcerias com órgãos públicos dando a esses alunos a possibilidade de interagir com o mundo e se informatizar. A parceria com o poder público, ONGs e órgãos privados são mais constantes e direcionados ao povo tanquinhense. Toda família que possuía crianças fora do convívio escolar, são cadastrados e beneficiados com incentivo a matrícula do seu filho tendo agora uma fiscalização mais centralizada e dedicada ao povo tanquinhense.

A emancipação de Tanquinho só veio a acrescentar e embelezar mais sua estrutura, seu povo pode agora reivindicar seus direitos e colocar em prática seus deveres de cidadãos, favorecendo na construção da identidade cidadã da comunidade. Como disse Jean Piaget com o conceito de esquema de ação onde mostrou como as atitudes dos indivíduos sobre o meio são o motor da aquisição de conhecimento, isso mudou significativamente a maneira de agir do povo dessa cidade. Pois agora possuem uma prefeitura, câmera de vereadores e uma secretaria de educação destinada ao melhoramento da educação desta cidade. Cidade que tanto tem a oferecer a seu povo e ao mundo.

Nome:	         Screenshot_20210225-234334_Instagram.jpg
Tamanho: 	98,6 KB
ID:      	223084

Nome:	         IMG_20210216_110134_322.jpg
Tamanho: 	46,7 KB
ID:      	223085

Data de Ingresso
    May 2020

48/417 Candeal

48/417

Agora começamos a subir, estamos indo em direção ao município de Candeal! Ponto D

ID:      	223090

O município de Candeal originou-se de um pequeno povoado erguido de uma fazenda denominada Capoeira, onde havia muitos pés de candeia. No ano de 1890, em obediência ao Decreto nº 50, de 7 de dezembro de 1889, no parágrafo 1º do artigo 2º, Candeal passou a ser município de Riachão do Jacuípe. Após o falecimento do idealizador do município, Olegário Ribeiro Lima, seu sobrinho, José Rufino Ribeiro Lima, tornou-se seu substituto como principal chefe político e teve, como seu principal objetivo, emancipar Candeal. Assinou, juntamente com seus companheiros Agnaldo Tavares Carneiro, Antônio José Ferreira, Apolinário Lopes Araújo, José Pereira Lima, Genésio Pereira Lima e outros, a solicitação da emancipação, tendo como patrono o deputado estadual André Negreiro.

Emancipada em 23 de abril de 1962, desmembrada do município de Riachão do Jacuípe, conforme Lei nº 1.683, assinada pelo Governador do estado da Bahia Juracy Montenegro Magalhães e publicada no Diário Oficial de 13 de Maio de 1962. Instalado em 7 de abril de 1963, com a posse dos vereadores e o primeiro prefeito.

Nome:	         IMG_20210216_110136_749.jpg
Tamanho: 	58,9 KB
ID:      	223091

Data de Ingresso
    May 2020

49/417 Ichu

49/417

Pô, vei...
    Caí num buracão da zorra...
    Pense em um Panelãão
    Um não, tinham vários...
    Mas o que eu caí era um caldeirão, rapaz... Deu até um aperto no coração kkkk

Mas cheguei no ponto E!
    Cheguei em Ichu!
    Ou melhor, cheguei em "Ichivis"!kkkkk "A cidade doçura"
    Nós baianos apelidamos o município de Ichu de Ichivis por causa da rima kkkkk

ID:      	223092

O nome do município se originou com a fazenda de nome Enxú, cujos primeiros proprietários foram Joaquim Lázaro Carneiro e sua esposa D. Umbelina Maria Carneiro, construída por volta dos anos de 1920. A fazenda ficava no Distrito de Candeal. Por divergências religiosas entre a Igreja Católica local e a Igreja Batista, o local escolhido para as missas foi a fazenda. Por volta de 1925 começou a construir o povoado ao redor da mesma fazenda.

Foi criado como Distrito com o nome de Ichu, pelo Decreto nº 9.556, de 10 de junho de 1935, subordinado ao município de Riachão do Jacuípe. Foi elevado à categoria de município com a mesma denominação, pela Lei Estadual nº 1.766, de 30 de julho de 1962, desmembrado do mesmo município de Riachão do Jacuípe. Instalado em 7 de abril de 1963, com a posse dos vereadores e o primeiro prefeito eleito.

Nome:	         IMG_20210216_110139_083.jpg
Tamanho: 	36,9 KB
ID:      	223093

Data de Ingresso
    May 2020

50/417 Conceição do Coité

50/417

Me falaram que de "Ichivis" até Coité o caminho mais perto não era pavimentado, mas era tranquilo...
    Eu não queria saber de nada mesmo, me permiti viver essas experiências de off road pra agregar como motociclista. Fui por lá mesmo!
    Simbora, mermão!!

Nome:	         Screenshot_20210226-081108_Instagram.jpg
Tamanho: 	75,7 KB
ID:      	223095

Vamos até o ponto F! Conceição do Coité!

ID:      	223094

Segundo a tradição, o arraial de Coité originou-se de pouso de tropeiros que se deslocavam de Feira de Santana rumo à jacobina que dividiam a jornada, descansando num local onde havia fonte que, mesmo no período da estiagem, jorrava. A água desta fonte era utilizada pelos tropeiros para consumo próprio e para matar a sede dos animais da tropa.

Assim surgiu o arraial que tomara a denominação Coité, porque os tropeiros pernoitavam sob o abrigo de uma árvore, cujos frutos eram pequenas cabaças que, no idioma primitivo, recebiam o nome de ‘Cuite’ (pequena cuia) a qual, serrada no meio era utilizada pelas donas de casa.

Para que o arraial fosse elevado à categoria de freguesia seria necessária a doação de terras ao Santo padroeiro. Então o Senhor João Benevides, antigo morador da povoação e proprietário de muitas terras, doou uma área onde está edificada a igreja de Nossa Senhora da Conceição, e grande parte do município. Pode-se afirmar, portanto que Conceição do Coité foi fundada pelo senhor João Benevides e família no através da Lei Provincial nº 539, de 9 de maio de 1855. Com a criação da freguesia, o povoado de Coité recebeu o seu primeiro padre, Manoel dos Santos Vieira. Pelo Decreto nº 8.528 de 7 de julho de 1933, o município de Coité tornou-se autônomo, mas só a partir de 1º de março de 1966 tem a sua própria comarca.

Na condição de Arraial, Conceição do Coité teve implantado serviços cartoriais que eram conduzidos, no século XIX, pelo escrivão Raimundo Nonato do Couto, responsável pela lavratura de diversas escrituras de alforrias de negros libertos.

Nome:	         IMG_20210216_110142_917.jpg
Tamanho: 	40,0 KB
ID:      	223096

Data de Ingresso
    May 2020

51/417 Barrocas

51/417

Achei o ponto G kkkkkk

Rapaz, a ideia era ir direto pra Serrinha.
    Juca me falou do município chamado Água Fria, ele já foi trabalhar por lá e disse que o acesso pra carro era ruim e de que pra moto era horrível.
    Ele me falou que não tinha nenhum acesso com estrada pavimentada e que eu ia levar um tempo pra chegar lá de moto, aconselhou eu ir abastecido porque a pista era deserta, por esse motivo eu ia direto pra Serrinha descansar e me preparar pra essa aventura.
    Massss.... kkkkk
    É verão e tá escurecendo tarde que só a peste
    No caminho pra Serrinha eu vi uma placa "Barrocas 18 km" e pensei "Ah, vei! Tô aqui já...Vou entrar nessa pista ai e validar Barrocas logo! É menos uma!"
    E me joguei!

Tratava-se de um "atalho"... Era um offzinho tb! Me joguei msm, tô nem aí! Eu saí do sofá pra isso!
    Foi aí que eu cheguei no município de Barrocas!

ID:      	223097

Barrocas é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizado na Mesorregião do Nordeste Baiano e na Microrregião de Serrinha. Sua população é de 16.296 habitantes (IBGE 2017). Em Barrocas localiza-se a mina de ouro operada atualmente pela Mineração Fazenda Brasileiro, pertencente ao grupo canadense Yamana Gold Inc.

O município de Barrocas foi criado, em primeira oportunidade, pela Lei Estadual nº 4.444 de 9 de maio de 1985. No entanto, o município perdeu os seus direitos e deveres em 31 de dezembro de 1988, quando houve a anulação da criação do município, voltando a ser distrito de Serrinha.

Em segunda oportunidade, o município de Barrocas foi criado pela Lei Estadual nº 7.620, de 30 de março de 2000, sendo, juntamente com Luís Eduardo Magalhães, um dos municípios mais jovens do estado da Bahia.

A cidade se destaca na prática de esportes radicais como o Bicicross (Olímpico) e o Motocross. Nas duas modalidades o município detêm títulos estaduais e conquistas de etapas de campeonatos brasileiros. Destacam-se no Bicicross os Pilotos Manoel Carneiro, o Netinho, e o pequeno Kauã Sherman, ambos Campeões Baianos da modalidade. Entre as meninas, a jovem Siane da Mota também representa a cidade em campeonatos brasileiros.

No motocross a cidade conta com o Piloto Matheus Nogueira, conhecido como Matheus Lama. Matheus que veio do Bicicross, já foi Campeão da Copa Sisal de Motocross, Vice-Campeão Baiano, e em 2015 vem conquistando vitórias importantes nos estados de Alagoas e Sergipe. Matheus é considerado como o principal piloto do interior do estado, figurando entre os Top 5 da Bahia.

Nome:	         IMG_20210216_110146_840.jpg
Tamanho: 	44,9 KB
ID:      	223098

Página 7 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 56789 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem