Não na totalidade, Povo sofredor, seca assoladora; gente acolhedora, animada, altruísta. Quer fazer amigos? Vá à Paraíba.
No ano de 2016, já havia visitado, em companhia do amigo Everardo Passos Luz (Verô), 37 das 223 cidades desse belo estado. Em janeiro de 2017, quando perambulava pela BR 230, visitou ouras 20, Nestes dias de novembro, retornei para concluir as visitas, e tive a grata surpresa de ser interceptado pelo amigo Epitácio, na cidade de Ingá. E surpresa não foi pequena. Havíamos nos visto uma única vez, de passagem, na cidade de Bom Jesus da Lapa/BA. Acompanhou-me na visita das três próximas cidades. Já era tarde. Levou-me para sua residência, onde pernoitei, e entabulamos boas conversas ao redor de sua família: esposa, mãe e prima. Na manhã seguinte, fez questão de me acompanhar por mais quatro cidades. Também fui presenteado, dois dias após, com a companhia do Jorginho, que sabendo da minha passagem, encontrou-me na cidade de Belém, acompanhou-me por nove cidades, fizemos uma pausa na sua cidade, Araruna, onde tomamos a refeição do meio-dia, deu-me o privilégio de conhecer sua família, e ainda me declarou um débito de lhe fazer uma visita mais formal e demorada quando passar num raio de 500 quilômetros, e não passar iguala a um “cometa”, como é meu costume. Como se não bastasse, Jorginho me preparou o apoio do Ferreira, que em outra surpresa, me aguardou na cidade de Esperança, de onde, gentil e cordialmente me acompanhou em cinco visitas. No sétimo e último dia da viagem, fui presenteado com a presença do casal Edinardo e Luana, na cidade de Joca Claudino, os quais me recepcionaram com muito carinho, uma deliciosa água fresca, e me deram excelentes dicas de trajeto que me facilitaram o deslocamento e me livrariam de algum infortúnio.
Tarefa concluída sem dificuldades, mais uma vez, divido aqui meu prazer na conquista de um Valente, desta feita, a Paraíba – Terra do forró, e dos Ramalhos (Brejo do Cruz)
.
![]()