283/295 Pedras Grandes-SC
Pedras Grandes é um município de imigração italiana, que prosperou com a extração do carvão.
Em meio a vales, rios e montanhas, localiza-se a uma latitude 28º26'09" sul e a uma longitude 49º11'06" oeste, estando a uma altitude de 39 metros. Sua população estimada em 2010 era de 4 107 habitantes. Possui uma área de 153,81 quilômetros quadrados.
Conta com uma população 90% de origem italiana.
A fundação da Colônia Azambuja é o marco inicial da colonização italiana no sul de Santa Catarina. Era o ano de 1877 quando os lombardos pisaram pela primeira vez no solo que iriam colonizar. Um ano mais tarde, houve a expansão da colonização para outros locais, mas Azambuja continuou a ser o maior e principal centro receptor e distribuidor de imigrantes italianos no sul de Santa Catarina até meados da última década do século XIX.
Estação ferroviária da Estrada de Ferro Donna Thereza Christina (EFDTC)
Localizada no vale do rio Tubarão, Pedras Grandes já foi ponto de parada dos tropeiros que faziam a ligação comercial entre os campos de Lages e Tubarão.
Fundada em 28 de abril de 1877, a cidade viveu um período de extremo desenvolvimento depois da descoberta das minas de carvão em Lauro Müller e da construção da Estrada de Ferro Donna Thereza Christina, quando foi erguida no município uma estação ferroviária – depois transformada em Museu da Cultura Italiana.
Pedras Grandes foi elevada a distrito em 1888 e a município em 1961, quando se desmembrou de Tubarão.
![]()
![]()
Nessa cidade e mais precisamente na frente da prefeitura, tive o prazer e a grata satisfação de conhecer dois irmãos (de sangue) Fazedores de Chuva (sem saber que já eram). Quando cheguei na prefeitura estavam esses dois, Felipe e Lucas de Joaçaba-SC registrando a prefeitura com camisetas alusivas ao desafio deles e com a bandeira. De imediato, já falei dos Fazedores de chuva e o VFC, eles já haviam fotografado mais de 100 prefeituras, São jovens aventureiros e que levam barraca e todo o suporte para acampar. Com certeza farão história no TFC.
![]()
![]()
![]()