-
Destemido Pioneiro Valente fazedor de chuva Rondônia.
Depois de um tempo sem rodar vamos para mais um desafio visitar os 52 municípios do Estado de Rondônia, desta vez na companhia do amigo, irmão e companheiro de estrada Carlos Marques. Vamos fazer poeira sim!!
-
Bom dia Fazedor de Chuva,
O melhor da vida é fazer o inusitado, o diferente, sair do status quo e se lançar a desbravar e conhecer mais e mais em todos os sentidos.
Aqui no Território Fazedores de Chuva são muitas opções (vide a aba Passaporte com todos os desafios e suas regras).
Na aba Notícias tem tutorial de como postar fotos aqui no site.
Nossa máxima é: "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...".
Realmente para nós não importa qual moto vai usar, mas sim é que VAI USAR, pois qualquer moto te leva a todos os lugares.
Então é planejar, enrolar o cabo e ser feliz.
Bon voyage!!!!
-
VIAGEM 52 MUNICIPIOS DE RONDONIA
EQUIPE: Carlão e Figueiredo
OBJETIVO: Fazer O Desafio Valente Fazedor de Chuva e voltar para casa em segurança.
DATA DE SAÍDA DA PRIMEIRA VIAGEM: 19/08/2024, às 06:00h.
DATA DE SAÍDA DA SEGUNDA VIAGEM: 27/09/2024, às 06:30h.
LOCAL: Posto Planalto ao lado da FIMCA.
O Desafio.
Saímos de Porto Velho com um planejamento bem definido: dividir a rota em duas etapas (ida e volta). Na ida, percorremos os municípios localizados no lado direito da BR-364 (sentido Cuiabá) e, na volta, visitamos os municípios do lado esquerdo da rodovia. O quadro acima apresenta a sequência dos municípios visitados em cada dia.
Nossa rota foi planejada para avançar sempre que possível e viável, seguindo de um município ao outro em um percurso contínuo. Para isso, tivemos que enfrentar trechos off-road com diferentes tipos de terreno: areia, poaca, pedras, aclives declives acentuados, além de estradas de chão batido, algumas surpreendentemente boas de rodar.
Os principais trechos off-road foram:
Mirante da Serra a Urupá: 48 km (RO-010);
Chupinguaia a Corumbiara: 225 km (RO-370 – Estrada do Boi);
Alto Alegre dos Parecis a Parecis: 37 km (RO-370).
Os demais trechos foram em rodovias pavimentadas, geralmente em boas condições de trafegabilidade. Ao final, percorrendo os 52 municípios do estado de Rondônia, rodamos exatamente 4.540 km, concluindo o desafio proposto com sucesso e muitas histórias para contar.
O que Observamos
A maior parte dos municípios de Rondônia possui uma população relativamente pequena, especialmente os que estão fora do eixo da BR-364. No entanto, a força econômica desses municípios é evidente, sobretudo ao observarmos o comércio local, onde se destacam grandes empresas, principalmente ligadas ao agronegócio.
Em termos socioeconômicos, notamos uma regionalização das atividades produtivas, incluindo a produção de café, o cultivo de cereais, a produção de leite e a criação de gado de corte. Também percebemos o uso crescente de tecnologias nas atividades econômicas, como a irrigação no cultivo de café e o confinamento de gado bovino.
Rondônia possui um potencial turístico imenso, ainda que pouco explorado, com diversas belezas naturais e atrações que merecem ser melhor desenvolvidas para atrair visitantes.
Os Perrengues
De modo geral, a viagem foi tranquila e dentro do planejado. Contudo, como era de se esperar, enfrentamos alguns perrengues, e o mais relevante ocorreu no trecho entre Chupinguaia e Corumbiara, o percurso mais desafiador de toda a rota. Foram mais de 200 km de estrada off-road com muita poaca e pedras, sob intenso tráfego de caminhões boiadeiros, e sob um sol escaldante de mais de 38°C, além de muita fumaça.
Por volta das 10h30 do dia 22, já a cerca de 90 km de Corumbiara, a moto do Carlão teve uma pane na bateria, deixando-nos em um local totalmente isolado, sem residências próximas e sem sinal de comunicação.
Para encontrar ajuda, decidi seguir sozinho, enquanto o Carlão ficou no local. Após percorrer alguns quilômetros, encontrei uma fazenda próxima e fui muito bem recebido pelo gerente, Sr. Luiz Antônio. Expliquei a situação e pedi ajuda para tentar uma "chupeta" na bateria da moto, com o objetivo de seguirmos viagem.
O Sr. Luiz Antônio prontamente designou um funcionário com um veículo para nos ajudar. Deixei minha moto na fazenda e retornamos ao local com o carro de apoio para tentar resolver o problema. Infelizmente, a bateria da moto do Carlão estava completamente danificada e não era possível recuperá-la.
Diante disso, a única opção era rebocar a moto até a cidade mais próxima para substituí-la. Combinamos que eu aguardaria no local enquanto o Carlão retornava à fazenda para buscar suporte. Na fazenda, que possuía acesso à internet, ele conseguiu acionar um guincho em Cerejeiras para nos resgatar.
Por volta das 20h, o guincho chegou e embarcamos a moto do Carlão. Em seguida, voltamos à fazenda para buscar a minha moto, que havia ficado lá. O Sr. Luiz Antônio gentilmente preparou um jantar delicioso para nós, já que estávamos apenas à base de água durante o dia. Após a refeição, seguimos para Cerejeiras, onde chegamos ao hotel por volta da 1h da manhã do dia seguinte.
Na manhã seguinte, adquirimos uma nova bateria para a moto e retornamos a Corumbiara para fazer o registro fotográfico que faltava. Com tudo em ordem, retomamos a viagem conforme o planejado, somando mais uma história de superação e parceria.
-
Local do perengue

-
1. Alta Floresta d'Oeste

2. Alto Alegre dos Parecis

3. Alto Paraíso

4. Alvorada d'Oeste

5. Ariquemes

6. Buritis

7. Cabixi

8. Cacaulândia

9. Cacoal

10. Campo Novo de Rondônia

11. Candeias do Jamari

12. Castanheiras

13. Cerejeiras
-
14. Chupinguaia

15. Colorado do Oeste

16. Corumbiara

17. Costa Marques


18. Cujubim

19. Espigão d'Oeste

20. Governador Jorge Teixeira

21. Guajará-Mirim

22. Itapuã do Oeste

23. Jaru

24. Ji-Paraná
-
25. Machadinho d'Oeste

26. Ministro Andreazza

27. Mirante da Serra

28. Monte Negro

29. Nova Brasilândia d'Oeste

30. Nova Mamoré

31. Nova União

32. Novo Horizonte do Oeste

33. Ouro Preto do Oeste

34. Parecis

35. Pimenta Bueno

36. Pimenteiras do Oeste
-
37. Porto Velho


38. Presidente Médici

39. Primavera de Rondônia

40. Rio Crespo

41. Rolim de Moura

42. Santa Luzia d'Oeste

43. São Felipe d'Oeste

44. São Francisco do Guaporé

45. São Miguel do Guaporé

46. Seringueiras

47. Teixeirópolis
-
48. Theobroma

49. Urupá

50. Vale do Anari

51. Vale do Paraíso

52. Vilhena
-
Boa noite, agora, Valente Fazedor de Chuva Rondônia Alberto Figueiredo,
E as conquistas vão se sucedendo e seu legado ficando imenso após cada jornada vivida com intensidade e dedicação. Parabéns!!!
Agora foi todo o estado de Rondônia que ficou pequeno diante de sua dedicação, determinação, coragem, resiliência, foco, atitude, ousadia e uma imensa dose de insanidade para, sobre duas rodas com motor, conhecer cada canto e encanto desse gigante nacional tão pouco conhecido do resto do país, injustamente.
Mas cada um que consegue lograr êxito nessa jornada se torna um potencial propagador e divulgador de tudo que pode e deve ser vivenciado em Rondônia para conhecimento de todos nós. Fenomenal!!!
Ressalte-se: fácil não é, mas você conseguiu realizar o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...".
As imagens dão uma noção da diversidade arquitetônica das prefeituras mostrando o quanto desenvolvido e próspero é esse estado.
Nos deixa um legado e exemplo a ser seguido, principalmente, sobre duas rodas com motor.
Ficamos na expectativa da próxima aventura, pois já sabemos de que metal é feito e isso nos faz projetar grandes conquistas.
Assim, só nos resta colocar a foto que marcará para sempre esse momento da homologação.

E sob o seu nome mais um selo alusivo a uma conquista aqui no TFC.
Pode comemorar, essa vitória é sua e jamais lhe será tirada.
Muito obrigado por compartilhar conosco suas aventuras.
Mais uma vez PA-RA-BÉNS!!!
Abração e bon voyage!!!
Controle: Homologação nº 109/2024
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum