Opa, boa noite a todos, meu nome é Tito, atualmente moro em Colatina - ES e sou membro do Lêmures Moto Grupo, onde por meio do presidente do moto grupo(Matheus Jagi) eu conheci o desafio, ele comentou que um grande amigo nosso (Roger Bonatto) havia apresentado o desafio a ele o desafio, então resolvi começar com o intuito de obter novas experiencias no motociclismo e conhecer novos lugares, além de crescer como pessoa e como motociclista, registrando que estou no desafio com minha atual moto, uma CBX250 twister 2007.
A primeira viagem ocorreu no dia 03/05/2020 por volta das 07:00 onde tínhamos por objetivo um bate e volta de colatina até Barra de São Francisco. Começamos a cidade de São Domingos do Norte, onde tivemos dúvidas de onde ficava a prefeitura pois não havia placa(na prefeitura), e pra chegar na prefeitura era Rípio, mas após conferirmos outras fotos neste fórum confirmamos e registramos as fotos, logo após isso tomamos um bom e reforçado café em uma padaria da cidade onde fomos muito bem atendidos!
Saindo de São Domingos seguimos para Águia Branca onde sem dificuldades achamos a prefeitura, tiramos as fotos e partimos logo para a próxima cidade, o terceiro município por onde passamos foi Barra de São Francisco, onde a prefeitura é no meio da rua/avenida principal que corta a cidade, e apesar de ser um prédio de esquina tinham placas bem posicionadas indicando a localização. Como ainda estava cedo, era por volta das 11 horas e Barra de São francisco era nosso destino, nós resolvemos dar uma esticada maior, então seguimos viagem até a próxima cidade, Água Doce do Norte, onde tiramos a foto e a fome apertou, mesmo assim seguimos em frente e partimos para Ecoporanga, chegando em Ecoporanga registramos mais uma foto e perguntamos pra um rapaz onde tinha um lugar para almoçar pois estávamos com muita fome e por sorte o rapaz era funcionário de um Hotel que estava com restaurante aberto, no restaurante fomos muito bem atendidos, tinha uma comida excelente e inclusive o tão famigerado churrasco. Após o almoço resolvemos voltar para Colatina passando por uma rota diferente de onde viemos, para passar por mais cidades, logo na saída de Ecoporanga vivenciamos uma cena infeliz onde um rapaz, morador de Ecoporanga, veio nos "Chamar atenção" por estarmos viajando em época de pandemia, e alegando que a cidade dele não tem suporte para a doença, etc, e nem nos deu chance de conversa ou defesa, simplesmente foi muito arrogante e deselegante mesmo que a gente tenha tomado todos os cuidados, usado máscara, levado e feito uso do álcool em Gel e o mesmo não estava com o mínimo de cuidado pois não usava máscara, enfim, esses episódios acontecem, bola pra frente. Ainda na saída de Ecoporanga um cachorro se soltou da corrente em sua casa na beira da estrada e avançou nas motos, entrando na frente da CBR do Jagi, por sorte ninguém se machucou, exceto o cachorro que veio a falecer, apesar do susto ficamos bem abalados pois não tivemos culpa e nem como desviar do mesmo, e de danos só um ou dois parafusos da carenagem que por sorte tínhamos levado junto com as ferramentas, então rapidamente fizemos o reparo e partimos para a próxima cidade que foi Vila Pavão onde a cidade estava com algumas ruas em reforma e tivemos que dar algumas voltas a mais do que o normal para chegar a prefeitura, de lá passamos por Nova Venécia onde já estávamos cansados, principalmente pela tensão do susto pelo acontecido, então apenas tiramos as fotos e partimos rumo a São Gabriel da Palha onde tiramos a foto e tomamos um bom sorvete enquanto descansávamos um pouco, depois passamos novamente por São Domingos e chegamos a Colatina sãos e a salvos.
Gostaria de agradecer ao Jagi que não só me apresentou o desafio do VFC, como por ter me apresentado esse mundo do motociclismo, gostaria tambem de agradecer aos meus amigos de estrada, especialmente os desse passeio, Tio Tinelli/Tia Giovanna, Breno e Jagi/Iara, cada viagem com vocês é um aprendizado novo e especial, que venham mais sempre.
Apesar de você já ter iniciado o desafio, seguem algumas informações e recomendações importantes:
Bem vindo (a) ao TFC – Território Fazedores de Chuva
Importante: anote seu login e senha, pois certamente irá precisar deles no futuro.
Não fazemos distinção entre piloto e garupa, todos são motociclistas e, cumprindo as regras, ambos serão certificados.
Como já tem seu registro, temos detalhes do mesmo para agilizar seu entendimento.
Na parte superior existem “abas” com as seguintes palavras e seus respectivos conteúdos a saber:
Forum – aqui estão as demais abas numa sequência vertical e mostra ao seu lado direito o último tópico em que houve um post.
Shop - loja virtual onde podem ser adquiridos produtos originais FC.
O Sonho – local onde o Fazedor de Chuva (FC) deve postar seus planos e desejos, só deve abrir um novo tópico APÓS ler suas respectivas regras. Por favor, inicie suas narrativas sempre pelo O Sonho, mesmo que já tenha iniciado e tenha foto já cumprindo o desafio. Iremos mover seu tópico para o Almas Inquietas assim que postar a primeira foto.
Almas Inquietas – local definitivo para os tópicos após o desafio ter sido iniciado com a postagem de pelo menos uma foto já cumprindo o desfio.
Eventos – local liberado para divulgação de eventos de interesse dos FC´s.
Passaporte – Aqui estão todos os desafios e suas respectivas regras. Leia tudo com muita atenção ANTES de iniciar qualquer desafio, pois somos rigorosos com o cumprimento das regras em respeito aos que já as cumpriram e aos que ainda as cumprirão. Se após a leitura ainda tiver dúvida, não hesite em perguntar. Pode usar o Facebook (Fazedores de Chuva) ou meu What´s App (27-98117.0089), fique à vontade. Não comece um desafio sem ter total conhecimento e entendimento das regras. Elas são diferentes de um desafio para outro. Uma foto que serve para o Valente FC não serve para o Bandeirante FC e vice versa.
Desafios – aqui estão todos os desafios iniciados e seu status atual (“em andamento” ou “concluído”).
Notícias – aba disponível para publicar acontecimentos, avisos, alertas.
Tópicos – São caixas de diálogo com os demais FC´s onde são contadas as histórias dos desafios e onde acontece a interação com os demais FC´s. Deve ser aberto apenas um para cada desafios, mas dentro de um tópico pode conter mais do que um desafio. É importante que coloque o desafio todo dentro de um só tópico, pois se abrir vários, o desafio ao longo do tempo ficará todo dividido e separado dentro do Forum. Para usar o mesmo tópico, basta clicar nele e depois em “+ Responder ao tópico”. NÃO coloque nada no campo “título” quando for responder ao tópico, pois isso faz abrir um novo tópico para o mesmo desafio.
Posts – são publicações dentro de um tópico. Podem conter vídeos, textos e fotos, sendo essas limitadas ao total de 12 por post. Porém, para um mesmo assunto, podem fazer tantos posts quanto desejar, não há limite.
Os tópicos com mais fotos (além das obrigatórias) e mais histórias contadas são os mais visitados, portanto não economizem nas postagens de suas aventuras.
Tendo qualquer dificuldade de postar, entre em contato conosco que estamos sempre disponíveis para ajudar, inclusive com um tutorial de como postar fotos.
Caso fique muito tempo sem postar, seu tópico será gradativamente “empurrado” pra traz em O Sonho ou Almas Inquietas. Não se preocupe, ele estará lá, basta buscar utilizando uma das 3 opções: a) coloque o nome do tópico ou o seu em “pesquisa avançada” e clique na lupa; b) procure na aba Desafios, na página relativa ao seu desafio; c) se ainda não iniciou o desafio, clique em O Sonho e procure página por página até encontrar, se já iniciou faça esse mesmo procedimento em Almas Inquietas.
Como obter uma certificação – o primeiro passo é ler as regras dos desafios, depois escolha um ou mais desafios (pode fazer tantos quantos desejar ao mesmo tempo, inclusive vários estão dentro de outros de forma parcial), iniciar as postagens das fotos obrigatórias (ou outros comprovantes aceitos, vide aba Passaporte), concluir as postagens, aguardar a homologação (que é o que torna válido seu desafio) e depois pode (é facultativo) adquirir o kit de certificação composto pelo Certificado numerado impresso, o adesivo, o patch bordado, a camisa e a insígnia metálica, todos alusivos ao desafio homologado. Tudo isso ao custo unitário de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) já inclusas despesas de envio. Não existe prazo para terminar um desafio.
