-
9/295 Capivari de Baixo
Cidade sede da Tractebel, Termoelétrica que é abastecida com carvão mineral extraído em Criciúma e Região Carbonífera, trazida pela Ferrovia Tereza Cristina.
Foi muito legal acompanhar o trem chegando ao seu ponto de descarga do carvão mineral, além de apreciar um pouco do complexo Termoelétrica Jorge Lacerda, que fica ao lado da Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo.
-
Boa noite, imagino que o curso d´água seja o Rio Tubarão, muito lindo.
-
Sim, este é o Rio Tubarão no local onde havia uma ponte e controle de nível da água. deste ponto em diante, rio acima, o curso foi modificado, sendo construída uma reta, vista na foto. Em 1974 ocorreu a grande enchente, pois o rio tinha o desenho de uma serpente pelo meio da cidade de Tubarão, o que gerava constantes alagamentos. Foi uma obra gigantesca, mas que melhorou muito a vida de todos.
-
10/295 Pescaria Brava
A história da colonização de Pescaria Brava remonta a mais de 300 de história, uma das mais antigas da região sul do estado. Localizada nas margens da Lagoa do Imaruí, a pesca é a principal atividade local. Está em construção um belo trapiche sobre a lagoa, valorizando a beleza encantadora do local.
Da BR 101 até a prefeitura do município são 8 km de estrada estreita e com curvas que margeiam a lagoa e a encosta íngreme de verdes matas. E foi em frente a essa prefeitura que fizemos um lanche (mais uma vez barra de cereal e água).
-
12/295 Imaruí
Município banhado pela Lagoa de mesmo nome, é charmosa e acolhedora, com orla urbanizada com vista para as ilhas fluviais. Este foi o cenário para o lanche da tarde.
-
13/295 Imbituba
Cidade portuária, com muitas praias belíssimas. Entre elas está Itapirubá, praia com relevo privilegiado, especialmente para a avistagem da Baleia Franca, que visita nosso litoral entre os meses de Julho a Novembro. Além do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, tem o Museu das Conchas, com exemplares do mundo todo.
A tarde se encerrou, foto na prefeitura realizada com sucesso, foi hora de retornar com mais 6 municípios no currículo dos Fazedores de Chuva.
-
Roteiro 2:
Jaguaruna, Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava, Laguna, Imaruí, Imbituba e Jaguaruna.
Data: 21/04/2020
Distância: 235 km
Tempo: 11 às 17:30h – 6:30 horas
Veículos: Twisters Sisters
Valentes: Rogerio Marli Klaus
E foi maravilhoso
-
11/295 Laguna
Cidade de grande valor histórico nacional, além das belezas naturais.
Pelo lado oeste Laguna é banhada pela Lagoa do Imaruí, sobre a qual passa a BR 101 através da Ponte Anita Garibaldi com 2,8 km de extensão.
Ao sul de Laguna, a Lagoa adentra ao mar, tendo os molhes da barra como excelente local para ver golfinhos e toninhas, que ajudam os pescadores na captura dos cardumes. A travessia é feita com balsa, sendo uma atração turística local.
E a leste está o Oceano Atlântico, formando belas praias, entre elas a Praia do Farol de Santa Marta, visita imperdível, especialmente para os apreciadores do surf.
No inicio do Centro Histórico está o marco do Tratado de Tordesilhas, demarcando a histórica divisão de terras entre Espanha e Portugal.
Aproveitamos a visita para encher nossas garrafinhas com a água da Fonte da Carioca, que ainda conserva a mesma pavimentação da metade do século XVII.
-
Mais sobre Laguna:
Ponte Anita Garibaldi:

Lagoa do Imaruí:

Fonte da Carioca:

Balsa de travessia do canal que liga a Lagoa do Imaruí ao Oceano Atlântico: (passeio feito com nossa Kombi Cevada)

Farol de Santa Marta:

Marco da linha final do Tratado de Tordesilhas:
-
14/295 Meleiro
Município pequeno e acolhedor. Seu nome é devido as pessoas que extraíam o mel, abundante na área na época de sua colonização por madeireiros, muitos dos quais desistiram em função do elevado número de abelhas.
Foi em Meleiro que tomamos nosso café da manhã: sanduíche de salame e cappuccino quentinho (isso animou muito nosso passeio).
Tags para este Tópico
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum