Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 108

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Data de Ingresso
    May 2020
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.

Cool VALENTE FC - BA. Bora minha Baaêêa!

Salve, Fazedores de chuva!

Estou aqui reportando o meu sonho de fazer parte desse grupo seleto de motociclistas insanos!

Sou soteropolitano. Nasci e resido no estado da Bahia.

Estou com 27 anos de idade e comecei a pilotar em 2018, ano em que adquiri a minha primeira moto. Estou com ela até hoje e iniciarei o desafio com ela, uma Yamaha Fazer 250cc.
    Conheci TFC através de um projeto criado por motociclistas na minha cidade e gostei muito da ideia de conhecer todo o meu estado, país e estradas. Apresentei o desafio para um grande amigo que começou a pilotar quase no mesmo período que eu e tem o espirito do motociclismo, o nome dele é Cleilton Souza e tem uma Twister 250cc, primeira moto também. Iniciaremos essa jornada juntos!

Faremos o desafio do Valente Fazedores de Chuva!

Acredito que será uma experiência incrível e muito desafiadora! São 417 municípios, a minha Bahia é grande... um pouco maior que o país da França! Faz divisa com 8 estados e as distâncias entre a capital e boa parte dos municípios são longas, por isso que poucos fazem!
    Eu só sei que não tem como completar se você não iniciar, portanto espero compartilhar fotos, histórias e quebrar muitos tabus sobre o meu estado!

E pra quem estiver lendo pensando em fazer o desafio... Se joga, filhx! TMJ

Muito axé pra vocês! Até breve!

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20181023_174328_110.jpg
Visualizações:	3
Tamanho: 	76,8 KB
ID:      	188716Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMAG3458~2.jpg
Visualizações:	4
Tamanho: 	80,8 KB
ID:      	188728Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20200109-WA0008.jpg
Tamanho: 	51,9 KB
ID:      	188730Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20200109-WA0012.jpg
Tamanho: 	61,7 KB
ID:      	188731Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMAG2794~2.jpg
Tamanho: 	68,5 KB
ID:      	188733Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMAG2900.jpg
Tamanho: 	56,0 KB
ID:      	188734

Data de Ingresso
    May 2020
    Salvador Bahia Brasil - cidade litorânea com aspectos históricos, rodeada também de outras cidades com belas praias.
    Tamo Junto Irmão, uma honra sempre estar contigo e fazer esse desafio vai ser uma experiencia sem igual.

Data de Ingresso
    May 2020
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.
    Citação Postado originalmente por Cleilton Ver Post
    Tamo Junto Irmão, uma honra sempre estar contigo e fazer esse desafio vai ser uma experiencia sem igual.
    Eu sofro de ansiedade, vei! kkkkkk

Data de Ingresso
    Jun 2020

Não somos nada sem um sonho.

Citação Postado originalmente por Cleilton Ver Post
    Sucesso irmão, em breve início meu sonho tbm.

Data de Ingresso
    Oct 2012
    Bom dia FC´s,

Eita coisa boa, gosto de ver gente animada assim. Show!!!!!

Só não deixem de ler as regras, anotar e cumprir ao longo dos desafios. São diferentes de um desafio para outro.

Havendo dúvida não deixem de perguntar.

Abração e bon voyages.

Data de Ingresso
    Jun 2020
    Citação Postado originalmente por Gilmar Dessaune Ver Post
    Bom dia FC´s,

Eita coisa boa, gosto de ver gente animada assim. Show!!!!!

Só não deixem de ler as regras, anotar e cumprir ao longo dos desafios. São diferentes de um desafio para outro.

Havendo dúvida não deixem de perguntar.

Abração e bon voyages.
    Ok irmão, qualquer dúvida estarei aqui pra perguntar pra vcs e sim ficarei atento as regras.

Data de Ingresso
    May 2020

6;7/417 Catu e São Sebastião do Passé

6;7/417

Salve Fazedores de Chuva!

Continuando nossa viagem de Alagoinhas...
    Eu e meu amigo Árlem fomos pra Alagoinhas pela BA-093 e retornamos pela BA-420, aproveitamos o percurso e registramos mais duas prefeituras no caminho que foram as de CATU e SÃO SEBASIÃO DO PASSÉ!

Nome:	         bast.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	37,6 KB
ID:      	196409

Esse dia foi muito massa!! kkkkk
    Como já falei antes, eu adquiri essa minha moto em 2018. Primeira moto e ela tem 250cc, meu amigo Árlem comprou uma moto que eu admiro muito uma GSX-S 750cc. Eu nunca tinha vivido a experiência de pilotar uma moto de alta cilindrada e no dia 27/07/2020, dia do motociclista, Árlem me proporcionou essa experiência! A moto é muito boa! Muito forte e ouvi dizer que a velocidade dela é limitada em 250 km/h. Eu não sou nenhum Valentino Rossi e as rodovias não são pistas de motovelocidade, portanto não esperem mais do que um amador impressionado com o Torque da moto nas retomadas. Simplesmente impressionante! E tinha muito cabo pra enrolar ainda, mas se for pra testar a moto e técnica do piloto...Eu indico um Track- Day. Tá tudo registrado em vídeo! Eu parecendo uma criança feliz pilotando a moto kkkkkk Muito bom!

Fiz essas duas prefeituras com a GSX dele! E registrei a foto com a minha heheheh

A primeira foi Catu! Muito bonitinha a prefeitura!

Quando os portugueses aportaram na Bahia, viviam no território onde hoje esta situado o Município de Catu, os aguerridos Patachós e Tupiniquins, que mais tarde imigraram para os sertões, fugindo à penetração dos colonos portugueses.

Até 1782, são imprecisas e vagas as notícias históricas. A área onde foi edificada a cidade de Catu integrava as terras das sesmarias do conde da Ponte, para onde afluiu grande número de colonos. Coube à igreja católica dar o primeiro passo para a fundação da freguesia de Santana do Catu abrangendo a vastidão daquelas terras.

Assim, o então 12° Arcebispo da Bahia, Dom Antônio Correia, em 1787, fundou aquela freguesia. Quase meio século depois, isto é, a 23 de julho de 1830, reuniram-se na mesma, em casa do visitador, Padre João Nepomuceno Moreira de Pinho, os vigários de Santana do Catu e o de Alagoinhas, para acertarem a demarcação dos limites de suas freguesias e chegaram a tal acordo. Essas divisas foram reconhecidas a 26 de junho de 1863 pelo presidente da Província, Dr. José Bonifácio Vasconcelos de Azambuja.

O Município de Santana do Catu surgiu a 26 de junho de 1868. (Texto retirado do site da prefeitura)

Nome:	         IMAG4128.jpg
Visualizações:	3
Tamanho: 	86,7 KB
ID:      	196405

Nome:	         IMAG4131.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	82,3 KB
ID:      	196406

Depois partimos para "Bastião", como a gente chama aqui na Bahia! heheh

Sobre São Sebastião do Passé: A criação da Freguesia de São Sebastião das Cabeceiras do Passé se deu por Alvará Régio, assinado por Dom Sebastião Monteiro de Vide em 11 de abril de 1718. A população inicial era de 2.600 pessoas, e compreendia 8 engenhos e 4 capelas (sendo uma principal e mais 3 filiais), tendo o açúcar e o cultivo da mandioca como principais atividades econômicas.

A lei de 26 de Junho de 1880 dividiu a Freguesia de São Sebastião das Cabeceiras do Passé em dois distritos, a qual pertencia ao município da Villa de São Francisco do conde: o primeiro partindo do Engenho Natiba, à margem direita do Rio Jacuípe e dividindo-se com as freguesias do Monte, Passé e Mata de São João. O segundo partindo da fazenda Muruema, pela margem esquerda do mesmo rio, dividindo-se pelo lado oposto, com as freguesias de Santo Antonio do rio Fundo e Santana do Coité,

A capela de sede da freguesia teria sido erguida por uma família abastada, em homenagem ao São Sebastião, já o nome Passé, apresenta diferentes versões, sendo a mais aceita, a que conta que a palavra diz respeito à sede da freguesia original, a de Nossa Senhora da Encarnação de Passé, localizado no distrito de Passé, em Candeias, de onde se desmembrou a de São Sebastião das Cabeceiras do Passé.