Somente os itens: Certificado impresso e insígnia metálica NÃO SÃO vendidos separadamente, os demais você pode adquirir e utilizar qualquer tempo, mesmo antes de concluir um desafio. Porém, depois de ter um desafio homologado, o FC poderá comprar mais de uma insígnia metálica do respectivo desafio.
E-mail interno – para melhor interação com os demais FC´s, existe um sistema de e-mail interno no site, só não se consegue pendurar anexos mas todos são avisados de chegada da mensagem que pode ser vista clicando em “Notificações” no topo da página.
Vila Velha – ES, 03 de Junho de 2020.
Gilmar Dessaune
Bom dia, boa tarde e boa noite a todos, fiquei um bom tempo sem atualizar o esse post, então segue uma enxurrada de Posts para atualizar meu desafio.
Bom, pós esse primeiro passeio que relatei, no dia 24/05/2020 fiz meu segundo passei juntamente com meu Padrinho de Moto Grupo e grande amigo Jagi e sua esposa Iara, onde 2 semanas antes tinha me acidentado de forma leve com minha moto, na época uma CBX 250 Twister amarela, e esse passeio foi minha terapia, para voltar a rodar de moto.
Como somos de Colatina, fizemos um pequeno passeio passando por São Roque do Canaã, Santa Teresa, Fundão, Ibiraçu e João Neiva.
Foi um passeio muito divertido e foi como uma terapia para que eu não desanimasse de andar de moto, muito menos desanimasse do motociclismo e do desafio, afinal esse desafio é muito mais sobre autoconhecimento do que sobre montar na moto e rodar, afinal como é o lema do desafio, todos podem fazer, mas poucos o fazem, foi uma viagem curta, de cerca de 180km, mas muito proveitosa, e muito relaxante. Seguem as imagens.
São Roque do Canaã - 09/78
Santa Teresa - 10/78
Fundão - 11/78
Ibiraçu - 12/78
João Neiva - 13/78
Mapa da Viagem
Mapa do desafio até esse Post em sí
Segue o Fio com mais atualizações sobre o desafio.
Nos dias 27 e 28 de Junho de 2020 os até então candidatos a fazedores de chuva do Lemures MotoGrupo resolveram fazer um passeio grande, dividido em 2 dias para completarmos o norte do ES, foi um passeio maravilhoso onde pudemos contar com toda a experiência e conhecimento dos conselheiros do MotoGrupo Giovanna e Tinelli, e alem deles fomos Eu, Jagi, Iara, Breno, Thayanne e Carlos Cesar, irmão da Thayanne, carinhosamente apelidado de menor.
Foi um passeio bem grande onde no primeiro dia rodamos cerca de 443,30 Km e no segundo dia rodamos cerca de 300Km, no primeiro dia passamos por Governado Lindenberg, Rio Bananal, Linhares, Sooretama, Jaguaré, São Mateus, onde paramos pra almoçar em uma churrascaria maravilhosa para encher o buchinho, quando lembrar o nome dela eu edito aqui o post, pois recomendo demais essa churrascaria, Conceição da Barra, Pedro Canário e dormimos em Montanha.
Esse primeiro dia em si foi cheio de aventuras e desafios, desde a prefeitura de Pedro Canário que a calçada em frente estava cheia de coco de cachorro, e fedia muito, até a passagem por Cristal do Norte que eu desconhecia, e justo no momento em que passamos estava tendo uma briga em um bar e um indivíduo sacou uma arma a cerca de 20m do nosso comboio.
No segundo dia subimos para Mucurici e Ponto Belo, depois regressamos passando por Pinheiros, Boa Esperança e Vila Valério.
Seguem as Fotos.
Governador Lindemberg - 14/78
Rio Bananal - 15/78
Linhares (Tanto a prefeitura velha, quanto a prefeitura nova) - 16/78
Sooretama - 17/78
Jaguaré - 18/78
São Mateus - 19/78
Conceição da Barra - 20/78
Pedro Canário - 21/78
Montanha - 22/78
Mucurici - 23/78
Ponto Belo - 24/78
...
Segue um outro post com o restante
No dia 02/08/2020 eu segui para mais um passeio para fazer chuva, e acabei rodando 320km pelo meu querido ES, foi um passeio que começou sem nenhuma pretensão sendo um simples café da manhã em Santa Teresa, mas claro que Giovanna e Tinelli jamais iriam aceitar rodar tão pouco, então sugeriram que rodássemos um pouco mais, e um pouco mais, e um pouco mais, então acabamos fazendo chuva, nesse passeio tivemos novamente a participação do meu grande amigo e irmão de Moto Grupo Breno e sua noiva Thayanne.
Nesse dia fiz as seguintes prefeituras, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Serra e Aracruz.
Foi um passeio maravilhoso mesmo tendo a história de que um cara que quis rodar seguindo nosso comboio simplesmente abandonou o comboio sem falar nada, e quando paramos na Serra para tirar foto ele sumiu, ficamos preocupados, ele não atendeu, e por fim, fomos embora.
Santa Maria de Jetibá - 28/78
Santa Leopoldina - 29/78
Serra - 30/78
Aracruz - 31/78
Última edição por Tito Stauffer; 28-03-23 às 15:40.
No dia 05/08/2020 após trocar o pneu da moto, eu resolvi dar um passeio até Marilândia para tirar a cera do pneu, aproveitar e fazer a prefeitura de lá, nesse passeio contei com a presença do Jagi novamente, foi um passeio curto, mas bem prazeroso, e foi de cerca de 50km
Marilândia - 32/78
Última edição por Tito Stauffer; 28-03-23 às 15:41.
Bom dia, boa tarde e boa noite a todos, atualizando o que tenho de desafio feito até então, no dia 09/08/2020 após uma manhã de trabalho no lugar onde estagiava na época resolvi fazer a partezinha a cima de Colatina que ainda me faltava, que era Pancas, Mantenópolis e Alto Rio Novo, e fiz acompanhado do meu brother Breno Maia, a estrada até Pancas estava horrível, de Pancas a Alto Rio Novo estava razoavelmente boa, e de Alto Rio Novo até Mantenópolis estava bem ruim.
Chegando em Mantenópolis paramos pra tomar um café antes do regresso à Colatina, onde vimos que o nível de óleo da Iron 883 do Breno estava baixo, ou foi o nível do Fluido de freio, não me lembro com precisão, então resolvemos voltar bem tranquilamente, foi um passeio muito divertido mesmo com os empecilhos, e rodamos cerca de 240km nesse dia.
Pancas - 33/78
Alto Rio Novo - 34/78
Mantenópolis - 35/78
Última edição por Tito Stauffer; 28-03-23 às 15:59.
No dia 17/08/2020 resolvemos fazer mais um passeio para fazer chuva, novamente Eu, Giovanna, Tinelli, Breno e Thayanne, esse passeio foi maravilhoso pois eu nunca havia feito a rota do Lagarto, nem visto as belezas de lá, foi novamente um passeio cumprido, cerca de 420km, mas vale cada centímetro de viagem, nesse final de semana Domingos Martins estava cheio de motos e triciclos, parecia até um evento clandestino , mas foi maravilhoso, aproveitamos e no meu caso fiz as prefeituras de Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Domingos Martins e Viana.
Itaguaçu - 36/78
Itarana - 37/78
Laranja da Terra - 38/78
Afonso Cláudio - 39/78 -> Aqui chegamos à metade do desafio (Ihul)
Venda Nova do Imigrante - 40/78
Marechal Floriano - 41/78
Domingos Martins - 42/78
Viana - 43/78
No dia 12/11/2020 após uma manhã estressante no estágio, eu e meu grande amigo Flávio, agora PP do Lêmures Moto Grupo, e também iniciante no desafio, resolvemos dar uma volta de moto e aproveitei pra fazer a cidade de Baixo Guandu que estava pendente, fizemos um passeio saindo de Colatina, passando pelo Acampamento, Itaimbé, Baixo Guandu, e voltamos, foi um passeio curto porem proveitoso, foram 121,30km e infelizmente a foto foi uma selfie, mas pensa numa prefeitura nova e bonita.
Baixo Guandu - 44/78