Página 9 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 7891011 ÚltimoÚltimo
Resultados 81 a 90 de 108
    Data de Ingresso
    May 2020
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.

60/417 Nova Fátima

60/417

Agora já percebo que tá começando a escurecer...
    A pista tava boa, mas tinha muito movimento. Vários carros e carretas pra ultrapassar!
    Seguimos em direção ao ponto C.
    Nova Fátima!

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         JACOBINAMAPS.jpg
Visualizações:	0
Tamanho: 	56,7 KB
ID:      	223188

O local começou a ser povoado nos anos de 1940. Se destacaram duas grandes fazendas pertencentes a família Guimarães. No ano de 1956 passou a ser chamado de Vila de Fátima. Foi transformado em Distrito com a nome de Nova Fátima, pela Lei Estadual nº 4.033, de 14 de maio de 1982, subordinado ao município de Riachão do Jacuípe.

Foi emancipado pela Lei Estadual nº 5.022 de 13 de junho de 1989, desmembrado do Município de Riachão do Jacuípe. Os primeiros Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores foram eleitos em eleição de 15 de novembro de 1989 e tomaram posse de seus respectivos cargos em 1º de janeiro de 1990, com a instalação do município, conforme o art. 12 da Lei Estadual nº 5.183, de 19 de julho de 1989.

Nome:	         IMG_20210216_110215_711.jpg
Tamanho: 	38,2 KB
ID:      	223189
    Última edição por Improta; 06-03-21 às 10:12.

Data de Ingresso
    May 2020
    Eu sou baiano, nascido em Salvador. A terra do axé, da diversidade, do dendê, da arte, da história e da folia! A terra da nossa gente boa.

61/417 Gavião

61/417

Eram quase 18 hrs e ainda faltavam 2 municípios. Segui reto até o Ponto D.

Gavião!

Foi muito fácil achar a prefeitura! Ela fica bem na beira da estrada e é bem sinalizada, não perdi tempo e tirei a minha foto!
    Meu intercomunicador tinha descarregado e o outro deu problema, eu estava sem música nesse momento... Quando puxei o celular pra bater a foto me deparei com 5% de bateria. E agora?

O que decidiria se eu ia chegar em Jacobina hoje era a bateria do meu celular, até porque faltava Capim Grosso antes... Eu não ia deixar um município só pra trás e nem ia voltar lá pra bater essa foto no outro dia.
    O ideal seria, se eu não conseguisse validar Capim Grosso, dormir por lá pra validar no outro dia e seguir pra Jacobina. Coloquei o celular em modo Economia Extrema e segui!

ID:      	223190

Pouco se sabe sobre a origem de Gavião...

Conta-se que em 1812 passava por aqui um rico viajante com destino a Feira de Santana. Diz-se que este, parou para descansar, pois sua filha ficara doente durante a viagem.

Acamparam então próximo a um rio de águas claras límpidas notadamente, com uma grande variedade de peixes(Rio Jacuípe). A caatinga era rica e exuberante pela diversidade de animais silvestres.

Como sua filha recuperava-se lentamente, começou a construir uma casa perto de uma grande quixabeira logo começou a observar que uma grande quantidade de gaviões ali se aninhava para dormir. Por este motivo, denominou aquele local de Fazenda Gavião.

Entretanto, a moça não sarava da enfermidade, seu pai, que era muito católico, orou a Deus e prometeu que se sua filha se recuperasse, ele ali construiria uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição.

Assim sendo, seu pedido foi atendido e ele fielmente construiu uma capela e porque havia gostado da região, comprou uma posse de terra e construiu nela uma casa.

Este homem se chamava José Inácio, era viúvo e sua filha era Sinhazinha. Com a construção da capela, outras casas começaram a ser construidas e assim, formou-se a vila de Gavião.

Foi criado como Distrito, com o nome de Gavião no ano de 1933, no município de Riachão do Jacuípe. Teve sua emancipação político-administrativa através da Lei Estadual nº 4.410, de 19 de março de 1985, desmembrado do mesmo município de Riachão do Jacuípe. Os primeiros Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores foram eleitos em eleição de 15 de novembro de 1985 e tomaram posse de seus respectivos cargos em 1º de janeiro de 1986, com a instalação do município.

Nome:	         IMG_20210216_110218_228.jpg
Tamanho: 	37,9 KB
ID:      	223191
    Última edição por Improta; 06-03-21 às 10:12.

Data de Ingresso
    May 2020

62/417 Capim Grosso

62/417

Finalmente cheguei no ponto E!
    Capim Grosso!

O município é bem estruturado, muito melhor do que eu imaginava! A cidade é em um cruzamento entre as Br's 324 e 407.
    Parei em um posto de gasolina pra abastecer e perguntei ao frentista como fazia pra encontrar a prefeitura. Ele me explicou direitinho e não era muito longe, aproveitei que estava parado e fui checar o meu celular... Eu estava com 3% de bateria!!
    Adiantei meu lado!!! Até porque estava cada vez mais escuro e eu vi uma placa que faltavam 62 km até Jacobina, aproveitei pra perguntar ao frentista como estava a estrada até lá, fui informado de que tinham recentemente ajeitado a rodovia. Meti o pé!!

ID:      	223192

Capim Grosso tem sua historia fundamentada pela passagem de bandeirantes que cruzavam a região em busca de lugares nos quais pudessem explorar dos recursos minerais e naturais, como é o caso de Jacobina, cidade cuja rota de chegada, obriga os transeuntes vindos do Leste a passarem por Capim Grosso. As primeiras aglomerações de pessoas em Capim Grosso tiveram inicio na década de quarenta quando a família do Senhor Zózimo Amância de Araujo e sua esposa a Sra. Ursulina (o Capitão) decidem construir a primeira casa, acoplada a uma casa de farinha, nas proximidades de uma lagoa na qual havia um capim de folhas grossas, cuja aparência é de JUNCO, ali se intitulou FAZENDA CAPIM GROSSO. O local da referida fazenda é hoje uma avenida movimentada e comercial, a Avenida Senhor do Bonfim.

O pequeno vilarejo passou a ser ponto de parada obrigatória para todos os veículos que trafegavam cortando estas duas importantes estradas o que fez com que milhares de pessoas se interessassem e povoassem o lugar.

Por volta de 1940, a cidade recebe a primeira escola, a Escola Paroquial trazida por um padre austríaco chamado Alfredo Maria Haasler, missionário cisterciense que elege a região de Jacobina para atuar e tem como metas de seu sacerdócio a educação e a assistência à saúde.

No ano de 1984, Capim Grosso tem sua emancipação declarada pelo Sr. Carlos Alberto Pires Daltro (Dr. Carlito ou Carlitão) que, à época prefeito de Jacobina, promulga e realiza o plebiscito público pela emancipação do já distrito de Capim Grosso. O povo em euforia por tornar capim grosso território independente da velha mãe, como assim se chamava a cidade de Jacobina, escolhe pela emancipação do distrito. Em 09 de Maio de 1985, Capim Grosso é declarada cidade de fato e realiza a sua primeira eleição, elegendo o Sr. Cesiano Carlos do Nascimento, como primeiro prefeito da cidade.

Nome:	         IMG_20210216_110220_716.jpg
Tamanho: 	29,5 KB
ID:      	223193
    Última edição por Improta; 06-03-21 às 10:13.

Data de Ingresso
    May 2020

63/417 Jacobina

63/417

Realmente a pista estava muito boa de Capim Grosso até Jacobina. Foram 62 km.
    Eu só não entendi uma coisa, parece que dividiram o serviço de pavimentação da rodovia entre duas concessionárias...
    Não sei se a rodovia alterna entre BR-324 e outra rodovia em alguns trechos, mas tinham partes bem asfaltadas e bem sinalizadas e outras partes bem asfaltadas e sem sinalização horizontal nenhuma. Perigoso de conduzir a noite e perder a referência da pista, acabei indo em um ritmo mais suave e fui sendo balizado por um carro em minha frente... Desenhando todas as curvas.

Entrei em Jacobina por um bairro chamado Bananeira, tinha um mirante com o nome da cidade e a entrada é por uma ponte estreita e muito bonita!
    Não parei pra tirar foto porque eu tava com 2% de bateria, eu dei prioridade em encontrar um hotel bem localizado pra tomar um banho, comer e beber uma cerveja gelada. Afinal foram quase 500 km tensos em umas 10 hrs de viagens.

O que importa é que eu estava no destino final, no ponto F.
    Eu estava em Jacobina!

ID:      	223221

Parei em um posto de gasolina e perguntei ao frentista qual era o bairro mais badalado, o bar com a cerveja mais gelada da cidade. Ele me indicou o Bairro Missão. Meti o pé pra lá!

No caminho pra Missão adivinhem o que eu achei sem nem estar procurando?
    Sim, achei a prefeitura! kkkk
    E bati minha foto com meus 2% de bateria e caí fora pro hotel.

Nome:	         IMG_20210227_124059_276.jpg
Tamanho: 	53,0 KB
ID:      	223223

Nome:	         IMG_20210216_110223_433.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	33,6 KB
ID:      	223222

Certamente eu voltarei em Jacobina.

Rodeada por serras, morros, lagos, rios, fontes e cachoeiras, Jacobina se apresenta como excelente destino para os apreciadores do turismo ecológico. Situada na região norte da Bahia, no extremo norte da Chapada Diamantina, Jacobina fica a 339 quilômetros de Salvador e é também conhecida como Cidade do Ouro, uma herança das minas de ouro que atraíram os bandeirantes paulistas no início do século XVII.

Além das belezas naturais e das minas, Jacobina possui um rico patrimônio histórico-cultural, que pode ser percorrido com auxílio de guias turísticos. O município conta com mais de 600 leitos, distribuídos em 241 apartamentos de 13 hotéis e pousadas.

O principal polo do ecoturismo jacobinense é a vila de Itaitú.

Em princípios do século XVII, a corrida de bandeirantes e portugueses às minas de ouro descobertas em terras do atual município (ao que se sabe, estas minas foram descobertas por Roberto Dias) foi a origem da corrente inicial do devassamento e povoação de Jacobina. A notícia de exploração de minérios fluir ao lugar numerosos contingentes humanos, vindo de recantos longínquos, para aí se aglomerarem, sedentos de ouro fácil. Um dos primeiros a chegar foi Belchior Dias Moreia. Depois dele, por volta de 1652, quando a mineração já ocupava 700 bateias, ali chegou Antônio de Brito Correia e depois os Guedes de Brito, estes acompanhados de muitos colonos e escravos.

Iniciaram-se, também, por essa época, as atividades suplementares de criação de gado e de culturas agrícolas essenciais. À proporção que novas levas de braço chegavam para o garimpo, o arruado a margem do Itapicuru Mirim ia crescendo rapidamente, reunindo população inicial bastante densa e heterogênea.

Entrementes o progresso opulento que emanava das minas adquiria forma e a Coroa promoveu o barulhento arraial à categoria de vila mediante Carta Régia de D. João V, datada de 5 de agosto de 1720. Com o nome de Vila Santo Antônio de Jacobina a nova povoação integrava as freguesias de Santo Antônio de Pambu e Santo Antônio do Urubu. O lugar escolhido para ser sede foi a chamada Missão de Nossa Senhora das Neves do Sahy (atualmente pertencente ao município de Senhor do Bonfim), aldeia indígena fundada por padres franciscanos em 1697. A instalação deu-se em 2 de junho de 1722, em solenidade presidida pelo coronel Pedro Barbosa Leal, na qualidade de representante do Vice-Rei do Brasil, Vasco Fernandes César de Meneses. Por estar situada em lugar distante das minas, a sede da vila foi mudada, em 15 de fevereiro de 1724, da Missão do Sahy para a Missão do Bom Jesus da Glória, outra aldeia de índios, fundada em 1706 também por missionários franciscanos, que tentaram promover a catequese dos paiaiás. Nesse local, edificaram-se a Igreja e o Convento de Bom Jesus da Glória.

A exploração aurífera prosseguia fora do controle oficial e em escala tão crescente que o governo da metrópole, para melhor garantir a arrecadação do seu dízimo, por Provisão do Conselho Ultramarino de 13 de maio de 1726, determinou que o Governador da Província criasse duas casas de fundição, sendo que uma devia instalar-se em Jacobina em 5 de janeiro de 1727 e outra em Minas do Rio de Contas. O resultado foi surpreendente e auspicioso, arrecadando-se, na mina de Jacobina, em apenas dois anos, cerca de 3.841 libras de ouro, não obstante a difícil fiscalização sobre atividade de tal natureza.

