-
028 de 853 Arcos
Município com 39.249, por volta de 1823 se chamava São Julião (em 1833 passou a denominar-se Arcos) e possuía 1.175 habitantes. Em 1839, o distrito de Formiga é elevado a categoria de Vila e à de Cidade em 1858. Arcos passou, assim, a pertencer à Vila de Formiga, juntamente com os distritos São João do Glória, Abadia do Porto além dos de Estiva, Aterrado e Bambuí. A origem do nome do município possui várias versões. A mais corrente diz que, havia uma trilha que percorria o riacho à margem do qual se encontrava a cidade, cujo caminho era utilizado pelos bandeirantes rumo a Goiás. Certos tropeiros, vindos de longa viagem, resolveram pernoitar no local. Alguns arcos foram deixados de lado ao desprenderem uma barrica. No dia seguinte, ao seguir viagem, a comitiva encontrou-se com outra que se dirigia ao interior de Minas Gerais. Interpelado pelo chefe da expedição que seguia para o interior sobre o local da pernoite anterior, o responsável pela tropa respondeu: à margem de um córrego onde deixamos alguns arcos. Tal pergunta se repetiria algumas vezes e, pouco depois o Córrego era conhecido como Córrego dos Arcos, ou simplesmente Arcos. Aos poucos, as primeiras residências arcoenses foram sendo construídas onde hoje é o bairro Niterói para abrigo das comitivas e, alguns anos depois, o lugar transformou-se em povoado.

Última edição por Michel Expedicionários; 02-04-18 às 00:57.
-
029 de 853 - Campanha


Circuíto das Águas de Minas Gerais, a cidade de Campanha também gerou personalidades reconhecidas internacionalmente como Vital Brazil
No Circuito das Águas de Minas Gerais, Campanha é a cidade mais antiga do Sul de Minas. A cidade é precursora do Movimento Brasileiro de Alfabetização, da Fundação Cultural, entre outras entidades socioculturais. Campanha também gerou personalidades reconhecidas internacionalmente, como Vital Brazil. Este mineiro era de Campanha, cientista descobridor do soro antiofídico. Outros famosos de Campanha foram Maria Martins e Padre Victor. Pontos Turísticos: Conheça alguns dos principais pontos turísticos de Campanha: Lago da Barragem: natureza exuberante, que está em toda a parte, ganha contornos de belíssimo bom gosto. A represa do Chicão: mais conhecida como "Barragem", rodeada por serras, oferece um belo convite à pesca esportiva, esporte aquático e muito verde. Reserva Biológica do Engenho Velho: na reserva, encontram-se 3 nascentes que abasteciam a cidade. A região é classificada como campos de altitude e florestas. A reserva compõe-se principalmente, de jacarandá, peroba, cedro, jequitibá, óleo, aroeira, candeia e guatambu. A fauna é composta por cobras (cascavel e coral), lobo, onça, raposa, preguiça, veado, gambá, pássaros diversos e outros animais. Morro do Catiguá: conhecido como Pico do Coroado. O topo do morro é tabular e apresenta condições para acampamentos, do alto podem ser avistadas outras cidades. Morro do Cruzeiro: possibilita ao turista uma vista panorâmica da cidade de Campanha e de outras cidades. Colégio de Sion: foi construído por freiras e padres franceses que aqui residiram, e por um longo tempo foi importante na educação de meninas.
Última edição por Michel Expedicionários; 05-03-18 às 01:24.
-
030 de 853 São Gonçalo do Pará

Como atrações turísticas o município apresenta a antiga igreja matriz, um cemitério de pedra bruta, construído pelos escravos e datado de 1855, a cachoeira existente no Ribeirão dos Morais e uma bela lagoa, formada por uma barragem.
Última edição por Michel Expedicionários; 05-03-18 às 01:22.
-
031 de 853 - Igaratinga, capital mineira dos Tijolos de Cerâmica


"Igaratinga" é um nome de origem tupi. Significa "canoa branca", através da junção de igara ("canoa") e tinga ("branco")
Última edição por Michel Expedicionários; 05-03-18 às 01:23.
-
032 de 853 Pará de Minas

Pará de Minas é a terceira maior cidade metropolitana de Belo Horizonte. A cidade fica a 80 Km da capital. O município é destaque em Minas Gerais pela sua produção de frango e de suíno. O nome “Pará” significa “Rio Grande”. Segundo os moradores mais antigos, após ser escolhido o nome Pará, foi escolhido Minas para diferenciá-lo do estado Pará, formando assim o nome Pará de Minas. Até a chegada dos primeiros exploradores de origem europeia, todo o território do atual estado de Minas Gerais era habitado por índios falantes de línguas do tronco macro-jê. Os pontos turísticos da cidade estão: Escola de Artes e Ofícios, Gruta Nossa Senhora Lourdes, Mirante das Piteiras, Mirante do Redentor, Museu Histórico, Parque do Bariri, Represa de Carioca e Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade. Outro local que o turista deve visitar é o Museu Histórico documental, fotográfico e do som de Pará de Minas. O museu fica localizado perto da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. O teatro na cidade também é uma boa opção para passeio! O teatro possui uma ampla tecnologia de iluminação e, possui dependências para deficientes físicos. O Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida está localizado atrás da Casa da Cultura, no centro da cidade. Para os amantes da cultura, uma boa escolha é visitar a antiga Estação Rodoviária, que atualmente abriga um cinema.
-
033 de 853 Itapecerica, a cidade das rosas e do tamanduá, fundado em 1789, com população de 21.377 habitantes


Igreja de São Francisco

Matriz de São Bento
Última edição por Michel Expedicionários; 25-03-18 às 14:26.
-
034 de 853 - Piracema, com população estimada em 2009 era de 6 785 habitantes, dos quais a maioria vive na zona rural. Conhecida como "Cidade Amiga", é muito famosa na região devido a sua população acolhedora. Além disso, é muito famosa pela "Festa do Ruralista", que ocorre geralmente no mês de junho, momento no qual a população da cidade dobra devido à volta de seus imigrantes e à vinda de turistas. A economia da cidade gira em torno da agropecuária, na qual a criação de gado bovino e a produção de hortifrutigranjeiros são os destaques.


-
035 de 853 Itaguara - Localizada a 95 quilômetros de Belo Horizonte. Devido ao grande fluxo migratório para a capital do estado, a população da cidade se mantém na mesma média populacional a vários anos, estimada em 12.371

-
036 de 853 - Crucilândia - população estimada em 4.749 habitantes, a 104 kms de Belo Horizonte



-
037 de 853 - Cláudio - População estimada em 25.636 habitantes. A cidade também é conhecida por ser a "cidade dos apelidos", pois a maioria de seus habitantes possuem algum apelido.


Tags para este Tópico
Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum