-
Santo Antonio 70/167
Em 1850, Ana Joaquina de Pontes, fundadora do povoado, comprou um sítio entre os rios Jacu e Jacuzinho, local onde hoje está a Sede Municipal. Estabelecida com sua família, construiu casas, desenvolveu a agricultura e doou terras para a construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição.
Ontem no dia 15/10/2018, foi nossa primeira cidade do dia, acordei atrasado e Ferreira e Eduardo já estava me esperando no posto, apresei e seguimos viajem um pouco atrasado devido a minha falha, chegando em Santo Antonio, no girador da Br tem a replica de uma onça, também um parque na cidade, Popularmente chamado de "Pedra da Onça", o local foi palco da lenda que deu origem à cidade. Segundo a lenda, uma onça, ameaçada por um caçador, foi ferida mortalmente ao saltar de uma pedra para outra surgindo, assim, a denominação "Salto da Onça". O nome de Santo Antônio foi dado à localidade pelo vigário de Goianinha, Padre Manuel Francisco Borges, quando, por ocasião, celebrou a primeira missa na Vila Salto da Onça. Apesar da mudança no nome, a população estabeleceu a denominação "Santo Antônio do Salto da Onça", conhecida por todo o Estado, unindo história e religiosidade.





Casa de Pedra
A Casa de Pedra está situada à margem da RN-003, em terras da comunidade Jucá dos Clementes. Diz-se que a casa foi construída toda ela de pedras aparentemente de granito há 250 anos. As informações são poucas a respeito. Apenas que o construtor comprou a área a um pequeno proprietário de nome Luiz Paixão. Hoje, a casa está em ruínas, mas com a fachada em razoável conservação.


Prefeitura


Paroquia Nossa Senhora da Conceição



Sempre que passamos em Santo Antonio paramos no Hotel Central para tomar um belo café da manhã
Última edição por Jorginho; 15-10-18 às 16:35.
-
Serrinha 71/167
Serrinha do Estado do Rio Grande do Norte. Os habitantes se chamam serrinhenses.
O município se estende por 193,4 km² e contava com 6 581 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 34 habitantes por km² no território do município.
Tem uma serra ao lado da cidade onde creio que seja por esse motivo o nome da cidade, aqui onde tiramos a primeira foto com o David da cidade de Canguaretama que nos acompanhou por mais prefeituras neste dia!
Prefeitura


Igreja

Pedra que onde creio que originou o nome da cidade


-
Boa Saúde 72/167
Em 1953 foram criados vários municípios no Rio Grande do Norte. Boa Saúde seria um deles se não fosse o veto do Deputado Estadual João Frederico Abott Galvão. Ao invés de município, teve seu território dividido e passou a pertencer aos, recém criados, municípios de Monte Alegre e Serra Caiada. O movimento pela emancipação continuou mais articulado, ainda, e culminou com a criação do município em 11 de dezembro do mesmo ano, recebendo em troca do apoio do Deputado João Frederico a denominação de Januário Cicco. Foi nomeado como primeiro prefeito o Tenente Adauto Rodrigues da Cunha. A primeira eleição municipal foi no dia 3 de outubro de 1954, sendo eleitos como primeiro prefeito constitucional Manoel Teixeira de Souza e como vice-prefeito José Batista Xavier.
Depois de 37 anos como Januário Cicco, em 2 de fevereiro de 1991, o município passou a se chamar Boa Saúde, atendendo a uma antiga reivindicação dos seus moradores, alicerçada na tradição e na devoção a Nossa Senhora da Saúde.
Quanto à origem do nome Boa Saúde, existe mais de uma versão. Uma de que romeiros, aconselhados por um padre, voltaram do Juazeiro com a imagem de Nossa Senhora da Saúde e a partir daí o povoado passou a se chamar Boa Saúde. Outra, de que os Cachoeiras teriam construído uma capela, dedicada a Nossa Senhora da Saúde, depois que uma pessoa da família ficou curada após banhar-se no rio, onde existia muito muçambê. E, ainda, que o povoado passou a se chamar Boa Saúde depois que um viajante, hospedado na casa de Antônio Badamero, adoeceu e ao ficar curado, ter exclamado ser um lugar abençoado, um lugar de muita saúde.Depois do ocorrido, Luiz Cachoeira tomou a iniciativa de mandar construir uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde, cujo pedreiro foi Antônio Badamero.
Prefeitura


Local onde provavelmente uma pessoa da família ficou curada após banhar-se no rio! conhecido tbm essa parte do rio como Poço

Praça da cidade, lugar muito bonito







Igreja Mátris

Nome da cidade
-
Lagoa Salgada 73/167
CRIADO em 26 de março de 1963. Desmembrado do município de Januário Cicco. Lagoa Salgada, Distrito-Vila de São José Mipibu, em 1953, entre Boa Saúde e Monte Alegre, desde o final do século XVII foi povoada e plantada de roçarias. Decorre da história de São José de Mipibu, significando uma continuidade no esforço rural.
Gentílico: lagoa-salgadense.
Tem uma lagoa em frente a Prefeitura!


]
]Prefeitura




Portal



-
Lagoa de Pedra 74/167
A cidade do meu amigo João Liga e do meu tio Galego Barrinha, visitei meus dois amigos, apos uma volta na pequena cidade se deparamos com um senhor lavando seu lindo corcel vermelho bem conservado, uma pena não ter fotografado aquele lindo carro.
Prefeitura


Portal



Meu Tio Galego

Casa do Nosso amigo João Liga
-
Vera Cruz 75/167
Vera Cruz é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte localizado na Região Metropolitana de Natal. Sua população, conforme dados estimados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2016, é de 12.196[4] habitantes, gostei muito da cidade organizada e tem uma bonita praça!
Prefeitura


Praça e Igreja

-
Monte Alegre 76/167
Monte Alegre é a terra de Onofre Lopes fundador e primeiro reitor da UFRN e de Dom Joaquim Antônio de Almeida primeiro bispo diocesano de Natal, conhecida pelo São João, que na época junina realiza o maior festival de quadrilha do RN com 30 dias de festa! A criação de gado nos chamou atenção principalmente uma cerca que vimos ao lado da BR, feita só com mourões!
Prefeitura



Igreja

Portal


-
São Jose do Mipibu 77/167
São José de Mipibu é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado à 30 km de Natal. Mipibu é uma palavra de origem Tupi que significa surgir subtamente. Em 1630 existia um aldeamento no território, cujo nome era Mopebu, o maior, mais populoso e o principal entre as seis aldeias da Capitania do Rio Grande do Norte. No relatório do bragantino Adriano Wedouche constava que "existiam na capitania cinco ou seis aldeias que reunidas podiam contar de 700 a 750 índios flecheiros e que a principal flecha era chamada de Mopebu". Foi este aldeamento que deu origem ao nome do município.
Prefeitura


Museu do Vaqueiro
Era umas das principais cidade do dia para conhecer, devido seu Museu do Vaqueiro que está localizado na Fazenda do Bonfim, em São José do Mipibu RN. No espaço, os visitantes tem acesso a um acervo sobre a cultura sertaneja em textos, fotos e peças originais, lembrando nomes regionais e locais que contribuíram para pesquisa e manutenção da cultura sertaneja, como o escritor e estudioso da temática sertaneja Oswaldo Lamartine; e o poeta e rabequeiro Fabião das Queimadas, entre muitos outros. Os visitantes encontrarão uma estrutura que reproduz um típico casarão sertanejo, com um primeiro andar em sótão, além de um espaço dedicado a Luiz Gonzaga.









-
Brejinho 78/167
Acredita-se que o nome do local tem origem nos pequenos brejos que constituem a geografia do local. Segundo Câmara Cascudo, Brejinho era chamado primeiramente de Abrejava, nome do olho d'água que formava os brejos. Mas, por ser pequeno, passou a ser conhecido definitivamente como Brejinho. Situado no agreste, desde início o povoado se destacou no setor agrícola, na produção de coco, cana-de-açúcar, frutas tropicais e mandioca. Guarda na tradição que ultrapassa gerações, um segredo que fez a cidade ficar famosa em todo país: A produção da farinha. Sua padroeira é Nossa Senhora das Dores.
Prefeitura


Portal e Igreja



-
Passagem 79/167
Assim como o nome da cidade nossa passagem pela cidade foi rápida!!
Prefeitura



Igreja

Portal

Permissões de Postagem
- Você não pode iniciar novos tópicos
- Você não pode enviar respostas
- Você não pode enviar anexos
- Você não pode editar suas mensagens
-
Regras do Fórum