A vila de Jacobina estendia-se por cerca de 300 léguas, em terras de propriedade da Casa da Ponte, dos Guedes de Brito, abrangendo desde o Rio de Contas e indo até os limites de Sergipe, incluindo a Cachoeira de Paulo Afonso. As terras onde se encontra atualmente a cidade pertenceram a Antônio Guedes de Brito, Antônio da Silva Pimentel, João Peixoto Veigas e Romão Gramacho Falcão. Em 15 de março de 1837, pela Lei Provincial n.49, o território do município foi acrescido das terras de Mundo Novo, atribuindo-se a José Carlos da Mota o seu primeiro contato com elas.

A partir de 1848, a notícia da descoberta de diamantes na Chapada Diamantina determinou o êxodo de grande número de mineiros, sempre ávidos por novas aventuras. Seguiu-se então prolongada fase de paradeiro, que provocou o declínio das atividades locais, por causa da demora para a elevação da vila à categoria de cidade, o que só ocorreu em 28 de julho de 1880, pela Lei Provincial 2.049, valendo-lhe o título de Agrícola Cidade de Santo Antônio de Jacobina (mais tarde, apenas Jacobina). Sua instalação ocorreu a 11 de janeiro de 1893, no governo de Joaquim Manoel Rodrigues Lima.

O primeiro prefeito de Jacobina, Antônio Manoel Alves de Mesquita, tomou posse em 1893. Foi procedido na chefia do executivo, por junta de cinco membros nomeados pelo Governador, que administrou o município durante o período 1890/92.

Finamente, como fato histórico importante, sobressai-se a atitude da Câmara Municipal, que, reunida extraordinariamente em 21 de outubro de 1822, prestou solidariedade e fidelidade ao Príncipe Regente, por ocasião da Proclamação da Independência.

O distrito de Jacobina foi criado em 1720 e o Município a 24 de junho de 1722. A criação da freguesia somente se verificou em 1752. A sede municipal foi elevada à categoria de cidade pela Lei provincial n.º 2.049, de 28 de julho de 1880, com o título de "Agrícola Cidade de Santo Antônio de Jacobina".
    Última edição por Improta; 06-03-21 às 10:13.

Data de Ingresso
    May 2020

64/417 Mirangaba

64/417

Salve, Fazedores de Chuva!

Partiremos para terceira etapa da viagem.
    Houve uma mudança no roteiro. Era um dia de Sábado.
    A ideia inicial era ir até Campo Formoso encontrar Cleilton, validar os municípios da região e dormir por lá para no domingo pra irmos até Nordestina para a Motofeijoada que ia rolar lá. Porém, enquanto eu bebia minha Stella Artois em Jacobina ele me disse que não estava em Campo Formoso e que dormiria em Petrolina-PE, ele estava na casa de uns amigos comemorando aniversário de alguém por lá. O combinado não era esse, por esse motivo eu nem aceitei o convite que ele me fez de ir pra farra lá, até porque eu ia honrar a minha palavra de ir pra Motofeijoada no outro dia. Eu conheço a peça e sei que no outro dia ele estaria indisposto pra seguir viagem cedo e isso atrapalharia toda a programação do resto da viagem. Decidi então pernoitar no município de Senhor do Bomfim.

A rota saindo de Jacobina ficou:
    Mirangaba
    Caém
    Caldeirão Grande
    Saúde
    Pindobaçu
    Antônio Gonçalves
    Campo Formoso
    Jaguarari
    Senhor do Bomfim

Nome:	         Screenshot_20210301-202206_Maps.jpg
Tamanho: 	53,5 KB
ID:      	223510

Então daremos início a terceira etapa indo até o município de Mirangaba!

Como eu já não tinha o compromisso de encontrar com Cleilton, decidi antes de sair de Jacobina visitar alguma cachoeira que fosse caminho da minha rota.
    Mandei mensagem pra minha amiga Rafa que apesar de morar em Salvador é de lá da região, perguntando qual era a melhor cachoeira pra ir em questão de facilidade de acesso e qualidade também... Mostrei pra ela rota que ia fazer e ela me indicou ir até a Cachoeira dos Alves, ela me disse que tinha um "acesso por trás" que dava pra chegar bem pertinho da cachoeira de carro/moto e era caminho pra Mirangaba. Pesquisei e decidi seguir o conselho! Vamo nessa!

Tive uma boa noite de sono no hotel em que eu estava e esperei até servirem o café da manhã pra depois "partir a mil", como dizemos aqui na Bahia hehehe

"Já comi, já bebi.. O que é que eu tô fazendo aqui?"

Vamo simbora pra Mirangaba!! Ponto B

Nome:	         IMAG5153.jpg
Tamanho: 	62,4 KB
ID:      	223513
    Valeu, Jacobina!!

Fui primeiro em Mirangaba pra depois passar na cachoeira.

A história do município tem inicio entre os anos de 1889 a 1900, ao chegarem à região, denominada Fazenda Campo Grande - área de matas -, os primeiros povoadores, procedentes das localidades de Lagoa do Meio e de Casa Nova (município de Jacobina), atraídos pela fertilidade das terras propícias à agricultura e pecuária. Os primeiros desbravadores foram: Manoel Ferreira da Cruz (vulgo Manoel de Bezinha), Francisco Ferreira da Cruz (vulgo Chico Zoião) e João Fumaça. Instalaram-se na região para criar gado bovino. Foram eles que deram início ao surgimento do povoado no ano de 1902, com a construção das primeiras casas. Nos anos de 1902 a 1905 foi erguida uma Capelinha. A localidade passou a ser denominado “povoado de Alferes”.

Nos anos de 1904 a 1905, chegaram para fixar residência no então Povoado de Alferes os senhores José Joaquim de Carvalho, Joaquim Valois Coutinho, Antônio Pereira e Bernardo Teixeira, procedentes dos municípios de Jacobina e Saúde. Nos anos de 1906 a 1907, conseguiu, através do Intendente do município de Saúde, Sr. Agérico Moraes, a construção de um “Barracão”. A partir desta época, o povoado de Alferes, já em franco desenvolvimento, passou a denominar-se Riachuelo. Para alguns dos velhos moradores, a nova denominação foi inspirada na Batalha Naval de Riachuelo, devido às constantes brigas existentes no local, motivados pela posse de terras e posições políticas. Sabe-se, por exemplo, que todos os grandes fazendeiros possuíam “jagunços” para resolverem os seus problemas “na base da bala e do punhal”. O nome Riachuelo pode também ter sido inspirado na existência de um riacho que cortava o centro do povoado.

As hostilidades por decisões de mando eram notórias, principalmente entre as famílias de Bernardo Teixeira contra as de Joaquim Valois Coutinho e Antonio Pereira de Miranda. Segundo se afirma Bernardo Teixeira mandava seus jagunços atirarem nas portas das residências a fim de amedrontar os seus moradores. A partir daí, começou a decadência do povoado, pois as famílias emigravam. A localidade só retornou o seu desenvolvimento, após a eleição do Sr. José Joaquim de Carvalho para Intendente do município de Saúde.

O povoado de Riachuelo foi elevado à categoria de Vila, em 05 de agosto de 1923, tomando como base a data de criação do Cartório do Registro Civil de Pessoas Naturais. O distrito foi desmembrado de Saúde pelo Decreto-lei nº. 141, de 31 de dezembro de 1943, mudando a denominação para Mirangaba. Através da Lei nº. 1959 de 24 de novembro de 1961, criou-se o Município de Mirangaba, constituído dos Distritos de Taquarendi, Nuguaçu e Paulo Souto (Canabrava). Sua instalação se deu em 01 de fevereiro de 1963.

A população do município ainda é predominantemente rural, apesar do acelerado crescimento urbano, portanto predominando a agropecuária como eixo da economia. Predomina entre os produtores a atividade mista: agricultura e pecuária de reduzido número de animais, devido ao tipo de estrutura fundiária.

A produção agrícola tem como principais produtos a banana, mandioca, sisal, tomate, cenoura, feijão, melancia, cebola, manga, alho, pimenta e outros.

Na pecuária existe predomínio da criação de bovino. A caprino-ovinocultura é uma atividade em expansão, principalmente, entre pequenos e médios proprietários. Os suínos são por sua vez, criações de quintal. O rebanho eqüino e muar ainda é significativo, mas sua tendência é a diminuição e se constitui em animais de trabalho.

Surge agora um grande potencial econômico no município, onde empresas do setor de energia eólica estão implantando uns dos maiores parques eólicos do mundo. Com esse crescimento o Mirangaba vai gerar milhares de frentes de trabalho e gradativamente empregos diretos e indiretos.

Embora não se apresentem dados sobre a criação de aves, estas são de grande importância para a economia familiar nas pequenas propriedades, inclusive na área urbana, tanto para o auto consumo quanto para a comercialização no varejo.

Apesar de não aparecerem nos dados oficiais, a mineração e o garimpo são atividades importantes. Estão localizadas jazidas de esmeraldas. Sendo também importante a extração de quartzo verde, quartzo rosa, bem como granito e cristais. Sendo o produto extraído das jazidas exportado, nenhuma atividade de transformação desses minerais é realizada no município. As empresas Exotic, Granasa e R. Amorim exploram o quartzo verde.

O comércio varejista é composto de supermercados, bares, farmácia, loja de material de construção, confecções, variedades, açougues etc.

Nome:	         IMG_20210216_110230_163.jpg
Tamanho: 	53,3 KB
ID:      	223514

Validado!
    Antes de subirmos até Caém, eu parei em um posto de gasolina e perguntei como chegava na Cachoeira dos Alves. Me deram as coordenadas e eu meti o pé!

Nome:	         IMAG5148.jpg
Tamanho: 	72,9 KB
ID:      	223515

Nome:	         IMAG5144.jpg
Tamanho: 	70,0 KB
ID:      	223516

Rodei alguns kms no off e cheguei até o Bar do Pedro, já na Cachoeira dos Alves!!

Nome:	         IMAG5149.jpg
Tamanho: 	99,5 KB
ID:      	223517

Lógico que eu tomei um banho pra Purificar a alma e dei uns pulos das pedras...
    Após passar um tempo lá, voltei no Bar do Pedro onde eu tinha deixado a minha moto.
    Pedro falou que passou por mim em Mirangaba e perguntou qual era o meu destino, falei sobre o desafio e compartilhei a minha rota.
    Para minha surpresa a esposa do Pedro era do próximo município que eu ia, Caém. Pedro falou que a estrada estava horrível e tinha uma boa parte que estava em obras, me aconselhou não sair muito tarde porque eu ia perder tempo nesse percurso, até porque tinha muito "Pare e Siga" por conta das obras. Bebi uma água de coco e segui o conselho do brother. Meti o pé até Caém, que será o próximo município! Vamo Nessa!
    Última edição por Improta; 06-03-21 às 10:14.

Data de Ingresso
    May 2020

65/417 Caém

65/417

Sim, a pista estava muito ruim!
    Complicado pra que estava de carro, mas pra quem foi de moto era mais fácil de andar.
    Subi a BA-131 em direção a Caém! Ponto C

ID:      	224387

Não tenho muito o que falar de Caém, apenas que é microregião de Jacobina.

Nome:	         IMG_20210216_110232_488.jpg
Tamanho: 	38,6 KB
ID:      	224388
    Última edição por Improta; 06-03-21 às 10:14.

Data de Ingresso
    May 2020

66/417 Caldeirão Grande

66/417

Subindo a BA-131 deparei com obras na pista bem na saída para a BA-375. Placas de "siga e pare".
    eu entrei para a 375 e fui validar o município de Caldeirão Grande! Ponto D
    microregião de Jacobina também e muito quente por sinal!

ID:      	224389

O prédio da prefeitura é o mesmo que o da biblioteca da cidade e estava passando por umas reformas.

Nome:	         IMG_20210216_110236_396.jpg
Tamanho: 	31,1 KB
ID:      	224390
    Última edição por Improta; 06-03-21 às 10:15.

Data de Ingresso
    May 2020

67/417 Saúde

67/417

Saí de Caldeirão Grande e voltei para a BA-131.
    A pista estava horrível, mas consegui chegar de boa no município de Saúde! Ponto E

ID:      	224391

A história da cidade remonta a primitivos assentamentos bandeirantes erguidos em uma área habitada originalmente por índios da tribo dos Paiaíás. Esses assentamentos converteram-se mais tarde em um povoado sob administração de Jacobina, denominado Arraial de Nossa Senhora da Saúde. O nome 'Saúde' deveu-se ao fato de que a região onde se ergueram os primeiros assentamentos era considerada benéfica para a saúde dos que ali pernoitavam. Em 1914, Saúde foi alçada à categoria de vila. Essa situação perdurou até 1931, quando perdeu a autonomia, assim permanecendo até 1933, quando obteve definitivamente a emancipação como município.

Distante 353 km da capital do Estado, Salvador, e a ela conectada por via rodoviária, Saúde está situada numa região de relevo montanhoso. A sede do município possui uma altitude de 542 m e está localizada ao pé da serra de Santa Cruz. Os principais rios da região são o Paiaiá, o Rio das Pedras e o Itapicuru, que separa Saúde do município de Pindobaçu, ao norte. Os principais distritos do município de Saúde são Genipapo e Paulista.

A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Saúde, cuja festa anual é comemorada no dia 8 de setembro. Há diversas manifestações populares durante as festas juninas, especialmente no São João.

Nome:	         IMG_20210216_110238_904.jpg
Tamanho: 	57,1 KB
ID:      	224392
    Última edição por Improta; 06-03-21 às 10:15.

Data de Ingresso
    May 2020

68/417 Pindobaçu

68/417

Até chegar em Pindobaçu a estrada foi ficando menos pior. Ponto F

ID:      	224393

O território que hoje integra o Município de Pindobaçu fazia parte do Município de Campo Formoso. Surgiu de um pouso de tropeiros, local em que os viajantes das tropas de animais de carga paravam para descansar.
    Transformado em povoado com o nome de Lamarão, posteriormente modificado para Pindobaçu, que significa Palmeira Grande, foi criado o distrito pela lei estadual nº 2.041, de 21 de agosto de 1927, e elevado à categoria de vila pelo decreto lei estadual nº 10.724, de 30 de março de 1938.
    A povoação permaneceu com o nome de Lamarão até o ano de 1914, ano em que foi inaugurada a estação ferroviária de Pindobaçu. A mudança do nome do lugar tem uma explicação muito curiosa. Quando o prédio da estação ficou pronto o nome da localidade deveria ser colocado em seu frontispício, mas os engenheiros da Leste Brasileira acharam que o nome de Lamarão era muito feio para batizar aquele prédio novo e bonito. Decidiram então consultar os moradores acerca de uma possível mudança quanto ao nome da localidade. A consulta foi realizada na residência de Emílio Hilarião. Os moradores consentiram com a mudança, mas não sabiam qual seria o novo nome. Ocorreu que dentre os engenheiros da Leste Brasileira havia um que era estudioso do idioma tupy-guarany, o qual explanou aos presentes que devido a abundância de palmeiras de babaçu naquela região ele propunha que o lugar deveria passar a se chamar Pindobassu, o que no idioma tupy que dizer 'palmeira alta'. A aceitação foi geral. E como a origem do nome era tupy o mesmo foi grafado com dois ss, tendo a ortografia posterior substituído os dois ss pelo ç como é grafado atualmente.

A prefeitura da cidade fica no mesmo prédio do Banco do Brasil, um andar acima.

Nome:	         IMG_20210216_110241_518.jpg
Tamanho: 	31,7 KB
ID:      	224394
    Última edição por Improta; 06-03-21 às 10:16.

Data de Ingresso
    May 2020

69/417 Antônio Gonçalves

69/417

Saindo de Pindobaçu a pista já estava boa até o próximo município que seria Antônio Gonçalves! Ponto G

ID:      	224395

A região era primitivamente habitada pelos índios paiaiá, tendo a colonização sido iniciada no final do século XIX com a chegada de famílias que constituíram a Fazenda Pau Ferro, formando mais tarde o povoado com o mesmo nome.
    Em 1916, foi inaugurada a estação ferroviária na propriedade denominada Frade. Para tal local, os moradores de Pau Ferro e outros lugares foram se transferindo, tendo sido o nome mudado para Itinga, que na língua indígena significa 'água branca', nome do rio de águas transparentes existentes no território.
    Elevada à condição de distrito, foi denominada Itinga da Serra. Em 1962, tornado município, alterou-se o topônimo para Antônio Gonçalves, em homenagem ao profissional médico que militou muitos anos na região.

Nome:	         IMG_20210216_110246_225.jpg
Tamanho: 	45,4 KB
ID:      	224396
    Última edição por Improta; 06-03-21 às 10:16.

Página 9 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 7891011 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem