52/417
Segundo pernoite!
Sim, cheguei em Serrinha! Ponto H
Era dia ainda e tratava-se de um Quinta-feira!
Quinta do Motociclista.
Eu tava em contato com a amiga de Juca que é de Serrinha e que me recepcionaria, porém ela ainda estava trabalhando.
Ela me indicou uma pousada que ficava na praça mais movimentada da cidade, então eu cheguei na cidade e validei logo a prefeitura.
Após a validação eu fui me acomodar na pousada e postar as fotos das prefeituras no meu instagram pra me lembrar qual prefeitura era de onde kkkk
E por falar nisso, me sigaaam!! @edgarimprota https://www.instagram.com/edgarimprota/
Eu tava sempre em contato com o meu amigo FC Bertoni que me indicou depois o uso do app Timestamp! Muito bom! Já sai a localização na foto com as coordenadas! Bertoni me ensinou como baixar partes do mapa offline tb e me ajudou bastante, mas eu quis ir postando no instagram para meus amigos acompanharem também... Foi legal porque eu passei por interiores que tinham gente de lá no meu insta, recebi várias dicas de lugares pra ir!
O encontro de moto tava marcado para 19:30 hrs e Vanessa Morena saía do trabalho às 18 hrs.
Ela passou na pousada em que eu estava e me levou pra um dos bares que ficava perto da pousada.
Conheci ela pessoalmente, tomamos umas cervejas e depois fomos pra o encontro onde conheci muita gente de Serrinha e região.
Trocamos experiências e recebi muitas dicas de rotas até os municípios que eu faria no dia seguinte! Foi muito top e parecia que já nos conhecíamos a muito tempo! Motociclismo é isso! Obrigado a todos de Serrinha e região pela receptividade! TMJ!
Ahhh! Estavam todos cientes da Motofeijoada que ia rolar em Nordestina e a galera de lá também ia!
Achei massa! Eu já tinha combinado de encontrar a galera de Alagoinhas e agora eu também ia rever a galera de Serrinha no Domingo!! TOP!
A região onde se localiza o município de Serrinha inicialmente era habitada por remanescentes da tribo indígena Biritingas, quando no início do século XVII, os colonizadores portugueses abriram a estrada das boiadas que ligava a capital da colônia ao alto sertão do São Francisco.
Em 1716, o local onde fica a cidade era um logradouro da fazenda Tamboatá, pertencente aos herdeiros do fidalgo Miguel de Saldanha. Em 1723, Joana Guedes e seu esposo, João Mascarenhas, venderam a propriedade ao português Bernardo da Silva. A sede da fazenda foi então transferida pare as adjacências de uma pequena serra, passando, dai em diante, a ser conhecida como Serrinha pelos comerciantes de gados e tropeiros que se destinavam ao rio São Francisco. O local tinha a finalidade de criar gado e servir de local de descanso de homens e animais. No período possuía dez casas de telha.
Com o falecimento de Bernardo da Silva, seus herdeiros doaram um pedaço de terra a Santana, em nome da qual foi erguida uma capela (concluída em 1780), tornando-se freguesia em 1838. Surgiu o Município em 1876, após tornar-se centro comercial e agropecuário, recebeu foros de cidade. Foi desmembrado da Vila da Purificação dos Campos (Irará).
A história da cidade pode ser dividida em 3 períodos: o primeiro, entre 1612 e 1891 quando a estrada das Boiadas foi criada; o segundo, após 1890 até 1969, quando Serrinha é elevada a cidade; e o terceiro, quando a cidade se expandiu até os dias de hoje.
Em 1º de junho de 1838, a lei nº 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arcebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Pela Lei Provincial nº 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado à categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado da Vila da Purificação dos Campos, sendo instalado a 11 de janeiro de 1877. A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 4 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha. A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891, segundo consta da Ata do Conselho Municipal de Serrinha do referido dia.
![]()