Até 1926, São Sebastião do Passé era considerado distrito do município de São Francisco do Conde. A sua independência ocorreu decorrente da amizade que havia entre o coronel Luís Ventura Esteves, um importante político local, e o governador da época, Francisco Marques de Góis Calmon, através da Lei Estadual nº. 1870, de 19 de julho de 1926, sendo São Sebastião do Passé oficializado como cidade em 12 de outubro deste mesmo ano. (Texto retirado do site da prefeitura)

Nome:	         IMAG4135.jpg
Tamanho: 	98,4 KB
ID:      	196407

Nome:	         IMAG4138.jpg
Tamanho: 	97,7 KB
ID:      	196408

Data de Ingresso
    May 2020

19/417 Esplanada

19/417

Salve, Fazedores de Chuva!

Seguindo o roteiro feito, parei no municipio de ESPLANADA.

Confesso que fiquei surpreso com a estrutura do lugar, a entrada que peguei pra chegar no centro não me passava a sensação que o municipio era bem estruturado. Municipio arrumadinho,vei! O prédio da prefeitura é bonitão kkkk
    Sigo incomunicável e a foto é outro printzão da tela, se liguem aí!

Nome:	         maps.jpg
Tamanho: 	41,8 KB
ID:      	198147

Nome:	         prefespla.jpg
Tamanho: 	40,1 KB
ID:      	198148

Sobre Esplanada:

No inicio do século XIX, aventureiros portugueses desbravaram o território pertencente a Vila do Conde. Atraídos pela fertilidade das terras, ali se fixaram formando o Arraial da Esplanada. O atual Município de Esplanada teve sua origem no Arraial pertencente ao Município do Conde, havendo logrado considerável progresso o advento da estrada de ferro, antiga Viação Férrea Leste Brasileira, hoje Ferrovia Atlântica cujo final de linha se destinavam a vizinha localidade de Timbó, no qual Antonio Conselheiro construiu o primeiro cemitério do Timbó.
    Naquela época já era significativo o seu desenvolvimento, foi quando em 1904 a 1908, um Frade Capuchinho em missão de catequese na região, construiu um convento que tinha como objetivo ministrar o princípio da doutrina cristã e abrigar pessoas idosas para o seu repouso. E a Escola Marista foi fundada por interesse de Frei José de Monsano. Os Maristas adquiriram o terreno e o prédio em 1917. Em 1924 o Colégio começou a funcionar fazendo um grande bem a comunidade. Por várias dificuldades o Colégio não se manteve, vindo a fechar. Hoje o prédio é patrimônio do convento.

Gentílico: esplanadense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Conde em 1702.
    Elevado à categoria de vila com a denominação de Conde. Sede na localidade de Conde. Instalada em 17-12-1806.
    Pela Lei Provincial nº 2359, de 01-08-1882, foi criado o Distrito de Palame e anexado a Vila de Conde.
    Pela Lei Estadual nº 889, de 10-06-1912, é extinto o Município de Conde passando à condição de distrito do Município de Arraial de Esplanada.
    Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1—IX-1920, o município é constituído do distrito sede.
    Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Arraial de Esplanada, pela Lei Estadual nº 1525, de 19-08-1921.
    Pelo Decreto nº 7455, de 23-06-1931, o Município de Arraial de Esplanada passou a chamar-se Esplanada.
    Pelo Decreto nº 7479, de 08-07-1931, o Município de Esplanada adquiriu o território do extinto Município de Conde.
    Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: Esplanada, Conde e Palame.
    Pelo Decreto nº 9662, de 10-08-1935, desmembra do Município de Esplanada o Distrito Conde. Elevado novamente à categoria de município.
    Pelo Decreto 9673, de 13-08-1935, o Município de Esplanada adquiriu do extinto Município de Vila Rica.
    Em divisões territoriais datadas 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 4 distritos: Esplanada, Dona Bela, Cajueiro e Palame.
    Pelo Decreto Estadual nº 11089, de 30-11-1938, é extinto o Distrito de Dona Bela, sendo seu território anexado ao Distrito Cajueiro, do Município de Esplanada.
    No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Esplanada, Cajueiro e Palame.
    Pelo decreto-Lei estadual nº 141, de 31-12-1943, o Distrito de Cajueiro passou a denominar-se Acajutiba.
    No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Esplanada, Acajutiba (ex-Cajueiro) e Palame.
    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
    Pelo Decreto-Lei Estadual nº 505, de 26-11-1952, o distrito de Acajutiba foi desmembrado do Município de Esplanada. Elevado à categoria de município.
    Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Esplanada e Palame.
    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1997.
    Pela Lei Municipal nº 439, de 05-12-1999, foi criado o Distrito de São José do Mucambo e anexado ao Município de Esplanada.
    Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Esplanada, Palame e São José do Mucambo.
    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Municipal

Arraial de Esplanada para Esplanada, alterado pelo Decreto nº 7455, de 33-06-1931.
    Fonte
    Confederação Nacional de Municípios; IBGE

Data de Ingresso
    May 2020

5/417 A cidade da água maravilhosa. Alagoinhas

5/417

Salve Fazedores de Chuva!

Como já falei anteriormente, eu me associei ao GAMG (Grupo de Apoio ao Motociclista e Garupa).
    Esse grupo não é motoclube e nem motogrupo, é tipo uma associação mesmo em prol dos motociclistas e garupas.
    Eles conseguem alguns serviços de oficina, desconto em lojas de peças e acessórios, hospedagens e promovem alguns passeios e viagens para associados e aberto ao público geral. A ideia é ajudar os motociclistas iniciantes que tem medo de pegar estrada sozinhos e se divertir.

A postagem de hoje foi o resultado de um dos passeios informais do GAMG, nesse dia convidei o meu amigo Árlem e nós fizemos 3 prefeituras juntos, começamos por ALAGOINHAS! Fomos tomar um café num restaurante fazenda da Dona Nininha, muito bom por sinal! Foi recentemente inaugurado em Alagoinhas, no caminho pra prefeitura passamos pela ruína da igreja Santo Antonio e batemos foto lá tb! O passeio foi muito bom e registrei em video! Dizem que as melhores cervejas são produzidas lá por conta da qualidade da água, lá é cheio de fábrica de cerveja!

A cidade de Alagoinhas teve seu primeiro povoamento nos fins do século XVIII, quando um padre português fundou uma capela no território e, daí, começou a prosperar uma vila. Em virtude da chegada de imigrantes e da passagem da estrada de Boiadas, acesso para o norte e para o sertão, foi nomeado por Ruy Barbosa de “Pórtico de Ouro do Sertão Baiano”. Recebeu diversas denominações como Freguesia da Água Fria, Freguesia de Santo Antônio das Lagoinhas e posteriormente Villa de Santo Antônio d’Alagoinhas, então desmembrada da Vila de Inhambupe, quando se tornou um município baiano, independente.

Em torno da Igreja de Santo Antônio foram construídas casas, formando uma povoação. Elevada à categoria de Vila pela Resolução Provincial 442 de 16/06/1852, sendo assim criado o município de Santo Antônio de Alagoinhas. A instalação oficial deu-se em 02/06/1853.

Segundo registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o distrito de Alagoinhas foi criado no dia 15 de outubro de 1816, pertencendo a Inhambupe até 16 de junho de 1852, quando se tornou sede Municipal. A emancipação política de Alagoinhas foi oficializada no dia 2 de julho de 1853, com a posse da primeira Câmara Municipal e do presidente do Conselho, o Coronel José Joaquim Leal.

O nome Alagoinhas originou-se dos rios (Sauípe, Catu, Subaúma, Quiricó), lagoas e córregos existentes na região. Uma das maiores riquezas é a excelência da qualidade da água, que faz parte do aquífero que vai de Dias D’Ávila até Tucano.

POÇO
    O poço de petróleo MG-1-BA foi descoberto em 1964. Gás natural e petróleo começaram a compor, naquele momento, a vida econômica e social de Alagoinhas. Em 1967 já eram mais de 30 poços no Município. A descoberta trouxe a Petrobras para Alagoinhas e, com ela, a ampliação das oportunidades de trabalho e de investimentos.

A Ferrovia e o petróleo contribuíram para o desenvolvimento do comércio. A cidade se voltou para os serviços e virou polo para mais de 30 municípios vizinhos. A localidade cresceu de forma desordenada, sem que houvesse um planejamento que orientasse a infraestrutura e às necessidades da comunidade.

ESTRADA DE FERRO
    Alagoinhas Nova e Velha, uma mesma cidade reorganizada, em 1868, por causa das atividades da Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco. A instalação da ferrovia promoveu um intenso fluxo de produtos e de pessoas, obrigando feirantes e população a mudarem para as proximidades da estação, em função do volume de atividades desenvolvidas no local. Os ferroviários, além de serem trabalhadores que aceleravam o transporte de pessoas e de produtos, também se constituíram em categoria organizada que lutou, em vários momentos, pela conquista e reconhecimento de direitos. A “Greve Ferroviária”, em 1909, com repercussão no Estado e liderada pelo cônego José Alfredo de Araújo, foi exemplo de mobilização vitoriosa da categoria.

Texto retirado do site da prefeitura.

Nome:	         alagmaps.jpg
Tamanho: 	33,6 KB
ID:      	196399

Nome:	         IMAG4127.jpg
Tamanho: 	92,2 KB
ID:      	196400

Nome:	         IMAG4117.jpg
Tamanho: 	83,0 KB
ID:      	196401

Nome:	         IMG-20200725-WA0075.jpg
Tamanho: 	89,9 KB
ID:      	196402

Nome:	         IMG-20200725-WA0077.jpg
Tamanho: 	95,9 KB
ID:      	196403

Nome:	         IMG-20200725-WA0110.jpg
Tamanho: 	56,1 KB
ID:      	196404

Data de Ingresso
    May 2020

18/417 Acajutiba

18/417

Salve, Fazedores de Chuva!

Rapaz, quando saí de Aporá percebi que o meu celular tinha bugado...
    O aparelho não carregava mais, descarregou a bateria com o uso intenso do gps e me deixou na mão... Tive que seguir à moda antiga, seguindo as placas. Fica a lição: Não confiem apenas em um aparelho pra validar as prefeituras.
    A minha sorte foi que resolvi criar um canal no youtube pra registrar a minha aventura e levo comigo uma sport cam, SJ8 Pro, validei as prefeituras com ela. Acontece que eu tava sem celular pra ver o enquadramento das imagens e foi tudo na sorte mesmo... O resultado da foto foi um print da filmagem que fiz, dessa vez eu parei no municipio de ACAJUTIBA!

Nome:	         maps.jpg
Tamanho: 	41,8 KB
ID:      	198142

Nome:	         acajuti.jpg
Tamanho: 	35,0 KB
ID:      	198141

Em 1907 surgiram os trilhos da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, ligando o povoado de Cajueiro à capital do estado, acontecimento que marcou época, trazendo consigo um surto de desenvolvimento para o comércio local.
    O povoado de Cajueiro, pertencente ao Município de Vila Rica, possuía em 1914, apenas 20 casas. Atraídas pela fertilidade das terras, várias famílias se fixaram no povoado,

Em 1937, Cajueiro passou ao domínio de Esplanada, tendo mudado o seu nome para Acajutiba.
    O topônimo é um vocábulo tupi que significa 'o sítio onde há cajus'.

Gentílico: acajutibense

Em 1918, a sede do Município de Vila Rica foi transferida para o arraial de Cajueiro, extinguindo-se o município, em 1931, sendo seu território anexado a Esplanada.

Restaurou-se o município, ainda com o nome de Vila Rica, em 1933, porém, extinto novamente, em 1935, anexando-se seu território ao Município de Conde.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Cajueiro figura no Município de Vila Rica.
    Pelo Decreto Estadual nº 9673, de 13-08-1935, o Município de Vila Rica foi extinto passando o Distrito de Cajueiro a pertencer ao Município de Esplanada.
    Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o Distrito de Cajueiro figura no Município de Esplanada.

Em 1937, o Distrito de Cajueiro passou ao domínio do Município de Esplanada, sendo o seu nome, em virtude do Decreto Estadual nº 12.978, de 1º de junho de 1944, mudado para Acajutiba.

Em 28 de novembro de 1952, pela Lei Estadual nº 505 foi criado o Município de Acajutiba, constituído de distrito único, com sede na vila de mesmo nome e desmembrado do Município de Esplanada.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 11089, de 30-11-1938, o Distrito de Cajueiro adquiriu território do extinto Distrito de Dona Bela do mesmo Município de Esplanada.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o Distrito de Cajueiro figura no
    Município de Esplanada.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 141, de 31-12-1943, o Distrito de Cajueiro passou a denominar-se Acajutiba, confirmado pelo Decreto Estadual nº 12978, de 01-06-1944.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o Distrito de Acajutiba (ex-
    (Cajueiro) figura no Município de Esplanada.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Acajutiba, pela Lei nº 505, de 28-11-1952, desmembrado de Esplanada. Sede no antigo

Distrito de Acajutiba. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1955.
    Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Cajueiro para Acajutiba, alterado pelo Decreto-Lei Estadual nº 141, de 31-12-1943.
    Fonte: Confederação Nacional dos Municípios; IBGE

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem